A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ângelo Gabriel Viana - Stefano Serino

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ângelo Gabriel Viana - Stefano Serino"— Transcrição da apresentação:

1 Ângelo Gabriel Viana - Stefano Serino
A construção da paisagem Ângelo Gabriel Viana Stefano Serino

2 O PAISAGISMO NA ANTIGUIDADE
A intervenção do homem na paisagem natural teve inicio na Mesopotâmia, quando as primeiras tribos nômades se tornaram estanciais, deixando de viver da colheita e trazendo as espécies vegetais pra perto de suas moradas, os Egípcios e os Romanos deram um passo a frente, organizando-as no quintal das próprias casas, de forma harmônica, e em seguida introduzindo espécies ornamentais. Entre os jardins mais famosos da historia temos: Jardins suspensos da Babilônia – Século VI A.C. ( A.C.) – Iraque; Atribuído a Nabucodonosor II – Mas construído por Semíramis para o agrado da esposa persa. Jardins da Academia de Atenas de Aristóteles (350 A.C.), Jardins da casa dos Vettii em Pompeia, aonde podemos notar a introdução de elementos arquitetônicos. A mais antiga evidência de como era um verdadeiro jardim, vem de pinturas de tumbas egípcias, cenas de jardim, figueiras, tamareiras e videiras – destinadas claramente ao prazer - espaço cercado, adjacente a moradia criado um ambiente agradável.

3 O PAISAGISMO NA ANTIGUIDADE

4 O PAISAGISMO NA ANTIGUIDADE

5 A PAISAGEM A paisagem é uma construção mental humana e é variável à nossa percepção – resultado das nossas experiências, percepções e sentidos. É através das paisagens que identificamos e reconhecemos os lugares, onde vivemos e transitamos. A paisagem é tudo aquilo que o homem enxerga ao seu redor, seja uma floresta virgem, uma vista urbana, ou o paisagismo de uma praça. O significado de paisagem está estritamente ligado ao um elemento chave: o observador. É a partir da observação, que o espaço se torna paisagem. A partir desta interação entre espaço e observador que a ideia de paisagem é criada. Existem diferentes tipos de paisagem GEOGRÁFICA - CULTURAL - PSICOLÓGICA - ECOLÓGICA .

6 Existem vários tipos de espaços:
O ESPAÇO Existem vários tipos de espaços: Espaço urbano, rural, interior particular, interior público etc. A paisagem é a parte do espaço, ao alcance do olhar humano, e sofre transformações ao longo do tempo, seja pela intervenção humana ou através da natureza, a exemplo das estações do ano. Dentro dessa lógica a paisagem é composta de fatores emotivo-sensoriais, culturais, naturais e socioeconômicos, que compreendem: cores, cheiros, sons, texturas. Os seres humanos modificam a paisagem continuamente. Derrubam árvores, constroem novas residências, viadutos, pontes, as paisagens se modificam com a interferência de muitos fatores.

7 TIPOS DE PAISAGENS

8 TIPOS DE PAISAGENS Natural: Os elementos naturais correspondem a tudo que vem da natureza e que não foram feitos pelo homem. Como o céu, os lagos, os rios, o clima, o sol, as nuvens, as montanhas, o solo, o mar, a vegetação etc.

9 TIPOS DE PAISAGENS Artificial: Os elementos humanizados são transformações ou criações realizadas pelo ser humano como as construções (os prédios, as praças, as ruas, as pontes), os carros, os objetos e muitos outros elementos. Também podemos chamar de paisagem humanizada.

10 PLANEJAMENTO DA PAISAGEM
É uma atividade multidisciplinar, voltada ao planejamento do espaço em diferentes escalas, com finalidade de proteger a diversidade vegetal e animal, o solo, a agua e o clima, com forte orientação ecológica, procura regenerar áreas naturais degradadas, organizar seus elementos, como também os espaços livres em áreas urbanas. Definir recomendações sobre a qualidade da Natureza e das paisagens e metas de qualidade ambiental como subsídio à avaliação de impactos ambientais.

