A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Orientação para Publicação Digital no INPE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Orientação para Publicação Digital no INPE"— Transcrição da apresentação:

1 Orientação para Publicação Digital no INPE
Normas Editoriais e Estilos de Formatação Yolanda Ribeiro da Silva Souza e Vivéca Sant’ Ana Lemos Memória Científica/SID/GB 2011

2 Orientação para a Publicação Digital no INPE
Na aula inaugural o Serviço de Informação e Documentação (SID) apresentou um vídeo e um tutorial para os alunos de Pós-graduação O vídeo apresenta os principais serviços e produtos oferecidos na biblioteca e na sua Página na Web, oferecendo uma pequena orientação quanto a sua utilização. O tutorial ensina como utilizar estas facilidades. Ambos estão disponíveis na Página Biblioteca On-line /biblioteca

3 Orientação para a Publicação Digital no INPE
Objetivo Informar sobre as facilidades que SID tem a oferecer para que o autor publique seu trabalho dentro das normas. Portaria nº 13/2006 da CAPES Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD)

4 Facilitando o trabalho da normalização
O Manual para elaboração, formatação e submissão de teses, dissertações e outros trabalhos do INPE, está disponível na página Biblioteca On-line:

5 Formatando uma publicação

6 Facilitando o trabalho de formatação
O Serviço de Informação e Documentação (SID) criou os estilos em três editores distintos: MSWord, BrOffice/LibreOffice e Latex. Para o editor MSWord temos a disposição o estilo em MSWord 2007 e MSWord 2003. Estes estilos priorizam as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e estão de acordo com o que determina o Conselho de Editoração do INPE. Os estilos têm como objetivo orientar na formatação do trabalho e seu uso não é obrigatório.

7 A escolha do editor Para selecionar uma das ferramentas de edição devemos considerar (BANON, 2011): a) desempenho frente à dimensão do documento: editores devem ter bom desempenho para abrir salvar, manusear e manter a integridade de arquivos grandes, mesmo quando divididos em partes; b) confiabilidade frente a uso diversificado: o editor por ser um programa está sujeito a falhas e quanto mais sofisticado mais chances de falhar; c) conversão do documento para outros formatos: garante sua preservação digital por longo prazo; d) registro dos direitos morais do autor: o mecanismo de edição deve permitir o registro permanente dos direitos morais do autor, independentemente de migrações digitais; e) qualidade final de apresentação do documento.

8 Escolhendo o estilo de formatação
Para baixar qualquer um dos estilos entre no portal do SID no endereço: e selecione no menu à esquerda da página o item Como Publicar?

9 Usando o estilo do editor MSWord
Atualmente o SID tem dois estilos em MSWord: o tdiinpe.dot para Word 2003 e o tdiinpe.dotx para MSWord Para usar estes estilos, o autor deve primeiramente abrir um documento novo .doc ou .docx e escrever o trabalho. Usar a ferramenta pincel de estilo, aplicando sobre cada item a ser formatado no documento .doc ou docx, tendo como base os estilos de formatação do modelo. Não se deve escrever no estilo(modelo).

10 Usando o estilo do editor LibreOffice/BrOffice
O segundo estilo denominado tdiinpe.ott, foi criado no editor BrOffice Para usar este estilo, o autor deve primeiramente abrir um documento novo .odt e escrever o trabalho. Usar a ferramenta pincel de estilo, aplicando sobre cada item a ser formatado no documento .odt, tendo como base os estilos de formatação do modelo. Não se deve escrever no estilo (modelo). Recentemente o grupo BrOffice.org se desfez associando-se ao grupo LibreOffice, quanto ao estilo pode ser usado sem problemas no editor agora chamado LibreOffice/BrOffice.

11 Usando o estilo em LaTeX
O terceiro estilo criado pelo SID é em LaTeX. O LaTeX permite a criação de macros que geram documentos extensos com facilidade. A classe criada em LaTeX, pelo SID, foi denominada tdiinpe.cls, com ela escrevemos monografias, livros, relatórios, manuais etc. dentro das normas da ABNT. Existem vários editores para trabalhar com o LaTeX no ambiente Windows. O editor aqui utilizado é o TEXnicCenter. O projeto ao ser aberto no editor tem a estrutura de uma dissertação ou tese. O próximo passo é editar o texto e os comandos necessários para construir o seu trabalho, aproveitando o estilo como um guia.

