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Sistemas de Informação

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Apresentação em tema: "Sistemas de Informação"— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas de Informação
Introdução Geral

2 Conteúdo Dados, informação e conhecimento. Gerenciamento da informação. Sistemas de informação.

3 Definição do problema Dá se grande ênfase ao domínio das tecnologias e pouco aprofunda-se o estudo no entendimento das reais necessidades. Assim, quando desenvolvemos um sistema de informação, não devemos nos concentrar apenas nas tecnologias, mas procurar aprofundar-se no “negócio”.

4 Dados Dado é uma representação, por meio de símbolos, de algo real, que pode ser quantificável e qualificável. São representações de algo real em imagens, sons, letras, números etc. Exemplo: quando agrupamos letras e formamos palavras que representam um conceito sobre algo do mundo real, temos um dado. quando agrupamos algarismos de maneira a representar uma quantidade no mundo real, também temos um dado. Utilizando as tabelas de codificação, podemos relacionar a representação (os números binários) com dados (por exemplo as cores). Você tem símbolos que representam um dado (as letras F A C A). Processando-as, você Se um receptor receber um conjunto de dados e não conseguir dar significado a ele, esse conjunto continuará sendo dados.

5 Os dados precisam ser... Precisos: Completos: Econômicos: Flexíveis:
os dados não devem conter erros. Completos: os dados devem contemplar tudo o que for importante ou relevante. Econômicos: os dados não devem custar mais do que o benefício que pode ser proporcionado por eles. Flexíveis: os dados devem possibilitar sua utilização para diversas finalidades.

6 Os dados precisam ser... Confiáveis: Relevantes: Simples: Pontuais:
a coleta dos dados devem garantir que eles retratem a realidade. Relevantes: os dados devem ser relevantes para o tomador de decisão em um determinado contexto. Simples: os dados devem se apresentar apenas na quantidade necessária para aquisição da informação. O excesso de dados pode impedir a obtenção correta da informação. Pontuais: os dados devem permitir, em tempo hábil, a aquisição da informação relevante para a decisão que será tomada.

7 A interpretação é subjetiva, pois depende de quem interpreta.
Informação Conjunto de dados que, após algum processamento, possui um significado. Podemos dizer que a informação é a interpretação que o receptor faz dos dados. A interpretação é subjetiva, pois depende de quem interpreta. Se o receptor não conseguir dar nenhum significado, significa que aquilo continua sendo apenas dados. Exemplo da tabela de preço do carro. Para um milionário um determinado carro pode ser barato, para outros podem ser caros. Os valores são os dados.

8 Conhecimento Conhecimento é informação organizada aplicável na solução de problemas – WOOLF (1990). Conhecimento é informação que foi organizada e analisada para torná-la compreensível e aplicável na solução de problemas ou na tomada de decisões - TURBAN (1992) apud LIEBOWITZ (1999, pp. 1-3).

9 Condições para transformar Dados em Conhecimento
Contextualização: sabemos qual a finalidade dos dados coletados? Cálculo: os dados podem ser analisados matemática ou estatisticamente? Correção: os erros são eliminados dos dados? Condensação: os dados podem ser resumidos para uma forma mais concisa?

10 Condições para transformar Dados em Conhecimento
Comparação: de que forma as informações relativas a esta situação se comparam as outras situações conhecidas? Consequências: que implicações estas informações trazem para as decisões e tomadas de ação? Conexões: quais as relações deste novo conhecimento com o conhecimento já acumulado? Conversação: o que as outras pessoas pensam dessa informação?

11 Dados x Informação x Conhecimento
Os dados são organizados para que seja atribuído um significado, transformando-se em informação. A informação é organizada e analisada para torná-la compreensível e aplicável às tomadas de decisão (conhecimento). Conhecimento Informação Dados

12 Dados x Informação x Conhecimento
60% das decisões com base em intuições, conselhos ou informação recebida assistematicamente falham. 5% 15% 80% 55% 25% 20% Conhecimento ou inteligência Informação Dados Alguns anos atrás Tendência atual

13 Quais são as informações? O que pode ser considerado conhecimento?
Exemplo Considere que a pressão de uma caldeira não possa ultrapassar um valor “x”. Quando a pressão estiver próxima a alcançar o valor “x”, deverá acender luzes de alerta no painel do equipamento. Quais são os dados? Quais são as informações? O que pode ser considerado conhecimento? Dados: a temperatura da caldeira, fornecida por um sensor e os valores predefinidos no equipamento. Informação: após processar (comparar os dados) gerou-se a informação de que a caldeira está próxima do limite. Conhecimento: baseado no conhecimento prévio, um operador pode escolher aliviar a pressão enquanto outro operador pode escolher avisar o supervisor.

