A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Visite nosso site ! www.latitude23.com.brwww.latitude23.com.br - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Visite nosso site ! www.latitude23.com.brwww.latitude23.com.br - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages."— Transcrição da apresentação:

1 Visite nosso site ! www.latitude23.com.brwww.latitude23.com.br - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages

2 1. Criar um Mapa de Declividade A elaboração de um mapa de declividade em TNTmips usa como ponto inicial um modelo digital de elevação (MDE) e envolve seguintes passos intermediários: 1. MDE 2. Declive 3. Classes de Declive - Raster 4. Classes de Declive - Vetor 5. Classes de Declive – Vetor suavizado 6. Classes de Declive – Talhões

3 1. Criar um Mapa de Declividade Clique em Terreno > Propriedades Topográficas....

4 1. Criar um Mapa de Declividade Clique em Raster... para carregar o modelo digital de elevação.

5 1. Criar um Mapa de Declividade Selecione o modelo digital de elevação MDE. A seguir, clique em OK. Navegue até o arquivo de projeto Análise de Terreno.rvc e entra nele, clicando 2x.

6 1. Criar um Mapa de Declividade Escolhe um dos métodos de reamostragem Superfície quadrada..., que suavizem eventuais dados discrepantes de altura. Escolhe Declive. O raster de 32-bit a ser criado mostra a declividade em graus ou porcentagem (100% = 45°) de cada cela e será usado como um produto intermediário para criar o mapa de declividade. A seguir, clique em Executar. O tamanho das celas de nosso MDE é de 29,1 x 30,8m.

7 1. Criar um Mapa de Declividade Aceite o nome sugerido e clique em OK. Navegue até o arquivo de projeto Análise de Terreno.rvc e entra nele, clicando 2x.

8 1. Criar um Mapa de Declividade Clique em Sair para encerrar o processo.

9 1. Criar um Mapa de Declividade Em um segundo passo, vamos agrupar o raster em classes de declividade. Clique em Aplicação > GeoFórmula....

10 1. Criar um Mapa de Declividade Escolhe Abrir uma fórmula existente e clique em OK.

11 1. Criar um Mapa de Declividade Navegue até a pasta Análise de Terreno. Selecione Classes de Declividade e clique em OK.

12 1. Criar um Mapa de Declividade Selecione raster a ser usado na fórmula e clique em OK. Navegue até o arquivo de projeto Análise de Terreno.rvc e entra nele, clicando 2x. A GeoFórmula pede abrir o raster a ser usado na fórmula.

13 1. Criar um Mapa de Declividade Escolhe 8-bit sem +/- como raster de saída. Clique em Igualar ao Raster.

14 1. Criar um Mapa de Declividade O tamanho da cela do raster de saída e da entrada foram igualados. A seguir, clique na aba Aplicação.

15 1. Criar um Mapa de Declividade O script converte o raster de declividade em um raster de classes de declividade: Em nosso exemplo, o raster de saída resulta em 6 classes de declividade: Classe Declividade (%) ----------------------------------------------------------- 1 0 - 4 2 4 - 8 3 8 - 12 4 12 - 15 5 15 – 20 6 >20 O script converte o raster de declividade em um raster de classes de declividade: Em nosso exemplo, o raster de saída resulta em 6 classes de declividade: Classe Declividade (%) ----------------------------------------------------------- 1 0 - 4 2 4 - 8 3 8 - 12 4 12 - 15 5 15 – 20 6 >20 A seguir, clique na aba Objetos.

16 1. Criar um Mapa de Declividade Certifique-se, que o nome é igual ao nome do raster de entrada e ao nome no script. Clique no ícone Executar... para criar o raster de classes de declividade.

17 1. Criar um Mapa de Declividade Navegue até o arquivo de projeto Análise de Terreno.rvc e entra nele, clicando 2x. Digite o nome sugerido e clique em OK.

18 1. Criar um Mapa de Declividade Clique em Arquivo > Sair para encerrar o processo.

19 1. Criar um Mapa de Declividade Clique em Converter > Raster para Geométrico > Limites Automático.... Em um próximo passo vamos converter o raster em um vetor. O mapa de declividade na forma vetorial permite maior poder analítico como combinação com outros vetores e cálculo de área de cada classe de declividade.

20 1. Criar um Mapa de Declividade Clique em Selecionar... para selecionar o raster a ser convertido.

21 1. Criar um Mapa de Declividade Navegue até o arquivo de projeto Análise de Terreno.rvc e entra nele, clicando 2x. Clique 2x em Classes de Declividade para transferir o raster para a área de seleção. A seguir, clique em OK.

22 1. Criar um Mapa de Declividade Ative Gerar Tabelas de Atributos de Padrão para futuros cálculos da extensão das classes de declividade. A seguir, clique em Executar.... Escolhe Vetor como tipo de saída, que oferece mais operações analíticas do que CAD em TNTmips.

23 1. Criar um Mapa de Declividade Navegue até o arquivo de projeto Análise de Terreno.rvc e entra nele, clicando 2x. Aceite o nome sugerido e clique em OK.

24 1. Criar um Mapa de Declividade Clique em Sair para encerrar o processo.

