A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GESTÃO DE LUCROS, PREÇOS E CUSTOS. L&P - GESTÃO DE LUCROS, PREÇOS E CUSTOS Software L&P - Gestão de Lucros, Preços e Custos é um moderno sistema de auxílio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GESTÃO DE LUCROS, PREÇOS E CUSTOS. L&P - GESTÃO DE LUCROS, PREÇOS E CUSTOS Software L&P - Gestão de Lucros, Preços e Custos é um moderno sistema de auxílio."— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO DE LUCROS, PREÇOS E CUSTOS

2 L&P - GESTÃO DE LUCROS, PREÇOS E CUSTOS Software L&P - Gestão de Lucros, Preços e Custos é um moderno sistema de auxílio a tomada de decisão, que permite ao empresário avaliar e interferir na evolução dos seus Custos e Despesas, formular seus Preços de Venda e apurar o resultado de suas transações, tanto no sentido macro (da empresa), como detalhe, por produto, por famílias de produtos ou por clientes. Indústria, Comércio ou Prestação de Serviços

3 Este sistema não necessita de customizações, uma vez que ele se utiliza de informações que normalmente já existem nos sistemas (ERP) das empresas, através de interface de captação de dados ou lançados diretamente. Os seguintes cadastros são necessários: CADASTROS

4 CADASTROS DE FORNECEDORES, CLIENTES, GRUPOS DE CLIENTES, VENDEDORES, REGIÕES DE VENDA Esses cadastros são utilizados para se identificar a origem das receitas e despesas que são lançadas no Controle Financeiro. Além disso, podemos ter relatórios de resultados por clientes, grupos de clientes, vendedores e regiões de venda. Vide relatório de Análise de Performances no item de Resultados. Esses cadastros são utilizados para se identificar a origem das receitas e despesas que são lançadas no Controle Financeiro. Além disso, podemos ter relatórios de resultados por clientes, grupos de clientes, vendedores e regiões de venda. Vide relatório de Análise de Performances no item de Resultados.

5 CENTROS DE CUSTOS Cadastro da estrutura da empresa. Para tanto, utiliza-se um organograma com todos os setores da empresa, principalmente aqueles que representam áreas Produtivas. Os Centros de Custos podem ser classificados como: A- Administração, P- Produção e R- Rateio.

6 A - ADMINISTRAÇÃO : Para fins de Formação dos Preços de Vendas, o sistema L&P classifica os Gastos das empresas em Custos ou Despesas que podem ser Fixos ou Variáveis. Os setores classificados como (A) – Administração, representam as áreas administrativas da empresa onde são apuradas as chamadas Despesas Fixas ou Variáveis do período analisado:

7 P - PRODUÇÃO (Indústria ou Prestação de Serviços) : São as áreas que estão diretamente envolvidas com o processo produtivo. Nestas áreas o sistema L&P apura o Custo Fixo Médio e o Custo Hora/Minuto/Homem ou Máquina, de cada Setor Produtivo:

8 R - RATEIO (1) Estes são os setores prestadores de serviços internos, isto é, aqueles que trabalham(ou gerenciam) para outros setores da própria empresa. Portanto os seus gastos devem ser rateados nos setores que se utilizam dos seus serviços. Por exemplo: Manutenção, Serviços Gerais, Ferramentaria, Gerência da produção, etc. Uma vez definidos os critérios de rateio, o L&P fará automaticamente o rateio dos gastos acumulados nesses centros de custos nas áreas responsáveis. Uma vez definidos os critérios de rateio, o L&P fará automaticamente o rateio dos gastos acumulados nesses centros de custos nas áreas responsáveis.

9 R - RATEIO (2) Pode ocorrer que um determinado setor da empresa trabalhe exclusivamente para um produto ou grupo de produtos. Neste caso podemos ratear as despesas desse Centro de Custo diretamente nesses produtos, influenciando o custo e a formação dos preços de venda, somente desses itens.

