Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouHelena Paredes Alterado mais de 9 anos atrás
1
José Elias de Almeida joseliasde@hotmail.com
EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS Pensando Referenciais para a organização da prática pedagógica José Elias de Almeida
2
As Estatísticas, Pesquisas e os Estudos Comprovam...
A escola brasileira tem ainda um caráter excludente. Com sua estrutura rígida, encontra-se inadequada à população negra e pobre. O acesso e a permanência bem sucedida na escola varia de acordo com a raça/etnia. As trajetórias escolares dos(as) negros(as) se apresentam bem mais acidentadas do que as percorridas pelos(as) estudantes brancos(as). A estrutura escolar, o currículo, os tempos e os espaços escolares estão inadequados à população pobre e negra.
3
Reconhecendo o processo históricamente construído…
A educação era negada aos escravos. A exclusão escolar da população negra foi oficializada. Construção do nacionalismo brasileiro. (Nação branca, ocidental e cristã). A escola silenciou sobre as tradições culturais africanas consolidando o eurocentrismo. A cultura negra e seus elementos não entraram na escola por meio dos currículos. Preconizou-se o mito da democracia racial brasileira.
4
REPENSANDO A EDUCAÇÃO BRASILEIRA…
Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e se elas podem aprender a odiar podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o oposto... Nelson Mandela
5
Pressupostos para a construção de novas práticas pedagógicas
Pensamento Pedagógico contemporâneo Novos referenciais Sobre a diversidade Objetivos da educação Pedagogia da diversidade Africanidades brasileiras
6
democratização escolar com garantia de Equidade, eficiência e
1 Extender o conceito de democratização escolar com garantia de Equidade, eficiência e qualidade para todos. REFERENCIAL PEDAGÓGICO Incorporação da dimensão étnico-racial como um dos Componentes curriculares.
7
Trabalhar a educação das relações étnico- raciais.
E O COTIDIANO ESCOLAR Trabalhar a educação das relações étnico- raciais. Trazer para a sala de aula os conteúdos sobre a história e cultura africana e Afro-brasileira.
8
2 Buscar a universalização, mas contemplar os sujeitos que a compõe, considerando suas particularidades. REFERENCIAL PEDAGÓGICO Promoção do diálogo entre o individual e o social; entre as singularidades e o múltiplo no contexto escolar
9
E O COTIDIANO ESCOLAR Uso pedagógico das experiências culturais dos educandos alargando a partir delas, os conhecimentos formais e científicos. Estabelecer conexões entre os conteúdos trabalhados e a vida diária dos estudantes, suas condições de vida,e situações de desigualdades enfrentadas na sociedade.. Criar um clima favorável à socialização dos estudantes negros atentando para suas características pessoais, etárias, sócio-culturais e étnicas, relacionando-as ao processo de construção de conhecimento Trabalhar a expressão das singularidades, promovendo uma cultura geral inclusiva para todos e que todos vejam suas culturas refletidas na escolaridade com igualdade de oportunidades.
10
Currículo que respeite a REFERENCIAL PEDAGÓGICO
3 Concretizar Currículo que respeite a realidade brasileira de diversidade e pluralismo. REFERENCIAL PEDAGÓGICO Incorporação pela escola do conhecimento e das experiências de todos os grupos sociais presentes no universo escolar.
11
Romper com o eurocentrismo do currículo.
E O COTIDIANO ESCOLAR Romper com o eurocentrismo do currículo. A realidade mais próxima ,o cotidiano, as vivências dos estudantes serão ponto de partida na construção do conhecimento, ampliando posteriormente as análises, os enfoques para outras informações. Promover atividades pedagógicas que propiciem o conviver e o aprender com as diferenças.
12
4 Acolher Positivamente as diferenças e tratá-las pedagógica e institucionalmente. Somos iguais em algumas coisas,mas somos diferentes em outras… REFERENCIAL PEDAGÓGICO Construção de uma pedagogia Anti- racista, relacionando o repertório cultural da população brasileira aos conteúdos e as práticas educativas.
13
Trabalhar a educação das relações étnico-raciais.
E O COTIDIANO ESCOLAR Repensar as práticas e rituais pedagógicos cotidianos para que não sejam expressão de racismo, discriminação e preconceito. Expressar nas produções escolares, o Brasil que somos genética e culturalmente. Trabalhar a educação das relações étnico-raciais. Inserir no currículo escolar a História da África e dos Afro-brasileiros . .
14
5 Entrecruzar dialogicamente o processo educacional com a cultura, repensando o ensinar e o aprender numa perspectiva de cidadania REFERENCIAL PEDAGÓGICO Uso dos conteúdos e disciplinas Acadêmicas referendando as experiências culturais e levando em consideração os sujeitos de aprendizagem
15
E O COTIDIANO ESCOLAR Uso da cultura como suporte para o aprendizado.
Valorização dos conhecimentos adquiridos pelas crianças em seu grupo sócio-cultural no ambiente escolar. Estabelecimento de uma relação de respeito e de aprendizado entre os(as) estudantes e os (as) professores(as) Atenção aos apelidos e desqualificações pessoais e de grupo sofridas pelos(as) estudantes afro-brasileiros(as). Fazer com que os (as)estudantes se identifiquem com o conteúdo. Que possam “ver” o conteúdo e se ver nele.
16
6 Assumir o seu papel social de agente de transformação considerando a indissociabilidade entre pobreza, discriminação étnico-racial e risco social. REFERENCIAL PEDAGÓGICO Incorporação de valores mais inclusivos, efetivando o trabalho com princípios que permitam ao estudante se ver como sujeito de direitos.
17
Elaboração de projetos pedagógicos mais comprometidos com a melhoria da qualidade de vida de todos.
Trabalhar a história e a cultura africana e afro-brasileira como conteúdo multidisciplinar durante todo o período letivo. Inserção transversal do tema étnico-racial no ”Plano Político Pedagógico Escolar “ Construir um plano com ações claras, objetivas e eficientes para superar as situações de discriminação e racismo ainda presentes no universo escolar. Utilização de estratégias pedagógicas diárias respeitando o pertencimento sócio-cultural e étnico-racial dos estudantes. E O COTIDIANO ESCOLAR
Apresentações semelhantes
© 2023 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.