A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEMA: O MANUAL DO MISSIONÁRIO Formadora: Helena Gaia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEMA: O MANUAL DO MISSIONÁRIO Formadora: Helena Gaia."— Transcrição da apresentação:

1 TEMA: O MANUAL DO MISSIONÁRIO Formadora: Helena Gaia

2 A VISITA MISSIONÁRIA O QUE É VISITAR? É sair de si e ir ao encontro do outro, reconhecendo que ele existe; É ser mensageiro de Deus, portadores da Boa Notícia da Salvação em Jesus; É levar Jesus aos outros irmãos; É olhar para Jesus e imitar-lhe os gestos quando visitava a sogra de Pedro, Zaqueu, etc. É conhecer a realidade das pessoas, ouvi-las e anunciar a pessoa de Jesus Cristo.

3 A VISITA MISSIONÁRIA DESTINATÁRIOS DA VISITAÇÃO: As visitas são destinadas a todas as pessoas; Os que passam por momentos difíceis como os doentes, desempregados, enlutados, os solitários, dependentes químicos, prostitutos, marginalizados, presos, sofredores de ruas...e outros.

4 A VISITA MISSIONÁRIA COMO SE PREPARAR PARA AS VISITAS? Com antecedência,preparar-se espiritualmente com as práticas espirituais da oração pessoal, jejum, Confissão e Eucaristia. Também com a oração do terço, adoração e lectio divina. Saber que setores serão visitados; se são casas, hospitais, escolas e outros.

5 O MANUAL DO MISSIONÁRIO COMO SE PREPARAR PARA AS VISITAS? Deixar previamente preparadas algumas passagens bíblicas com o tema do querigma; marcar na Bíblia. Fazer uma pequena intercessão, entregando todos os que serão visitados e a missão a proteção da Virgem Maria.

6 O MANUAL DO MISSIONÁRIO COMO DEVEM SER AS VISITAS? Em duplas: é o modo como Jesus enviou; de dois a dois (Mc 6, 7).Também garantia da presença do Senhor (Mt 18,20). Observar para saber como agir e o que dizer (inculturação), abrir-se aos dons espirituais. Devem ser marcadas pela escuta e pelo anúncio querigmático.

7 O MANUAL DO MISSIONÁRIO COMO DEVEM SER AS VISITAS? Evitar visitas longas, com mais de 20. Caso haja necessidade, melhor marcar outra visita àquela pessoa; Não discutir sobre assuntos polêmicos ou doutrinais, lembrar caridosamente que a visita não tem essa finalidade e havendo insistência, orientar a buscar a Paróquia.

8 O MANUAL DO MISSIONÁRIO COMO DEVEM SER AS VISITAS? Anotar as solicitações das pessoas durante a visita, como a de alguém que deseja regularizar sua situação conjugal; que deseja ou precisa de um acompanhamento maior, isto ajudará no pastoreio pós-missão. Casas fechadas, não sendo possível voltar depois, deixar um convite e/ou panfleto. Em bares, lojas, escritórios, pode-se também deixar o convite e/ou panfleto.

9 O MANUAL DO MISSIONÁRIO SUGESTÃO DE ROTEIRO PARA AS VISITAS: Saudação (Bom dia, boa tarde...A paz de Jesus Cristo esteja nesta casa); Apresentar-se: (nomes, Igreja); Estamos aqui em missão, visitando as famílias para anunciar Jesus e seu Amor; Perguntar se aceita a visita

10 O MANUAL DO MISSIONÁRIO SUGESTÃO DE ROTEIRO PARA AS VISITAS: Se aceita, prossegue-se com a escuta e anúncio. Se a pessoa aceitar, Finalizar com uma oração de acordo com a mensagem anunciada,pedindo a Efusão do Espírito Santo; Cuidado para não escandalizar ao orar dois ao mesmo tempo e/ou utilizar o dom de línguas; Em famílias que não professam a fé católica não utilizar orações como a Ave Maria, pois poderá ser entendido como afronta.

11 O MANUAL DO MISSIONÁRIO SUGESTÃO DE ROTEIRO PARA AS VISITAS: Agradecer a acolhida e abençoar; Se a pessoa não aceitar a visita: agradecer, abençoar e seguir adiante; Este é apenas um roteiro que ajudará a entender melhor a atividade missionária, eliminando aquelas falhas básicas de comunicação que impedem o êxito da visita, porém, se a situação exigir, a abordagem poderá ser de outra forma.

12 O MANUAL DO MISSIONÁRIO O QUE LEVAR? Bíblia, crucifixo no pescoço ou camiseta com mensagem cristã; mas o que melhor nos identifica é a nossa atitude; Papel para anotações, caneta; O convite para ser entregue;

13 O MANUAL DO MISSIONÁRIO QUAL DEVE SER A POSTURA DO MISSIONÁRIO? Lembrar que está em missão em nome de Jesus e enviado pela Igreja e assim transparecer. O testemunho é uma pregação silenciosa; As roupas devem ser coerentes com a atividade com a evangelização; evitar bermudas, camisetas, mini-saias, costa nua, etc...

14 O MANUAL DO MISSIONÁRIO QUAL DEVE SER A POSTURA DO MISSIONÁRIO? Deve ser alegre, mas discreto; Tudo o que ver e ouvir na visita são sigilosos, não pode ser motivo de comentários; Diante das dificuldades, não desanimar; enfrentar com confiança no Senhor e animar os demais; Mais do que falar, deve saber ouvir;

15 O MANUAL DO MISSIONÁRIO QUAL DEVE SER A POSTURA DO MISSIONÁRIO? Sempre agir com caridade; Evitar más palavras: gírias, palavras chulas... Cuidado com o uso de máquina fotográfica; nem todos gostam de ser fotografados; Respeitar horários e atividades programadas. Não fazer comentários negativos nem da visita nem de outro missionário;

16 O MANUAL DO MISSIONÁRIO QUAL DEVE SER A POSTURA DO MISSIONÁRIO? Evitar conversas estranhas à missão, principalmente na frente dos que estão sendo visitados; Não abandonar a missão, a não ser por uma emergência, que deve ser comunicada aos demais; Exercitar a generosidade do servir, do esquecer-se de si mesmo, da humildade, da paciência.

17 O MANUAL DO MISSIONÁRIO PARTILHA APÓS A MISSÃO: Na reunião de partilha, deve-se eleger alguém para conduzi-la; Pode ser realizada em grupos menores, conforme o número de missionários; A partilha não deve nunca entrar em detalhes sobre a vida dos visitados;

18 O MANUAL DO MISSIONÁRIO QUAL DEVE SER A POSTURA DO MISSIONÁRIO? Cada dupla deve expor brevemente a missão realizada, as vivências espirituais e humanas que mais impressionaram e as dificuldades encontradas Partilha-se sobre as necessidades reveladas pelas pessoas alcançadas, e suas expectativas com a missão, como a receberam.


Carregar ppt "TEMA: O MANUAL DO MISSIONÁRIO Formadora: Helena Gaia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google