A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Plano de Marketing e os 4p´s palestrante: Fernanda Santos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Plano de Marketing e os 4p´s palestrante: Fernanda Santos"— Transcrição da apresentação:

1 Plano de Marketing e os 4p´s palestrante: Fernanda Santos

2 O Plano de Marketing Afinal o que é o Plano de Marketing? Para que serve? É uma ferramenta de gestão que permite analisar o mercado, adaptando-se as suas constantes mudanças e identificando tendências. Por meio dele você pode definir resultados a serem alcançados e formular ações para atingir competitividade.

3 Etapas do plano de marketing

4 Onde sua empresa está e onde ela quer chegar?

5 1ª Etapa: Planejamento 1.1 – Sumário Executivo:
É o resumo do seu plano de marketing. Nele deve constar as características principais do seu negócio: situação presente, objetivos e estratégias a alcançar

6 1.2 – análise de ambiente O ambiente externo: acontecimentos que influenciam a empresa de maneira positiva ou negativa. Ex: Economia, política, concorrência, fatores tecnológicos, consumidores, sociais, culturais... O ambiente interno: análise de toda a estrutura da empresa, aspectos fundamentais sobre o seu bom ou mau funcionamento. Ex: quadro de funcionários, equipamentos, recursos financeiros, tecnologia disponível...

7 Chegaremos a análise swot – Traduzindo teremos: (Oportunidades (Opportunities), Ameaças (Threats) Forças (Strengths) e Fraquezas (Weaknesses).

8 1.3 – definição do público Significa identificar um segmento particular ou segmentos da população que você deseja servir. Podemos agrupá-los de diversas formas: região, cidade, bairros Faixa etária, renda, profissão, grau de escolaridade Estilo de vida, Comportamentais: atendimento, localização, diversas opções de pagamentos, marca e outros.

9 A identificação do seu público-alvo permite que você agora seja capaz de realizar um importante passo do seu Plano de Marketing: decidir como irá posicionar-se em relação aos seus concorrentes e atender as expectativas de seus clientes.

10 1.4 DEFINIÇÃO DO POSICIONAMENTO DE MERCADO: COMO O CLIENTE VÊ O SEU NEGÓCIO
Nesta etapa deverá estar bem claro a imagem do seu negócio, perante os clientes. Ex: loja especializada em cortinas, Centro de saúde para idosos, Móveis planejados, Loja de Roupas infantis e etc. Analise os pontos fortes e fracos de seus concorrentes, para aperfeiçoar o seu negócio. Ofereça mais benefícios e vantagens aos seus clientes: Encante o seu cliente! Atenção: Só assuma compromissos que possa cumprir!

11 Abaixo Exemplo de tabela para pontuar os seus pontos fortes em relação a concorrência:

12 1.5 DEFINIÇÃO DA MARCA A marca é a identidade da empresa, ou seja, a forma como ela será conhecida. Além da marca e logotipo, algumas empresas criam Slogans: Ex: Quem pede um, pede bis Tem 1001 utilidades Não tem comparação Tomou Doril, a dor sumiu

13 1.6 DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E METAS
Os objetivos e metas são os resultados que a empresa espera alcançar. Eles estão relacionados à missão da empresa e orientarão as suas ações. Objetivos: declarações amplas e simples do que deve ser realizado pela estratégia de marketing. Metas: mais específicas e essenciais para o plano

14 1.7 DEFINIÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING
Permite definir como sua empresa atingirá seus objetivos e metas e gerenciará seus relacionamentos com o mercado de maneira que obtenha vantagens sobre a concorrência. Como utilizar o Mix de Marketing para atingir os objetivos e metas da empresa? Para realizar as estratégias da empresa será necessário contar com o auxílio do Mix de Marketing ou 4P’s.

