A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A arte de relacionar-se. Toda criança ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio da sua família e, excepcionalmente, em família substituta,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A arte de relacionar-se. Toda criança ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio da sua família e, excepcionalmente, em família substituta,"— Transcrição da apresentação:

1 A arte de relacionar-se

2 Toda criança ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio da sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária[...] Art.19 – ECA.

3 A criança e o adolescente têm direito à educação visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho [...] Art. 53 – ECA.

4 Certas coisas pra dizer Jorge Trevisol Vou falar certas coisas Que o coração não diz Se não amar a verdade E se alma não for feliz É que a vida tem certas coisas Reservadas só pra depois Quando a gente se encontrar com outras Que também conheceram o amor E não há sentimento escondido Que não venha provar seu valor Uns confundem e outros consolam Eles vêm pra dizer quem eu sou.

5 Vou lembrar outra coisa Que também aprendi Fechando os olhos da alma E sem querer resistir Não há nada sereno e seguro Que não tenha passado por Deus Mesmo quando o caminho é escuro Há uma luz apontando pro céu Basta olhar como surgem as coisas Onde é que elas vão terminar Se é o amor quem conduz seu destino Elas são portadoras de paz.

6 Tenho enfim outra coisa Que não posso esquecer Mesmo sem ter certeza Mas eu preciso dizer O que eu penso a respeito da vida É que um dia ela vai perguntar O que é que eu fiz com meus sonhos? E qual foi o meu jeito de amar? O que eu é que eu deixei pras pessoas Que no mundo vão continuar? Pra que eu não tenha vivido a toa E que não seja tarde demais.

7

8

9

10

11

12

13

14

15 Porque relacionar-se bem?? Nos realizamos quando somos bem aceitos no meio social onde vivemos; Vivemos sempre em grupos sociais (amigos, família, trabalho, igreja, escola, lazer); Inimizade, ódio, rancor ocasionam perturbações psicológicas que podem somatizar em doenças físicas e mentais;

16 As regras sociais estabelecidas para o pleno desenvolvimento humano apontam sempre para o relacionamento saudável. (Ex. Declaração Universal dos Direitos humanos); Sempre precisamos uns dos outros. Porque relacionar-se bem??

17 Relacionar-se bem, pressupõe autoconhecimento e autocontrole como premissa.

18 Saiba distinguir entre o que você pode controlar e o que você não pode.

19 O que está sob MEU controle O que não está sob MEU controle Opiniões Aspirações Desejos Coisas que causam Repulsa ou desagradam Corpo que temos Maneira como somos vistos pelos outros As pessoas com as quais vivemos

20 A felicidade pode ser encontrada dentro de nós. Da sua vontade Das suas idéias sobre os acontecimentos Do uso destas idéias Sua felicidade depende:

21 Os relacionamentos podem ser: Interesseiros Momentâneos Impessoais Falsos Sinceros Duradouros Empáticos Verdadeiros

22 Sugestões Sugestões de posturas para um bom relacionamento

23 Qual o melhor caminho para o entendimento? Diálogo póstumo Diálogo preventivo Situações Problemas Diálogos Mais diálogo Melhores soluções Problemas Diálogo Situações Solução/ aceitação

24 Pessoas Mesquinhas Atribuem culpa aos outros Pessoas comuns Atribuem culpa a si mesmo Pessoas sábias Sabem que não se ganha nada culpando seja quem for. A culpa é de quem???

25 Procurar agradar é uma armadilha perigosa.

26 Caráter é mais importante que reputação

27 Examine o que vem primeiro, depois o que vem em seguida, e só então comece a agir

28 Nossas relações interpessoais definem os nossos deveres.

29 Fale apenas com uma boa finalidade.

30 Porte-se com dignidade Onde quer que você esteja, comporte-se sempre como uma pessoa digna.

31 Exercite a discrição ao conversar

32 Tudo tem dois lados Pensar com clareza é vital

33

34

35

36 Chame as coisas pelos seus verdadeiros nomes.

37 Dialogue sobre sexualidade na família Sexualidade

38 Viver a sabedoria é mais importante do que saber a respeito dela.

39 Acréscimos É preciso atenção para peneirar, para digerir as informações todas com as quais você se deparará em uma conversa, assim, se constrói o conhecimento e, daí, a sabedoria. Em nossos tempos, terão maior probabilidade de sucesso em sua jornada aquelas pessoas que se propuserem a aprender sempre, pois esta é a melhor maneira de nos cuidarmos hoje em dia.

40 Diferença entre informação, conhecimento e sabedoria. A maioria dos jovens de hoje tem as informações necessárias para saber como se dá uma gravidez. Transformar estas informações em conhecimento significa saber que a gravidez é um evento que pode acontecer com você. Transformar esta informação e este conhecimento em sabedoria quer dizer tomar na prática os cuidados necessários para que não ocorra uma gravidez indesejada (15)

41 IMPRESSIONE SEMPRE POSITIVAMENTE


Carregar ppt "A arte de relacionar-se. Toda criança ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio da sua família e, excepcionalmente, em família substituta,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google