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GESTÃO DE PESSOAS O Desafio dos Novos Tempos. COMPLEXIDADE DO PROCESSO ADMINISTRATIVO Administração pessoal Administração familiar Administração de pequenos.

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Apresentação em tema: "GESTÃO DE PESSOAS O Desafio dos Novos Tempos. COMPLEXIDADE DO PROCESSO ADMINISTRATIVO Administração pessoal Administração familiar Administração de pequenos."— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO DE PESSOAS O Desafio dos Novos Tempos

2 COMPLEXIDADE DO PROCESSO ADMINISTRATIVO Administração pessoal Administração familiar Administração de pequenos grupos sociais Administração de organizações Administração social: cidade, Estado, sociedade global.

3 Prefeitura Escola Secretaria de Segurança Sindicato Saneamento Básico Companhia Telefônica Companhia de Eletricidade Clube Departamento de Trânsito Receita Federal

4 PARADIGMAS TRADICIONAIS X PARADIGMAS DO TERCEIRO MILÊNIO Revolução Industrial – substituição e potencialização do trabalho humano por máquinas. Revolução Digital – Substituição e potencialização das funções humanas de decisão, comunicação e informação por computadores.

5 PARADIGMAS TRADICIONAIS X PARADIGMAS DO TERCEIRO MILÊNIO Classe Operária numerosa, em conflito com uma classe de patrões e gerentes. Trabalhadores em serviços e de conhecimento e profissionais liberais mais numerosos que os operários clássicos.

6 PARADIGMAS TRADICIONAIS X PARADIGMAS DO TERCEIRO MILÊNIO Trabalhador especializado – operador de máquinas qualificado apenas para a realização de uma tarefa. Grupos de trabalhadores autogeridos e polivalentes, com educação de nível superior.

7 PARADIGMAS TRADICIONAIS X PARADIGMAS DO TERCEIRO MILÊNIO Emprego e carreira estáveis. Desemprego, empregabilidade, terceirização, economia informal, empreendedorismo.

8 PARADIGMAS TRADICIONAIS X PARADIGMAS DO TERCEIRO MILÊNIO Grandes estruturas organizacionais. Estruturas organizacionais enxutas.

9 PARADIGMAS TRADICIONAIS X PARADIGMAS DO TERCEIRO MILÊNIO Ênfase na eficiência. Ênfase na competitividade.

10 PARADIGMAS TRADICIONAIS X PARADIGMAS DO TERCEIRO MILÊNIO Interesse da empresa e do acionista. Ética e responsabilidade social, cidadania empresarial.

11 ENFOQUE COMPORTAMENTAL O foco passa a ser os interesses e sentimentos das pessoas que trabalham na organização. O foco passa a ser o bem-estar dos colaboradores. O foco passa a ser a motivação.

12 PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS ORIENTADAS PARA A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO Categorias de Indicadores Indicadores Específicos ORGANIZACIONAL Tratamento ético dos funcionários Planos de carreira igualitários Clareza das políticas e procedimentos SOCIAL Investimento na educação formal dos funcionários Benefícios familiares Atividades culturais e esportivas PSICOLÓGICA Valorização do funcionário Apoio psicológico Desafio e outros fatores motivacionais BIOLÓGICA Ginástica laboral Controle dos acidentes do trabalho. Conforto físico e eliminação da insalubridade Alimentação Controle de doenças

13 COMO FAZER PARA QUE ESTAS PRÁTICAS SEJAM IMPLANTADAS?

14 ALGUMAS DEFINIÇÕES DE LIDERANÇA Liderança é o processo de conduzir as ações ou influenciar o comportamento e a mentalidade de outras pessoas. Liderança é a realização de metas por meio de direção dos colaboradores.

15 LIDERANÇA Função, papel, tarefa ou responsabilidade, que qualquer pessoa precisa desempenhar, quando é responsável pelo desempenho de um grupo.

16 ENFOQUE COMPORTAMENTAL LIDERANÇAMOTIVAÇÃO CULTURA ORGANIZACIONAL Energia Força (comportamento) Autocrática Democrática Crenças Valores Hábitos

17 NOVOS PARADIGMAS DA ADMINISTRAÇÃO Você precisa aprender a gerenciar em situações nas quais não tem autoridade de comando, nas quais você não é nem controlado e nem está controlando.

