A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Criação da Equipe Vocacional Paroquial, mais que um meio para a Pastoral Vocacional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Criação da Equipe Vocacional Paroquial, mais que um meio para a Pastoral Vocacional"— Transcrição da apresentação:

1

2 Criação da Equipe Vocacional Paroquial, mais que um meio para a Pastoral Vocacional

3 EVP < PV EVP = ½ > PV PV = EVP X

4 EVP Equipe Vocacional Paroquial
Criar: Para quê? Há necessidade? Comunidade deseja ou alguns membros? Como despertar a todos (todos) para esta necessidade?

5 PV Pastoral Vocacional
Como despertar a todos (todos) para esta necessidade?

6 O futuro da comunidade está na escolha de pessoas que assumam os seus ministérios/serviços Quem escolhe? A quem escolher? Método ou critérios? E depois da escolha?

7 PASTORAL COMO PROCESSO
1ª recomendação: “O discípulo não é maior que o mestre” (cf. Jo 13,16) Tentação de fazer da pertença à Igreja uma carreira. Somente na gratuidade se consegue agradar a Deus!

8 PASTORAL COMO PROCESSO
2ª recomendação: “Quem vos recebe, a mim recebe” (Jo 13,20) O discípulo que se constitui no centro da missão é discípulo-messiânico. O mestre torna-se “co-piloto”!

9 PASTORAL COMO PROCESSO
3ª recomendação: “Eu vos envio dois a dois” (Lc 10,1) Dois a dois porque o discípulo não é a ele mesmo que anuncia; deve começar por testemunhar a vida em comunidade!

10 PASTORAL COMO PROCESSO
4ª recomendação: “Quem se humilha será exaltado” (Lc 14,11) A humildade engendra o espírito de serviço em todos os níveis, incluindo o da autoridade!

11 PASTORAL COMO PROCESSO
Uma ação pastoral pensada deve superar amadorismos, planejar com mística, privilegiar o processo e não os resultados, incluir todos os interessados nas decisões, na execução e nos resultados. Comunidade-Ministérios (e não Clero-Leigos)

12 PASTORAL COMO PROCESSO
Requer um planejamento participativo com seus três momentos básicos: Ver-Julgar-Agir Ter os pés no chão, manter os olhos no horizonte e colocar as mãos na massa (ou na messe)

13 PASTORAL COMO PROCESSO
Condições prévias de um planejamento participativo Aderir a uma eclesiologia de comunhão e participação; Estar disposto a conviver com o conflito; Compromisso pessoal com as consequências do processo; Conhecer a metodologia do processo; Paciência, coordenação, colaboração com outras instituições.

14 PASTORAL COMO PROCESSO
Muito mais que técnica, tem alma!

15 PARÓQUIA Principal ocupação não tem sido:
A vida comunitária (Koinonia) A pregação (didaskalia) O testemunho (martyria) O serviço (diakonia) Mas sim... O culto (leitourgia)

16 PARÓQUIA Necessidade de renovação, para voltar a se preocupar com:
A vida comunitária (Koinonia) A pregação (didaskalia) O testemunho (martyria) O serviço (diakonia) E também... O culto (leitourgia)

17 Mais que um meio... De fato, a EVP tem uma missão muito importante na comunidade: Ajudar a resgatar a Alegria do Evangelho, com o testemunho da comunhão, do serviço, da fé ardente e generosa, da justiça e do amor aos pobres, para que esta alegria chegue até aos confins da terra e nenhuma periferia fique privada da sua luz. Despertar outros a dizer «sim» perante a urgência, mais imperiosa do que nunca, de fazer ressoar a Boa Nova de Jesus. Auxiliar a comunidade a buscar novos caminhos para que chegue a todos o dom da beleza que não se apaga. Rezar sempre pelas vocações, especialmente com Nossa Senhora.

18 EVP e PV ou SAV Como despertar a todos (todos) para esta necessidade?

19

20 Irradiando a alegria do Evangelho
A misericórdia Os pobres A atração O anúncio A inculturação As estruturas O diálogo

21 Todos somos chamados a dar aos outros o testemunho explícito do amor salvífico do Senhor, que, sem olhar as nossas imperfeições, nos oferece a sua proximidade, a sua Palavra, a sua força, e dá sentido à nossa vida (EG 121).


Carregar ppt "Criação da Equipe Vocacional Paroquial, mais que um meio para a Pastoral Vocacional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google