A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto coordenado por Denise Costa Dias A hemoterapia moderna baseia-se no uso seletivo dos componentes do sangue. A utilização correta dos diversos hemocomponentes,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto coordenado por Denise Costa Dias A hemoterapia moderna baseia-se no uso seletivo dos componentes do sangue. A utilização correta dos diversos hemocomponentes,"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto coordenado por Denise Costa Dias A hemoterapia moderna baseia-se no uso seletivo dos componentes do sangue. A utilização correta dos diversos hemocomponentes, associados a um maior controle de qualidade nas diversas etapas desde a coleta até o fracionamento, tem tornado a hemoterapia mais segura.

2 Quem pode doar para quem? Doador Receptor 1a escolha 2a escolha 3a escolha O+O+O- A+A+ O+, A- O- B+B+ O+, B- O- AB+AB+ AB-, A+, B+ O+, A-, B-, O- O-O-O+ A-A-O- A+, O+ B-B-O- AB-AB- A-, B-,O- AB+, A+, B+, O+ Fonte: Weinstein,2001

3 Produtos Hemoderivados

4 Cuidados de Enfermagem Passo 1- Conferir prescrição médica Passo 1- Conferir prescrição médica A prescrição deve especificar qual o componente a transfundir e a duração da transfusão. Quando se realiza a transfusão de múltiplos tipos de componentes, a prescrição deve especificar a ordem de infusão e qualquer modificação necessária na administração de hemocomponentes (p.ex: filtros de leucócitos, irradiação, lavado prova HLA) As prescrições devem especificar medicamentos pré (diuréticos, anti-histaminícos ou antipiréticos) e pós infusão se necessário. A prescrição deve especificar qual o componente a transfundir e a duração da transfusão. Quando se realiza a transfusão de múltiplos tipos de componentes, a prescrição deve especificar a ordem de infusão e qualquer modificação necessária na administração de hemocomponentes (p.ex: filtros de leucócitos, irradiação, lavado prova HLA) As prescrições devem especificar medicamentos pré (diuréticos, anti-histaminícos ou antipiréticos) e pós infusão se necessário.

5 Passo 2- Seleção e preparo de materiais e equipamentos Passo 2- Seleção e preparo de materiais e equipamentos A seleção do material adequado envolve a escolha do cateter, solução, equipos de administração, filtros especiais, aquecedores de sangue e equipamentos eletrônicos de administração. A seleção do material adequado envolve a escolha do cateter, solução, equipos de administração, filtros especiais, aquecedores de sangue e equipamentos eletrônicos de administração. Geralmente cateteres de 18 a 20G são recomendados para que seja mantida uma infusão adequada. Geralmente cateteres de 18 a 20G são recomendados para que seja mantida uma infusão adequada.

6 Passo 3- Preparo do paciente Passo 3- Preparo do paciente O paciente deve ser orientado sobre o tempo dispensado para o procedimento, a necessidade de monitorização de condições físicas e de sinais vitais. Orientar o paciente a informar qualquer sensação diferente, depois que a transfusão foi iniciada. O paciente deve ser orientado sobre o tempo dispensado para o procedimento, a necessidade de monitorização de condições físicas e de sinais vitais. Orientar o paciente a informar qualquer sensação diferente, depois que a transfusão foi iniciada.

7 DEVEM SER UTILIZADAS LUVAS DE PROTEÇÃO PARA MANIPULAR HEMOCOMPONENTES Passo 4 – Obtenção de hemocomponentes do banco de sangue Passo 4 – Obtenção de hemocomponentes do banco de sangue A transfusão deve ser iniciada dentro de 30 minutos depois que o hemocomponente é retirado do banco de sangue. Se a transfusão é atrasada em mais de 30 minutos, o hemocomponente deve retornar ao banco de sangue para que seja armazenado adequadamente. A transfusão deve ser iniciada dentro de 30 minutos depois que o hemocomponente é retirado do banco de sangue. Se a transfusão é atrasada em mais de 30 minutos, o hemocomponente deve retornar ao banco de sangue para que seja armazenado adequadamente.

8 As identificações precisas do hemocomponente e do receptor são essenciais. Vários itens devem ser sempre verificados e registrados antes que a transfusão tenha início: As identificações precisas do hemocomponente e do receptor são essenciais. Vários itens devem ser sempre verificados e registrados antes que a transfusão tenha início: - rever a prescrição médica - rever a prescrição médica - verificar o nome e o número de identificação do receptor, que precisa estar contida na requisição do hemocomponente. O registro da bolsa deve ser anexado à documentação do paciente. - verificar o nome e o número de identificação do receptor, que precisa estar contida na requisição do hemocomponente. O registro da bolsa deve ser anexado à documentação do paciente.registro da bolsaregistro da bolsa - verificar compatibilidade ABO e RH - verificar compatibilidade ABO e RHcompatibilidade - devem ser checadas coloração, aspecto e data de validade do hemocomponente. - devem ser checadas coloração, aspecto e data de validade do hemocomponente.data de validadedata de validade

9 Passo 5- Preparo da administração Passo 5- Preparo da administração Após obtenção do hemocomponente deve ser instalado o equipo para infusão. É de vital importância que seja checada a permeabilidade do cateter. Após obtenção do hemocomponente deve ser instalado o equipo para infusão. É de vital importância que seja checada a permeabilidade do cateter. Devem ser obtidos sinais vitais de base antes do início da infusão, incluindo T P R PA. Devem ser obtidos sinais vitais de base antes do início da infusão, incluindo T P R PA.

