A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A caatinga. A ocupação territorial da caatinga A caatinga ocupa cerca de 10% do território nacional e esta situada na região Nordeste, sendo o único bioma.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A caatinga. A ocupação territorial da caatinga A caatinga ocupa cerca de 10% do território nacional e esta situada na região Nordeste, sendo o único bioma."— Transcrição da apresentação:

1 A caatinga

2 A ocupação territorial da caatinga A caatinga ocupa cerca de 10% do território nacional e esta situada na região Nordeste, sendo o único bioma exclusivamente brasileiro oque significa que grande parte de suas espécies não podem ser encontradas em nenhum outro lugar do planeta Terra.

3 A flora da caatinga A flora da caatinga tem cerca de espécies de plantas e por esse motivo estima- se que haja em média delas. Na caatinga há forte presença de arbustos com galhos retorcidos e com raízes profundas, estes arbustos costumam perder quase todas as folhas na época da seca quando o Solo pode chegar até 60 graus célsius isso ocorre para evitar a perda de água por evaporação.

4 Algumas plantas tem folhas modificadas em espinhos, adaptação que reduz a transpiração, outras espécies acumulam água no caule e outras como já disse perdem quase todas as folhas. Presente na caatinga estão os cactos e bromélias, darei alguns exemplos de plantas presentes na caatinga :aroeira, angico, caroá, mandacaru e xique-xique.

5 Aroeira A aroeira é um tipo de arbusto encontrado na caatinga

6 Angico O angico é um tipo de arbusto presente na caatinga

7 Mandacaru O mandacaru é um tipo de cacto presente na vegetação da caatinga

8 Caroá A caroá é um tipo de bromélia presente na caatinga

9 Xique-xique O xique- xique é um tipo de cacto presente na caatinga

10 A fauna da caatinga Na caatinga a cerca de espécies de animais vertebrados(aquele que possuem coluna vertebral) sendo, 45 dessas espécies anfíbios,97 delas répteis, 695 dela aves, 148 delas mamíferos, além de 240 espécies de peixes, um exemplo de animal que vive na caatinga e a ararinha azul que esta em extinção, além dela na caatinga estão o sapo-cururu, o sagui-de-tufos- brancos, o gambá, o veado-catingueiro, a asa-branca, a cutia entre outros.

11 Ararinha Azul A Ararinha Azul é uma ave presente na Caatinga, ela está ameaçada de extinção

12 Sapo-cururu O sapo-cururu é um tipo de sapo presente na caatinga. É um animal de hábitos noturnos, abriga-se durante o dia em tocas entre raízes de árvores, no solo ou entre pedras.

13 Sagui-de-tufos- brancos O sagui-de-tufos – brancos é um tipo de macaco presente na caatinga. A cauda do sagui- de-tufos-branco é maior do que o corpo e tem a função de garantir o equilíbrio do animal.

14 Gambá Os gambás vivem na Caatinga. Eles produzem um líquido fétido através das glândulas axilares. Esse líquido é utilizado pelo animal como defesa.

15 Veado Catingueiro O veado catingueiro esta presente na Caatinga, tem hábitos noturnos e diurnos; costuma sair pela manhã, sozinho ou aos pares, para se alimentar.

16 Asa Branca A Asa Branca é uma ave que vive na Caatinga e têm porte de um pombo doméstico.

17 Cutia A Cutia é um mamífero que vive na Caatinga. Seu nome tem origem do Tupi Guarani a-coti = indivíduo que se senta para comer.

18 Obrigada pela atenção!!! Luiza Kanadani Fonte: livro de Ciências Apender Juntos, Cristiane Mottawww.wikipédia.com.br


Carregar ppt "A caatinga. A ocupação territorial da caatinga A caatinga ocupa cerca de 10% do território nacional e esta situada na região Nordeste, sendo o único bioma."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google