A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

É a arte que busca expressar o belo e o humano através das palavras. É a arte que busca expressar o belo e o humano através das palavras.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "É a arte que busca expressar o belo e o humano através das palavras. É a arte que busca expressar o belo e o humano através das palavras."— Transcrição da apresentação:

1 É a arte que busca expressar o belo e o humano através das palavras. É a arte que busca expressar o belo e o humano através das palavras.

2 Sua finalidade é provocar prazer estético em quem tem contato com ela, ensinar muito sobre o homem, a humanidade, a diversidade do mundo, e por fim conhecer o passado, o presente e as projeções para o futuro. Sua finalidade é provocar prazer estético em quem tem contato com ela, ensinar muito sobre o homem, a humanidade, a diversidade do mundo, e por fim conhecer o passado, o presente e as projeções para o futuro.

3

4 Sua organização na frase... Suas formas... Seus sentidos... Sua organização na frase... Suas formas... Seus sentidos...

5 Denotação. Sentido real da palavra.. Linguagem informativa..Objetiva um conhecimento científico. Conotação.Sentido figurado ou poético.. Linguagem afetiva, individual, subjetiva..Objetiva uma apreciação estética( bela, criativa).

6 Ganhei um anel dourado. Meus olhos molhados Insanos dezembros Mas quando me lembro São anos dourados Meus olhos molhados Insanos dezembros Mas quando me lembro São anos dourados

7 Uma recriação da realidade. Mesmo que o autor cria uma suprarrealidade. Uma nova forma de dizer, de expressar aspectos da realidade.

8 Texto I Brasília, sede administrativa do país, foi inaugurada pelo presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, em 21 de abril de 1960, após 1,000 dias de construção. Em 1987 foi tombada pela UNESCO como Patrimônio cultural da Humanidade. Texto I Brasília, sede administrativa do país, foi inaugurada pelo presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, em 21 de abril de 1960, após 1,000 dias de construção. Em 1987 foi tombada pela UNESCO como Patrimônio cultural da Humanidade. Texto II A luz de Brasília leva às vezes ao êxtase e à plenitude total. Mas também é agressiva e dura – ah, como eu gostaria da sombra de uma árvore. Brasília tem árvores. Mas ainda não convencem. Parecem de plástico. Texto II A luz de Brasília leva às vezes ao êxtase e à plenitude total. Mas também é agressiva e dura – ah, como eu gostaria da sombra de uma árvore. Brasília tem árvores. Mas ainda não convencem. Parecem de plástico.

9 Conotação Novidade Ludismo Estruturação Ficcionalidade Verossimilhança Plurifuncionalidade Subjetividade Função poética Conotação Novidade Ludismo Estruturação Ficcionalidade Verossimilhança Plurifuncionalidade Subjetividade Função poética

10 Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo, Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no intróito, mas no cabo: diferença radical entre este livro e o Pentateuco. ASSIS, Machado. Memórias Póstumas de Brás Cubas. Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo, Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no intróito, mas no cabo: diferença radical entre este livro e o Pentateuco. ASSIS, Machado. Memórias Póstumas de Brás Cubas.

11 Trem ferro Café com pão Café com pão Café com pão Virgem Maria que foi isto maquinista? Agora sim Café com pão Agora sim Café com pão Voa, fumaça Corre, cerca Ai seu foguista Bota fogo Na fornalha Que eu preciso Muita força Muita força Muita força Oô.. Trem ferro Café com pão Café com pão Café com pão Virgem Maria que foi isto maquinista? Agora sim Café com pão Agora sim Café com pão Voa, fumaça Corre, cerca Ai seu foguista Bota fogo Na fornalha Que eu preciso Muita força Muita força Muita força Oô..

12 beba co ca cola ba be cola be ba co ca babe cola caco caco cola c l o a c a PIGNATARI, Décio. beba co ca cola ba be cola be ba co ca babe cola caco caco cola c l o a c a PIGNATARI, Décio.

13 *Atribui sentido subjetivo às palavras. * Realça a elaboração da mensagem. * Há um cuidado na organização da mensagem através das figuras de linguagem, do ritmo, das sonoridades da polissemia. Tudo isso para alcançar efeitos especiais e atingir a sensibilidade de quem lê. *Atribui sentido subjetivo às palavras. * Realça a elaboração da mensagem. * Há um cuidado na organização da mensagem através das figuras de linguagem, do ritmo, das sonoridades da polissemia. Tudo isso para alcançar efeitos especiais e atingir a sensibilidade de quem lê.

14 girafas africanas como meus avós quem me dera ver o mundo tão do alto quanto vós LEMINKI, Paulo girafas africanas como meus avós quem me dera ver o mundo tão do alto quanto vós LEMINKI, Paulo

15 *Qual é a sua arte? Que situações você a utiliza? *O que é Literatura? Justifique. *Explique a linguagem Literária. *Qual é a sua arte? Que situações você a utiliza? *O que é Literatura? Justifique. *Explique a linguagem Literária.


Carregar ppt "É a arte que busca expressar o belo e o humano através das palavras. É a arte que busca expressar o belo e o humano através das palavras."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google