10 PLANO DE CONTAS: No Plano de Contas do L&P, são cadastrados todos os tipos de Gastos: Custos e Despesas da empresa. Pode ser aproveitado o Plano de Contas já existente na empresa. Aqui essas contas são classificadas em Gastos Fixos, Gastos Variáveis, Repasses e outros. Podemos definir previamente um critério de rateio para cada conta. Por exemplo: Rateio da Energia Elétrica. Quando um gasto referente a Energia Elétrica, for lançado conforme item 2- Financeiro A- Gastos, O L&P já fará o rateio do valor total, nos Centros de Custos previamente definidos.

11 MATÉRIAS PRIMAS (Indústria ou Prestação de Serviços) Cadastro de todas as matérias primas, que serão utilizadas pela empresa na árvore de composição (Ficha Técnica) dos produtos ou dos componentes compostos. O L&P calcula o custo das matérias primas levando em consideração, os Créditos Fiscais, Prazos de Pagamento e Giros de Estoque. Qualquer alteração que for efetuada no custo das matérias primas, automaticamente, todos os produtos que contém as mesmas na sua composição, terão seus custos e preços de venda atualizados.

12 As fases da produção que forem terceirizadas devem ser cadastradas neste item. Esses serviços terceirizados serão incluídos na árvore de composição dos custos dos produtos. SERVIÇOS DE TERCEIROS (Indústria ou Prestação de Serviços)

13 PRODUTOS Cadastro de todos os itens que necessitam de apuração dos seus custos e/ou da formação dos seus preços de venda. Podem ser Produtos Simples (Revenda - Comércio) ou Produtos Compostos e Componentes Compostos (Indústria ou Prestação de Serviços).

14 Formação do Preço de Venda O preço de venda final é formado através da apuração do mark-up, levando-se em consideração, o custo, as despesas variáveis, as despesas fixas, e a margem de lucro líquido desejada:

15 CUSTO O Custo Final de um produto é formado pela Composição das Matérias Primas, Custo do Processo e o Custo dos Serviços de Terceiros, se houver:

16 Componentes Facilidade na elaboração da Ficha Técnica de cada produto, com a demonstração dos componentes compostos e respectivas matérias primas em todos os níveis existentes:

17 Processo Processo de Transformação do Produto incluindo todos os Custos Fixos da Produção. Possibilitando levantar o custo do tempo gasto pelos produtos ou componentes em cada Fase e/ou Centro de Custo Produtivo:

18 Os serviços terceirizados são facilmente incluídos no custo da cada produto: Serviços de Terceiros

19 Simulação de Preços (1) (Indústria, Comércio ou Prestação de Serviços) A tela apresentada a seguir, é de grande utilidade para os empresários, permitindo tomar decisões rápidas, no momento da negociação com o cliente. Podemos alterar/simular qualquer item que faz parte da composição do preço de venda do produto, obtendo-se o resultado em relação ao novo preço e/ou em relação a nova margem de lucro no mesmo instante. Permite que o empresário saiba, no momento da negociação, qual é o preço mínimo e o desconto máximo a ser praticado. -Simulação em relação aos níveis normais de vendas: Permite inserir ou alterar: Descontos, Preço a Vista, Prazo de Venda, Preço a Prazo, Margem de Lucro Líquida, Porcentagem de Despesas Fixas e Porcentagem de Despesas Variáveis. Obtendo-se os resultados correspondentes nos outros itens. -Simulação em Relação ao Ponto de Equilíbrio Mensal: O sistema fornece ainda, ao mesmo tempo, a quantidade mínima a ser vendida e o lucro total a ser obtido no mês, no preço proposto, e qual seria o lucro e/ou o preço a ser praticado em outras quantidades.