11 PLANEJAMENTO DA PAISAGEM
Projetos paisagísticos como objetos arquitetônicos e artísticos tendem a valorizar a construção da paisagem a partir da compreensão e concepção integradas entre espaços livres e edificados; É preciso compreender a paisagem na sua totalidade para a construção da cidade; Propõe ações alternativas para a ordenação urbana, criação e requalificação dos espaços.

12 PAISAGISMO Paisagismo é uma atividade multidisciplinar que envolve técnica, arte, bom gosto, criatividade, conhecimentos nas áreas de geografia, topografia e sociologia etc. Serve à criação de espaços funcionais, agradáveis e bonitos, fazendo uso de plantas, elementos decorativos e mobiliário propõe a integração do homem com a natureza, trazendo melhores condições de vida. Organiza o espaço exterior e interior de acordo com as necessidades atuais e futuras e os gostos do homem, recria a própria natureza.

13 PAISAGISMO Paisagismo é toda a intervenção planejada na paisagem.
Macro paisagismo: Se ocupa de áreas grandes, naturais e não.

14 PAISAGISMO Micro paisagismo : Se ocupa de áreas pequenas, interiores e exteriores.

15 PAISAGISMO O paisagismo trabalha o espaço livre. Ou seja todos aqueles não ocupados por construção ou edificação. Além dos jardins, parques e praças, são espaços livres todos os caminhos, acessos, ruas, avenidas, orlas, pátios descobertos, etc.

16 PAISAGISMO O paisagismo consiste em três etapas: Projeto, Implantação e Manutenção.

17 PLANEJAMENTO DO ESPAÇO URBANO
Na escala macro, ruas, bairros, parques urbanos, cidades ou regiões, também são sujeitas a intervenções, apresentando uma importância que vai além de evidenciar usos, e proporcionar o conforto e o lazer das pessoas que utilizam esses espaços, o paisagista tem a dever de resguardar as características socioculturais e ambientais da região.

18 AS CIDADES JARDIM Le Corbusier foi um dos primeiros arquitetos da modernidade que entendeu a importância do planejamento da cidade integrada com o ambiente, e os efeitos positivos a nível: Ecológico; Social; Psicológico; Estético e Educativo As áreas verdes urbanas proporcionam melhorias no ambiente poluído e super lotado das cidades e benefícios para os habitantes A função ecológica - a presença da vegetação, do solo não impermeabilizado e da fauna, com melhorias no clima da cidade e na qualidade do ar, água e solo. A função social- relacionada com a possibilidade de lazer que essas áreas oferecem à população.

19 AS CIDADES JARDIM A função estética- diversificação da paisagem construída e o embelezamento da cidade. Importância da vegetação. A função educativa - a possibilidade de oferecer ambiente para desenvolver atividades extraclasse e programas de educação ambiental. A função psicológica- as pessoas em contato com os elementos naturais dessas áreas, relaxam, funcionando como ante estresse. Este aspecto está relacionado com o exercício do lazer e da recreação nas áreas verdes.

20 PLANEJAMENTO DO ESPAÇO URBANO BRASILIA
No Brasil o maior exemplo de planejamento urbano que compreende a construção da paisagem, é a cidade de Brasília: pensada pelo urbanista Lúcio Costa ; o arquiteto Oscar Niemeyer e o paisagista Roberto Burle Marx.

21 REVISTA NATURE Um estudo publicado pela revista Nature mostra uma forte relação entre A quantidade de arvores nas ruas e a melhora na sensação de bem estar da pessoas que moram no local, foi descoberto que ao plantar em media 10 arvores em um quarteirão, a percepção de melhora na saúde equivale a um aumento de renda de $ ao ano e também uma percepção de 1.4 anos a menos, portanto a paisagem não é somente uma questão ecológica e socioeconômica mas também de saúde.

22 Bibliografia Conhecimentos adquiridos em sala de aula nas disciplinas de: Ateliê de paisagismo, Ateliê de Urbanismo, Planejamento Regional e Urbano, Historia da Arquitetura.


Carregar ppt "Ângelo Gabriel Viana - Stefano Serino"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google