A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FÉ e POLÍTICA Exigências do EvangelhoExigências do EvangelhoExigências do EvangelhoExigências do Evangelho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FÉ e POLÍTICA Exigências do EvangelhoExigências do EvangelhoExigências do EvangelhoExigências do Evangelho."— Transcrição da apresentação:

1

2 FÉ e POLÍTICA Exigências do EvangelhoExigências do EvangelhoExigências do EvangelhoExigências do Evangelho

3 FUNDAMENTAÇÃO BIBLICA A Bíblia é o registro da história política do Povo de Deus. A Bíblia é o registro da história política do Povo de Deus. No Antigo Testamento, os profetas já denunciavam as questões políticas que afetavam e oprimiam o Povo de Deus: Isaías (10,1-2) já dizia: No Antigo Testamento, os profetas já denunciavam as questões políticas que afetavam e oprimiam o Povo de Deus: Isaías (10,1-2) já dizia: …ai daqueles que fazem decretos iníquos e daqueles que escrevem sentenças de opressão, para negar a justiça ao fraco e fraudar o direito dos pobres. Moisés é chamado a questionar o poder do Governo do Faraó e libertar o povo oprimido da escravidão do Egito e (como um deputado constituinte) eleito por Deus foi o redator da Lei dos dez mandamentos para a humanidade. Moisés é chamado a questionar o poder do Governo do Faraó e libertar o povo oprimido da escravidão do Egito e (como um deputado constituinte) eleito por Deus foi o redator da Lei dos dez mandamentos para a humanidade. No Novo Testamento, o próprio Filho de Deus vem testemunhar, com a própria vida, que é preciso lutar pelas questões sociais que afetam a vida do povo. Combateu as injustiças, defendeu os mais pobres, bateu com chicote nos corruptos e perdoou a prostituta. Organizou o primeiro Grupo de Fé Política para ensinar a verdade ao povo para libertá-lo. … A verdade vos libertará - …Eu vim para que TODOS tenham VIDA e a tenham em abundancia. No Novo Testamento, o próprio Filho de Deus vem testemunhar, com a própria vida, que é preciso lutar pelas questões sociais que afetam a vida do povo. Combateu as injustiças, defendeu os mais pobres, bateu com chicote nos corruptos e perdoou a prostituta. Organizou o primeiro Grupo de Fé Política para ensinar a verdade ao povo para libertá-lo. … A verdade vos libertará - …Eu vim para que TODOS tenham VIDA e a tenham em abundancia.

4 Questões de Fé e política? Todo ensinamento e exigências de Jesus Cristo gira em torno das questões sociais: Amor ao próximo, Caridade, Justiça, Solidariedade, vida em comunidade, partilha: Tive sede e me deste de beber. Tive fome e me deste o que comer. Estive preso e fostes me visitar. Tive sede e me deste de beber. Tive fome e me deste o que comer. Estive preso e fostes me visitar. Pediu a distribuição das riquezas : repartiu pão, peixe e disse ao rico: Pediu a distribuição das riquezas : repartiu pão, peixe e disse ao rico: …Vá, venda tudo que tens e distribua aos pobres. …Vá, venda tudo que tens e distribua aos pobres. Ensinando e parlamentando Jesus Cristo desafia o poder estabelecido e subverte a ordem e os valores do poder do mundo: …o maior é aquele que serve : o poder deve ser um serviço e não privilégio. Sua ideologia ameaça os poderosos políticos e religiosos da época e a militância política de Jesus Cristo O leva à prisão e morte na Cruz.

5 NO JUIZO FINAL Quais serão os critérios do julgamento final que podemos encontrar na Bíblia? Quais serão os critérios do julgamento final que podemos encontrar na Bíblia? … Vinde benditos de Meu Pai, pois Eu tive sede e me deste de beber, Eu tive fome e me deste o que comer, Eu estava nú e tu me vestiste, Eu estava cativo e fostes me visitar. … mesmo que a tua Fé remova montanhas, se não tiver amor nada disso lhe adiantará. … não julgueis e não sereis julgado. QUESTÕES POLÍTICO-SOCIAIS? QUESTÕES POLÍTICO-SOCIAIS?

6 Pe. Alfredinho Assessor da CNBB em Brasília nos diz: Assessor da CNBB em Brasília nos diz: Não é Fé e Política, não é Fé + Política, não é Fé - Política e muito menos Fé x Política. O certo é uma Fé Política

7 É IMPOSSÍVEL SEPARAR FÉ DA POLÍTICA FÉ SEM POLÍTICA… … é exploração de Deus. …é comércio com Deus. … é ópio do povo. … é espera de milagres. … é ilusão mágica. … é seita alienadora. POLÍTICA SEM FÉ… … é exploração do pobre. … é comércio com o pobre. … é iludir o pobre. … é morte da esperança … é truque de político. … é a política impura.