20 Esta é a tela inicial apresentada para simulação de um produto: Vide exemplo de simulação a seguir: Vide exemplo de simulação a seguir: Simulação de Preços (2)

21 Simulação de Preços (3) Exemplo: Na simulação abaixo, se for dado um desconto de 17%, o preço resultante apresentará um prejuízo de –1,6266%, dentro dos níveis normais de venda. Mas, se forem vendidas unidades, nesse preço durante o mês, o produto apresentará um lucro de 1,8617%:

22 Resumo do produto Nesta opção, o L&P apresenta uma planilha com dados relativos a movimentação do produto. De um lado da tela temos as informações de custos e resultados com base no preço calculado pelo sistema; Do outro lado apresentamos as informações relativas ao desempenho do produto: Faturamento, preço médio praticado, lucro líquido, margem de contribuição, Ponto de Equilíbrio, etc.

23 DESPESAS VARIÁVEIS Neste item serão apresentadas as Contas classificadas como Gastos Variáveis, no cadastro do Plano de Contas. Por definição, Gastos Variáveis são aqueles que existem em função das vendas, como por exemplo, os impostos e as comissões. A empresa deve considerar as alíquotas médias calculadas pelo L&P, uma vez que espelham a sua realidade. Porém, podem definir outras alíquotas para fins de simulação.

24 IMOBILIZADO / INVESTIMENTOS Este item foi desenvolvido para facilitar a apropriação dos custos ou despesas relativas às depreciações do imobilizado, ou amortizações dos investimentos. Para tanto, basta cadastrar os Bens do Imobilizado (Ativo Fixo) e/ou os Investimentos significativos, que o sistema efetua os lançamentos dessas depreciações/amortizações, automaticamente, durante o período de vida útil do bem ou investimento:

25 ÍNDICES MONETÁRIOS Cadastro dos Índices Financeiros que forem adotados para atualização monetária do sistema. Os índices podem conter: Variação Percentual Mensal ou Cotação Mensal. Exs.: IGP-M (Variação %), Dólar Comercial Médio (Cotação), etc.

26 RECÁLCULO GERAL Definição dos dados básicos que serão utilizadas nos cálculos gerais do sistema: Taxas de juros para cálculo do valor presente das transações e dos preços a prazo, breaq- even-points: (Ponto de Equilíbrio Contábil = Cota mínima de faturamento ou Ponto de Equilíbrio Econômico = Cota objetivo de faturamento), etc. Através desta tela, também efetuamos o recálculo do sistema para apuração da situação da empresa relativa ao novo período analisado, cujos principais relatórios são apresentados no item de Resultados.

27 FINANCEIRO / GASTOS Caso não seja utilizada a opção de Captação de Dados de outros sistemas, esta área será utilizada para lançamentos manuais dos Gastos da empresa (despesas e custos), ou para consulta dos Gastos lançados ou captados:

28 RECEITAS Área destinada ao lançamento manual do faturamento da empresa caso não seja utilizada a opção de Captação de Dados, ou para consulta aos dados das receitas lançadas ou captadas:

29 CONTAS A PAGAR / CONTAS A RECEBER E RELATÓRIOS FINANCEIROS (Inclusive Fluxo de Caixa). Estes módulos, apesar de não fazerem parte do foco principal do L&P, estão disponíveis para empresas que não possuem um sistema de Gestão Operacional (ERP), uma vez que estes sistemas já incluem normalmente estas rotinas.

30 RESULTADOS Neste módulo são apresentados os Relatórios Gerenciais do Sistema, que permitem ao empresário avaliar e identificar as causas dos eventuais sucessos ou insucessos dos seus negócios. Os principais são:

31 DEMONSTRATIVO DE RESULTADOS Trata-se de um Demonstrativo de Resultados Gerencial, uma vez que já apresenta os valores corrigidos monetariamente, com base no Índice Monetário utilizado, e ajustados em função dos Prazos Médios de Recebimentos e de Pagamentos, praticados no período analisado. O Demonstrativo de Resultados, apresenta também, o Ponto de Equilíbrio Econômico ou Cota Objetivo de Vendas, isto é, o faturamento necessário para se obter um determinado Lucro Mínimo Objetivo, tanto com base nos Preços de Tabela dos produtos, como com base nos Preços Médios Praticados pela empresa no período analisado.

