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Adaptação da Ponte da Arrábida à passagem do metro ligeiro Tiago Pinto – Dissertação em Estruturas - MIEC 2011 1.Introdução 2.Concepção de soluções 3.Descrição.

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Apresentação em tema: "Adaptação da Ponte da Arrábida à passagem do metro ligeiro Tiago Pinto – Dissertação em Estruturas - MIEC 2011 1.Introdução 2.Concepção de soluções 3.Descrição."— Transcrição da apresentação:

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2 Adaptação da Ponte da Arrábida à passagem do metro ligeiro Tiago Pinto – Dissertação em Estruturas - MIEC Introdução 2.Concepção de soluções 3.Descrição da solução adoptada 4.Análise e pré-dimensionamento 5.Processo construtivo 6.Estimativa orçamental 7.Impacto visual 8.Comentário final

3 Adaptação da Ponte da Arrábida à passagem do metro ligeiro Tiago Pinto – Dissertação em Estruturas - MIEC 2011 Instituto da Construção FEUP 2007Metro do Porto S.A Propostas – 3ª fase de desenvolvimento do Metro do Porto conclusão em Introdução

4 Adaptação da Ponte da Arrábida à passagem do metro ligeiro Tiago Pinto – Dissertação em Estruturas - MIEC 2011 Âmbito do trabalho motivação 1. Introdução

5 Adaptação da Ponte da Arrábida à passagem do metro ligeiro Tiago Pinto – Dissertação em Estruturas - MIEC 2011 arco de betão armado autoria Eng.º Edgar Cardoso processo de classificação como Monumento Nacional 1. Introdução

6 Adaptação da Ponte da Arrábida à passagem do metro ligeiro Tiago Pinto – Dissertação em Estruturas - MIEC 2011 Configuração actual Configuração 2 vias de metro + 2x2 vias rodoviárias Configuração 1 via de metro + 3x3 vias rodoviárias 2. Concepção de soluções

7 Adaptação da Ponte da Arrábida à passagem do metro ligeiro Tiago Pinto – Dissertação em Estruturas - MIEC 2011 Totalmente em laje vigadaViga caixão + Laje vigada Totalmente em viga caixão – solução adoptada 2. Concepção de soluções

8 Adaptação da Ponte da Arrábida à passagem do metro ligeiro Tiago Pinto – Dissertação em Estruturas - MIEC 2011 Requisitos de traçado do Metro do Porto Topografia Vias de circulação rodoviária nas encostas Estrutura existente Largura necessária 7,52m Raio mínimo 50m Acessos Impacto visual Altura livre de 5m 3. Descrição da solução adoptada Implantação Condicionantes

9 Adaptação da Ponte da Arrábida à passagem do metro ligeiro Tiago Pinto – Dissertação em Estruturas - MIEC 2011 Configuração 3x3 vias rodoviárias + 2 vias de metro inferiores 3. Descrição da solução adoptada Secção transversal em alinhamento recto

10 Adaptação da Ponte da Arrábida à passagem do metro ligeiro Tiago Pinto – Dissertação em Estruturas - MIEC 2011 Secção exterior – 8,12m x 5,26m Área transversal de betão armado – 8,5m 2 Secção interior – 34,2m 2 Plano de fecho do arco 3. Descrição da solução adoptada Viga caixão

11 Adaptação da Ponte da Arrábida à passagem do metro ligeiro Tiago Pinto – Dissertação em Estruturas - MIEC 2011 Altura variável desde 3m nos apoios até 1,82m Aligeiramentos circulares de secção constante Largura constante – 7m Arco adicional Pilares adicionais 3. Descrição da solução adoptada Plano de pilares

12 Adaptação da Ponte da Arrábida à passagem do metro ligeiro Tiago Pinto – Dissertação em Estruturas - MIEC Descrição da solução adoptada Alçado da nova estrutura

13 Adaptação da Ponte da Arrábida à passagem do metro ligeiro Tiago Pinto – Dissertação em Estruturas - MIEC Descrição da solução adoptada Alçado final com as duas estruturas

14 Adaptação da Ponte da Arrábida à passagem do metro ligeiro Tiago Pinto – Dissertação em Estruturas - MIEC 2011 Reforço das pilastras aumento da secção transversal Demolição e reconstrução dos pórticos Zona das pilastras 3. Descrição da solução adoptada Actual Projectado

15 Adaptação da Ponte da Arrábida à passagem do metro ligeiro Tiago Pinto – Dissertação em Estruturas - MIEC 2011 Modelo Local Comportamento transversal da viga caixão Modelo Global Comportamento global da nova estrutura Análise estática linear da NOVA estrutura Acções consideradas Cargas Permanentes Peso próprio estrutural Peso próprio não estrutural Sobrecargas verticais Metro ligeiro Veículo Eurotram Sobrecarga rodoviária Uniforme Cargas concentradas Sobrecargas horizontais Vento 4. Análise e pré-dimensionamento