12 Usando o estilo LaTeX Textos do MSWord ou do LibreOffice/BrOffice podem ser copiados para o editor. As atualizações em LaTeX são rápidas. Após a compilação dos arquivos, o texto pode ser gerado no formato Portable Document Format (PDF) ou em outros formatos. O LaTeX pode ser executado tanto no ambiente Windows quanto no Linux. Existem vários editores para o ambiente Linux.

13 LaTeX no ambiente Windows
Instruções para criar um ambiente LaTeX no Windows As instruções a seguir são para instalar o ambiente LaTeX para Windows e devem ser feitas antes de baixar o estilo. Baixar e instalar os softwres, na ordem citada: a) MiKTEX – MiKTEX É a alma do ambiente LATEX, responsável por compilar os arquivos de entrada em *.tex do LATEX e gerar as saídas no formato DVI, PS ou PDF. Instale a versão 2.8 baixando do endereço: Estando o MikTEX instalado, aproveitar também para configurar o idioma português. No menu Iniciar do Windows/Pasta MiKTEX 2.8 selecionar Settings. Ao abrir a janela, selecionar a aba Languages e marcar a língua portuguesa. Marcar também outros idiomas, se necessários. A hifenização será automaticamente ativada. b) TEXnicCenter – das interfaces para uso do LATEX no Windows (via MiKTEX), o TEXnicCenter é o mais recomendado. Baixá-lo a partir de: 2.exe/download . Executar o instalador. Para os que vão utilizar imagens eps ou ps, devem ser instalados também os seguintes softwares: a)Ghostscript - Necessário para operações em arquivos tipo PostScript. Execute a instalação deste software seguindo as opções padrões. Baixar o programa a partir de: ttp://sourceforge.net/projects/ghostscript/files/GPL%20Ghostscript/8.64/gs864w32.exe/download e executar sua instalação. Seguir as opções padrão do software. b)Gsview – Permite a visualização de arquivos no formato PostScript PDF no Windows. Baixar a partir de: Na janela Select Language, escolher English. Nas outras janelas, seguir a seleção do software, sem alterar as opções padrões. Recomenda-se evitar este tipo de imagem, porque o arquivo fica muito grande para baixar da Internet. De preferência para imagens utilize as extensões pdf, png ou jpeg. LaTeX no ambiente Windows

14 LaTeX no ambiente LinuX
Instruções resumidas para instalar o Latex e o editor antes de usar o tdiinpe.cls (estilo em LateX do INPE) No Linux o LaTeX (pacote Tetex) já é selecionado para instalação durante o processo de instalação do sistema, bem como os leitores de arquivos ps e pdf. Portanto, não é necessário instalar esses utilitários. Para confirmar se o LaTeX está instalado na maquina Linux, digite no console de comando (janela aberta pelo Linux para digitar comandos): latex <ENTER> O sistema pedirá ao usuário para entrar com o nome do arquivo .tex. Se não acontecer isso, significa que o LaTeX não está instalado. Para instalar, insira o CD de instalação do Linux e abra o gerenciador de pacotes da sua distribuição Linux. No campo de busca do gerenciador, procure pelo pacote chamado TeTex ou procure por LateX e selecione tudo relacionado com Tetex. No Linux os editores devem ser configurados durante a sua instalação. No momento da instalação configurar o ambiente gráfico, que pode ser o KDE ou o Gnome, vai depender da sua distribuição. Se for o KDE então os editores instalados serão o Kwrite ou o Emacs. Se for o Gnome, os editores instalados serão o Gedit ou o Emacs. O tipo de distribuição é que vai determinar os editores, que podem ser diferentes dos citados aqui. Para gerar o pdf usar o console de comando, janela que o Linux abrirá para que sejam digitados os seus comandos. A linha de comando abaixo é para o Linux gerar o arquivo pdf: . /execpub.sh publicação pdf <Enter> Na verdade quem gera o pdf são as instruções contidas no arquivo execpub.sh. Para mais informações sobre o que contem o comando execpub digite a linha de comando: ./execpub <Enter> LaTeX no ambiente LinuX

15 Elementos de uma Publicação
A Estrutura de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros trabalhos) é composta de três tipos de elementos ABNT- NBR 14724: a) Pré-textuais b) Textuais c) Pós-textuais Ortografia – Concordância – Sintaxe – Regência

