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Profa. Dra. Lurdes Caron UNIPLAC – Lages – SC Agosto de 2013 CURRÍCULO EM CONSTRUÇÃO: ENSINO RELIGIOSO ENTRE.

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1 Profa. Dra. Lurdes Caron UNIPLAC – Lages – SC Agosto de 2013 CURRÍCULO EM CONSTRUÇÃO: ENSINO RELIGIOSO ENTRE CERTEZAS E INCERTEZAS

2 Qual o currículo para o Ensino Religioso, na contemporaneidade? A partir de que saberes curriculares é elaborado o currículo para o Ensino Religioso? Qual currículo para o ER é adotado pelos professores no cotidiano da sala de aula? CURRÍCULO ??? ENSINO RELIGIOSO ???

3 ENSINO RELIGIOSO: ENTRE SABERES O Ensino Religioso está garantido em legislação. Um componente curricular de tratamento pedagógico. Disciplina da área do conhecimento. Parte integrante da formação básica do cidadão. Disciplina curricular dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental. Assegura o respeito à diversidade cultural religiosa do povo brasileiro. Veda qualquer forma de proselitismo

4 A sociedade está enfrentando um contexto sócio-político e econômico com as novas tecnologias rapidamente substituídas por outras. O sistema produtivo econômico atraindo os consumidores instantâneos A educação entre desafios contínuos para acompanhar os rápidos avanços que se processam no mundo em que vivemos. E o Ensino Religioso com quem Está articulado? O que ensina? Para quem? Qual seu currículo? Política neoliberal? Ensino globalizado? CURRÍCULO ??? ENSINO RELIGIOSO ???

5 Para Apple (2001, p. 53), O currículo nunca é simplesmente uma montagem neutra de conhecimentos, que de alguma forma aparece nos livros e nas salas de aula do país. Sempre parte de uma tradição seletiva, da seleção feita por alguém, da visão que algum grupo tem do que seja o conhecimento legítimo. Ele é produzido pelos conflitos, tensões e compromissos culturais, políticos e econômicos que organizam e desorganizam um povo. Segundo Veiga (2002, p. 7), O currículo é uma construção cultural. Sendo assim, Que saberes são passados aos educandos? CURRÍCULO PARA QUE E PARA QUEM?

6 O currículo é a vida da escola. O currículo é a vida da escola. Ele é dinâmico Ele é dinâmico Responsável pela construção social - em relação (QUAL?) Responsável pela construção social - em relação (QUAL?) Revelar o conhecimento historicamente produzido Revelar o conhecimento historicamente produzido É abrangente, amplo É abrangente, amplo Nele cabem múltiplas experiências Nele cabem múltiplas experiências Um tema do currículo exige diálogo e visão múltipla com Um tema do currículo exige diálogo e visão múltipla com diferentes olhares. diferentes olhares. ENSINO RELIGIOSO TEM PCNER ENSINO RELIGIOSO TEM PCNER Qual sua relação curricular com os Qual sua relação curricular com os diferentes saberes? diferentes saberes? CURRÍCULO ESCOLAR

7 Um currículo escolar é organizado e desenvolvido em relação com a vida da escola, com o projeto político- pedagógico, inter-relacionados com as demais disciplinas da escola. Como o Ensino Religioso está relacionado com o currículo escolar? Nos PCN do MEC, o ER fica excluído. Os PCNER elaborados por um grupo de pessoas envolvidas com o ER no Brasil – metodologia participativa. ENSINO RELIGIOSO: CURRÍCULO OU PROGRAMAS

8 PARÂMETROS CURRÍCULARES NACIONAIS Organização da escolaridade em ciclos. A organização do conhecimento escolar: Áreas e Temas transversais Objetivos Conteúdos Avaliação Orientações Didáticas Ensino religioso - ausente

9 Consta de cinco eixos Culturas e Tradições Religiosas, Culturas e Tradições Religiosas, Escrituras Sagradas Escrituras Sagradas e/ou Tradições e/ou Tradições Orais, Orais, Teologias, Teologias, Ritos, Ritos, Ethos. Ethos. PARÂMETROS CURRICULARES DO ENSSINO RELIGIOSO

10 Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso constituem-se em um marco histórico na educação brasileira. Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso constituem-se em um marco histórico na educação brasileira. Pela primeira vez, pessoas de várias tradições religiosas, enquanto educadores, conseguiram juntas definir os elementos constitutivos do Ensino Religioso como disciplina escolar, cujo objeto é o Fenômeno Religiso. Pela primeira vez, pessoas de várias tradições religiosas, enquanto educadores, conseguiram juntas definir os elementos constitutivos do Ensino Religioso como disciplina escolar, cujo objeto é o Fenômeno Religiso. O Ensino Religioso no Brasil, ao longo da nossa história tem sido caracterizado belo binômio: Ensino da Religião e concessão do Estado. O Ensino Religioso no Brasil, ao longo da nossa história tem sido caracterizado belo binômio: Ensino da Religião e concessão do Estado. MARCO HISTÓRIOCO PARA O ENSINO RELIGIOSO

11 Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Religioso desempenham relevante função política na história do Ensino Religioso no Brasil. São parâmetros.... Tivemos na história do ER – Tivemos na história do ER – Programas ou currículos? Programas ou currículos? E hoje o que temos? E hoje o que temos? Em vários Estados e diferentes Editoras criam, adaptam, elaboram propostas curriculares para o Ensino Religioso. CURRÍCULO DE ENSINO RELIGIOSO

12 O que seu Estado, Município, sua Escola, você está fazendo para o currículo de Ensino Religioso fazer parte da vida da escola? O que seu Estado, Município, sua Escola, você está fazendo para o currículo de Ensino Religioso fazer parte da vida da escola? Como decodificar os PCNER para uma linguagem acessível a todo o educador e ao mesmo tempo a escola e professor contar com um currículo de ER Como decodificar os PCNER para uma linguagem acessível a todo o educador e ao mesmo tempo a escola e professor contar com um currículo de ER inclusivo todos os educandos, independente de idade, cor, raça cultura e/ou educandos com múltiplas deficiências? inclusivo todos os educandos, independente de idade, cor, raça cultura e/ou educandos com múltiplas deficiências? Qual proposta curricular para o Ensino Religioso? Qual proposta curricular para o Ensino Religioso? CURRÍCULO DE ENSINO RELIGIOSO

13 Nas escolas brasileiras que trabalham com ER, já é possível perceber o crescimento de uma nova consciência, de novos paradigmas, entre educadores, professores, alunos pais e a sociedade, sobre questões que envolvem o Ensino Religioso. Constatam-se avanços na formação de professores, que é uma prioridade, pois sem ela, nenhuma proposta curricular, justa e ética, que promova a formação global do ser humano, alcançará seus objetivos. ENSINO RELIGIOSO

14 Uma proposta de currículo que envolva o ser humano necessita ser aberta, dinâmica, consistente, susceptível para aceitar mudanças que favoreça o desenvolvimento, a humanização e a capacitação para o pleno exercício da cidadania. Uma carência urgente são estudos acadêmicos sobre currículo e de fato, que o ER faça parte do projeto pedagógico da escola e, por conseguinte, do Currículo escolar. Como vamos fazer? Quem assume? ENSINO RELIGIOSO – O QUE ENSINAR

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