14 Gestão da Informação

15 Gestão da Informação Aquisição e gestão da informação e do conhecimento são essenciais para as organizações. Gerenciar a informação é construir um repositório de dados para gerar informação a ser utilizada no auxilio da tomada de decisão. Assim, eles podem tomar decisões

16 Gestão da Informação Para que a gestão da informação cumpra seus objetivos, é necessário estabelecer um conjunto de políticas organizacionais que possibilitem o inter-relacionamento dos setores para gerar a informação necessária. Como modelar essa informação que transita entre setores/departamentos de uma organização? Uma técnica é utilizar o Diagrama de Fluxo de Dados

17 Diagrama de Fluxo de Dados (DFD)
É uma forma de realizar o mapeamento informacional, ou seja, descrever como acontece o fluxo de informações. Processos: constituem as partes da organização onde os dados são processados Fluxos: mostram o movimento dos dados Terminadores: entidades externas que se comunicam com o sistema. Depósitos: locais onde os dados são armazenados. Terminadores podem ser outros sistemas, entidades governamentais.

18 Diagrama de Fluxo de Dados (DFD)
Quadrado: terminadores, entidades externas Circulos: Processos, partes da organização Flexas: fluxo Depositos

19 porque as pessoas envolvidas na organização precisam tomar decisões.
Gestão da Informação Por que as organizações precisam da informação organizada, precisa, e com confiabilidade? porque as pessoas envolvidas na organização precisam tomar decisões.

20 Barreiras na comunicação da Informação
Se a troca de informações é considerada tão importante, porque há tanta dificuldade em se fazer isso nas organizações? Starec (2006) elenca alguns pontos relevantes que contribuem para esse cenário.

21 1. Má comunicação Causada pela falta de diálogo constante e pela falta de clareza e objetividade nas mensagens internas. Deve-se ter um cuidado especial com a comunicação interna nas empresas, o que inclui tanto os canais formais (memorandos, relatórios, malas diretas etc.) quanto os informais (conversas na hora do cafezinho, palestras etc.).

22 2. Cultura organizacional
Falta de estímulo da própria organização ao fluxo de informações. Ocorre quando um departamento ou uma pessoa retém e concentra as informações, sem repassá-las para os demais, impedindo, assim, que ela seja compartilhada pelos tomadores de decisão nas organizações.

23 3. Falta de competência Incapacidade dos funcionários causada pela má adequação dos cargos e das funções às competências existentes na organização. Dificuldade em compartilhar seus conhecimentos, especialmente pelo medo de perder poder ou autoridade. Arrogância em aceitar que os outros também podem contribuir com suas informações para a tomada de decisão.

24 4. Dependência tecnológica
Alta dependência das TICs, sem um plano de contingência em caso de falha. Quando um sistema para a empresa para junto. Segundo Starec (2006), um relatório do Congresso Norte-americano revelou que a CIA (Agência Central de Inteligência) e o FBI (Polícia Federal Americana) tinham informações que, se cruzadas e compartilhadas, poderiam ter evitado os ataques terroristas de 11 de setembro.

25 Níveis de tomada de decisão
Estratégico: Decisões que envolvem metas a longo prazo e que afetam a organização inteira. Nível Estratégico Nível Tático Nível Operacional À medida que descemos a pirâmide, é necessário adotar decisões sobre problemas mais específicos. No topo as decisões são mais gerais e mais complexas.

26 Níveis de tomada de decisão
Tático: relacionada a controles administrativos e de controle, que afetam um setor ou departamento. Nível Estratégico Nível Tático Nível Operacional Por exemplo: decidir a substituição de uma matéria prima, melhorar a qualidade do produto.

27 Níveis de tomada de decisão
Operacional: diz respeito às atividades específicas. Envio de cobrança bancaria a um cliente (telefone, carta). Nível Estratégico Nível Tático Nível Operacional Por exemplo: decidir a substituição de uma matéria prima, melhorar a qualidade do produto.

28 Sistemas de Informação

29 O que é um Sistema de Informação?
Conjunto de componentes inter-relacionados que coletam, armazenam, recuperam, processam e distribuem informações destinadas a apoiar a tomada de decisão, a coordenação, o planejamento e o controle de uma organização.

