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A TIVIDADES E XPERIMENTAIS COM M ATERIAIS A LTERNATIVOS X M ATERIAL I NDUSTRIALIZADO P RÓS E C ONTRAS Carla Moraes Programa de Pós-Graduação em Educação.

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1 A TIVIDADES E XPERIMENTAIS COM M ATERIAIS A LTERNATIVOS X M ATERIAL I NDUSTRIALIZADO P RÓS E C ONTRAS Carla Moraes Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

2 N OMENCLATURA Materiais Alternativos Materiais de Baixo Custo Sucata

3 Segundo Freire (1997), para compreender a teoria é preciso experienciá-la. (Bevilacqua e Silva, 2007) P OR QUE REALIZAR AULAS EXPERIMETAIS ?

4 O QUE SE FALA SOBRE ISSO... Importância do laboratório para o ensino de química. Construção de alto custo. Forma intermediária. Benite e Benite (2009)

5 O QUE SE FALA SOBRE ISSO... Valadares (2001) Desafio do ensino de ciências. Metodologia de ensino de ciências simples e de baixo custo. Projetos tornam acessíveis a todas as escolas.

6 O QUE SE FALA SOBRE ISSO... Axt e Moreira (1991) Integrar experimentação ao conteúdo. Analogia entre a disciplina de artes e ciências. Livro Texto Ensino Experimental

7 Segundo os autores: constranger o professor a manufaturar um material que deveria ser colocado a sua disposição, para que pudesse realizar com plenitude sua tarefa de ensinar, é transferir-lhe uma responsabilidade que é das autoridades educacionais e da sociedade (AXT e MOREIRA, 1991, p. 99). O QUE SE FALA SOBRE ISSO...

8 Buscar alternativas. Aceitação de uma solução de emergência como definitiva. Não podemos ficar na posição de reinventar a roda. O QUE SE FALA SOBRE ISSO...

9 Diminui o custo operacional dos laboratórios. Gerar menor quantidade de lixo. P ONTOS P OSITIVOS

10 Os experimentos são quase sempre qualitativos. Difícil realizar um experimento que preconize variáveis controladas. P ONTOS N EGATIVOS

11 E XEMPLARES - B IOLOGIA Vieira et al (2007) Um experimento simples e de baixo custo para compreender a Osmose Da um exemplo de onde ocorre osmose no corpo humano. Da um exemplo de aplicação tecnológica que aplica a osmose reversa.

12 E XEMPLARES - B IOLOGIA Fonte: Revista Química Nova na Escola, 2007.

13 E XEMPLARES - B IOLOGIA Fonte: Revista Química Nova na Escola, 2007.

14 E XEMPLARES - F ÍSICA Valadares (2001) 1- Redemoinhos de Água Ocupação do espaço por gases

15 E XEMPLARES - F ÍSICA Fonte: Revista Química Nova na Escola, 2001.

16 2 - Átomos em Movimento Comportamento de um gás ideal E XEMPLARES - F ÍSICA

17 Fonte: Revista Química Nova na Escola, 2001.

18 E XEMPLARES - F ÍSICA 3 – Desviando filetes dágua Caráter polar das moléculas de água.

19 E XEMPLARES - F ÍSICA 4 – O princípio das Fibras Ópticas Fonte: Revista Química Nova na Escola, 2001.

20 E XEMPLARES - Q UÍMICA 1 – Propriedades da Matéria 2 – Fenômeno da Sublimação

21 AXT, R.; MOREIRA, M. A. O ensino experimental e a questão do equipamento de baixo custo. Revista de Ensino de Física. v. 13, BENITE, A. M. C.; BENITE, C. R. M. O laboratório didático no ensino de química: uma experiência no ensino público brasileiro. Revista Iberoamericana de Educación BEVILACQUA, G. D.; COUTINHO, R. S. O ensino de ciências na 5ª série através da experimentação. Ciência & Cognição. v. 10, R EFERÊNCIAS

22 VALADARES, E. C. Propostas de experimentos de baixo custo centradas no aluno e na aprendizagem. Revista Química Nova na Escola, n. 13, VIEIRA, J. H.; FIGUEIREDO-FILHO, L. C. S.; FATIBELLO-FILHO, O. Um experimento simples de baixo custo para compreender a Osmose. Revista Química Nova na Escola, n. 26, R EFERÊNCIAS


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