A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Cérebro..* É É menor que uma alface

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Cérebro..* É É menor que uma alface"— Transcrição da apresentação:

1 O Cérebro..* É É menor que uma alface
Poderias colocá-lo na palma da mão O Cérebro..* É O território menos explorado do mundo é o espaço entre nossos ouvidos É pouco menor que um repolho E é milhares de vêzes mais potente que o melhor computador do mundo

2 Um chimpanzé tem 10 bilhões
Uma mosca de frutas tem 100 mil células cerebrais ativas. Um rato tem 5 bilhões Um chimpanzé tem 10 bilhões E você tem 100 bilhões de células cerebrais desde que nasceu.

3 Destes bilhões de células cerebrais , aproximadamente um décimo se constitui de neurônios ativos ou células nervosas. Cada uma é capaz de fazer até conexões diferentes com outras células. É como se fosse uma árvore, na qual se armazena a informação. Cada neurônio é como um computador potente, e cada um se conecta a outras células ao enviar mensagens químicas e elétricas pelos axônios.

4 Você sabia que tem quatro cérebros em um ?
Isto mesmo. São 4 cérebros en um distribuidos en 3 níveis diferentes iniciando-se no tronco cerebral. A parte mais avançada do seu cérebro tem 6 capacidades diferentes. Também tem um cérebro consciente consciente e um cerebro subconsciente Seu cérebro tem dois hemisferios que controlan diferentes funções, e êles estão unidos por um sistema de comunicação composto por 300 milhões de células nervosas. Seu cérebro inferior controla muitas das suas atividades instintivas, tais como a respiração e a freqüência cardíaca. Seu cérebro também trabalha com pelo menos quatro tipos de onda elétricas diferentes. A parte central do seu cérebro controla as emoções. Seu cérebro superior permite pensar, falar. Raciocinar e criar. E a parte superior do cerebelo, desempenha un papel vital na memória muscular.

5 Os níveis do cérebro..* Parte central: seu cérebro mamífero antigo- que é similar ao cérebro de outros mamíferos de sangue quente. Controla as emoções e a sexualidade. Parte baixa: é o tronco cerebral que fica perto da parte superior do pescoço. Também denominado cérebro reptiliano porque é similar ao dos repteis. Parte alta: é o córtex (superfície). Utilizado para pensar, falar, ver, escutar y criar.

6 Howard Gardner da Universidade de Harvard considera que existam pelo menos 8 diferentes tipos de inteligências. Gardner afirma todos temos diferentes tipos de inteligências. Inteligência lingüística: nossa habilidade de ler, escrever e comunicar-se. Inteligência intrapessoal: habilidade de ver-se a si mesmo, conhecer-se, classe de habilidade que dá a algumas pessoas uma grande intuição. Inteligência lógico- matemática : habilidad para raciocinar e calcular Inteligência interpessoal: habilidade de relacionar-se com los outros. Habilidade característica dos vendedores, motivadores ou comerciantes. Inteligência musical: Muito desenvolvida em compositores, músicos, cantores etc. Inteligência naturalista: a habilidade de trabalhar e harmonizar-se com a natureza. Inteligência espacial-visual: classe de habilidade utilizada pelos arquitetos, escultores, pintores entre outros. Inteligência corpóreo-cinestésica: altamente desenvolvida nos atletas, bailarinos, ginastas e talvez nos cirurgiões.

7 Partes do cérebro que se relacionam com diferentes funções.
Cortex frontal anterior: Pensamento. Córtex motor: Actividade motora. Lóbulo temporal: Centro da linguagem Lóbulo parietal: Habilidade espacial Lóbulo occipital: Centro visual. Filtros e conectores: São 3 os mais importantes a amígdala, o hipocampo e o núcleo caudado; todos eles filtram, modulam e fazem importantes conexões entre diferentes partes do cérebro. Cerebelo: Papel chave no controle da postura e equilíbrio.

8 Os lados do seu cérebro O lado direito do cérebro se encarrega do ritmo, da música, dos desenhos e do sonhar acordado: as chamadas atividades criativas. O lado esquerdo do seu cérebro tem uma grande participação no processamento da lógica, das palabras, das matemáticas, e das seqüências: as chamadas partes acadêmicas

9 Mirian Diamond Seu lema:
O cérebro é muito mais complexo que qualquer explicação que mencione apenas o lado esquerdo e direito. Seu lema: Seu cérebro pode aprender do nascimento até o fim da vida. Separar o cérebro em várias partes permite identificar as muitas e pequenas partes que controlam os movimentos dos braços, pernas e dedos, assim como as que controlam os sentimentos os sentimentos, a dor, temperatura, tato, pressão e audição. Se exposto a ambientes estimulantes pode modificar-se de maneira positiva. Da mesma forma, regride ou modifica-se de forma negativa, na ausência de estimulação.

