A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Exigências do Evangelho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Exigências do Evangelho"— Transcrição da apresentação:

1 Exigências do Evangelho
FÉ e POLÍTICA Exigências do Evangelho

2 FUNDAMENTAÇÃO BIBLICA
A Bíblia é o registro da história política do Povo de Deus. No Antigo Testamento, os profetas já denunciavam as questões políticas que afetavam e oprimiam o Povo de Deus: Isaías (10,1-2) já dizia: “…ai daqueles que fazem decretos iníquos e daqueles que escrevem sentenças de opressão, para negar a justiça ao fraco e fraudar o direito dos pobres”. Moisés é chamado a questionar o poder do Governo do Faraó e libertar o povo oprimido da escravidão do Egito e (como um deputado constituinte) eleito por Deus foi o redator da Lei dos dez mandamentos para a humanidade. No Novo Testamento, o próprio Filho de Deus vem testemunhar, com a própria vida, que é preciso lutar pelas questões sociais que afetam a vida do povo. Combateu as injustiças, defendeu os mais pobres, bateu com chicote nos corruptos e perdoou a prostituta. Organizou o primeiro “Grupo de Fé Política” para ensinar a verdade ao povo para libertá-lo. “…A verdade vos libertará - …Eu vim para que TODOS tenham VIDA e a tenham em abundancia”.

3 Questões de Fé e política?
Todo ensinamento e exigências de Jesus Cristo gira em torno das questões sociais: Amor ao próximo, Caridade, Justiça, Solidariedade, vida em comunidade, partilha: “Tive sede e me deste de beber. Tive fome e me deste o que comer. Estive preso e fostes me visitar”. Pediu a distribuição das riquezas: repartiu pão, peixe e disse ao rico: “…Vá, venda tudo que tens e distribua aos pobres”. Ensinando e parlamentando Jesus Cristo desafia o poder estabelecido e subverte a ordem e os valores do poder do mundo: “…o maior é aquele que serve”: o poder deve ser um serviço e não privilégio. Sua ideologia ameaça os poderosos políticos e religiosos da época e a militância política de Jesus Cristo O leva à prisão e morte na Cruz.

4 NO JUIZO FINAL Quais serão os critérios do julgamento final que podemos encontrar na Bíblia? “…Vinde benditos de Meu Pai, pois Eu tive sede e me deste de beber, Eu tive fome e me deste o que comer, Eu estava nú e tu me vestiste, Eu estava cativo e fostes me visitar.” “… mesmo que a tua Fé remova montanhas, se não tiver amor nada disso lhe adiantará.” “… não julgueis e não sereis julgado.” QUESTÕES POLÍTICO-SOCIAIS?

5 Pe. Alfredinho Assessor da CNBB em Brasília nos diz:
“Não é Fé e Política, não é Fé + Política, não é Fé - Política e muito menos Fé x Política. O certo é uma Fé Política”

6 É IMPOSSÍVEL SEPARAR FÉ DA POLÍTICA
FÉ SEM POLÍTICA… … é exploração de Deus. …é comércio com Deus. … é ópio do povo. … é espera de milagres. … é ilusão mágica. … é seita alienadora. POLÍTICA SEM FÉ… … é exploração do pobre. … é comércio com o pobre. … é iludir o pobre. … é morte da esperança … é truque de político. … é a política impura.

7 A POLÍTICA ESTÁ EM TUDO Na religião, e na vida cotidiana tudo passa por questões e decisões políticas que decidem o nosso dia-a-dia e até condiciona o nosso relacionamento com Deus: Vá primeiro reconsciliar-te com o teu irmão e depois vem fazer tua oferta ao Senhor. “Ao negligenciar os deveres temporais o cristão negligencia os seus deveres para com o próximo e para com o próprio Deus e coloca em risco a sua salvação eterna” (GS 43) Até mesmo o dia, o mês e o ano que vivemos hoje, sofreram decisões políticas: o mês de fevereiro tem apenas 28 dias por caprichos, vaidades e decisões políticas de Júlio César e César Augusto, imperadores vaidosos. A Política decide a vida das pessoas do nascimento à morte. Por isso é necessário interferir na política, para se viver melhor.

8 CAMPANHA DA FRATERNIDADE 1996
A CF1996, cujo tema era “Justiça e Paz se abraçarão”, que abordou de forma questionadora as questões sociais do Brasil frente as exigências sociais do Evangelho, chama a responsabilidade dos cristãos para as questões políticas que afetavam a VIDA das pessoas. Os cristãos foram chamados a assumir sua responsabilidade nas questões sociais do Brasil e a intervir (como sal da terra) nesse processo político que gera tanta miséria, fome e morte para milhares de pessoas.

9 REPERCUSSÃO NO BRASIL Diversos Grupos de Fé e Política foram se multiplicando por todo o Brasil. Vários encontros e Seminários sobre Fé e Política foram organizados a níveis paroquiais, arquidiocesano, municipais, estaduais e nacionais. Várias Escolas de Fé e Políticas foram criadas. Os movimentos Fé e Política chegam a CNBB e é criado o “CENTRO NACIONAL DE FÉ E POLÍTICA DOM HELDER CAMARA”

10 Primeira turma do CURSO FORMAÇÃO POLÍTICA PARA CRISTÃOS do CENTRO NACIONAL DE FÉ E POLÍTICA DOM HELDER CÂMARA Brasília – DF

11 RAMIFICAÇÕES FÉ POLÍTICA
Vicariato para Ação Social e Política NESP - Núcleo de Estudos Sóciopolíticos da PUC Minas Pastoral de Fé e Política Escolas de Fé e Política SEPAS Movimento Mineiro de Fé e Política GAL = Grupo de Acompanhamento Legislativo Comitês 9840 Frente Mineira de Combate a Corrupção Conselho Regional de Fé e Política Encontros de Fé e Política Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara

12 ÁREAS QUE REQUEREM PENETRAÇÃO E AÇÃO DA FÉ POLÍTICA
Igrejas (Conselhos Pastorais e Comunitários, catequese, Equipes de Comunicação e Formação, grupos carismáticos, ação social) Escolas públicas (palestras para professores, pais e alunos ,currículo escolar) Escolas privadas (palestras para professores, pais e alunos, currículo escolar) Universidades (Núcleos de estudos, Formação Política) Seminários Arquidiocesanos (Formação Política para Padres) Mídia (programas, reportagens, artigos, documentários) Internet (Fórum, bate papo, a políticos, textos, vídeos) Poder Legislativo (Comissões, GAL, plenário, ) Poder Executivo (Conselhos populares, Op) Poder Judiciário (OAB, STJ, STE) Associações Comunitárias (Conselhos fiscais e deliberativos) Sindicatos (Conselhos fiscais) Associações de Pais e Mestres (Conselhos)

13 FIM QUEM NÃO PARTICIPA DAS QUESTÕES POLÍTICAS, SERÁ OBRIGADO POR LEI
A VIVER SEGUNDO AS REGRAS ESTABELECIDAS POR AQUELES QUE PARTICIPAM. Carlos José dos Santos


Carregar ppt "Exigências do Evangelho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google