15 4P’s Produto Preço Praça Promoção

16 Produto o bem ou serviço a ser ofertado.
Atenção aos diferenciais é preciso recriar sempre, proporcionar novos diferenciais. Ex: Pão, não foi substituído, mas devido as novas exigências do mercado consumidor, surgiram novos tipos (integrais, recheados, sem glutén e etc) Devido ao CICLO DE VIDA de um produto é preciso acompanhar constantemente o momento em que a empresa se encontra : lançamento, crescimento da demanda (surgimento da concorrência), mercado saturado (reinventar, recriar), o produto se torna velho as despesas de marketing são reduzidas – vendas através de clientes fidelizados ou boca a boca.

17 Preço Quanto o seu produto vale para o mercado?
Para a sua empresa, o preço ideal é aquele que cobre os custos de produção e ainda proporciona um retorno. Não esqueça de considerar o preço dos concorrentes. Defina políticas de descontos e condições de vendas para seus clientes. Faça testes de preços com seus clientes e analise as variações de vendas, a partir de modificações nos preços e controle do volume de vendas.

18 Praça Como será a operacionalização do seu negócio, ou seja, como o produto será colocado a disposição do seu cliente. A escolha do canal dependerá do seu negócio e da facilidade de distribuição de seus produtos para o seu mercado. escolha uma localização que contribuirá com o seu negócio, como boa visibilidade, fácil acesso, estrutura adequada, estacionamento, entre outros aspectos.

19 Promoção A promoção tem a função de estimular as vendas, relacionando produto e serviços às necessidades e desejos de seus clientes. A promoção possui três objetivos: 1) Informar aos clientes potenciais a existência dos produtos e serviços e de suas vantagens; 2) Informar aos clientes potenciais onde e como obter esses serviços; 3) Lembrar aos clientes a existência dos produtos e serviços oferecidos.

20 É mais lucrativo manter relacionamentos com os clientes já conquistados do que buscar continuamente novos clientes. A fidelização é uma importante ferramenta promocional de seu negócio. Um cliente satisfeito poderá ser o seu melhor vendedor.

21 O Mix de Marketing ou 4P’s é de extrema importância para as estratégias de sua empresa, mas todo este controle do produto, preço, praça ou localização do negócio e as divulgações, campanhas de fidelidade serão em vão se nos esquecermos do fator mais importante: AS PESSOAS!!!!

22 As pessoas são essenciais para o bom andamento do seu negócio e são elas as responsáveis
pela qualidade do atendimento e dos serviços prestados. Motivação e qualificação de pessoal são responsáveis pelo diferencial de uma empresa. Promova reuniões constantes, treinamentos e programas de integração para seus funcionários. Comunicação!!! Treinamentos e reciclagens.

23 2ª Etapa: Implementação do Plano de Marketing
é preciso traçar um Plano de Ação composto dos seguintes itens: 1. AÇÕES (O QUE): Identifique as atividades específicas a serem desempenhadas. 2. PERÍODO (QUANDO): Determine o prazo de execução de cada atividade. 3. COMO : Defina a forma que as atividades deverão ser executadas na seqüência apropriada e por ordem de prioridade. 4. RESPONSÁVEL (QUEM): Atribua responsabilidade pela execução e conclusão de cada atividade às pessoas mais indicadas. 5. CUSTO ESTIMADO (QUANTO) Levante todos custos incluídos nas ações propostas, tais como custos de criação, confecção e envio dos materiais promocionais, custos de pessoal, entre outros. A verba de marketing varia de acordo com a realidade de cada negócio e deve ser contemplada a partir do faturamento da empresa. Não esqueça de contemplar estes gastos nas suas despesas operacionais como despesas de marketing.

24 3ª Etapa: Avaliação e Controle
A avaliação e o controle de um Plano de Marketing permitem reduzir a diferença entre o desempenho esperado e o desempenho real, garantindo sua eficácia. Por isso, devem ser realizados antes, durante e após a implementação do Plano.

25 O Plano de Marketing, possibilita estruturar e direcionar a sua empresa, dando sustentação as decisões de mercado da empresa. Reduz riscos e contribui para promover ações que serão importantes para conquistar vantagens sobre a concorrência, aumentar a participação no mercado e seus lucros.


Carregar ppt "Plano de Marketing e os 4p´s palestrante: Fernanda Santos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google