10 O PACIENTE DEVE SER OBSERVADO POR PELO MENOS 5 MINUTOS APÓS O INÍCIO DA TRANSFUSÃO Passo 6- Início da Transfusão Passo 6- Início da Transfusão É recomendável que transfusões iniciem a 2ml/mim ou não mais que 50 ml nos primeiros 5 a 15 minutos de infusão, assim se houver uma reação transfusional apenas uma pequena quantidade de sangue terá sido administrada. É recomendável que transfusões iniciem a 2ml/mim ou não mais que 50 ml nos primeiros 5 a 15 minutos de infusão, assim se houver uma reação transfusional apenas uma pequena quantidade de sangue terá sido administrada. O SANGUE DEVE SER ADMINISTRADO EM UM PERÍODO DE 4 HORAS. O SANGUE DEVE SER ADMINISTRADO EM UM PERÍODO DE 4 HORAS. Quando um tempo mais longo de transfusão é necessário devido as condições clínicas do paciente, a unidade deve ser dividida pelo banco de sangue, assim uma porção pode ser refrigerada adequadamente enquanto se inicia a infusão da primeira. Quando um tempo mais longo de transfusão é necessário devido as condições clínicas do paciente, a unidade deve ser dividida pelo banco de sangue, assim uma porção pode ser refrigerada adequadamente enquanto se inicia a infusão da primeira.

11 Passo 7- Monitorização da administração Passo 7- Monitorização da administração Os sinais vitais devem ser verificados ao término dos 15 minutos iniciais e depois periodicamente durante a transfusão. Os sinais vitais devem ser verificados ao término dos 15 minutos iniciais e depois periodicamente durante a transfusão. A observância criteriosa do paciente durante e após a transfusão é necessária. A observância criteriosa do paciente durante e após a transfusão é necessária. Os pacientes devem ser instruídos a chamar se qualquer sintoma ou sensação estranha ocorrer durante a transfusão. Os pacientes devem ser instruídos a chamar se qualquer sintoma ou sensação estranha ocorrer durante a transfusão.

12 Passo 8- Suspensão da Transfusão Passo 8- Suspensão da Transfusão Quando a transfusão for realizada em ambulatório, observar o paciente por mais 30 minutos antes de liberá-lo. Quando a transfusão for realizada em ambulatório, observar o paciente por mais 30 minutos antes de liberá-lo. Após o término de cada bolsa, verificar os sinais vitais e anotar no prontuário checando com as anotações do início da transfusão. Após o término de cada bolsa, verificar os sinais vitais e anotar no prontuário checando com as anotações do início da transfusão. Anexar a etiqueta da bolsa infundida ao prontuário do paciente Anexar a etiqueta da bolsa infundida ao prontuário do paciente

13 PROCEDIMENTOS NAS REAÇÕES TRANSFUSIONAIS Quando houver suspeita de reação transfusional, as seguintes ações deverão ser desencadeadas junto ao leito do paciente: Quando houver suspeita de reação transfusional, as seguintes ações deverão ser desencadeadas junto ao leito do paciente: Interromper imediatamente a transfusão Interromper imediatamente a transfusão Conservar o acesso venoso Conservar o acesso venoso Notificar o médico do paciente e o banco de sangue Notificar o médico do paciente e o banco de sangue Verificar sinais vitais, anotando no prontuário Verificar sinais vitais, anotando no prontuário Examinar todas as etiquetas, registros, conferindo novamente os dados do paciente com os dados da unidade de sangue ou componente em uso. Examinar todas as etiquetas, registros, conferindo novamente os dados do paciente com os dados da unidade de sangue ou componente em uso. Encaminhar a bolsa utilizada ao banco de sangue. Encaminhar a bolsa utilizada ao banco de sangue.

14 Referências BIbliográficas PHILLIPS, L.D. Manual of I.V. Therapeutics Philadelphia, F.A. Davis, PHILLIPS, L.D. Manual of I.V. Therapeutics Philadelphia, F.A. Davis, I.V. Therapy made incredibly easy- Springhouse, 1998 I.V. Therapy made incredibly easy- Springhouse, 1998 WEINSTEIN, S. Principles and Practice of Intravenous Therapy. New York, Lippincott, WEINSTEIN, S. Principles and Practice of Intravenous Therapy. New York, Lippincott, Manual de procedimentos operacionais Rotinas Transfusionais- Hemocentro Regional de Cascavel- Hemepar- Secretaria de Saúde do Estado (Neusa Maria Ceriolli-enfermeira/Silvana Maria Tomasi-Diretora) Manual de procedimentos operacionais Rotinas Transfusionais- Hemocentro Regional de Cascavel- Hemepar- Secretaria de Saúde do Estado (Neusa Maria Ceriolli-enfermeira/Silvana Maria Tomasi-Diretora) [consulta 16/11/2002] [consulta 16/11/2002]http://www.hemonline.com.br/


Carregar ppt "Projeto coordenado por Denise Costa Dias A hemoterapia moderna baseia-se no uso seletivo dos componentes do sangue. A utilização correta dos diversos hemocomponentes,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google