8 A POLÍTICA ESTÁ EM TUDO Na religião, e na vida cotidiana tudo passa por questões e decisões políticas que decidem o nosso dia-a-dia e até condiciona o nosso relacionamento com Deus: Vá primeiro reconsciliar-te com o teu irmão e depois vem fazer tua oferta ao Senhor. Na religião, e na vida cotidiana tudo passa por questões e decisões políticas que decidem o nosso dia-a-dia e até condiciona o nosso relacionamento com Deus: Vá primeiro reconsciliar-te com o teu irmão e depois vem fazer tua oferta ao Senhor. Ao negligenciar os deveres temporais o cristão negligencia os seus deveres para com o próximo e para com o próprio Deus e coloca em risco a sua salvação eterna (GS 43) Ao negligenciar os deveres temporais o cristão negligencia os seus deveres para com o próximo e para com o próprio Deus e coloca em risco a sua salvação eterna (GS 43) Até mesmo o dia, o mês e o ano que vivemos hoje, sofreram decisões políticas: o mês de fevereiro tem apenas 28 dias por caprichos, vaidades e decisões políticas de Júlio César e César Augusto, imperadores vaidosos. Até mesmo o dia, o mês e o ano que vivemos hoje, sofreram decisões políticas: o mês de fevereiro tem apenas 28 dias por caprichos, vaidades e decisões políticas de Júlio César e César Augusto, imperadores vaidosos. A Política decide a vida das pessoas do nascimento à morte. Por isso é necessário interferir na política, para se viver melhor. A Política decide a vida das pessoas do nascimento à morte. Por isso é necessário interferir na política, para se viver melhor.

9 CAMPANHA DA FRATERNIDADE 1996 A CF1996, cujo tema era Justiça e Paz se abraçarão, que abordou de forma questionadora as questões sociais do Brasil frente as exigências sociais do Evangelho, chama a responsabilidade dos cristãos para as questões políticas que afetavam a VIDA das pessoas. Os cristãos foram chamados a assumir sua responsabilidade nas questões sociais do Brasil e a intervir (como sal da terra) nesse processo político que gera tanta miséria, fome e morte para milhares de pessoas.

10 REPERCUSSÃO NO BRASIL Diversos Grupos de Fé e Política foram se multiplicando por todo o Brasil. Vários encontros e Seminários sobre Fé e Política foram organizados a níveis paroquiais, arquidiocesano, municipais, estaduais e nacionais. Várias Escolas de Fé e Políticas foram criadas. Os movimentos Fé e Política chegam a CNBB e é criado o CENTRO NACIONAL DE FÉ E POLÍTICA DOM HELDER CAMARA

11 Primeira turma do CURSO FORMAÇÃO POLÍTICA PARA CRISTÃOS do CENTRO NACIONAL DE FÉ E POLÍTICA DOM HELDER CÂMARA Brasília – DF

12 RAMIFICAÇÕES FÉ POLÍTICA Vicariato para Ação Social e Política NESP - Núcleo de Estudos Sóciopolíticos da PUC Minas Pastoral de Fé e Política Escolas de Fé e Política SEPAS Movimento Mineiro de Fé e Política GAL = Grupo de Acompanhamento Legislativo Comitês 9840 Frente Mineira de Combate a Corrupção Conselho Regional de Fé e Política Encontros de Fé e Política Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara

13 ÁREAS QUE REQUEREM PENETRAÇÃO E AÇÃO DA FÉ POLÍTICA Igrejas (Conselhos Pastorais e Comunitários, catequese, Equipes de Comunicação e Formação, grupos carismáticos, ação social) Igrejas (Conselhos Pastorais e Comunitários, catequese, Equipes de Comunicação e Formação, grupos carismáticos, ação social) Escolas públicas (palestras para professores, pais e alunos,currículo escolar) Escolas públicas (palestras para professores, pais e alunos,currículo escolar) Escolas privadas (palestras para professores, pais e alunos, currículo escolar) Escolas privadas (palestras para professores, pais e alunos, currículo escolar) Universidades (Núcleos de estudos, Formação Política) Universidades (Núcleos de estudos, Formação Política) Seminários Arquidiocesanos (Formação Política para Padres) Seminários Arquidiocesanos (Formação Política para Padres) Mídia (programas, reportagens, artigos, documentários) Mídia (programas, reportagens, artigos, documentários) Internet (Fórum, bate papo, a políticos, textos, vídeos) Internet (Fórum, bate papo, a políticos, textos, vídeos) Poder Legislativo (Comissões, GAL, plenário, ) Poder Legislativo (Comissões, GAL, plenário, ) Poder Executivo (Conselhos populares, Op) Poder Executivo (Conselhos populares, Op) Poder Judiciário (OAB, STJ, STE) Poder Judiciário (OAB, STJ, STE) Associações Comunitárias (Conselhos fiscais e deliberativos) Associações Comunitárias (Conselhos fiscais e deliberativos) Sindicatos (Conselhos fiscais) Sindicatos (Conselhos fiscais) Associações de Pais e Mestres (Conselhos) Associações de Pais e Mestres (Conselhos)

14 FIM QUEM NÃO PARTICIPA DAS QUESTÕES POLÍTICAS, SERÁ OBRIGADO POR LEI A VIVER SEGUNDO AS REGRAS ESTABELECIDAS POR AQUELES QUE PARTICIPAM. Carlos José dos Santos Carlos José dos Santos


Carregar ppt "FÉ e POLÍTICA Exigências do EvangelhoExigências do EvangelhoExigências do EvangelhoExigências do Evangelho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google