A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A arte de relacionar-se

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A arte de relacionar-se"— Transcrição da apresentação:

1 A arte de relacionar-se

2 “Toda criança ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio da sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária[...]” Art.19 – ECA.

3 “A criança e o adolescente têm direito à educação visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho [...]” Art. 53 – ECA.

4 Certas coisas pra dizer
Jorge Trevisol Vou falar certas coisas Que o coração não diz Se não amar a verdade E se alma não for feliz É que a vida tem certas coisas Reservadas só pra depois Quando a gente se encontrar com outras Que também conheceram o amor E não há sentimento escondido Que não venha provar seu valor Uns confundem e outros consolam Eles vêm pra dizer quem eu sou.

5 Vou lembrar outra coisa Que também aprendi Fechando os olhos da alma E sem querer resistir Não há nada sereno e seguro Que não tenha passado por Deus Mesmo quando o caminho é escuro Há uma luz apontando pro céu Basta olhar como surgem as coisas Onde é que elas vão terminar Se é o amor quem conduz seu destino Elas são portadoras de paz.

6 Tenho enfim outra coisa Que não posso esquecer Mesmo sem ter certeza Mas eu preciso dizer O que eu penso a respeito da vida É que um dia ela vai perguntar O que é que eu fiz com meus sonhos? E qual foi o meu jeito de amar? O que eu é que eu deixei pras pessoas Que no mundo vão continuar? Pra que eu não tenha vivido a toa E que não seja tarde demais.

7

8

9

10

11

12

13

14 ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?

15 Porque relacionar-se bem??
Nos realizamos quando somos bem aceitos no meio social onde vivemos; Vivemos sempre em grupos sociais (amigos, família, trabalho, igreja, escola, lazer); Inimizade, ódio, rancor ocasionam perturbações psicológicas que podem somatizar em doenças físicas e mentais;

16 Porque relacionar-se bem??
As regras sociais estabelecidas para o pleno desenvolvimento humano apontam sempre para o relacionamento saudável. (Ex. Declaração Universal dos Direitos humanos); Sempre precisamos uns dos outros. (Preâmbulo da Declaração Universal dos Direitos Humanos) Preâmbulo Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e dos seus direitos iguais e inalienáveis constitui o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo; Considerando que o desconhecimento e o desprezo dos direitos do Homen conduziram a actos de barbárie que revoltam a consciência da Humanidade e que o advento de um mundo em que os seres humanos sejam livres de falar e de crer, libertos do terror e da miséria, foi proclamado como a mais alta inspiração do Homem; Considerando que é essencial a proteção dos direitos do Homem através de um regime de direito, para que o Homem não seja compelido, em supremo recurso, à revolta contra a tirania e a opressão; Considerando que é essencial encorajar o desenvolvimento de relações amistosas entre as nações; Considerando que, na Carta, os povos das Nações Unidas proclamam, de novo, a sua fé nos direitos fundamentais do Homem, na dignidade e no valor da pessoa humana, na igualdade de direitos dos homens e das mulheres e se declaram resolvidos a favorecer o progresso social e a instaurar melhores condições de vida dentro de uma liberdade mais ampla; Considerando que os Estados membros se comprometeram a promover, em cooperação com a Organização das Nações Unidas, o respeito universal e efectivo dos direitos do Homem e das liberdades fundamentais; Considerando que uma concepção comum destes direitos e liberdades é da mais alta importância para dar plena satisfação a tal compromisso: (Fonte: 28/02/2008 – 16:33)

17 Relacionar-se bem, pressupõe autoconhecimento e autocontrole como premissa.

18 Saiba distinguir entre o que você pode controlar e o que você não pode.
Ocupe-se apenas do que você pode controlar: Neste tópico, Epicteto acredita que deve-se preocupar exclusivamente com aquilo que é problema individual. “Mantenha sua atenção inteiramente concentrada no que de fato lhe compete e tenha bem em mente que aquilo que pertence aos outros é problema deles e não seu. Se agir assim, estará imune a coações e ninguém o poderá reprimir. Será verdadeiramente livre e eficiente em suas ações, pois seus esforços estarão canalizados para boas atividades e não totalmente desperdiçados em críticas ou confrontos com outras pessoas” (15) “Reprima o hábito de sentir aversão por tudo aquilo que está fora de seu controle e, em vez disso, concentre-se em combater as coisas que estão ao seu alcance e que não são boas para você.