18 QUATRO ÁREAS DE ESCOLHA ESPÍRITO MENTE CORAÇÃOCORPO

19 QUATRO NECESSIDADES DAS PESSOAS ESPÍRITO (Deixar um legado) Significado Espiritual CORAÇÃO (Sentir) Amar MENTE (Aprender) Desenvolvimento Mental CORPO (Fazer) Viver

20 QUATRO INTELIGÊNCIAS DAS PESSOAS INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL (QES) INTELIGÊNCIA EMOCIONAL (QE) INTELIGÊNCIA MENTAL (QI) INTELIGÊNCIA FÍSICA (QF)

21 COMO ENCONTRAR O EQUILÍBRIO? ESPÍRITO (Consciência) CORAÇÃO (Paixão) MENTE (Visão) CORPO (Disciplina)

22 QUATRO FUNÇÕES DA LIDERANÇA ESPÍRITO Modelar CORAÇÃO Empower MENTE Explorar caminhos CORPO Alinhar CONFIANÇA CONFIANÇA CONFIANÇA

23 GESTÃO DE PESSOAS: O DESAFIO DOS NOVOS TEMPOS O desafio é encontrar a sua voz: TALENTO PAIXÃO NECESSIDADE CONSCIÊNCIA VOZ

24 ENCONTRANDO RESULTADOS: 1ª Etapa Especifique os resultados esperados em termos de quantidade e qualidade; Solicite os métodos que serão utilizados; Estabeleça prazos para realização dos projetos; Estabeleça o comprometimento para obtenção dos resultados desejados (conceito ganha-ganha).

25 ENCONTRANDO RESULTADOS: 2ª Etapa Comunique todos os princípios políticos e procedimentos considerados essenciais para a obtenção dos resultados; Identifique os caminhos do erro e atitude esperada (iniciativa).

26 ENCONTRANDO RESULTADOS: 3ª Etapa Identifique os recursos humanos, técnicos e organizacionais disponíveis (informação, comunicação e treinamento).

27 ENCONTRANDO RESULTADOS: 4ª Etapa Defina responsabilidade das pessoas; Estabeleça o padrão de desempenho aceitável; Especifique como será avaliado o desempenho (medição, observação e discernimento); Estabeleça quando ocorrerão as avaliações dos progressos realizados.

28 ENCONTRANDO RESULTADOS: 5ª Etapa Estabeleça um acordo sobre o que acontecerá quando os resultados desejados forem ou não alcançados; Conseqüências positivas (reconhecimento, apreciação, progresso profissional, nova tarefa, treinamento, horário flexível, licença, âmbito de responsabilidades ampliado ou promoção; Conseqüências negativas (novo período de treinamento, demissão).

29 INDICADORES DE RESULTADOS 1. Medidas de Desempenho 2. Medidas de Adequação 3. Medidas de Satisfação dos Funcionários 4. Medidas Indiretas de Desempenho dos funcionários Critérios de Avaliação

30 ABORDAGENS ESTATÍSTICAS DE AVALIAÇÃO Índices de Acidentes Índices de Eficácia Índices Organizacionais e Relações no Trabalho Índices de Rotatividade e de Absenteísmo Índices de Emprego

31 ÍNDICES DE EFICÁCIA Custos de pagamento por unidade Faturamento por funcionário Vendas por funcionário de toda organização ou de unidade organizacional Resultados em unidades por hora trabalhada de funcionário Perdas e refugos por unidade de organização

32 ÍNDICES DE ACIDENTES Coeficientes de freqüência de acidentes da organização ou da unidade organizacional Indenizações pagas a acidentados em cada 1000 horas trabalhadas Número de dias perdidos por acidente Acidentes por tipo e em cada parte do corpo Custo médio por acidente e por parte do corpo envolvida

33 ÍNDICES ORGANIZACIONAIS E RELAÇÃO NO TRABALHO Número de Greves Número de arbitragens efetuadas Número de queixas e reclamações

34 ÍNDICES DE ROTATIVIDADE E DE ABSENTEÍSMO Freqüência, atrasos e horas extras em comparação com cada unidade organizacional Rotatividade de pessoal por unidade de organização e para toda a organização

35 ÍNDICES DE EMPREGO Dias de férias como % dos dias trabalhados da força de trabalho Distribuição dos funcionários por idade, tempo de casa, sexo e raça. Idade média de força de trabalho Afastamento por acidentes, maternidade, doenças prolongadas, por motivos de estudos, como % dos dias trabalhados Dias de ausência por doença, como % dos dias trabalhados

36 ABORDAGEM ATRAVÉS DE PESQUISAS INTERNAS Pesquisa de Atitude PrincipaisFocos Atitudes quanto às condições de trabalho Atitudes quanto à remuneração Atitudes quanto à Organização Atitudes quanto ao Gestor/Supervisor

37 ABORDAGEM ATRAVÉS DE PESQUISAS EXTERNAS A avaliação de resultados quanto à GESTÃO DE PESSOAS também pode envolver uma comparação externa com aquilo que fazem outras organizações, sejam ou não do mesmo ramo de atividade. O BENCHMARKING é a principal técnica utilizada para as pesquisas externas de RH.

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