A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Segurança e Saúde AES Eletropaulo ARMS – ANÁLISE DE RISCOS E MEDIDAS DE SEGURANÇA APR – ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Segurança e Saúde AES Eletropaulo ARMS – ANÁLISE DE RISCOS E MEDIDAS DE SEGURANÇA APR – ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCO."— Transcrição da apresentação:

1 Segurança e Saúde AES Eletropaulo ARMS – ANÁLISE DE RISCOS E MEDIDAS DE SEGURANÇA APR – ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCO

2 Técnicas de ANÁLISE DE RISCO

3 Riscos –De origem elétrica; –De queda; –Transporte e com equipamentos; –Ocupacionais; –Ergonômicos.

4 Definições –Risco: capacidade de uma grandeza com potencial para causar lesões ou danos à saúde das pessoas. Os riscos podem ser eliminados ou controlado. –Perigo: situação ou condição de risco com probabilidade de causar lesão física ou dano à saúde das pessoas por ausência de medidas de controle.

5 Alto Risco,Risco presente. Controle do Risco, Risco ainda presente. Eliminação/controle do risco,Risco isolado risco ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCO (APR)

6 Definições –Causa de acidente é a qualificação da ação, frente a um risco/perigo, que contribuiu para um dano seja pessoal ou impessoal. Ex.: A avenida com grande movimento não constitui uma causa do acidente, porém o ato de atravessá-lá com pressa, pode ser considerado como uma das causas. –Controle é uma ação que visa eliminar/controlar o risco ou quando isso não é possível, reduzir a níveis aceitáveis o risco na execução de uma determinada etapa do trabalho, seja através da adoção de materiais, ferramentas, equipamentos ou metodologia apropriada.

7 Segurança do Trabalho LEGISLAÇÃO MEDIDAS DE CONTROLE Em todas as intervenções em instalações elétricas devem ser adotadas medidas preventivas de controle do risco elétrico e de outros riscos adicionais, mediante técnicas de análise de risco, de forma a garantir a segurança e a saúde no trabalho Antes de iniciar trabalhos em equipe os seus membros, em conjunto com o responsável pela execução do serviço, devem realizar uma avaliação prévia, estudar e planejar as atividades e ações a serem desenvolvidas no local, de forma a atender os princípios técnicos básicos e as melhores técnicas de segurança aplicáveis ao serviço PROCEDIMENTOS DE TRABALHO

8 ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCO (APR) 1.Trata-se de uma técnica de análise prévia de riscos. 2.Análise Preliminar de Risco é uma visão do trabalho a ser executado, que permite a identificação dos riscos envolvidos em cada passo da tarefa, e ainda propicia condição para evita-los ou conviver com eles em segurança. 3.Por se tratar de uma técnica aplicável à todas as atividades, a técnica de Análise Preliminar de Risco

9 –O objetivo é criar o hábito de verificar os itens de segurança antes de iniciar as atividades, auxiliando na prevenção dos acidentes e no planejamento das tarefas, enfocando os aspectos de segurança. –Será preenchido de acordo com as regras de Segurança do Trabalho. A Equipe somente iniciará a atividade, após realizar a identificação de todos os riscos, medidas de controle e após concluir o respectivo planejamento da atividade. ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCO (APR)

10 PLANEJAMENTO COM BASE NA ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCO (APR) Antes da fase de execução, serão analisados os riscos potenciais.Este trabalho é realizado através da Análise Preliminar (prevencionista) de Risco – APR, no mínimo, as seguintes informações: 1.Descrição detalhada das etapas dentro de um serviço, operação ou atividade; 2.Identificação dos riscos existentes em cada etapa; 3.Medidas de segurança para a realização de todas as etapas dos serviços, no sentido de reduzir e/ou eliminar riscos existentes (técnicas de execução, equipamentos a serem utilizados, EPC, EPI, etc.); 4.Número de profissionais necessários para a execução dos serviços com segurança.

11 Segurança do Trabalho CONDIÇÕES PARA PREENCHIMENTO DA APR Para as atividades de construção e manutenção aérea, poda, IP e corte/religa devem-se considerar o conceito: Construção e manutenção em rede energizada e desenergizada: A APR deve ser por setores visíveis. A avaliação deve ser feita em campo, em função do número de equipes, das atividades a serem realizadas e das distâncias. Os pontos não visíveis devem ter sua analise de risco pontual e com controle adicionais. Exemplo: Troca de cruzeta, CF, Pára raio em duas ou mais ruas distintas – mínimo de uma APR por rua conforme campo visual; Substituição de poste e recondutoramento em uma rua com grandes distâncias – definir setores visíveis a análise de risco e preencher uma APR para cada setor.