30 Esquema genérico de um Sistema de Informação

31 Ciclo de Vida de um Sistema de Informação
Criação: momento em que o sistema é criado Evolução: sofre manutenções e atualizações Decadência: as necessidades do ambiente tenha mudado muito que não é possível evoluir mais o sistema. Vamos ver os tipos de SI

32 Sistemas de Informações Transacionais (operacionais)
Apoiam as funções operacionais da organização (sistema de cadastro). Principais funções: Coletar e armazenar dados. Ordenar e indexar os dados. Permitir consultas. Transacional: decisões diárias os dados são utilizados por outros sistemas superiores na hierarquia. ERP e PDV (vendas e controle de estoque) são sistemas transacionais Gerencial: decisões a longo prazo

33 Sistemas de Informação Gerencial
Apoiar o julgamento dos gerentes (nível tático). Utiliza os dados coletados pelos SIT e apresenta estes dados em forma de relatórios/gráficos. Principais funções: Integrar dados de outras aplicações. Fornecer informações para decisões no nível tático. Produzir relatórios que auxiliem na tomada de decisão.

34 Relação SIT e SIG Cada SIT com sua base dados
O SIG junta todos esses dados num único banco e gera relatórios estratégicos.

35 Sistemas Especialistas
Projetados para atender a uma determinada área do conhecimento humano, como se fosse um especialista. Principais funções: Armazenar conhecimento e experiências de especialistas. Utilizar estes conhecimentos para auxiliar a resolver problemas. Heurística garante que encontrará uma solução, mas não garante que será a melhor solução.

36 Sistemas de Apoio a Decisão (SAD)
Fornecem aos executivos informações para auxiliar na tomada de decisão. Processos para tomada de decisão: Análise e identificação da situação Desenvolvimento de alternativas Comparação entre alternativas Classificação dos riscos de cada alternativa Escolha da melhor alternativa Trabalha no nível estratégico. Faz uso dos sistemas

37 Sistemas de Apoio a Decisão (SAD)
A esquerda: dados do SisInfGerenciais. Analíticos: modelos que guiam a análise dos dados para facilitar a extração de certos tipos de informação. Geralmente são dados históricos e milhares de registros. Modelo Analítico: conjunto de fórmulas e/ou algoritmos computacionais Históricos: informações a partir dos sistemas gerenciais, Dados externos, por exemplo, pesquisa de mercado.

38 Sistemas de Informação Executiva
Apoiam decisões do nível hierárquico mais alto de tomada de decisão. Geram informações com o objetivo de auxiliar no planejamento estratégico. Principais funções: Gerar mapas, gráficos e dados para análise estatística. Fornecer dados sobre passado, presente e futuro (baseado em estatística). São sistemas personalíticos, isto é, projetados para a pessoa que irá utilizar. Atualmente SAD incorpora os SIE são o mesmo software, graças ao downsizing das empresas.

39 Sistemas de Informação Executiva

40 ERP (Enterprise Resource Planning)
É um Sistema de Informação Gerencial composto por subsistemas de informação transacionais capazes de integrar e centralizar o fluxo de dados entre os departamentos de uma organização. Sistema gerencial -> nível tático

41 ERP (Enterprise Resource Planning)
Cada circulo é um sistema transacional (sistema de cadastro). Um ERP é formado por vários sistemas transacionais, compartilhando a mesma base de dados.

42 Vantagens de um ERP Eliminação de redundância:
banco de dados único e estruturado. Eliminação de burocracia: possibilita o controle automático das tarefas. Maior consistência dos dados: os dados são coletados de maneira estruturada. Automação das transações intra e inter departamental: automatiza as tarefas de um departamento e entre departamentos. Controle e obtenção on-line de dados relevantes: coleta e realiza validação de dados automaticamente. Integração, centralização e coordenação dos dados: utiliza-se de um único banco de dados central.

43 Data Warehouse Um conjunto de técnicas e ferramentas que é aplicado sobre um conjunto de dados integrados, que visa atender as necessidades dos usuários. É um sistema projetado para acessar dados de outros sistemas, fornecendo relatórios de fácil compreensão. Atende ao Sistema de Apoio a Decisão e ao Sistemas de Informação Executiva. Faz a integração de dados de diferentes sistemas. e não no formato analítico de tabelas e seus relacionamentos.

44 Data Mining Conhecido como Mineração de Dados, é um sistema que analisa um conjunto de dados em busca de padrões interessantes que possam representar informações úteis. Procura extrair informações previamente desconhecidas por meio de uso de IA.


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