10 Seis são portas de entrada principais por meio das quais aprendemos:
O que tocamos O que vemos O que ouvimos O que cheiramos O que provamos O que fazemos

11 Há pelo menos três estilos de aprendizagem:
Estudantes hápticos: Palavra grega que significa mover-se com. São pessoas que aprenden melhor quando se envolvem com o conteúdo, quando se movem e experimentam. Estudantes visuais, que aprendem melhor quando vêem imagens do que estão estudando. Três aspectos que são muito importantes para a aprendizagem: Estudantes auditivos, que aprendem melhor por meio do som, da música e da fala. A forma que você arlmazena e recupera a informação, rápida e eficientemente. Como a utiliza para resolver problemas. Como a utiliza para criar novas ideas. Quanto mais você integra estas formas mais você aprende.

12 Como se armazena a informação no seu cérebro..*
Com um sistema de padrões qu é capaz de armazenar prácticamente qualquer quantidade de informação que receba. Seu cérebro classifica la informação en muitos arquivos diferentes. Armazena a informaçõa com uma grande quantidade de associaçõess. Esta forma de armazenagem pode relacionar coisas que se parecem entre si.

13 Seus quatro tipos de onda
O segundo passo para aprender a utilizar el subconsciente . É aquí onde nos encontramos com as ondas do cérebro. Muitos pesquisadores agora estão convencidos de que podemos absorver información muito mais rápida e efetivamente quando nosso cérebro está em um estado especial de consciência

14 Seu cérebro trabalha com oxigênio e nutrientes..*
Como qualquer outra maquina complexa, seu cérebro necessita energia. Energia obtida dos nutrientes que consome. Se você é adulto seu cérebro utiliza 20% da energía que produz. Alimente-o com uma dieta pobre em energía e êle não funcionará bem.

15 Para obter energia, o cérebro precisa muito de glicose
Para obter energia, o cérebro precisa muito de glicose. Esta é a razão pela qual frutas e verduras são tão essenciais: porque são ricas em glicose. Cada mensagem flui pelo seu corpo elétrica e químicamente, e todo o tempo muda de um modo a outro. Mas de onde vem a eletricidade cerebral ? Vem de uma boa alimentação combinada con oxigênio.

16 Brian y Roberta Morgan dizem:
Qualquer deficiência nutricional pode reduzir os níveis de certos neurotransmissores e afetar de maneira adversa o tipo de comportamento pelo qual são responsáveis. E vice-versa, um problema físico ou mental pode ser corrigido aumentando-se o nível do transmissor principal. SOMOS O QUE COMEMOS..*

17 RICHARD M. RESTAK O funcionamento do cérebro depende muito do que se come no café da manhã

18 Na melhor das hipóteses, o quociente de inteligência contribui em aproximadamente em 20% para o sucesso na vida, o que deixa os 80% restantes a outras forças que se agrupan como inteligência emocional. Daniel Goleman

19 Alguns conselhos simples sobre alimentos para o seu cérebro:
Tome um bom café da manhã, que contenha de preferência grandes quantidades de fruta fresca. Almoce bem, de preferência incluindo uma salada de verduras frescas. Faça com que peixes, nozes e gorduras vegetais sejam uma parcela importante de sua dieta. Exercite-se de maneira regular, para oxigenar o sangue. Evite tudo o que possa intoxicá-lo.

20 Corpo e mente unidos..* As moléculas das emoções fazem funcionar todos os sistemas do corpo. Candace. B. Pert. O corpo é a mente inconsciente. E a mente e o corpo trabalham como um só para filtrar, armazenar, aprender e recordar: elementos chaves da aprendizaje.

21 Os primeiros 20 passos fáceis para melhorar a aprendizagem:
*Comece com esporte. *Atreva-se a sonhar. *Estabeleça una meta específica- e ponha datas limite. *Consiga un mentor entusiasta-rápidamente * Comece con el panorama global. *Pergunte ! *Descubra o principio mais importante. *Encontre los três melhores livros escritos por vencedores práticos. *Volte a aprender como leer de maneira inteligente. *Refuércelo con imágenes y sonidos. *Aprenda fazendo. *Haga mapas mentales en vez de mapas lineales. *Aprenda novas formas de recordar o que aprendeu. *Aprenda a arte de la consciência relaxada. *Pratique, pratique, pratique. *Revise y reflexione. *Utilize ferramentas de relacionamento tais como ganchos de memoria. *Divirta-se, Brinque. *Ensine os outros. *Faça um curso de aprendizagem acelerada.

22 UNIVERSIDAD MÉXICO INTERNACIONAL
MATERIA: Desarrollo de habilidades del pensamiento. MAESTRO: Sergio Moreno. LICENCIATURA EN DIRECCIÓN DE NEGOCIOS ALUMNA: Chávez Urías Cinthia Maricruz. TEMA: Diapositivas del cerebro. Septiembre de 2007 Culiacán Sinaloa México

23 Leia o blog da Officina da Mente.
Traduzido do espanhol por: Mauricio A. P. Peixoto Diagramação, texto, imagens e efeitos mantidos da apresentação original: diapositivas-cerebr-oo4412.ppt Leia o blog da Officina da Mente. Acesse:


Carregar ppt "O Cérebro..* É É menor que uma alface"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google