19 Opiniões Aspirações Desejos
O que está sob MEU controle O que não está sob MEU controle Opiniões Maneira como somos vistos pelos outros Aspirações As pessoas com as quais vivemos Desejos “Lembre-se: as coisas sob nosso poder estão naturalmente à nossa disposição, livres de qualquer restrição ou impedimento. As que não estão, porém, são frágeis, sujeitas a dependência ou determinadas pelos caprichos ou ações dos outros. Lembre-se também do seguinte: se você achar que tem domínio total sobre coisas que não estão naturalmente fora de seu controle, ou se tentar assumir as questões de outros como se fossem suas, sua busca será distorcida e você se tornará uma pessoa frustrada, ansiosa e com tendência para criticar os outros” (14). Coisas que causam Repulsa ou desagradam Corpo que temos

20 A felicidade pode ser encontrada dentro de nós.
Sua felicidade depende: “A autêntica felicidade é sempre independente de condições externas. Pratique com o maior zelo a indiferença às condições externas. Sua felicidade só pode ser encontrada internamente” (29) Da sua vontade Das suas idéias sobre os acontecimentos Do uso destas idéias

21 Os relacionamentos podem ser:
Interesseiros Sinceros Momentâneos Duradouros Impessoais Empáticos Falsos Verdadeiros

22 Sugestões de posturas para um bom relacionamento
Lembrar que, cada pessoa é única, cada situação é única, portanto, não existe uma fórmula mágica para resolver os problemas de relacionamento no mundo! Porém, muitas posturas assumidas individualmente podem ocasionar impactos positivos nos relacionamentos, favorecendo um convívio social mais agradável.

23 Qual o melhor caminho para o entendimento?
Diálogo póstumo Diálogo preventivo Situações Problemas Diálogos Mais diálogo Melhores soluções Problemas Diálogo Situações Solução/ aceitação É melhor Prevenir do que remediar! Abordar: formas de diálogo que não são necessariamente em palavras.

24 A culpa é de quem??? Atribuem culpa aos outros Pessoas Mesquinhas
Atribuem culpa a si mesmo Pessoas comuns Sabem que não se ganha nada culpando seja quem for. Obs: Isso não justifica qualquer erro, portanto, deve-se tomar cuidado em não gerar primeiramente, tais sofrimentos. Pessoas sábias

25 Procurar agradar é uma armadilha perigosa.
Se quer viver uma vida de sabedoria, viva de acordo com suas próprias condições e procure ser sábio a seus “olhos.” (32)

26 Caráter é mais importante que reputação
“Por que viver com medo de coisas como não ser reconhecido publicamente em sua profissão ou em sua comunidade? Ou não conseguir obter as oportunidades e benefícios que os outros conseguiram?” 32-33 Você não é responsável pelo que os outros acham a seu respeito

