A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Catequese com Adultos 2012-2013 19-01-2013. Catequese com Adultos 2012-2013 19-01-2013.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Catequese com Adultos 2012-2013 19-01-2013. Catequese com Adultos 2012-2013 19-01-2013."— Transcrição da apresentação:

1 Catequese com Adultos

2 Catequese com Adultos

3 Catequese com Adultos O Caminho da Oração Na Igreja existem diferentes caminhos de oração? Na Igreja existem diferentes caminhos de oração, segundo os diferentes contextos históricos, sociais e culturais. Pertence ao Magistério discernir a sua fidelidade à tradição da fé apostólica e aos pastores e catequistas o explicar-lhe o sentido, que é sempre referido a Jesus Cristo.

4 Catequese com Adultos O Caminho da Oração Qual o caminho da nossa oração? O caminho da nossa oração é Cristo, porque ela se dirige a Deus nosso Pai, mas ela só chega até Ele, se, ao menos implicitamente, rezamos no Nome de Jesus. A sua humanidade é, pois, o único caminho pelo qual o Espírito Santo nos ensina a rezar a Deus nosso Pai. Por isso as orações litúrgicas concluem-se com a fórmula: «Por nosso Senhor Jesus Cristo.»

5 Catequese com Adultos O Caminho da Oração Qual o caminho da nossa oração? O caminho da nossa oração é Cristo, porque ela se dirige a Deus nosso Pai, mas ela só chega até Ele, se, ao menos implicitamente, rezamos no Nome de Jesus. A sua humanidade é, pois, o único caminho pelo qual o Espírito Santo nos ensina a rezar a Deus nosso Pai. Por isso as orações litúrgicas concluem-se com a fórmula: «Por nosso Senhor Jesus Cristo.»

6 Catequese com Adultos O Caminho da Oração Qual o papel do Espírito Santo na oração? Uma vez que o Espírito Santo é o Mestre interior da oração cristã e «nós não sabemos o que devemos pedir» (Rm 8,26), a Igreja exorta- nos a invocá-lo e a implorá-lo em todas as ocasiões: «Vinde, Espírito Santo!» Nós, cristãos, recebemos o Espírito de Jesus, que anseia totalmente ser um com o Pai: totalmente amor, totalmente escuta recíproca, total compreensão mútua, totalmente desejo do que o outro quer.

7 Catequese com Adultos O Caminho da Oração Qual o papel do Espírito Santo na oração? Quando oramos, este Espírito Santo de Jesus está em nós e fala a partir de nós. No fundo, orar significa que, do profundo do nosso coração, Deus fala com Deus. O Espírito Santo ajuda o nosso espírito a orar.

8 Catequese com Adultos O Caminho da Oração Em que é que a oração cristã é mariana? Em virtude da sua singular cooperação com a ação do Espírito Santo, a Igreja gosta de orar a Maria e de orar com Maria, a Orante perfeita, para com Ela engrandecer e invocar o Senhor. Maria mostra-nos o caminho que é o Seu Filho, o único Mediador.

9 Catequese com Adultos O Caminho da Oração Como é que a Igreja reza a Maria? Antes de mais com a Avé Maria, oração mediante a qual a Igreja pede a intercessão da Virgem. Outras orações são o Rosário, os hinos e os cânticos das diversas tradições cristãs.

10 Catequese com Adultos Guias para a oração Como é que os santos são guias de oração? Os santos são modelos de oração e a eles pedimos para, junto da Santíssima Trindade, intercederem por nós e pelo mundo inteiro. A sua intercessão é o mais alto serviço que prestam ao desígnio de Deus. Na comunhão dos santos, desenvolveram-se, ao longo da história da Igreja, diversos tipos de espiritualidade, que ensinam a viver e a pôr em prática a oração.

11 Catequese com Adultos Guias para a oração Quem pode educar na oração? A família cristã é o primeiro lugar da educação na oração. A oração familiar quotidiana é especialmente recomendada porque é o primeiro testemunho da vida de oração da Igreja. A catequese, os grupos de oração, a «direção espiritual» constituem uma ajuda e uma escola de oração.

12 Catequese com Adultos Guias para a oração Quais os lugares favoráveis à oração? Em toda a parte se pode rezar, mas a escolha de um lugar apropriado não é indiferente para a oração. A igreja é o lugar próprio da oração litúrgica e da oração eucarística. Também outros lugares ajudam a rezar, como um «recanto de oração» em casa; um mosteiro; um santuário.

13 Catequese com Adultos Oração Nós te louvamos, amado Deus, por nos terdes criado em toda a nossa diversidade. Pelo dom de nossas muitas culturas, línguas, diversas expressões de crença, costumes, tradições e etnias nós te agradecemos! Nós te agradecemos pelas muitas tradições eclesiais que tem conservado nossas comunidades fortes e ativas mesmo em lugares onde elas são minoria. Ensina-nos a celebrar nossas diferentes identidades e tradições, de modo a forjar laços de amizade e companheirismo que nos levem a uma maior unidade. Como é bom e agradável quando irmãs e irmãos vivem juntos em unidade!

14 Catequese com Adultos Oração Nós Te louvamos, Senhor, que pela Tua morte e ressurreição nos reconciliaste com Deus e com os irmãos. Do mesmo modo nos ensinastes a respeitar a dignidade e o valor de toda a pessoa humana. Agradecemos-Te a Tua presença na nossa vida quotidiana, e o convite que nos fazes a ser solidários com os que vêem a sua dignidade ferida pelas estruturas políticas, sociais e económicas. Ensina-nos a celebrar a esperança contigo de modo a eliminar todo o mal ainda presente no mundo. Como é bom e agradável quando irmãs e irmãos vivem juntos em unidade!

15 Catequese com Adultos Oração Nós te louvamos, Espírito Santo, pelo dom da mútua interdependência e solidariedade que tem sido nossa herança como povos e Igrejas. Ensina-nos a valorizar os laços de unidade que temos enquanto imploramos por tua contínua presença entre nós. Inspira-nos em nossa caminhada para a plena unidade visível entre nós e com todas as pessoas e movimentos que estão engajados em lutas pela vida. Como é bom e agradável quando irmãs e irmãos vivem juntos em unidade!

16 Catequese com Adultos Compromisso Rezar pela unidade dos cristãos domingosegundaterçaquartaquintasextasábado Reza sempre, mas procura respeitar alguns momentos especiais. O espírito, como o corpo, precisa de exercício, com regularidade.

17 Catequese com Adultos


Carregar ppt "Catequese com Adultos 2012-2013 19-01-2013. Catequese com Adultos 2012-2013 19-01-2013."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google