A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEMPO DE FLORIR (2011). Em 2009 a proposta foi o Tempo de Semear. Princípio norteador: o anúncio da Boa Nova. Objetivo: o despertar para busca de ideais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEMPO DE FLORIR (2011). Em 2009 a proposta foi o Tempo de Semear. Princípio norteador: o anúncio da Boa Nova. Objetivo: o despertar para busca de ideais."— Transcrição da apresentação:

1 TEMPO DE FLORIR (2011)

2 Em 2009 a proposta foi o Tempo de Semear. Princípio norteador: o anúncio da Boa Nova. Objetivo: o despertar para busca de ideais que gerem um compromisso com a vida e com a construção do Reino de Deus no mundo, possibilitando uma consciência e responsabilidade de semear, espalhar, transmitir, propagar e infundir um novo jeito de ser e viver.

3 2010 – Princípios norteadores: a cultura da paz responsabilidade ecológica.

4 2011 TEMPO DE FLORIR Texto bíblico iluminador: João 15, 1 – 11

5 Objetivos - Intuir que os seres humanos e cristãos procuram ser presença de suavidade, leveza, beleza e de encanto pela vida; de partilha de dons, de cultivo da paz, de justiça e de solidariedade; - Desenvolver a ideia de que, ser cristão e construir o Reino de Deus é um processo educativo, onde cada um assume livremente a proposta do Evangelho, caminho para a felicidade;

6 - Viabilizar uma formação humana comprometida com o bem comum, no exercício da cidadania que conduza à transformação da realidade, criando condições mais justas e fraternas; - Despertar o educando para a consciência planetária, que garanta a qualidade de vida às pessoas e a toda a natureza.

7 Esse ano o Tempo de Florir estará vinculado à Campanha da Fraternidade/2011, cujo Tema é: "Fraternidade e a vida no planeta" e o lema "A criação geme em dores de parto" (Rm 8,22). Portanto, é um convite à reflexão sobre as agressões à vida no planeta e a um impulso maior no cuidado da vida. Nossa mãe terra, Senhor, geme de dor noite e dia. Será de parto essa dor? Ou simplesmente agonia?! Vai depender só de nós!"

8 Problemas DESERTIFICAÇÃO DO SOLO

9 DESMATAMENTO

10 QUEIMADAS

11 POLUIÇÃO DAS ÁGUAS, DO AR E DA TERRA

12 USO ABUSIVO DE AGROTÓXICO

13 - A proposta para defesa do Planeta Terra passa primeiro pela conscientização ambiental, seguida de profunda mudança comportamental. - O ser humano, desde a origem da sua história, utilizou toda a sua inteligência para conseguir da natureza os produtos que pudessem satisfazê-lo. Porém não se preocupou com as suas necessidades e o desenvolvimento tecnológico, esquecendo-se da preservação do ambiente terrestre e da sua futura qualidade de vida.

14 Portanto, cabe aqui, primeiro analisar o comportamento diante de uma postura ambientalmente correta. Pensar o macro, no universo, para ações locais, no pedaço de mundo em que cada um vive.

15 Este projeto tem finalidade de construir o olhar ético, estético e de cuidado do meio ambiente com os alunos, que demonstram curiosidade em conhecer e experimentar as vivências sobre o meio ambiente.

16 Enfim, o projeto constitui uma proposta de esperança e de transformação no cuidado do nosso planeta, com o objetivo de resgatar a convivência sadia, harmoniosa e integradora da origem da humanidade – o jardim de Édem, onde todos se respeitavam e não havia necessitados e nem destruição, pois o amor de Deus era presente em tudo e em todos.

17 O Tempo de Florir é uma temática que deve permear todas as ações da escola, viabilizando a reflexão da fraternidade e vida no planeta, ajudando na percepção de que Deus é o criador e o grande cuidador de tudo e os seres humanos são participantes ativos dessa grande obra e que cada um tem sua parcela de responsabilidade.

18 METODOLOGIA Serão realizadas atividades: desenhos, contação de histórias, roda da conversa, hora da arte, cartazes, murais, aula passeio, jogral, música, parlendas, textos informativos, datas comemorativas, horticultura e outras atividades que acontecerão de acordo com a necessidade de cada faixa etária. Através destas atividades serão ressaltados valores humanos, evangélicos e sociais que a Instituição adota no seu trabalho educativo.

19 Pretende-se desenvolver o projeto com a integração de todos os professores, colaboradores, pais e responsáveis, tendo cada um desses o dever de ajudar na elaboração das atividades em suas respectivas áreas. Trata-se, portanto, de uma reflexão e ação conjunta à luz dos valores evangélicos. O Projeto trabalhará com atividades que possibilitem, por meio de processos pedagógicos dinâmicos e criativos, o encontro das pessoas com os valores do Reino de Deus.

20 Sugestões de atividades: - Cultivar um vaso de flor plantado pelas crianças nas salas; - Cultivar o Jardim da escola – cada turma cuida de uma parte; - Fazer a releitura do texto bíblico que fala da criação – Gn; - Trabalhar o filme – Jardim Secreto – 3º ao 6º ano do Ensino Fundamental; -T-Trabalhar o filme - Ilha das flores – 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio;

21 -Deixar os murais sempre arrumados com elementos e frases da natureza; -Dia da mulher – cada criança e adolescente confeccionará uma flor de garrafa pet; -Dia das mães - cada criança e adolescente confeccionará uma flor de bombom, - modelo - Festa da família (agosto) – Realizar uma apresentação cultural (músicas e coreografias) e fazer uma confraternização

22 -Semana da Paz (outubro) – Fazer uma passeata pela cidade entregando lírios brancos com valores escritos nas pétalas (modelo) - Festa de Natal – Jesus vai nascer no meio de um grande Jardim – as turmas confeccionarão as flores do jardim e ensaiarão as músicas e coreografias de Natal.

23 O projeto será avaliado através da realização de cada atividade, da participação das crianças, adolescentes e jovens, utilizando como recurso: a roda da conversa e os trabalhos feitos pelos alunos. No final do ano as professoras farão uma retomada do projeto, ressaltando os aspectos positivos e os que precisam ser revistos.

24 Oração do Tempo de Florir Trindade Santa, fonte suprema do amor, Vós que nos revelastes na pessoa de Jesus Cristo que, há tempo para todas as coisas, permiti como vossos seguidores, discípulos missionários, a graça de florescer no vigor do vosso Santo Espírito e desabrochar em virtudes que dignifiquem o vosso mandato de ser, para o mundo, sinal profético da Boa Nova de vosso Reino. Eis-nos aqui e que a Boa Mãe, Coração de Maria, nos auxilie a testemunhar com palavras e ações na vida vossos desígnios eternos. Amém!

25 GT – EVANGELIZAÇÃO Ir. Gleise Mara Correa Ir. Magali Gavazzoni Ir. Maria Aparecida Souza Ir. Nádia Maciel da Silva Ir. Zenilda das Neves Lopes


Carregar ppt "TEMPO DE FLORIR (2011). Em 2009 a proposta foi o Tempo de Semear. Princípio norteador: o anúncio da Boa Nova. Objetivo: o despertar para busca de ideais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google