A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROFESSORA: ADRIANA CARVALHO DE ANDRADE. FIGURAS DE PALAVRAS FIGURAS DE PENSAMENTOS FIGURAS DE CONSTRUÇÃO Comparação Metáfora Catacrese Sinestesia Antonomásia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROFESSORA: ADRIANA CARVALHO DE ANDRADE. FIGURAS DE PALAVRAS FIGURAS DE PENSAMENTOS FIGURAS DE CONSTRUÇÃO Comparação Metáfora Catacrese Sinestesia Antonomásia."— Transcrição da apresentação:

1 PROFESSORA: ADRIANA CARVALHO DE ANDRADE

2 FIGURAS DE PALAVRAS FIGURAS DE PENSAMENTOS FIGURAS DE CONSTRUÇÃO Comparação Metáfora Catacrese Sinestesia Antonomásia Sinédoque Metonímia Onomatopéia Símbolo (alegoria) Antítese Paradoxo Ironia Perífrase Eufemismo Disfemismo Hipérbole Gradação Prosopopéia Apóstrofe Elipse Zeugma Polissíndeto Assíndeto Pleonasmo Inversão ou Hipérbato Anacoluto Anáfora Silepse Anadiplose Diácope Epístrofe Assonância Aliteração Paranomásia

3 Explode Coração Chega de tentar dissimular E disfarçar e esconder O que não da mais pra ocultar E eu não posso mais calar Já que o brilho desse olhar foi traidor e Entregou o que você tentou conter O que você não quis desabafar e me cortou Figuras

4 Chega de temer, chorar, sofrer Sorrir, se dar, e se perder, e se achar Que tudo aquilo que é viver, Eu quero mais e me abrir E que essa vida entre assim Como se fosse o sol Desvirginando a madrugada Quero sentir a dor dessa manhã Figuras

5 Nascendo, rompendo, rasgando, E tomando meu corpo e então eu Chorando, sofrendo, gostando, adorando, gritando Feito louco, alucinado e criança Sentindo o meu amor se derramando Não dá mais pra segurar Explode coração Figuras

6

7 Pensamento

8 FIGURAS DE PENSAMENTO Antítese: é a aproximação de palavras ou expressões que exprimem idéias contrárias, adversas. Exemplo: Aquele fogo em sua face apagava-se com o gélido coração

9 FIGURAS DE PENSAMENTO Eufemismo: é uma espécie de abrandamento, é uma maneira de, por meio de palavras mais polidas, tornar mais suave e sutil uma informação de cunho desagradável e chocante. Exemplo: O nobre deputado faltou com a verdade

10 FIGURAS DE PENSAMENTO Gradação: é a maneira ascendente ou descendente como as idéias podem ser organizadas na frase. Exemplo: Respirou e pôs um pé adiante e depois o outro, olhou para o lado e o caminhar virou trote, que virou corrida, que virou desespero.

11 FIGURAS DE PENSAMENTO Ironia: figura que consiste em dizer, com intenções sarcásticas e zombadoras, exatamente o contrário do que se pensa, do que realmente se quer afirmar. Exige, em alguns casos, bastante perícia por parte do receptor (leitor ou ouvinte). Exemplo:O presidente Lula é o mais culto e bem formado de todos os presidentes

12 FIGURAS DE PENSAMENTO Hipérbole: modo exagerado de exprimir uma idéia. Exemplos: Eu nunca mais vou respirar, se você não me notar, eu posso até morrer de fome se você não me amar (Cazuza)

13 FIGURAS DE PENSAMENTO Prosopopéia (ou personificação): é a atribuição de características humanas a seres não-humanos. Exemplo: Seus olhos corriam pela fazenda enquanto a lua lhe sorria.

14 Palavras

15 FIGURAS DE PALAVRAS Comparação: é a comparação direta de qualificações entre seres, com o uso do conectivo comparativo (como, assim como, bem como, tal qual, etc.). Exemplo: Naquele domingo, trabalhou como um cavalo.