16 Elementos pré-textuais (Pré-Texto)
Capa Folha de Rosto Ficha Catalográfica (OBRIGATÓRIOS) substituídas pelo SID Folha de Aprovação na publicação Citação ou Epígrafe Dedicatória(s) (OPCIONAIS) Agradecimento(s) Resumo na Língua Vernácula Resumo na Língua Estrangeira (OBRIGATÓRIOS) (ABNT 6028) Lista de Figuras (OBRIGATÓRIA SE HOUVER MAIS DE 2 FIGURAS) Lista de Tabelas (OBRIGATÓRIA SE HOUVER MAIS DE 2 TABELAS) Lista de Abreviaturas e Siglas Lista de Símbolos (OPCIONAIS) SUMÁRIO (OBRIGATÓRIO)

17 Pré-texto numeração das páginas - letras romanas

18 Elementos Textuais Introdução - Primeira parte textual do trabalho, onde devem constar a delimitação do assunto tratado, objetivos ou hipóteses da pesquisa e outros elementos para situar o tema ABNT – NBR Desenvolvimento - Parte central e principal do texto, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto. Divide-se em seções e subseções que variam em função da abordagem do tema e do método. Conclusão - Parte final do texto, na qual se apresentam as conclusões correspondentes aos objetivos ou hipóteses.

19 Elementos do desenvolvimento do texto
Citações Notas de rodapé Figuras e Tabelas Equações e fórmulas Abreviaturas e siglas Símbolos Unidades de medida Numerais Desenvolvimento do texto

20 Citações Menção no texto de uma informação extraída de
outra fonte – NBR (ABNT, 2002). A indicação das citações no texto pode ser feita por dois sistemas de chamada: a) autor-data b) numérico

21 Citações - sistemas de chamadas
No sistema autor-data a fonte é indicada pelo sobrenome do autor ou de cada entidade responsável, seguido da data da publicação. Exemplos: A ironia seria assim uma forma implícita de heteroge- neidade mostrada (AUTHIER-REIRIZ,1982). Segundo Authier-Reiriz (1982), a ironia seria assim uma forma implícita de heterogeneidade mostrada.

22 Citações - sistemas de chamada
No sistema numérico a fonte é indicada por uma numeração única e consecutiva, em algarismos arábicos. Indicar a numeração entre parênteses ou em expoente. Exemplos: “Para resolver a dificuldade, formulada [...].” (1) “Para resolver a dificuldade, formulada [...].” 1 Este sistema não deve ser escolhido quando há notas de rodapé, pois elas também são escritas em expoentes.

23 Citação direta A citação direta é uma transcrição textual de parte da
obra do autor consultado. Com até três linhas, ela deve ser escrita entre aspas duplas, dentro da sentença acompanhada do sobre- nome do(s) autor(es), ano e da indicação da página. Exemplo: “A capacidade do homem de produzir símbolos deve ser o ponto de partida da estética”(BARBOSA, 1984, p. 81).

24 Citação direta Com aspas simples indicar citação no interior de citação. Exemplo: Segundo Sá (1995, p. 27): “[...] por meio da mesma 'arte de conversação' que abrange tão extensa e significativa parte da nossa existência cotidiana [...]” Com mais de três linhas, deve ser destacada com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor do que a do texto e sem aspas. Exemplo: A teleconferência permite ao indivíduo participar de um encontro nacional ou regional sem a neces- sidade de deixar seu local de origem. Tipos comuns de teleconferência incluem o uso da televisão, telefone e computador. Através de áudio-conferência, utilizando a companhia local de telefone, um sinal de áudio pode ser emitido em um salão de qualquer dimensão (NICHOLS, 1993, p. 181). 4cm

25 Citação indireta A citação indireta é o texto baseado na obra(s) do(s) autor(es) consultado(s). A indicação da página é opcional. Exemplo: Merrian e Caffarella (1991) observam que a localização de recursos tem um papel crucial no processo de aprendizagem autodirigida.

26 Observações importantes
Toda citação dentro do texto deve ser registrada na lista de referências bibliográficas ao final do trabalho. Recomenda-se evitar citação de citação, a não ser nos casos em que o autor não tem como consultar o documento original. Qualquer que seja o sistema de chamada escolhido, deve ser seguido ao longo de todo trabalho.

27 Citações no LaTex As citações no LaTeX são definidas por comandos que devem ser colocados antes do label, que será criado pelo autor. A cada citação corresponde uma referência que deve ser montada ao mesmo tempo, no arquivo chamado Bibtex, do LaTeX. Exemplo: No LaTeX : Outra referência indicada \cite{rocha2005}. Disponível na Biblioteca Digital do INPE. Como fica na publicação: Outra referência indicada (ROCHA et al, 2005). Disponível na Biblioteca Digital do INPE. Comando de citação Resultado

28 Figuras e Tabelas Figuras e tabelas são numeradas sequencialmente dentro da parte em algarismos arábicos precedidos dos títulos dentro das partes e seções, quando identificadas no texto. Devem ser centralizadas na página e colocadas bem próximas à citação. Não cortar parágrafo com figura ou tabela. A primeira letra das palavras tabela e figura, sempre em maiúscula, quando forem identificadas no texto.

