A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Observatório Pedagógico Carlos Farinha Rodrigues ISEG / Universidade Técnica de Lisboa Políticas Redistributivas e Desigualdade em Portugal.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Observatório Pedagógico Carlos Farinha Rodrigues ISEG / Universidade Técnica de Lisboa Políticas Redistributivas e Desigualdade em Portugal."— Transcrição da apresentação:

1 Observatório Pedagógico Carlos Farinha Rodrigues ISEG / Universidade Técnica de Lisboa Políticas Redistributivas e Desigualdade em Portugal

2 10 de Maio de 20132Políticas Redistributivas e Desigualdade em Portugal Objectivos: Analisar o nível de redistribuição alcançado pelas políticas sociais e fiscais em Portugal e o seu impacto nos níveis de desigualdade e de pobreza monetária; Qual a importância relativa dos impostos e das transferências sociais nas políticas redistributivas? Qual a eficácia e a eficiência das políticas sociais e fiscais? Qual o impacto sobre a eficácia das políticas redis- tributivas das actuais políticas de austeridade?

3 10 de Maio de 20133Políticas Redistributivas e Desigualdade em Portugal D ESIGUALDADE E CONÓMICA EM P ORTUGAL

4 10 de Maio de 20134Políticas Redistributivas e Desigualdade em Portugal Desigualdade Familiar (Gini), EU Fonte: Eurostat, EU-SILC 2011.

5 10 de Maio de 20135Políticas Redistributivas e Desigualdade em Portugal Desigualdade Familiar ( ) Fonte: Eurostat, ECHP & EU-SILC

6 10 de Maio de 20136Políticas Redistributivas e Desigualdade em Portugal Fonte: Eurostat, ECHP & EU-SILC Shares dos diferentes decis ( )

7 10 de Maio de 20137Políticas Redistributivas e Desigualdade em Portugal Indicadores de Pobreza ( ) Fonte: Eurostat, ECHP & EU-SILC

8 10 de Maio de 20138Políticas Redistributivas e Desigualdade em Portugal Q UAL O NÍVEL DE R EDISTRIBUIÇÃO A LCANÇADO PELAS P OLÍTICAS S OCIAIS E F ISCAIS ( )

9 10 de Maio de 20139Políticas Redistributivas e Desigualdade em Portugal Quadro Sequencial dos Rendimentos Componentes do Rendimento Salários e Ordenados + Rendimentos Trabalho Conta Própria + Rendimentos de Propriedade + Outros Rendimentos Privados 1. Rendimento de Mercado + Pensões de Velhice e Sobrevivência 2. Rendimento de Mercado + Pensões + Outras Transferências Sociais 3. Rendimento Bruto - Contribuições para a Segurança Social (trabalhador) - Impostos Directos 4. Rendimento Disponível das Famílias Fonte: Adaptado de OECD (2008). Nota: Cada componente do rendimento foi ajustada com a escala de equivalência da OECD (modificada).

10 10 de Maio de Políticas Redistributivas e Desigualdade em Portugal Estrutura do Rendimento Disponível ( ) Fonte: INE, ICOR (EU-SILC)

11 10 de Maio de Políticas Redistributivas e Desigualdade em Portugal Estrutura do Rendimento Disponível ( ) Fonte: INE, ICOR (EU-SILC) Valores anuais em euros a preços de 2010.

12 10 de Maio de Políticas Redistributivas e Desigualdade em Portugal Estrutura do Rendimento Disponível por Quintis (2010) Fonte: INE, ICOR (EU-SILC) 2011.

13 10 de Maio de Políticas Redistributivas e Desigualdade em Portugal Estrutura do Rendimento Disponível por Quintis (2010) Fonte: INE, ICOR (EU-SILC) Valores anuais em euros.

14 10 de Maio de Políticas Redistributivas e Desigualdade em Portugal R EDISTRIBUIÇÃO DO R ENDIMENTO VIA T RANSFERÊNCIAS S OCIAIS E I MPOSTOS ( )

15 10 de Maio de Políticas Redistributivas e Desigualdade em Portugal Índice de Gini do Rendimento de Mercado Índice de Gini do Rendimento Bruto Índice de Gini do Rendimento Disponível Desigualdade Económica ( ) Índice de Concentração do Rendimento de Mercado Índice de Concentração do Rendimento Bruto Índice de Gini do Rendimento Disponível Fonte: INE, ICOR (EU-SILC) Nota: Os Índices de Concentração são calculados de forma análoga ao Índice de Gini mas mantendo a ordenação dos indivíduos pelo Rendimento Disponível.

16 10 de Maio de Políticas Redistributivas e Desigualdade em Portugal Efeito Redistributivo das Transferências Sociais e Impostos ( ) Índice de Concentração do Rendimento de Mercado Índice de Concentração do Rendimento Bruto Índice de Gini do Rendimento Disponível Efeito Redistributivo das Transferências Sociais como % da desigualdade do R. Mercado8.6%10.2%11.8%13.5%11.5% Efeito Redistributivo dos Impostos + CSS como % da desigualdade do R. Bruto9.9%9.7%9.5%10.5%10.4% Efeito Redistributivo das Trx e Impostos como % da desigualdade do R. Mercado17.7%18.9%20.2%22.6%20.7% Fonte: INE, ICOR (EU-SILC) 2011.