27 Examine o que vem primeiro, depois o que vem em seguida, e só então comece a agir
“Cultive o hábito de examinar e testar uma provável ação futura antes de realizá-la. Antes de proceder, recue e procure enxergar o quadro completo para evitar agir por impulso e arriscadamente. Determine o que acontecerá primeiro, considere aonde a primeira etapa o levará e então aja de acordo com o que você aprendeu” (36-37) “Não só é preciso ter certas habilidades para obter sucesso em determinadas áreas como é preciso também fazer alguns sacrifícios. Se você deseja tornar-se competente na arte de viver com sabedoria, será que pensa que pode comer e beber em excesso? Pensa que pode continuar a se entregar à raiva e aos seus acessos habituais de frustração e depressão? Não. Se o seu objetivo é a verdadeira sabedoria e você é sincero, terá um trabalho a fazer em você mesmo. Terá de superar muitos anseios pouco saudáveis e reações impulsivas. Terá de reavaliar as pessoas com quem você se relaciona. Será que seus amigos e sócios ou companheiros de trabalho são pessoas dignas? A influência deles – seus hábitos, valores e comportamento – faz você melhorar como pessoa ou estimula os maus hábitos dos quais você quer se livrar? Viver com sabedoria, como qualquer outra coisa, exige que se pague um preço. Ao procurar viver sabiamente, você pode ser ridicularizado e até mesmo levar a pior em vários aspectos de sua vida, incluindo sua carreira, sua posição social e sua situação perante a lei” (39) “Só se pode ser uma única pessoa: ou boa ou ruim. Você tem duas opções básicas. Ou empenhar-se em desenvolver sua razão, mantendo-se fiel à verdade, ou ansiar por exterioridades. A escolha é sua e de ninguém mais. Pode aplicar suas habilidades em um trabalho interior ou perder-se nas aparências, o que vale dizer: ser uma pessoa plena de sabedoria ou seguir os caminhos comuns aos medíocres” (40)

28 Nossas relações interpessoais definem os nossos deveres.
Exemplo: O fato de eu buscar ter um bom relacionamento interpessoal com meus vizinhos, acrescenta o dever de eu ouvir música com pouca intensidade mesmo que eu goste de ouvir som com maior intensidade. As vezes pressupõe sacrifícios que devem ser superados individualmente pensando coletivamente. “Você não é uma entidade isolada, mas uma parte única e insubstituível do cosmo. Não se esqueça disso. Você é uma peça fundamental no quebra-cabeça da humanidade. Cada um de nós é uma porção da vasta, intricada e perfeitamente ordenada comunidade humana. Porém, onde é que você se encaixa nessa teia da humanidade? A quem você está ligado? Procure verificar quais são as outras pessoas a quem você está ligado e busque compreender as suas ligações com elas. Nós nos situamos corretamente dentro do esquema cósmico quando identificamos nossas relações naturais com os outros e a partir daí definimos os nossos deveres. Esses deveres emergem naturalmente dessas relações fundamentais, como as familiares, as entre vizinhos, as do local de trabalho e da cidade ou país em que vivemos” (40) “A maioria das pessoas costuma iludir-se pensando que liberdade consiste em fazer o que é agradável ou o que proporciona conforto e facilidade. A verdade é que aqueles que subordinam a razão aos seus sentimentos do momento são na realidade escravos de seus desejos e aversões. Não estão preparados para agir de forma digna e eficaz quando ocorrem desafios inesperados, como é inevitável acontecer”.(42)

29 Fale apenas com uma boa finalidade.
“[...] O falatório vazio é um desrespeito aos outros. A exposição inconsequente de sua intimidade é um desrespeito a você mesmo. Inúmeras pessoas sentem-se impelidas a dar vazão a cada sensação, pensamento ou impressão passageira que têm. Despejam ao acaso o conteúdo de suas mentes sem fazer caso das conseqüências. Isso é prática e moralmente perigoso. Se tagarelarmos sobre cada idéia que nos ocorre, seja pequena ou grande, corremos o risco de desperdiçar idéias que têm real valor em meio ao fluxo de trivialidade de uma conversa vazia. O falar irreprimido é como um veículo descontrolado desviando-se de um lado para o outro até cair em uma vala” (47) “Participe de discussões quando as ocasiões sociais e profissionais o exigirem, mas cuide para que o espírito e o intento da discussão, assim como o conteúdo, mantenham o seu valor. A conversa fiada é uma atividade sedutora. Não se deixe envolver por ela”. (47)

30 Porte-se com dignidade
Onde quer que você esteja, comporte-se sempre como uma pessoa digna. Não deixe-se influenciar pelo meio no qual está inserido.