29 Títulos de Figuras (recomendados)
Figura Movimento realocar tarefa. Fonte: Adaptada de Mauri (2003, p. 17). Figura Exemplo de figura com mais de uma linha, justifica-se a primeira e alinham-se as demais à primeira letra deste título. Fonte: Ao indicar a fonte, se o texto for longo e ocupar mais de uma linha, o LATEX automaticamente alinha o texto.

30 Títulos de Tabelas (recomendado)
Obs.: As linhas superiores e inferiores caracterizam uma tabela

31 Figuras e Tabelas A figura ou a tabela podem ocupar toda página, até mesmo continuar em outras. Neste caso deve-se indicar Continua na interrupção, Continuação no prossegui- mento e Conclusão no término. Figura Como indicar figuras e tabelas longas.

32 Figuras e Tabelas Para a disponibilização eletrônica as figuras devem ter resolução a mais baixa possível levando em consideração a visibilidade. A apresentação de tabelas seguem as normas de apresentação tabular do IBGE (1993).

33 Figuras e Tabelas no LaTeX

34 Equações e Fórmulas A primeira letra das palavras equação e fórmula deve ser maiúscula, quando identificadas no texto. As equações e fórmulas podem ser centralizadas ou iniciar-se no sexto espaço.

35 Elementos pós-textuais
Referências Bibliográficas (obrigatório) Glossário (opcional) Apêndice (opcional) Anexo (opcional) Índice (opcional) Contracapa (obrigatório) Pós-textuais

36 Referências Bibliográficas
No manual de normas editoriais, encontram-se exemplos de estrutura de referências bibliográficas. Elementos de uma referência (ABNT-NBR-6023): a) essenciais, são os indispensáveis à identificação do documento b) complementares, informações que, acrescentadas aos elementos essenciais, permitem melhor caracterizar os documentos

37 Referências Bibliográficas
As referências bibliográficas são alinhadas à margem esquerda, escritas em espaço simples e separadas entre si por espaço duplo. Adotar para os títulos das publicações um único destaque tipográfico em todas as referências que pode ser: negrito, itálico ou sublinhado. Recomenda-se escrever os títulos por extenso. Nos casos de periódicos que estejam com títulos abreviados, se optar por abreviar, escrever tal qual no periódico. Separar os nomes dos autores por ponto e vírgula, quando forem três ou mais autores colocar todos eles, ou escrever o nome do primeiro seguido da expressão latina et al.

38 Referências Bibliográficas
No sistema autor-data as referências devem ser colocadas em ordem alfabética no sistema numérico em ordem numérica. Ao tirar referências da Internet é indispensável utilizar: Disponível em e ou Available on: < endereço eletrônico> Acessado em e ou Access On: ddmmaaaa Consultar no Manual do INPE as abreviaturas dos meses do ano de acordo com o idioma que escolheu para escrever o trabalho e os exemplos de referências bibliográficas. As referências do INPE estão prontas na página da Biblioteca, na busca Biblioteca Digital.

39 Referências Bibliográficas
Para auxiliar na elaboração de uma bibliografia no Word ou LibreOffice/ BrOffice , existem softwares proprietários tais como o EndNote, ProCite, JabRef entre outros, que inserem a citação no texto ou criam as referências bibliográficas de acordo com formatos e estilos das mais variadas publicações. O MSWord 2007 possui um gerenciador de referências só que ele não vem com as normas ABNT. Este gerenciador fica na aba Referências. Para inserir os estilos da ABNT no banco de estilos de referências do MSWord 2007 entre no endereço e baixe os estilos ABNT: Depois copie para o local em que o MSWord 2007 armazena seus estilos. na maioria das máquinas com o Windows, o local é: %program files%\Microsoft Office\Office12\Bibliography\Style %arquivo de programas%\Microsoft Office\Office12\Bibliography\Style

40 Referências Bibliográficas no LaTeX
Para criar referências no LaTeX montar um arquivo .bib conforme o arquivo do estilo tdiinpe.cls. Este arquivo foi criado utilizando uma macro do grupo ABNTeX. O grupo ABNTeX é uma comunidade virtual que criou algumas macros para LaTeX que automatizam ao máximo a formatação de monografias de acordo com as normas ABNT.