17 10 de Maio de Políticas Redistributivas e Desigualdade em Portugal Desigualdade Rend. Mercado Efeito Redistributivo Transf. e Impostos Fonte: OCDE (2012). Efeito Redistributivo das Transf. Sociais e Impostos

18 10 de Maio de Políticas Redistributivas e Desigualdade em Portugal Fonte: OCDE (2012). Efeito Redistributivo das Transf. Sociais e Impostos

19 10 de Maio de Políticas Redistributivas e Desigualdade em Portugal Efeito Redistributivo das Transferências Sociais e Impostos ( ) Efeito Redistributivo das Transferências Sociais Dimensão das Transferências Sociais 22.1%21.8%21.6%23.3%23.5% Progressividade das Transferências Sociais Efeito Redistributivo dos Impostos Dimensão dos Impostos 27.7%26.2%24.9%24.7%26.4% Progressividade dos Impostos Fonte: INE, ICOR (EU-SILC) Nota: Progressividade das Transferências Sociais e dos Impostos dada pelo Índice de Kakwani. No caso das Transferências Sociais este índice é inferior a 0 e quanto menor maior a sua progressividade. No caso dos Impostos o índice é superior a 0 e quanto maior maior a sua progressividade.

20 10 de Maio de Políticas Redistributivas e Desigualdade em Portugal R EDISTRIBUIÇÃO DO R ENDIMENTO VIA T RANSFERÊNCIAS S OCIAIS E I MPOSTOS ( )… … AUMENTANDO O ZOOM.

21 10 de Maio de Políticas Redistributivas e Desigualdade em Portugal Efeito Redistributivo das Transferências Sociais e Impostos ( ) Índice de Concentração do Rendimento de Mercado Índice de Concentração do Rend. Mercado + Pensões Índice de Concentração do Rendimento Bruto Índice de Concentração do Rend. Bruto - CSS Índice de Gini do Rendimento Disponível Fonte: INE, ICOR (EU-SILC) 2011.

22 10 de Maio de Políticas Redistributivas e Desigualdade em Portugal Desigualdade do Rendimento ( ) Fonte: INE, ICOR (EU-SILC) 2011.

23 10 de Maio de Políticas Redistributivas e Desigualdade em Portugal Efeito Redistributivo das Transferências Sociais e Impostos ( ) Efeito Redistributivo das Pensões como % da desigualdade do R. Mercado4.4%5.9%6.5%6.6%5.5% Efeito Redistributivo das Outras Transf. Sociais como % da desigualdade do R. Mercado + Pensões4.4%4.6%5.7%7.3%6.4% Efeito Redistributivo dos Impostos como % da desigualdade do R. Bruto - CSS9.9%9.7% 10.4%10.6% Fonte: INE, ICOR (EU-SILC) 2011.

24 10 de Maio de Políticas Redistributivas e Desigualdade em Portugal Efeito Redistributivo das Transferências Sociais e Impostos ( ) Eficácia das Pensões Dimensão das Pensões18.2%17.9% 18.8%19.2% Eficiência das Pensões Eficácia das Outras Transferências Sociais Dimensão das Outras Transferências Sociais4.8% 4.6%5.5%5.4% Eficiência das Outras Transferências Sociais Eficácia dos Impostos Dimensão dos Impostos18.4%17.2%15.8%15.6%17.1% Eficiência dos Impostos Fonte: INE, ICOR (EU-SILC) 2011.

25 10 de Maio de Políticas Redistributivas e Desigualdade em Portugal Efeito Redistributivo das Transferências Sociais e Impostos ( ) Progressividade das Pensões Progressividade das Outras Transferências Sociais Progressividade dos Impostos Fonte: INE, ICOR (EU-SILC) Nota: Progressividade das Transferências Sociais e dos Impostos dada pelo Índice de Kakwani. No caso das Transferências Sociais este índice é inferior a 0 e quanto menor maior a sua progressividade. No caso dos Impostos o índice é superior a 0 e quanto maior maior a sua progressividade.

26 10 de Maio de Políticas Redistributivas e Desigualdade em Portugal A) Proporção das Transferências Sociais recebidas pelo 1º Quintil B) Proporção de Rendimento Total recebida pelo 1º Quintil através de Transferências C) Proporção dos Impostos e CSS pagas pelo 1º Quintil D) Proporção de Rendimento Total paga pelo 1º Quintil através dos Impostos e CSS E) Transferências Líquidas para o 1º Quintil como Proporção de Rendimento Total (D-B) Redistribuição através de Transferências Sociais e Impostos para o 1º Quintil Fonte: INE, ICOR (EU-SILC)

27 10 de Maio de Políticas Redistributivas e Desigualdade em Portugal Fonte: Foster & Whiteford (2009) Redistribuição através de Transferências Sociais e Impostos para o 1º Quintil (fim dos anos 2000)

28 10 de Maio de Políticas Redistributivas e Desigualdade em Portugal Redução da incidência da pobreza através das pensões (pp) Redução da incidência da pobreza através das outras Transferências Sociais (pp) Redução da incidência da pobreza através das Transferências Sociais (pp) Redução da Incidência e Intensidade da pobreza através das Transferências Sociais (líquidas) Redução da incidência da pobreza através das pensões (pp) Redução da incidência da pobreza através das outras Transferências Sociais (pp) Redução da incidência da pobreza através das Transferências Sociais (pp) Fonte: INE, ICOR (EU-SILC)

29 10 de Maio de Políticas Redistributivas e Desigualdade em Portugal Obrigado pela vossa atenção!


Carregar ppt "Observatório Pedagógico Carlos Farinha Rodrigues ISEG / Universidade Técnica de Lisboa Políticas Redistributivas e Desigualdade em Portugal."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google