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LEGADO SÓCIO-ECONÔMICO DOS MEGAEVENTOS ESPORTIVOS Nilo Sergio Felix Subsecretário de Eventos e Esportes da Secretaria de Esporte e Lazer do Estado do Rio.

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1 LEGADO SÓCIO-ECONÔMICO DOS MEGAEVENTOS ESPORTIVOS Nilo Sergio Felix Subsecretário de Eventos e Esportes da Secretaria de Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro

2 Rio – Destino Mundial do Esporte O Rio no mapa do esporte mundial: Jogos Pan-Americanos; Jogos Mundiais Militares; Mundial de Judô; Copa das Confederações; Copa do Mundo Fifa; Copa América; Jogos Olímpicos e Jogos Para-Olímpicos

3 EventoImpactos Diretos*Impactos IndiretosTotal 1º Olimpíadas31013 2º Copa do Mundo3,5710,5 3º Americas Cup1,56,58 4º Fórmula 1 (anual)21,53,5 5º UEFA1,51,02,5 Impactos Econômicos em US$ bilhões Fonte: Allianz Economic Impact report into the Americas Cup *Impactos Diretos: eventos, espectadores e patrocinadores *Impactos Indiretos: construção civil, turismo, hospitalidade e transporte Maiores Eventos Esportivos do Planeta

4 3 milhões de espectadores em 12 estádios 18 milhões de espectadores nas festas dos torcedores nas 12 cidades anfitriãs 500 Estações de TV 71.000 horas transmitidas 4.250 jornalistas 1.200 fotógrafos 13.400 profissionais de TV e Rádio 18.850 profissionais de mídia 25 a 30 bilhões de espectadores ( as pessoas assistem em média 13 jogos) 240 países 4,2 bilhões de acessos no site oficial do evento Copa do Mundo FIFA – Histórico Alemanha 2006

5 Crescimento dos setores durante o evento Fonte: DIHK (Der Deutsche Industrie- und Handelskammertag – Confederação Alemã das Câmaras de Indústria e Comércio) Copa do Mundo FIFA – Histórico Alemanha 2006

6 Investimentos: 3,1 bilhões de dólares em patrocínio e direitos de transmissão 2 bilhões de dólares foram reservados pelo governo para sediar a Copa (1,4 bilhão de dólares para estádios e 1,1 bilhão para transporte público e infraestrutura) Retorno: 1,2 bilhão de dólares arrecadados em taxas governamentais 350 mil visitantes gastando U$ 1,6 bilhão 3 milhões de ingressos disponíveis para as partidas (1/3 sul africanos, 1/3 para visitantes e 1/3 para patrocinadores) Estimativa de 130 mil empregos criados até 2010 Copa do Mundo FIFA – Histórico África do Sul 2010

7 Oportunidades Promoção do Brasil no mundo Modernizar a infraestrutura Qualificar serviços Constituir rede de Arenas Captar novos eventos Geração de empregos Autoestima do brasileiro Copa do Mundo FIFA Brasil 2014

8 - Além dos cerca de 12 milhões de empregos diretos e indiretos (2010-2014), haverá um impacto na economia brasileira de R$ 57,2 bi em razão da Copa do Mundo. - Setores da economia mais beneficiados: Setor EconômicoImpacto Total ConstruçãoR$ 8,14 bi Serviços prestados às empresasR$ 6,5 bi Serviços imobiliários e aluguelR$ 4,4 bi ComércioR$ 3,7 bi Legado Econômico: Copa do Mundo de 2014 Fonte: Impactos Sócio-econômicos da Copa do Mundo 2014 – Ernst & Young e FGV

9 Cidades candidatas a Centros de Treinamentos e de Aclimatação no Rio de Janeiro: - Armação de Búzios – Búzios Esporte Clube - Macaé – Estádio Municipal Cláudio Moacir - Petrópolis – Estádio Atílio Marott e Centro de Treinamento Vale Carangola -Teresópolis – Teresópolis Futebol Clube - Saquarema – Centro de desenvolvimento de vôlei - Angra dos Reis – Estádio Municipal + Hotel do Frade - Arraial do Cabo – Estádio Municipal - Cabo Frio – Estádio Municipal - Mangaratiba – Club Med e Hotel do Frade - Nova Friburgo – Estádio Eduardo Guinle - Volta Redonda – Estádio Raolino de Oliveira - Niterói – Estádio Caio Martins - Pinheiral – Centro Olímpico de Pinheiral - Três Rios – Clube América e Clube Entrerriense O Comitê Organizador Local anunciará o resultado das vistorias na primeira quinzena de dezembro de 2011! Interiorização da Copa do Mundo

10 Recuperação dos principais equipamentos esportivos do Rio: Maracanã Estádio de RemoCaio Martins Célio de BarrosJulio de Lamare Maracanãzinho Sampaio Rocinha Piscinão de São Gonçalo Legado em infraestrutura esportiva

11 Legado social – Esporte como catalisador de desenvolvimento social Esporte SaúdeEducaçãoCulturaCapacitaçãoTransporteSegurança Meio Ambiente Turismo

12 Aproveitar megaeventos esportivos para fortalecer o esporte como temática transversal do governo, integrando políticas públicas de saúde, educação, segurança pública, turismo, meio ambiente, trabalho e renda, cultura etc. Ampliação do número de pessoas atendidas pelos programas da Secretaria. Implementação de programas priorizando o atendimento no Estado inteiro: Rio 2016; Bolsa Atleta; Segundo Tempo; Olimpíadas Escolares; Lei de Incentivo ao Esporte. Esporte e Inclusão Social: o caso do Rio de Janeiro

13 RIO 2016 Programa Rio 2016 Cerca de 700 núcleos implementados pelo Estado; previsão de 800 núcleos em 2012 Aproximadamente 200 mil pessoas atendidas; 44 modalidades esportivas oferecidas;

14 Rio 2016 em números Distribuição de atendidos por gênero e por idade Número Absoluto de Núcleos

15 Programa Rio 2016 nas Unidades de Polícia Pacificadora - UPPs - Conceito: a polícia da paz - aproximação entre a população e a polícia, aliada ao fortalecimento de políticas sociais nas comunidades. -Esporte e Segurança Pública - 58 núcleos implementados nas UPPs; - Cerca de 10.500 pessoas atendidas; - 18 modalidades esportivas oferecidas ;

16 -Inclusão Social com Alto Rendimento: apoio e incentivo a atletas; – 159 atletas de 31 modalidades esportivas (olímpicas e paraolímpicas) em quatro categorias: descoberto (R$250,00); futuro (R$540,00); estadual (R$790,00); nacional (R$1.000,00) e; internacional (R$1.250,00). Bolsa Atleta 2011:

17 Muito Obrigado! Nilo Sergio Felix Subsecretário de Eventos e Esportes da Secretaria de Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro contato: nilofelix@esportelazer.rj.gov.br


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