16 Adaptação da Ponte da Arrábida à passagem do metro ligeiro Tiago Pinto – Dissertação em Estruturas - MIEC 2011 Modelo Local Comportamento transversal da viga caixão Elementos finitos de casca Modelo reduzido de um tramo com 21,2m de extensão Deslocamentos Elevada rigidez da viga caixão cumpre EC2 Banzo inferior – direcção transversal (direita) e longitudinal (esquerda) Combinaçãoδ (cm)L/δ Característica0,51624 ELU1, Análise e pré-dimensionamento Mapas de momentos flectores

17 Adaptação da Ponte da Arrábida à passagem do metro ligeiro Tiago Pinto – Dissertação em Estruturas - MIEC 2011 Elementos finitos de barra Alçado Perspectiva Modelação dos elementos estruturais da nova estrutura Secções da biblioteca do Robot Modelo tridimensional 4. Análise e pré-dimensionamento Modelo Global Comportamento global da nova estrutura

18 Adaptação da Ponte da Arrábida à passagem do metro ligeiro Tiago Pinto – Dissertação em Estruturas - MIEC 2011 Deslocamentos Diagrama de esforços axiais Diagrama de momentos flectores segundo y Limite do EC0 para pontes ferroviárias: L/540 Combinaçãoδ (cm)L/δ P.P. Estrutural8,4250 Característica (sobrecarga)2,01060 SecçãoN Ed (kN)M ed (kNm) Arco Viga Caixão Pilares Pilastras Vão de 21,20m 3,9cm Esforços máximos - ELU 4. Análise e pré-dimensionamento Modelo Global Comportamento global da nova estrutura

19 Adaptação da Ponte da Arrábida à passagem do metro ligeiro Tiago Pinto – Dissertação em Estruturas - MIEC 2011 Armaduras longitudinais (secções de armadura máxima) SecçãoTipoA s (cm 2 )ρ (%) ArcoFlexão CompostaArmadura mínima Fecho do arco – laje inferiorCompressão Simples8573,5 Viga caixão – vigasFlexão Composta5452,3 PilaresFlexão Composta2002,1 Pilastras (coroamento)Flexão Composta1 3001,1 4. Análise e pré-dimensionamento Análise da NOVA estrutura

20 Adaptação da Ponte da Arrábida à passagem do metro ligeiro Tiago Pinto – Dissertação em Estruturas - MIEC 2011 Arco existente como cimbre para o novo arco Controlo de tensões no arco existente Betonagem faseada Estrutura de suporte transversal Estrutura metálica Espaçamento 5,5m 5. Processo construtivo

21 Adaptação da Ponte da Arrábida à passagem do metro ligeiro Tiago Pinto – Dissertação em Estruturas - MIEC 2011 Zona das pilastras Zona em viaduto Zona sobre o arco 5. Processo construtivo Cavalete metálico apoiado no solo Arco existente como cimbre para o novo arco Cavalete metálico apoiado no novo arco Cavalete metálico apoiado no solo Reforço das pilastras Reconstrução dos pórticos Viga caixão Pilares adicionais Viga caixão Pilares adicionais Viga caixão Tramo a tramo Cavalete metálico Cofragem viajante para a viga caixão com a extensão de um tramo Faseamento construtivo – 3 zonas

22 Adaptação da Ponte da Arrábida à passagem do metro ligeiro Tiago Pinto – Dissertação em Estruturas - MIEC 2011 Custo estimado para a intervenção ,00 6. Estimativa orçamental

23 Adaptação da Ponte da Arrábida à passagem do metro ligeiro Tiago Pinto – Dissertação em Estruturas - MIEC Impacto visual Actual Projectado

24 Adaptação da Ponte da Arrábida à passagem do metro ligeiro Tiago Pinto – Dissertação em Estruturas - MIEC Impacto visual Actual Projectado

25 Adaptação da Ponte da Arrábida à passagem do metro ligeiro Tiago Pinto – Dissertação em Estruturas - MIEC Impacto visual Projectado

26 Adaptação da Ponte da Arrábida à passagem do metro ligeiro Tiago Pinto – Dissertação em Estruturas - MIEC 2011 Aspectos positivos Configuração actual rodoviária e pedonal mantida Tráfego de metro ligeiro em via dupla respeitando os Critérios de Traçado Custo muito inferior ao da construção de uma nova ponte Requalificação urbana inerente à introdução do metro Aspectos a reconsiderar Integração estética com a estrutura existente particularmente nos viadutos de acesso Necessidade de modificar uma obra em vias de classificação como Monumento Nacional 8. Comentário final


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