16 FIGURAS DE PALAVRAS Metáfora: assim como a comparação, consiste numa relação de semelhança de qualificações. Mais sutil, exige muita atenção do leitor para ser captada, porque dispensa os conectivos que aparecem na comparação. Exemplo: Naquele domingo, ele era um cavalo trabalhando.

17 FIGURAS DE PALAVRAS Metonímia: é a utilização de uma palavra por outra. Essas palavras mantêm-se relacionadas de várias formas: - O autor pela obra: Todos leram machado para a prova. - O instrumento pela pessoa que dele se utiliza: Todos sabiam que Adamastor era bom de copo.

18 –O recipiente (continente) pelo conteúdo: Todos queriam, naquele instante, um bom copo d´água. –O lugar pelo produto: O que mais me fascinava era fumar um Havana. Figuras de palavras

19 FIGURAS DE PALAVRAS Sinestesia: é a figura que proporciona a ilusão de mistura de percepções, mistura de sentidos. Exemplo: Aquele olhar doce realçava sua voz morna.

20 Figuras de palavras Perífrase (ou antonomásia): é um tipo de apelido que se confere aos seres, com o intuito de valorizar algum de seus feitos ou atributos. Exemplo: Todos gostaram da Ilha da Magia

21 Sintaxe

22 FIGURAS DE SINTAXE Elipse: ocorre quando se omite algum termo ou palavra de um enunciado. É sempre bom lembrar que essa omissão deve ser captada pelo leitor, que pode deduzi-la a partir do contexto, da situação comunicativa. Exemplo: (nós) Saímos da confeitaria com um pedaço de felicidade

23 FIGURAS DE SINTAXE Zeugma: é um tipo de elipse. Ocorre zeugma quando duas orações compartilham o termo omitido. Isto é, quando o termo omitido é o mesmo que aparece na oração anterior. Exemplos: Todos querem dinheiro; eu, amor.

24 FIGURAS DE SINTAXE Pleonasmo: Essa figura nada mais é que a repetição, o reforço de uma idéia já expressa por alguma palavra, termo ou expressão. Somente corre como figura de sintaxe quando utilizado com fins estilísticos, como a ênfase intencional a uma idéia; sendo resultado da ignorância ou do descuido do usuário da língua, é considerado como um vício de linguagem (pleonasmo vicioso). Exemplo: Cheguei até aqui caminhando com minhas próprias pernas.

25 FIGURAS DE SINTAXE Inversão: Há quando ocorre qualquer inversão da ordem natural de termos num enunciado, a fim de conferir-lhe especiais efeitos e reforços de sentido Exemplo: Sua alma, nunca vi.

26 FIGURAS DE SINTAXE Hipérbato: é um tipo de inversão que consiste, geralmente, na separação de termos que normalmente apareceriam unidos. Exemplo O amor, todos sabemos, vermelho e quente descobri eu.

27 FIGURAS DE SINTAXE Sínquise: essa palavra vem do grego (sýgchysis) e significa confusão. É a inversão muito violenta na ordem natural dos termos. Exemplo: "Ouviram do Ipiranga as margens plácidas de um povo heróico o brado retumbante" (ordem natural: As margens plácidas do Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo heróico)

28 FIGURAS DE SINTAXE Assíndeto: Síndeto significa conjunção, portanto assíndeto nada mais é que ausência de conjunção. Exemplos: Ele tocava, bulia, arfava e ela dormia.

29 FIGURAS DE SINTAXE Polissíndeto: é o contrário do assíndeto. A repetição de conjunções. Exemplo Ele tocava e bulia e arfava. Ela dormia.

30 FIGURAS DE SINTAXE Onomatopéia: consiste na criação de palavras com o intuito de imitar sons ou vozes naturais dos seres Exemplos: Ela me deu um susto e ploft, o bolo caiu no chão.


Carregar ppt "PROFESSORA: ADRIANA CARVALHO DE ANDRADE. FIGURAS DE PALAVRAS FIGURAS DE PENSAMENTOS FIGURAS DE CONSTRUÇÃO Comparação Metáfora Catacrese Sinestesia Antonomásia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google