A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA SENSORIAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA SENSORIAL."— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA SENSORIAL

2 Um indivíduo é portador de um grave distúrbio que atinge todo o ouvido interno. Quais os sentidos afetados por tal distúrbio? Justifique sua resposta.

3 Resposta. Audição, pois do ouvido interno (cóclea) partem os impulsos nervosos para a área auditiva do cérebro. Também será afetado o equilíbrio, pois neste local acham-se os canais semicirculares (labirinto).

4 AS ORELHAS

5 Nomei os componentes indicados na figura acima:

6 Resposta. 1- tímpano 5- vestíbulo 2- martelo 6- canais semi-circulares 3- bigorna 7- cóclea 4- estribo 8- nervo vestibular

7 O ouvido é constituído por três partes. Quais são essas partes
O ouvido é constituído por três partes. Quais são essas partes? Em qual delas estão as células lesadas pelo excesso de ruído? Indique a função de cada uma das três partes na audição.

8 Resposta. Ouvido externo, médio e interno. As células que podem ser lesadas pelo excesso de ruído localizam-se no ouvido interno. O ouvido externo capta e conduz as ondas sonoras até o tímpano. A porção média propaga o som, por meio dos ossículos denominados martelo, bigorna e estribo, até as estruturas do ouvido interno. O ouvido interno, representado pela cóclea, transforma o som em impulsos nervosos. Esses impulsos são conduzidos pelo nervo auditivo até o córtex cerebral, que promove a interpretação sensorial das ondas sonoras.

9 Em relação à gustação, responda:
a) Quem são os receptores e onde se localizam? b) Quais são as regiões da língua responsáveis pela percepção dos sabores: a) doce: b) amargo: c) ácido: d) salgado:

10 Resposta. a) Papilas gustativas, localizadas na base da língua. b) a) Ponta b) Base c) Bordas d) Bordas laterais anteriores

11 Escreva a função das seguintes estruturas do olho:
a) cristalino b) pupila c) retina

12 Resposta. a) cristalino: funciona como uma lente convergente b) pupila: orifício da íris que permite a entrada da luz no globo ocular c) retina: anteparo que contém células fotorreceptoras para a formação da imagem.

13

14 Indique o caminho percorrido pela luz desde a córnea até o cérebro.

15 Resposta. córnea  humor aquoso  pupila  cristalino  humor vítreo  retina  nervo óptico  cérebro.

16 A HIPERMETROPIA é causada por um problema OPOSTO ao da miopia
A HIPERMETROPIA é causada por um problema OPOSTO ao da miopia. Explique o que acontece no olho de uma pessoa hipermétrope. Qual a estrutura responsável pela focalização da imagem na retina? Quais são as células da retina especializadas na percepção da luz fraca?

17 Resposta. a) As imagens se formam depois da retina b) Cristalino c) bastonetes

18 Miopia Hipermetropia


Carregar ppt "SISTEMA SENSORIAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google