A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gerência de Projetos Prof. Tales K. Cabral Colégio da Imaculada Curso Técnico em Informática 3º Módulo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gerência de Projetos Prof. Tales K. Cabral Colégio da Imaculada Curso Técnico em Informática 3º Módulo."— Transcrição da apresentação:

1 Gerência de Projetos Prof. Tales K. Cabral Colégio da Imaculada Curso Técnico em Informática 3º Módulo

2 Slide nº 2 de 19 Gerenciar é decidir em situação de informação incompleta. Gerenciar é decidir em um cenário de relativa ambigüidade. Introdução

3 Slide nº 3 de 19 Papéis do Gerente Gerentes servem para: –Avaliar e interpretar informações; –Propor e comparar ações; –Decidir com base em múltiplos critérios; –Assumir riscos (que representam a probabilidade que um evento inesperado ou indesejado aconteça); –Negociar soluções que frequentemente não são ótimas do ponto de vista tecnológico ou econômico; –É visto como uma pessoa-temporária.

4 Slide nº 4 de 19 O Problema Em informática, inúmeros projetos são desenvolvidos baseados em estimativas irrealistas, levando a frustração de técnicos, usuários e gerentes, produzindo situações de conflitos e tensão e, ocasionalmente, levando ao desenvolvimento de produtos de reduzida qualidade.

5 Slide nº 5 de 19 Razões da Gerência de Projetos Fonte: Ricardo Viana Vargas PMP em gerência de projetos

6 Slide nº 6 de 19 Benefícios do Gerenciamento de Projetos Fonte: Ricardo Viana Vargas PMP em gerência de projetos

7 Slide nº 7 de 19 Orçamento do Gerenciamento de Projetos Fonte: Ricardo Viana Vargas PMP em gerência de projetos

8 Slide nº 8 de 19 Tempos do Gerenciamento de Projetos Fonte: Ricardo Viana Vargas PMP em gerência de projetos

9 Slide nº 9 de 19 Conceitos de Projeto É um empreendimento único, uma sequência repetitiva de operações, de duração determinada, formalmente organizado e que congrega e aplica recursos múltiplos e finitos visando o cumprimento de objetivos pré- estabelecidos [ARCHIBALD, 1976]. É uma ação planejada, organizada e com objetivos claros que visa a aplicação de recursos, observando e se preparando para mudanças e tempo com o intuito de solucionar um problema oriundo de uma idéia. (Tales Cabral) O que constitui um projeto (regras)? Tem início e fim; Usa recursos múltiplos e finitos; Tem um objetivo; Seu progresso pode ser medido; Requer um líder de projeto e uma equipe; Deve ser planejado; Seu desempenho deve ser revisto e comparado com os planos; Coexiste com outros projetos, mas é diferente deles; É afetado por forças internas e externas que devem ser identificadas e encaminhadas; É diferente de tudo que já se fez anteriormente, no mínimo porque o tempo e o ambiente mudam.

10 Slide nº 10 de 19 Gerência de Projetos na Informática A complexidade dos projetos acompanham a evolução do hw e sw. O reflexo disso, está nos departamentos; Responsabilidade de produzir sistemas x tempo; Crescimento e redução no grupo durante o projeto; Alcance de resultados através da técnica.

11 Slide nº 11 de 19 Tipos de Projetos Baseado em situações reais mais comuns, os projetos de Sistemas de Informações e Segurança em TI podem ser: –Desenvolvimento de um novo sistema; –Nova versão de um sistema existente; –Seleção/implantação de um novo sistema; –Reestruturação organizacional envolvendo sistemas (hw, sw); –Alterações tecnológicas (p.e. mudanças de plataforma); –Intranet, Redes LAN ou Wireless; –Sistemas de Automação Industrial; –Rede Elétrica; –Manutenção de equipamentos; –CFTV; –Controle de acesso ou cartão-ponto.

12 Slide nº 12 de 19 Importância do Gerente SI de uma empresa é como uma empresa dentro de uma empresa. É uma função: –Tecnicamente orientada; –Altamente complexa; –Que desempenha tarefas da empresa (planejamento, organização, controle, manutenção) entre outras (controle de estoque, controle de recursos...), além de prestar serviços aos segmentos; –Com delegação de poderes que varia de uma organização para outra;

13 Slide nº 13 de 19 Conhecimento do Gerente Técnico em produção; Técnico em vendas; Técnico em finanças. Planejar; Comandar; Organizar; Coordenar; Controlar; Funções gerenciais (administrativas)

14 Slide nº 14 de 19 Atribuições do Gerente É responsável pela iniciação, aprovação e apresentação da proposta do projeto; Exerce o acompanhamento das negociações relativas ao contrato com o cliente; É responsável pelo desenvolvimento e manutenção dos planos que cubram os aspectos técnicos, financeiros e cronológicos do projeto; É responsável pelo estabelecimento e manutenção dos controles gerenciais; É responsável pelas definições/especificações funcionais do projeto; É responsável pela alocação e controle de recursos; É responsável por ações corretivas; É o principal representante da organização nas relações com o cliente e/ou usuário, e entre áreas técnicas; É o responsável pela documentação técnica e administrativa do projeto; É o responsável pelo desenvolvimento/execução/aprovação de um programa de testes do produto.

15 Slide nº 15 de 19 O que se gerencia? Gerenciamento do Escopo; Gerenciamento do Tempo; Gerenciamento de Custos; Gerenciamento da Qualidade; Gerenciamento de Recursos Humanos; Gerenciamento das Comunicações (Paperless); Gerenciamento de Riscos; Gerenciamento de Suprimentos; Gerenciamento de Portfólio (Novo).

16 Slide nº 16 de 19 Para pensar...

17 Slide nº 17 de 19 Atividade (individual) Elabore um exemplo de algo que deseja ser Projetado antes de ser estabelecido/aplicado. Cite em alguns passos o escopo desse projeto. Defina para esse projeto (estimadamente): –Tempo total do projeto –Custo total do projeto –Atividades que serão realizadas durante o projeto –Algumas necessidades (rh, suprimentos, ambiente...)

18 Slide nº 18 de 19 Referências Bibliográficas O perfil do gerente de projetos – De planejador a psicólogo. Ricardo Viana Vargas PMP. Acesso em Agosto/2005;www.ricardovargas.com.br Gerência de Projetos – Onir José Jacques Dias – UNISINOS. Janeiro/2000. Gestão de TI – Gerenciamento de Projetos – Prof André Campos – UNICAMP – Novembro/2005. [ARCHIBALD, 1976] Managing High Technology Programs and Projects – J. Wiley, NY. Apud Tatiana Chaves Fontes Lima – Implantação da Metodologia de Gerenciamento de Projetos na RedeMat: Uma análise crítica. É impossível parar (Shmid, 1995)

19 Textos Interessantes Por que os projetos morrem? Por que Projetos Sociais? sociaishttp://www.scribd.com/doc/96011/Por-que-projetos- sociais Gerenciamento de Riscos em Projetos de TI. _m _m Slide nº 19 de 19


Carregar ppt "Gerência de Projetos Prof. Tales K. Cabral Colégio da Imaculada Curso Técnico em Informática 3º Módulo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google