31 Exercite a discrição ao conversar
“A conversa agressiva, fútil ou exibicionista deve ser completamente evitada. Só faz diminuir a consideração de seus conhecidos por você”.(52)

32 Pensar com clareza é vital
Tudo tem dois lados Pensar com clareza é vital “A vida dedicada à sabedoria é uma vida voltada para a razão. É importante aprender como pensar com clareza. A clareza de pensamento não é uma atividade que acontece por acaso. Exige treinamento específico. [...] Por exemplo, observe os seguintes exemplos de lógica imperfeita: ‘Sou mais rico do que você; portanto, sou melhor do que você.’ Deparamos o tempo todo com noções absurdas como essa, completamente falaciosas. A conclusão válida que pode ser tirada é: ‘Sou mais rico do que você; portanto, possuo mais bens ou dinheiro que você’.”(59) Exportação de sapatos Era uma vez uma indústria de calçados que desenvolveu um projeto de exportação de sapatos para a Índia. Em seguida, mandou dois de seus consultores a pontos diferentes do país para fazer as primeiras observações do potencial daquele futuro mercado. Depois de alguns dias de pesquisa, um dos consultores enviou o seguinte fax para a direção da industria: "Senhores, cancelem o projeto de exportação de sapatos para a Índia. Aqui ninguém usa sapatos." Sem saber desse fax, alguns dias depois o segundo consultor mandou o seu: "Senhores, tripliquem o projeto da exportação de sapatos para a Índia. Aqui ninguém usa sapatos, ainda...." MORAL DA HISTÓRIA: O obstáculo era o mesma para ambos Tudo na vida pode ser visto com enfoques e maneiras diferentes. A sabedoria popular traduz essa situação na seguinte frase: "OS TRISTES ACHAM QUE O VENTO GEME; OS ALEGRES ACHAM QUE ELE CANTA". O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos. A maneira como você encara a vida faz TODA a diferença!!!

33

34

35

36 Chame as coisas pelos seus verdadeiros nomes.
“Quando damos nomes corretos às coisas, nós as compreendemos corretamente sem acrescentar informações ou julgamentos que não são inerentes a elas. Fulano costuma tomar banho rapidamente? Não diga que ele se lava mal, e sim que ele se lava depressa. Defina a situação como ela é, não a filtre através do seu julgamento”. “Sicrano bebe muito vinho? Não diga que ele é um alcoólatra, mas que bebe muito. A menos que você tenha um conhecimento bastante abrangente da vida dele, como pode saber se é um alcoólatra?” (60)

37 Dialogue sobre sexualidade na família

38 Viver a sabedoria é mais importante do que saber a respeito dela.
“Se alguém tenta impressionar você afirmando compreender os escritos e as idéias de grandes pensadores, pense que o importante não é apenas ser capaz de falar com fluência sobre assuntos intricados. O essencial é compreender a natureza e harmonizar intenções e ações com a maneira como as coisas são”.(61-61)

39 Acréscimos É preciso atenção para peneirar, para digerir as informações todas com as quais você se deparará em uma conversa, assim, se constrói o conhecimento e, daí, a sabedoria. Em nossos tempos, terão maior probabilidade de sucesso em sua jornada aquelas pessoas que se propuserem a aprender sempre, pois esta é a melhor maneira de nos cuidarmos hoje em dia. Do livro: Sexualidade: um bate-papo com o psicólogo (Ênio Brito Pinto) Ed. Paulinas. 2 ed

40 Diferença entre informação, conhecimento e sabedoria.
A maioria dos jovens de hoje tem as informações necessárias para saber como se dá uma gravidez. Transformar estas informações em conhecimento significa saber que a gravidez é um evento que pode acontecer com você. Transformar esta informação e este conhecimento em sabedoria quer dizer tomar na prática os cuidados necessários para que não ocorra uma gravidez indesejada (15)

41 IMPRESSIONE SEMPRE POSITIVAMENTE


Carregar ppt "A arte de relacionar-se"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google