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CATEQUESE ACTIVA A Departamento Arquidiocesano da Catequese (Catequistas. Século XXI. p. 153-158) Curso de iniciação à Catequese.

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1 CATEQUESE ACTIVA A Departamento Arquidiocesano da Catequese (Catequistas. Século XXI. p ) Curso de iniciação à Catequese

2 A CATEQUESE ACTIVA 1.ACTIVIDADE FINAL Tem como objectivo: - concretizar no catecismo da criança o que de mais importante se transmitiu; - avaliar e melhor o grau de aprendizagem; - personalizar e conduzir a uma maior vivência. Concretiza-se um três pequenos momentos: a) - reflectir através das gravuras e texto do catecismo; b) - saber o que deve decorar (doutrina e fórmulas); c) - viver – recordar o compromisso

3 A CATEQUESE ACTIVA O metodologia da catequese exposta não é constituída por passos ou momentos cronologicamente sucessivos ou separados e independentes. Ao contrário, apresentam-se muito interligados e interdependentes. O que é realmente importante é que o acto catequético dinamize os três elementos referidos e que, ao longo da catequese, se vá amadurecendo a fé do catequizando na linha duma confissão de fé cada vez mais madura e consciente e, sobretudo, arreigada à Palavra de Deus e mais significativa para a vida de cada dia.

4 A actividade criativa ou criadora é uma necessidade de todo o homem: o homem nasce Criador Conjunto de actividades coordenadas e programadas antecipadamente e que fazem parte integrante da acção catequética. Nada de fazer por fazer... (ou activismo); todas as actividades devem estar programadas para responderem ao objectivo concreto de cada uma das catequeses. A CATEQUESE ACTIVA 2. Importância das actividades no decorrer da catequese

5 As actividades" são pois, momentos metodológicos que temos de ter em conta na hora de educar na Fé, de fazer catequese, para seja possível atingir por elas o objectivo criativo da catequese que queremos. ACTIVIDADE INTERIOR ACTIVIDA EXTERIOR A CATEQUESE ACTIVA Os objectivos das actividades em catequese são a motivação ou preparação do encontro, a explicitação, assimilação, interiorização, expressão pessoal, comprovação, revisão, compromisso, etc... Objectivos das actividades

6 a simpatia pessoal do catequista os meios activos (indutivos) exercícios ou trabalhos (dinâmicas), etc.. A CATEQUESE ACTIVA A catequese activa implica: Para uma catequese activa contam não só as actividades, mas também a maneira como é conduzida a catequese: o ambiente de respeito; a expressão corporal do catequista; o tom de voz próprio de cada momento; o levantar e o sentar dos catequizandos; a vivacidade dos diálogos... São pequenos aspectos que devem ser cuidadosamente preparado e posto em prática.

7 as actividades podem ser classificadas em dois grandes grupos, quanto aos intervenientes: individuais e grupais. São individuais as que podem ser desenvolvidas apenas por um catequizando; São colectivas, as que implicam a colaboração de vários, como facilmente se compreende. As actividades dividem-se em vários tipos: A CATEQUESE ACTIVA Classificação das actividades verbais expressão plástica dinâmicas expressão escrita.

8 Diálogo, consulta a documentos, sínteses; Partilha oral, jograis, leituras dialogadas; Narrativa, fórum, entrevista, ressonâncias; Chuva de ideias; Foto-linguagem, foto-palavra; Foto-mensagem, diapositivos. A CATEQUESE ACTIVA Actividades verbais

9 Desenho, pintura, modelagem; Diapositivos, ilustrações, composições; Mapas, cartazes, painéis; etc.. A CATEQUESE ACTIVA Expressão plástica - No desenho para os mais pequenos deve ter-se o cuidado de não impor mas sim propor.. Os mais retraídos se preferirem, podem escrever em vez de desenhar. Não distribuir o material sem que os catequizandos tenham pensado no que vão fazer. No final pedir-lhes que contem o que fizeram. Notas soltas, mas importantes

10 - O catequista guardará todos os trabalhos e, no fim do Ano organizará uma pastinha que entrega aos catequizandos como recordação. Entretanto deve explicar-se aos pais os valores do trabalho para que eles não caiam na tentação de os criticar negativamente. A CATEQUESE ACTIVA - Os diapositivos não são mais do que desenhos. Distribui-se o material, o papel vegetal ou outro suporte, já com os quadradinhos e os catequizandos desenham lá dentro. Depois, no mesmo encontro ou noutro projectam-se para todos verem. - Nunca corrigir erros ortográficos nem cair na tentação de premiar os trabalhos melhores. O que conta é o que representam, não a perfeição.

11 Audição musical, expressão corporal; Mímica, representações, dramatizações; Canto, jograis, recolecções; Celebrações, visitas, poemas; Orações espontâneas; Montagens audiovisuais; Diaporamas, puzzles, Etc.. A CATEQUESE ACTIVA Dinâmicas

12 Resposta a questionários; Completar frases ou textos; Folhas de análise, composições; Composição de orações ou frases; Sínteses escritas, dísticos; Etc.. A CATEQUESE ACTIVA Expressão escrita

13 - A pessoa e o grupo de destinatários; - A finalidade e/ou o momento dentro do processo catequético; - As circunstâncias (o ambiente, o espaço e o tempo disponível); - Os elementos e estrutura da própria actividade. - Nunca propor uma actividade só para entreter; A CATEQUESE ACTIVA Critérios e cuidados na escolha das actividades

14 A CATEQUESE ACTIVA - Analisar se as actividades propostas nos Guias são adequadas aos grupos que temos; - Nunca impor, mas sempre propor; - Apresentar as actividades de modo claro, completo, atraente e preciso; - Nunca troçar dum trabalho menos bem feito, nem permitir que o façam. Cuidados a ter na proposta de actividades em Catequese:

15 As actividades implicam o catequista e o catequizando. São um meio e não um fim em si mesmas. Por isso, o problema não é só de criatividade, mas de coerência e selecção ajustada, em correspondência com todos os elementos que intervêm no processo educativo ou catequético. Assim, as actividades deverão ser suficientes, variadas, coerentes e ajustadas, significativas, complementares. Não basta a participação exterior. Trata-se da actividade interna na qual ninguém pode substituir ninguém (Cf. DGC, nº 157).

16 A tarefa do catequista é a de tentar que se produza esse movimento interior que capacita para reconhecer, a partir da própria realidade, a Palavra de Deus que convida a viver como filhos de Deus renovados no Espírito (Cf. DGC, nº 156). É em função desta finalidade que se escolhem determinadas actividades e não outras. A catequese não poderá enquadrar-se em nenhum esquema, recurso ou técnica, nem é resultado da acção do catequista. Actividades, materiais e catequista não passam de ajudas – quase imprescindíveis – para que a pessoa/grupo viva os vários momentos da catequese.ova a actividade e dinamismo interiores.

17 PARA CELEBRAR Tu és a suprema interrogação para muitos e também o máximo interrogante. Tu és o mistério escondido, desde há séculos em Deus. Tu és a força criadora, a face visível do Altíssimo invisível, a revelação do mesmo Deus, o Santo de Israel. Tu és o sacramento de Deus, Epifania do divino em nossa vida mortal. Tu és o Amor encarnado, o mais distante e o mais perto, todo outro e todo omnipresente. Tu és o Caminho, a Porta, a Verdade e a Vida. Tu és o fundamento da minha fé e das esperanças do mundo; és o Cristo de Deus, o Salvador.


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