41 Referências Bibliográficas no LaTeX
Tipo de referência no LaTeX @INPROCEEDINGS{rocha2005, author = {Elizabeth Rocha and Maria Feitosa Barros and Rafael Silva Cruz and Carla Bernadete Madureira}, title = {Uso de modelos digitais de eleva{\c{c}}{\~a}o de imagens de Radar para extra{\c{c}}{\~a}o de fei{\c{c}}{\~o}es topogr{\'a}ficas{-}um estudo de caso Maci{\c{c}}o da Tijuca, vertente Ba{\'i}a da Guanabara}, booktitle = {Anais...}, year = {2005}, pages = { }, publisher = {{INPE}}, address = {S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos}, conference-name = {Simp{\'o}sio Brasileiro de Sensoriamento Remoto}, conference-location = {Goi{\^a}nia}, conference-number = {12}, conference-year = {2005}, isbn = { } url = { urlacessdate = {8 abr. 2010}, }

42 Referências Bibliográficas no LaTeX
Resultado no texto ROCHA, E. M. F.; BARROS, R. S.; CRUZ, C. B. M. Uso de modelos digitais de elevação de imagens de Radar para extração de feições topográficas - um estudo de caso Maciço da Tijuca, vertente Baía da Guanabara.In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 12. (SBSR), 2005, Goiânia. Anais... São José dos Campos: INPE, p CD-ROM ISBN: Disponível em: < Acesso em: 08 abr. 2010

43 Recomendações para o estilo LaTeX
Recomendamos que o trabalho de preferência contenha imagens no formato png, jpg ou pdf. Imagens no formato eps aumentam o tamanho do arquivo. O arquivo symbolsA-4 contém informações de como utilizar símbolos, letras gregas, etc. Este arquivo está encontra-se no diretório raiz do estilo. No estilo temos um anexo contendo vários exemplos de tipos de referências em LaTeX, inclusive as que são mencionadas no item referências, do Manual de Normas do INPE.

44 Informações importantes sobre os estilos
As teses e dissertações podem ser publicadas em português ou em inglês segundo o artigo 38 do regimento do SPG. O estilo em LaTeX já está preparado para publicar em inglês. Ao publicar em inglês verifique as informações contidas no pré-texto (parte inicial de uma monografia) dos estilos em MSWord e BrOffice/LibreOffice O estilo atual em BrOffice/LibreOffice ainda não permite colocar dois tipos de algarismos no trabalho para fazer a paginação: romanos no pré-texto e arábicos no desenvolvimento.

45 Apostilas A apostila “Ferramenta do Word de Apoio para utilização do tdiipe.dot” (INPE MAN/48) contém informações sobre os comandos avançados do Word2003 e é voltada para o estilo (TIERNO, 2006). Para acessar a apostila entre no endereço: A apostila “Ferramenta do Word de Apoio para utilização do tdiinpe.dotx” (INPE MAN/53) contém informações sobre os comandos avançados do Word A apostila é voltada para o estilo criado no Word 2007 (TIERNO, 2009).

46 Apostilas e outras informações
A apostila “Ferramentas do BrOffice.org Writer de apoio para utilização do tdiinpe.ott” contém informações sobre os comandos do BrOffice/LibreOffice voltados para o estilo (TIERNO, 2007). Para acessar a apostila entre no endereço:

47 Informações importantes
Editores de equações: TexAide Permite digitar equações e exportar tanto para o LaTEX (Colar) quanto para o Word (Colar Especial). MathCast Permite construir uma coleção de equações e exportá- las para o Word. A grande vantagem desse editor é a facilidade para escrever as equações. mathcast.sourceforge.net/home.html Equation Magic Lite Bom para quem usa o LaTEX e precisa fazer equações de grande complexidade, pois é possível ver a equação antes de colar no LaTEX.

48 Submissão de Trabalhos
Primeira submissão - 30 dias antes da defesa, em MSWord zipado ou PDF, na Biblioteca Digital, pelo próprio autor, por meio de um formulário on-line, num processo chamado de autoarquivamento em: Devolução do trabalho revisado ao autor antes da defesa Segunda submissão - após a implementação da formatação e sugestões da Banca.

49 Obrigada pela sua atenção! Preencher a avaliação antes de sair da sala
Agradecimentos Obrigada pela sua atenção! Preencher a avaliação antes de sair da sala Esta apresentação está disponível na Página da Biblioteca Yolanda - ramal 6923 Viveca - ramal 6921


Carregar ppt "Orientação para Publicação Digital no INPE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google