A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Infusão de Sangue e derivados

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Infusão de Sangue e derivados"— Transcrição da apresentação:

1 Infusão de Sangue e derivados
A hemoterapia moderna baseia-se no uso seletivo dos componentes do sangue. A utilização correta dos diversos hemocomponentes, associados a um maior controle de qualidade nas diversas etapas desde a coleta até o fracionamento, tem tornado a hemoterapia mais segura. Projeto coordenado por Denise Costa Dias

2 Quem pode doar para quem?
Doador Receptor 1a escolha 2a escolha 3a escolha O+ O- A+ O+, A- B+ O+, B- AB+ AB-, A+, B+ O+, A-, B-, O- A- A+, O+ B- AB- A-, B-,O- AB+, A+, B+, O+ Fonte: Weinstein,2001

3 Produtos Hemoderivados

4 Cuidados de Enfermagem
Passo 1- Conferir prescrição médica A prescrição deve especificar qual o componente a transfundir e a duração da transfusão. Quando se realiza a transfusão de múltiplos tipos de componentes, a prescrição deve especificar a ordem de infusão e qualquer modificação necessária na administração de hemocomponentes (p.ex: filtros de leucócitos, irradiação, lavado prova HLA) As prescrições devem especificar medicamentos pré (diuréticos, anti-histaminícos ou antipiréticos) e pós infusão se necessário.

5 Passo 2- Seleção e preparo de materiais e equipamentos
A seleção do material adequado envolve a escolha do cateter, solução, equipos de administração, filtros especiais, aquecedores de sangue e equipamentos eletrônicos de administração. Geralmente cateteres de 18 a 20G são recomendados para que seja mantida uma infusão adequada.

6 Passo 3- Preparo do paciente
O paciente deve ser orientado sobre o tempo dispensado para o procedimento, a necessidade de monitorização de condições físicas e de sinais vitais. Orientar o paciente a informar qualquer sensação diferente, depois que a transfusão foi iniciada.

7 DEVEM SER UTILIZADAS LUVAS DE PROTEÇÃO PARA MANIPULAR HEMOCOMPONENTES
Passo 4 – Obtenção de hemocomponentes do banco de sangue A transfusão deve ser iniciada dentro de 30 minutos depois que o hemocomponente é retirado do banco de sangue. Se a transfusão é atrasada em mais de 30 minutos, o hemocomponente deve retornar ao banco de sangue para que seja armazenado adequadamente.

8 As identificações precisas do hemocomponente e do receptor são essenciais. Vários itens devem ser sempre verificados e registrados antes que a transfusão tenha início: - rever a prescrição médica - verificar o nome e o número de identificação do receptor, que precisa estar contida na requisição do hemocomponente. O registro da bolsa deve ser anexado à documentação do paciente. - verificar compatibilidade ABO e RH - devem ser checadas coloração, aspecto e data de validade do hemocomponente.

9 Passo 5- Preparo da administração
Após obtenção do hemocomponente deve ser instalado o equipo para infusão. É de vital importância que seja checada a permeabilidade do cateter. Devem ser obtidos sinais vitais de base antes do início da infusão, incluindo T P R PA.

10 O PACIENTE DEVE SER OBSERVADO POR PELO MENOS 5 MINUTOS APÓS O INÍCIO DA TRANSFUSÃO
Passo 6- Início da Transfusão É recomendável que transfusões iniciem a 2ml/mim ou não mais que 50 ml nos primeiros 5 a 15 minutos de infusão, assim se houver uma reação transfusional apenas uma pequena quantidade de sangue terá sido administrada. O SANGUE DEVE SER ADMINISTRADO EM UM PERÍODO DE 4 HORAS. Quando um tempo mais longo de transfusão é necessário devido as condições clínicas do paciente, a unidade deve ser dividida pelo banco de sangue, assim uma porção pode ser refrigerada adequadamente enquanto se inicia a infusão da primeira.

11 Passo 7- Monitorização da administração
Os sinais vitais devem ser verificados ao término dos 15 minutos iniciais e depois periodicamente durante a transfusão. A observância criteriosa do paciente durante e após a transfusão é necessária. Os pacientes devem ser instruídos a chamar se qualquer sintoma ou sensação estranha ocorrer durante a transfusão.

12 Passo 8- Suspensão da Transfusão
Quando a transfusão for realizada em ambulatório, observar o paciente por mais 30 minutos antes de liberá-lo. Após o término de cada bolsa, verificar os sinais vitais e anotar no prontuário checando com as anotações do início da transfusão. Anexar a etiqueta da bolsa infundida ao prontuário do paciente

13 PROCEDIMENTOS NAS REAÇÕES TRANSFUSIONAIS
Quando houver suspeita de reação transfusional, as seguintes ações deverão ser desencadeadas junto ao leito do paciente: Interromper imediatamente a transfusão Conservar o acesso venoso Notificar o médico do paciente e o banco de sangue Verificar sinais vitais, anotando no prontuário Examinar todas as etiquetas, registros, conferindo novamente os dados do paciente com os dados da unidade de sangue ou componente em uso. Encaminhar a bolsa utilizada ao banco de sangue.

14 Referências BIbliográficas
PHILLIPS, L.D. Manual of I.V. Therapeutics Philadelphia, F.A. Davis, 2001. I.V. Therapy made incredibly easy- Springhouse, 1998 WEINSTEIN, S. Principles and Practice of Intravenous Therapy. New York, Lippincott, 2001. Manual de procedimentos operacionais Rotinas Transfusionais- Hemocentro Regional de Cascavel- Hemepar- Secretaria de Saúde do Estado (Neusa Maria Ceriolli-enfermeira/Silvana Maria Tomasi-Diretora) [consulta 16/11/2002] Envie comentários


Carregar ppt "Infusão de Sangue e derivados"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google