A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 3 Profª. Lilian Larroca.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 3 Profª. Lilian Larroca."— Transcrição da apresentação:

1 Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 3 Profª. Lilian Larroca

2 Leia atentamente a tirinha abaixo: Para transformar a tirinha abaixo em prosa narrativa, você precisa contar através de palavras o que a imagem está mostrando.

3 Profª. Lilian Larroca Análise do quadrinho 1 Seu pai se aproxima segurando um livro. Observe que a situação acontece no quarto do Cascão. Ele está sentado na cama, pronto para dormir.

4 Profª. Lilian Larroca Para transformar a tirinha em prosa narrativa, precisamos contar tudo que imagem mostra. Quadro 1 Certa noite, Cascão estava em seu quarto, quase pronto para dormir. Ele já havia colocado o pijama, sentado em sua cama, sob os cobertores, mas ainda faltava uma coisa: ele queria ouvir uma história. Cheio de expectativa, ele olhou para seu pai e pediu: - Pai! Conta uma história pra eu dormir?

5 Profª. Lilian Larroca Para transformar a tirinha em prosa narrativa, precisamos contar tudo que imagem mostra. Quadro 1 (continuação) Seu pai, já segurando o livro de histórias, respondeu: - Tá bem, filho! Que história você quer ouvir?

6 Profª. Lilian Larroca Análise do quadrinho 2 O cenário é o mesmo, mas dá para perceber que, neste quadrinho, Cascão se ajeita na cama. Puxa mais os cobertores, encosta no travesseiro...

7 Profª. Lilian Larroca A transformação – contar o que a imagem mostra: Quadro 2 Cascão, todo animado, ajeitou-se na cama. Puxou os cobertores, encostou-se no travesseiro e respondeu: - Aquela que eu gosto mais! O pai respondeu: - Já sei!

8 Profª. Lilian Larroca Análise do quadrinho 3 Neste quadro, o pai puxa uma cadeira para sentar-se ao lado do filho, abre o livro e começa a ler. O rosto de Cascão demonstra tranquilidade e satisfação.

9 Profª. Lilian Larroca A transformação – contar o que a imagem mostra: Quadro 3 Então, o pai de Cascão puxou uma cadeira, sentou-se ao lado do menino, abriu o livro e começou a ler a história preferida do garoto: - Era uma vez, três porquinhos... Satisfeito e tranquilo ao ouvir a história de seus personagens favoritos, Cascão se acalmou para ter uma longa noite de sono!

10 Profª. Lilian Larroca Resultado: A história preferida Certa noite, Cascão estava em seu quarto, quase pronto para dormir. Ele já havia colocado o pijama, sentado em sua cama, sob os cobertores, mas ainda faltava uma coisa: ele queria ouvir uma história. Cheio de expectativa, ele olhou para seu pai e pediu: - Pai! Conta uma história pra eu dormir? Seu pai, já segurando o livro de histórias, respondeu: - Tá bem, filho! Que história você quer ouvir? Cascão, todo animado, ajeitou-se na cama. Puxou os cobertores, encostou-se no travesseiro e respondeu: - Aquela que eu gosto mais! O pai respondeu: - Já sei! Então, o pai de Cascão puxou uma cadeira, sentou-se ao lado do menino, abriu o livro e começou a ler a história preferida do garoto: - Era uma vez, três porquinhos... Satisfeito e tranquilo ao ouvir a história de seus personagens favoritos, Cascão se acalmou para ter uma longa noite de sono!

11 Profª. Lilian Larroca Observações finais: O texto em preto é a transcrição dos balões do texto. O texto em azul é a narração elaborada a partir das imagens. Ela é apenas um exemplo. É possível construir outras possibilidades com os alunos. Professor, explore a graça do texto. Por que esta era a história preferida do Cascão? Verifique se as crianças conseguem relacionar este comentário às características do personagem.

12 Profª. Lilian Larroca Para outros downloads: /category/aulas-em-ppt/ Ou


Carregar ppt "Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 3 Profª. Lilian Larroca."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google