A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mesa Redonda Tema: Formação de Professores, Afetividade e Infância

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mesa Redonda Tema: Formação de Professores, Afetividade e Infância"— Transcrição da apresentação:

1 Mesa Redonda Tema: Formação de Professores, Afetividade e Infância
6º SEMINÁRIO NACIONAL ESCOLA? PRESENTE. EDUCAÇÃO INFANTIL: AFETIVIDADE, LUDICIDADE E PRÁTICAS EDUCATIVAS Mesa Redonda Tema: Formação de Professores, Afetividade e Infância Palestrante: Zuleica Maria Tavares de Brito Leitão Gerente de Educação Infantil – SDE / SEE –Jaboatão dos Guararapes-PE.

2 Uma Cidade para as Crianças
Jaboatão dos Guararapes na Roda da Primeira Infância Uma Cidade para as Crianças TODOS EDUCANDO A CIDADE

3 A Primeira Infância: Política Pública Prioritária;
Integração de Políticas Públicas

4 Objetivos Estratégicos
A Primeira Infância: Política Pública Prioritária; Objetivos Estratégicos Universalizar a oferta da Educação Infantil de 4 e 5 anos assegurando-lhe qualidade; Matricular 785 crianças de 4 e 5 anos; Implantar 10 Creches; Realizar busca ativa das crianças; Atendimento: 5.418 crianças atendidas em 89 Unidades Educacionais entre Creches e Pré-Escolas

5 A Primeira Infância: Política Pública Prioritária;
Ações Implementação de projetos; Aquisição de materiais pedagógicos lúdicos para a Educação Infantil; Garantia da Formação Continuada de Professores; Implementação da Proposta Curricular - norteadora do currículo na escola; Criação do GT da Primeira Infância (Ações Integradas)

6 Criança Sujeito de Direitos
“É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.” Artigo 227 da Constituição Federal do Brasil

7 Formação de Professores, Afetividade e Infância
Afetividade: Sentimento relacional repleto de afeto, emoções e possibilidades Linguagem: A capacidade humana de comunicar-se exprimindo seus pensamentos e sentimentos compartilhando significados; Infância: Primeiros anos da vida humana: A Criança como sujeito de direitos social e cultural; Criança: “Sujeito histórico e de direitos que se desenvolve nas interações, relações práticas cotidianas”. Formação de Professores, Afetividade e Infância Cultura: A herança das relações humanas desde a infância; Educação Infantil: Desenvolvimento de ações estruturantes e processos colaborativos para a formação constante do ser humano, considerando sua evolução em contextos de aprendizagem; Instituição Educação Infantil: Espaço de evolução e de interação com as pessoas na educação das crianças e promoção do direito a aprendizagem de qualidade; Formação Continuada de Professores: Processo de atualização permanente na construção da competência docente, estimulando a busca de outros saberes dialeticamente nos contextos de aprendizagem e de trabalho, criando na Rede e nas escolas espaços para estudos e transformação das práticas educativas, mostrando que tem impacto na aprendizagem das crianças.

8 Formação Continuada de Professores
Princípios da Formação Continuada A prática educativa como ponto de partida para o desenvolvimento do processo de Formação Continuada; O conhecimento teórico e científico como mediação para compreensão e a atuação docente no contexto educacional; O domínio dos conteúdos a serem trabalhados e de suas possibilidades metodológicas; A reflexão prático-teórica, através da análise, compreensão, interpretação e intervenção sobre a prática; O comprometimento ético do profissional da educação com a inclusão social, a aprendizagem do estudante e sua permanência na escola, com qualidade; O desenvolvimento de uma perspectiva investigativa e reflexiva sobre e na prática docente.” Programa de Formação continuada, Pag. 15

9 Relatos das Professoras – Formação Docente
P10- “As melhores contribuições que eu tive na minha formação inicial foram no Magistério quando aprendi a calcular o tempo das atividades em sala de aula e o manejo do planejamento.” “A formação continuada oferecida pelas prefeituras é importante pela troca de experiências entre os educadores, assim como aprender novas formas de ensino, usar tecnologias, métodos e, estimula a construir novas formas de manejo em sala de aula.” “Os momentos de formação, só serão formadores se forem objetos de um esforço de reflexão permanente”. Nóvoa (1992, p.25-28)

10 Relatos das Professoras – Educação Infantil
P4 - “Eu tenho o privilégio de ser cuidadora e professora. Porque ninguém é só cuidador e ou só professor. Se ele não tiver o cuidado com a criança, onde estará o amor dele? Onde estará também o zelo por essa criança? E eu percebo na minha experiência diária, que a criança, ela vem primeiro para mim. É uma fase que necessita muito de ser estimulada e necessita de que o professor seja um pesquisador, investigador, para que comece a perceber o que a criança está fazendo, o que ela está desenvolvendo.” “As educadoras precisam saber o que se passa no mundo das crianças com quem trabalha. Os universos dos seus sonhos, a linguagem com que se defendem, manhosamente, da agressividade de seu mundo. O que sabem e como sabem independentemente da escola” (Freire,1993, p. 98).

11 Relatos das Professoras – Docente, Criança e Família
P5- “O papel da professora principalmente, além de estimuladora, investigadora é aliada da família. Não existe condições de se fazer um bom trabalho sem a parceria da família. E os pais, eles, que bom, quando agente busca a parceria da família, agente percebe que eles respondem bem a isso. E com isso, só tem uma coisa: o crescimento da criança. E nós percebemos que com ajuda dos pais, ela produz mais, e a criança também evolui mais.” “Pois esses profissionais apresentam singularidade que se diferencia dos professores dos demais níveis de ensino, atuam diretamente com as famílias e as crianças.” “É nesse tripé (educador, crianças e famílias) que suas identidades profissionais poderão sustentar-se.” (Gomes 2009, p. 37)

12 A Educação Infantil é fundamental para o Desenvolvimento Integral da Criança

13 “Pela Primeira Infância, entremos nesta roda, juntemos nossas mãos e deixemos a sinergia penetrar nas ações integradas da afetividade, do amor e da esperança de um mundo mais humanizado!” Zuleica Leitão

14 Referências Brasil. Constituição Federal.1988.
_____. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n 9394/1996. _____. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil MEC- Parecer CNE/ CEB n 20/2009. Freire,Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa- São Paulo: Paz e Terra. (1993) Gomes, Marineide de Oliveira. Formação de professores na Educação Infantil. São Paulo: Cortez. (2009) Jaboatão dos Guararapes(PE). Secretaria de Desenvolvimento Social. Programa de Formação - Prefeitura Municipal do Jaboatão dos Guararapes(PE): 2011. _______________________. Secretaria Executiva de Educação Proposta Curricular – Prefeitura Municipal do Jaboatão dos Guararapes- (PE) – 2011. Leitão, Zuleica Maria Tavares de Brito. A Identidade Profissional Docente na Infantil- Dissertação – Universidade Lusófona do Porto- Portugal. 2013 Nóvoa, Antônio (1992). Vidas de Professores – 2ª Edição- Porto- Portugal: Editora Porto. Oliveira, Formosinho,J.Associação Criança – um contexto de formação em contexto. Braga: Livraria Minho, Col. Minho Universitária. (2001)

15 Zuleica Maria Tavares de Brito Leitão e-mail- zuleicaleitao@educacao
Zuleica Maria Tavares de Brito Leitão - Fone: (81)


Carregar ppt "Mesa Redonda Tema: Formação de Professores, Afetividade e Infância"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google