12

13 ARMS - ANÁLISE DE RISCOS E MEDIDAS DE SEGURANÇA Auxiliar as equipes no planejamento das atividades, quando não existirem manuais de procedimentos de trabalho ou qualquer instrução específica para executar o serviço. O planejamento contempla: Passo a passo da atividade; Perigos e riscos; Medidas de segurança Documentos Importantes que devemos considerar o preenchimento da ARMS: PPRA- com foco em campo LTCAT- com foco em campo Laudo Ergonômico – com foco em campo Prontuário das Instalações Normas técnicas e procedimentos de manutenção que tenham interface na ARMS Relatórios fotográficos e filmagens seqüências Outras informações que se fizerem necessárias. A validação do formulário está sob responsabilidade de equipe multidisciplinar: – ELABORAÇÃO, REVISÃO, APROVAÇÃO, EXECUÇÃO e RESPONSÁVEL TÉCNICO COM RECOLHIMENTO DE ART INDIVIDUAL OU COLETIVA.

14 LTCAT FísicoQuímico Biológico ErgonômicoMecânico Equipamentos Métodos e Técnicas Normas e procedimentos Cronograma Segmentado Distr. AéreaDistr. Subterrânea Linhas Manut. Estações Corrente Contínua 2º1º5º 4º 3º Locais e ambientes Atividade 12 Agentes de Risco Qualificar Levantamento Local Ambiente Atividades Trab. Inventário Planilha Análise A.P.N.T.E. Análise Pré dos Riscos *Mecânico *Ergonômico Quantificar FísicoQuímicoBiológico Medição Equipamento Análise Resultado Ações Corretivas Acompanhamento P.D.C.A. Ações Administração 6º Desenvolvimentos de Ações Mitigadoras de Controle de Riscos: 1.De Engenharia 2.De Medicina 3.De Higiene Ocupacional 4.De Ergonomia 5.Doc. ARMS, MPT, APR, Padrões Operacionais etc. Desenvolvimentos de Ações Mitigadoras de Controle de Riscos: 1.De Engenharia 2.De Medicina 3.De Higiene Ocupacional 4.De Ergonomia 5.Doc. ARMS, MPT, APR, Padrões Operacionais etc. METODOLOGIA PPRAE 1- Riscos não reconhecidos 2- Riscos reconhecidos

15

16 Nota: O local das atividades deverá estar sempre sinalizado, e os funcionários envolvidos fazendo uso de EPIs e EPCs designados na ARMS. Este documento só é considerado válido após todos os envolvidos na atividade receberem as informações em preleção, evidenciado em lista de presença.

17 ARMS - ANÁLISE DE RISCOS E MEDIDAS DE SEGURANÇA

18

19

20 MPT- MANUAL DE PROCEDIMENTO DE TRABALHO Os Manuais de Procedimentos de Trabalho(MPTs) foram concebidos e conceituados com o objetivo de padronizar os procedimentos de trabalho em toda a AES Eletropaulo. Essa ação possibilita que a execução dos serviços seja realizada de maneira uniforme, atendendo às normas e padrões de segurança estabelecidos. Os Manuais de Procedimentos de Trabalho(MPTs) são acondicionados em pastas específicas, por segmento. De porte obrigatório nos veículos, é usado no dia-a-dia como um guia de referência pelos nossos eletricistas.

21

22 CT- CARTÃO DE TRABALHO Os CTs, foram criados para que o profissional de solo observe, acompanhe, check e oriente(se necessário) o passo a passo de cada atividade, garantindo assim a execução do trabalho com segurança e qualidade. Uma análise geral dos principais acidentes ocorridos na Eletropaulo nos últimos anos nos ensina que uma das causas principais foi o desvio de procedimento, ou seja, pular etapas importantes, durante a execução da atividade. Os funcionários têm treinamento, equipamentos de proteção individual, equipamento de proteção coletiva, ferramenta, veículo, entre outros, da melhor qualidade. As tarefas são precedidas de planejamento de segurança e análise dos perigos, entretanto, os acidentes continuam a ocorrer.

23


Carregar ppt "Segurança e Saúde AES Eletropaulo ARMS – ANÁLISE DE RISCOS E MEDIDAS DE SEGURANÇA APR – ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google