25 1. Criar um Mapa de Declividade Em um próximo passo vamos suavizar o traçado dos polígonos das classes de declividade para representar melhor a realidade. Clique em Geométrico > Filtrar... para iniciar o processo de suavização.

26 1. Criar um Mapa de Declividade Clique em Selecionar...para selecionar o vetor a ser suavizado.

27 1. Criar um Mapa de Declividade Navegue até o arquivo de projeto Análise de Terreno.rvc e entra nele, clicando 2x. Clique 2x em Classes de Declividade para transferir o vetor para a área de seleção. A seguir, clique em OK.

28 1. Criar um Mapa de Declividade Clique em Densificação de Linha.

29 1. Criar um Mapa de Declividade Ajuste os parâmetros sugeridos e clique em Teste.

30 1. Criar um Mapa de Declividade Observe a suavização dos polígonos em laranja. A seguir, clique em Executar... para salvar a suavização.

31 1. Criar um Mapa de Declividade Navegue até o arquivo de projeto Análise de Terreno.rvc e entra nele, clicando 2x. Digite o nome sugerido e clique em OK.

32 1. Criar um Mapa de Declividade Clique em OK e a seguir em Sair para encerrar o processo.

33 1. Criar um Mapa de Declividade Por fim, vamos recortar o mapa de declividade dentro do limites dos talhões. Clique em Geométrico > Combinar... para iniciar o processo de recortar.

34 1. Criar um Mapa de Declividade Escolhe a operação Cruzar (E). Esta operação também é conhecida como interseção. O vetor resultante é a área coberta pelos 2 vetores combinados. Clique em Selecionar... para selecionar o primeiro vetor. Convenhamos que seja o bolo (mapa de declividade).

35 1. Criar um Mapa de Declividade Navegue até o arquivo de projeto Análise de Terreno.rvc e entra nele, clicando 2x. Clique 2x em Classes de Declividade Final para transferir o vetor para a área de seleção. A seguir, clique em OK.

36 1. Criar um Mapa de Declividade Clique em Vetor... para selecionar o segundo vetor. Convenhamos que seja o cortador de bolo (talhões).

37 1. Criar um Mapa de Declividade Selecione o vetor Talhões e clique em OK. Navegue até o arquivo de projeto Análise de Terreno.rvc e entra nele, clicando 2x.

38 1. Criar um Mapa de Declividade A seguir, clique em Executar....

39 1. Criar um Mapa de Declividade Navegue até o arquivo de projeto Análise de Terreno.rvc e entra nele, clicando 2x. Digite o nome sugerido e clique em OK.

40 1. Criar um Mapa de Declividade Clique em OK e a seguir em Sair para encerrar o processo.

41 1. Criar um Mapa de Declividade Vamos exibir o vetor de declividade. Clique em Principal > Exibição....

42 1. Criar um Mapa de Declividade Clique primeiro no ícone Novo e a seguir em Exibição em 2D....

43 1. Criar um Mapa de Declividade Navegue até o arquivo de projeto Análise de Terreno.rvc e entra nele, clicando 2x. Clique 2x em Classes de Declividade Final para transferir o vetor para a área de seleção. A seguir, clique em OK.

44 1. Criar um Mapa de Declividade Vamos associar cores às classes de declividade. Clique no ícone Controle das Camadas.

45 1. Criar um Mapa de Declividade Primeiramente, selecione a aba Polígonos. A seguir, escolhe Novo- por meio de Atributo... como estilo.

46 1. Criar um Mapa de Declividade Selecione tabela VALORCELA e campo Valor, que contem a informação sobre as classes de declividade.

47 1. Criar um Mapa de Declividade Aceite a paleta automática de cores e clique em OK.

48 1. Criar um Mapa de Declividade Digite o nome sugerido. Esta tabela contem as informações de estilo e pode ser transferido para outros vetores.

49 1. Criar um Mapa de Declividade A seguir, clique em OK para visualizar o vetor de classes de declividade com o novo estilo. O novo estilo foi selecionado.

50 1. Criar um Mapa de Declividade Observação: Para ter uma legenda mais legível com os valores 0 – 4%, 4 - 8% etc. precisa-se criar um campo com estes valores. Veja módulo 4 do tutorial Agricultura de Precisão que ensina como criar um campo. Parabéns! Você criou um mapa de declividade com seguintes classes: Classe Declividade (%) ----------------------------------------------------------- 1 0 - 4 2 4 - 8 3 8 - 12 4 12 - 15 5 15 – 20 6 >20 Parabéns! Você criou um mapa de declividade com seguintes classes: Classe Declividade (%) ----------------------------------------------------------- 1 0 - 4 2 4 - 8 3 8 - 12 4 12 - 15 5 15 – 20 6 >20

51 1. Criar um Mapa de Declividade Clique em Exibir > Sair para encerrar o processo.

52 1. Criar um Mapa de Declividade Clique em Sim.

53 Visite nosso site para conhecer toda a série de tutoriais da Latitude 23: http://latitude23.com.br/tntmips-treinamento-cursos/ http://latitude23.com.br/tntmips-treinamento-cursos/ Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages Parabéns! Você concluiu o tutorial com sucesso. Continue com o próximo módulo do tutorial.


Carregar ppt "Visite nosso site ! www.latitude23.com.brwww.latitude23.com.br - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google