A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Palestrante: Zuleica Maria Tavares de Brito Leitão Gerente de Educação Infantil – SDE / SEE –Jaboatão dos Guararapes-PE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Palestrante: Zuleica Maria Tavares de Brito Leitão Gerente de Educação Infantil – SDE / SEE –Jaboatão dos Guararapes-PE."— Transcrição da apresentação:

1 Palestrante: Zuleica Maria Tavares de Brito Leitão Gerente de Educação Infantil – SDE / SEE –Jaboatão dos Guararapes-PE.

2 Uma Cidade para as Crianças TODOS EDUCANDO A CIDADE Jaboatão dos Guararapes na Roda da Primeira Infância

3

4 Universalizar a oferta da Educação Infantil de 4 e 5 anos assegurando-lhe qualidade; Matricular 785 crianças de 4 e 5 anos; Implantar 10 Creches; Realizar busca ativa das crianças; Atendimento: crianças atendidas em 89 Unidades Educacionais entre Creches e Pré-Escolas Objetivos Estratégicos

5 Garantia da Formação Continuada de Professores; Ações Implementação da Proposta Curricular - norteadora do currículo na escola; Implementação de projetos; Aquisição de materiais pedagógicos lúdicos para a Educação Infantil; Criação do GT da Primeira Infância (Ações Integradas)

6 É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. Artigo 227 da Constituição Federal do Brasil

7 Formação de Professores, Afetividade e Infância Infância: Primeiros anos da vida humana: A Criança como sujeito de direitos social e cultural; Afetividade: Sentimento relacional repleto de afeto, emoções e possibilidades Linguagem: A capacidade humana de comunicar-se exprimindo seus pensamentos e sentimentos compartilhando significados; Cultura: A herança das relações humanas desde a infância; Instituição Educação Infantil: Espaço de evolução e de interação com as pessoas na educação das crianças e promoção do direito a aprendizagem de qualidade; Educação Infantil: Desenvolvimento de ações estruturantes e processos colaborativos para a formação constante do ser humano, considerando sua evolução em contextos de aprendizagem; Formação Continuada de Professores: Processo de atualização permanente na construção da competência docente, estimulando a busca de outros saberes dialeticamente nos contextos de aprendizagem e de trabalho, criando na Rede e nas escolas espaços para estudos e transformação das práticas educativas, mostrando que tem impacto na aprendizagem das crianças. Criança: Sujeito histórico e de direitos que se desenvolve nas interações, relações práticas cotidianas.

8 Princípios da Formação Continuada A prática educativa como ponto de partida para o desenvolvimento do processo de Formação Continuada; O conhecimento teórico e científico como mediação para compreensão e a atuação docente no contexto educacional; O domínio dos conteúdos a serem trabalhados e de suas possibilidades metodológicas; A reflexão prático-teórica, através da análise, compreensão, interpretação e intervenção sobre a prática; O comprometimento ético do profissional da educação com a inclusão social, a aprendizagem do estudante e sua permanência na escola, com qualidade; O desenvolvimento de uma perspectiva investigativa e reflexiva sobre e na prática docente. Programa de Formação continuada, Pag. 15

9 Relatos das Professoras – Formação Docente P10- As melhores contribuições que eu tive na minha formação inicial foram no Magistério quando aprendi a calcular o tempo das atividades em sala de aula e o manejo do planejamento. A formação continuada oferecida pelas prefeituras é importante pela troca de experiências entre os educadores, assim como aprender novas formas de ensino, usar tecnologias, métodos e, estimula a construir novas formas de manejo em sala de aula. P10- As melhores contribuições que eu tive na minha formação inicial foram no Magistério quando aprendi a calcular o tempo das atividades em sala de aula e o manejo do planejamento. A formação continuada oferecida pelas prefeituras é importante pela troca de experiências entre os educadores, assim como aprender novas formas de ensino, usar tecnologias, métodos e, estimula a construir novas formas de manejo em sala de aula. Os momentos de formação, só serão formadores se forem objetos de um esforço de reflexão permanente. Nóvoa (1992, p.25-28)

10 Relatos das Professoras – Educação Infantil P4 - Eu tenho o privilégio de ser cuidadora e professora. Porque ninguém é só cuidador e ou só professor. Se ele não tiver o cuidado com a criança, onde estará o amor dele? Onde estará também o zelo por essa criança? E eu percebo na minha experiência diária, que a criança, ela vem primeiro para mim. É uma fase que necessita muito de ser estimulada e necessita de que o professor seja um pesquisador, investigador, para que comece a perceber o que a criança está fazendo, o que ela está desenvolvendo. As educadoras precisam saber o que se passa no mundo das crianças com quem trabalha. Os universos dos seus sonhos, a linguagem com que se defendem, manhosamente, da agressividade de seu mundo. O que sabem e como sabem independentemente da escola (Freire,1993, p. 98).

11 Relatos das Professoras – Docente, Criança e Família P5- O papel da professora principalmente, além de estimuladora, investigadora é aliada da família. Não existe condições de se fazer um bom trabalho sem a parceria da família. E os pais, eles, que bom, quando agente busca a parceria da família, agente percebe que eles respondem bem a isso. E com isso, só tem uma coisa: o crescimento da criança. E nós percebemos que com ajuda dos pais, ela produz mais, e a criança também evolui mais. Pois esses profissionais apresentam singularidade que se diferencia dos professores dos demais níveis de ensino, atuam diretamente com as famílias e as crianças. É nesse tripé (educador, crianças e famílias) que suas identidades profissionais poderão sustentar-se. (Gomes 2009, p. 37)

12

13 Zuleica Leitão

14 Brasil. Constituição Federal _____. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n 9394/1996. _____. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil MEC- Parecer CNE/ CEB n 20/2009. Freire,Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa- São Paulo: Paz e Terra. (1993) Gomes, Marineide de Oliveira. Formação de professores na Educação Infantil. São Paulo: Cortez. (2009) Jaboatão dos Guararapes(PE). Secretaria de Desenvolvimento Social. Programa de Formação - Prefeitura Municipal do Jaboatão dos Guararapes(PE): _______________________. Secretaria Executiva de Educação Proposta Curricular – Prefeitura Municipal do Jaboatão dos Guararapes- (PE) – Leitão, Zuleica Maria Tavares de Brito. A Identidade Profissional Docente na Infantil- Dissertação – Universidade Lusófona do Porto- Portugal Nóvoa, Antônio (1992). Vidas de Professores – 2ª Edição- Porto- Portugal: Editora Porto. Oliveira, Formosinho,J.Associação Criança – um contexto de formação em contexto. Braga: Livraria Minho, Col. Minho Universitária. (2001)

15


Carregar ppt "Palestrante: Zuleica Maria Tavares de Brito Leitão Gerente de Educação Infantil – SDE / SEE –Jaboatão dos Guararapes-PE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google