32 ANÁLISE DA PRODUÇÃO (Indústria ou Prestação de Serviços) Este relatório apresenta uma avaliação da utilização da Capacidade Instalada em horas produtivas, por Centro de Custo da Produção, isto é, identifica os setores produtivos mais ociosos da empresa, no período analisado.

33 ANÁLISE DE PERFÓRMANCES Trata-se de relatório importante para se fazer análise do mix de produtos da empresa. Apresenta resultados, tanto dos Grupos (famílias) dos produtos, como também dentro de cada grupo, os resultados individuais por produto, separados ou não por Clientes, Grupos de Clientes, Regiões ou Vendedores. Através dessa análise podemos identificar os melhores ou piores produtos ou clientes, em termos de Faturamento, Margens de Contribuição e Lucratividade Líquida. Os produtos que apresentarem resultados negativos nesse relatório, devem ser objeto de análise da Composição dos seus Custos, demonstrada no respectivo cadastro. Este Relatório também servirá como base para atuação da Área de Marketing da Empresa.

34 GASTOS FIXOS DO POR CENTRO DE CUSTO: GASTOS POR CENTROS DE CUSTOS / CONTA GASTOS POR CONTA / CENTROS DE CUSTOS DETALHAMENTO DOS GASTOS Os relatórios acima permitem ao empresário identificar onde e no que a empresa está gastando seus recursos e quanto os gastos de cada um destes setores ou contas representam percentualmente, em relação ao faturamento da empresa. OUTROS RELATÓRIOS

35 LISTAS DE PREÇOS DE VENDA Emissão de Listas de Preços: - Por produto; - Separadas ou não, por famílias ou grupos de produtos; - Preços a vista e/ou em até três prazos de venda diferentes por lista; - Permite elaboração de Listas de Preços com ICMS e Margens de Lucro diferenciados para cada região; - Em ordem alfabética ou por código; - Incluindo ou não uma coluna com as alíquotas de IPI de cada produto.

36 PONTOS DE EQUILÍBRIO. Relação dos Pontos de Equilíbrio ( Breaq-even-point ), apresentando as quantidades, valores de faturamento e preços de venda por produto, a serem praticados para se atingir a meta de lucratividade da empresa, previamente definida.:

37 COMPOSIÇÃO DOS PRODUTOS (Ficha Técnica) Detalhamento da composição dos custos dos produtos, contendo: Matérias Primas; Componentes; Processos; Serviços de Terceiros. Esse relatório poderá ou não vir acompanhado do Resumo da Formação do Preço de Venda do produto.

38 RELATÓRIO DE VENDAS Relatório de Vendas geral ou por cliente, com opção do detalhamento dos itens de cada Nota ou Pedido

39 CAPTAÇÃO DE DADOS Se a empresa já se utiliza de um sistema de Gestão Operacional (ERP), o L&P disponibiliza a opção de Captação de Dados, a fim de se evitar duplicidade de trabalhos nos lançamentos e nas atualizações das informações. Podemos captar as seguintes informações de outros sistemas: Cadastros de Produtos, Matérias Primas, Clientes, Fornecedores, Composições dos produtos, Processos, Serviços de Terceiros, Gastos, Vendas, Custo da Folha de Pagamento, etc. As captações podem ser efetuadas através de uma interface que traz as informações diretamente do banco de dados do cliente para o sistema L&P, via ODBC, ou através da geração de arquivos TXT, cujas estruturas nós fornecemos.

40 SEGURANÇA DOS DADOS Cadastro dos usuários e senhas, com definição das rotinas permitidas para cada um.

41 CONTATOS Para solicitar maiores informações ou demonstração do sistema, entrar em contato com a L&P Software Ltda / / Visite o nosso site (www.lpsoft.com.br)www.lpsoft.com.br


Carregar ppt "GESTÃO DE LUCROS, PREÇOS E CUSTOS. L&P - GESTÃO DE LUCROS, PREÇOS E CUSTOS Software L&P - Gestão de Lucros, Preços e Custos é um moderno sistema de auxílio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google