A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Acadêmicos: Marconi Mendes e Sidnei Coelho. Docente: Paula Reis de Miranda.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Acadêmicos: Marconi Mendes e Sidnei Coelho. Docente: Paula Reis de Miranda."— Transcrição da apresentação:

1 Acadêmicos: Marconi Mendes e Sidnei Coelho. Docente: Paula Reis de Miranda.

2 1010 Novas Competências Para Ensinar Philippe Perrenoud

3 Segundo Philippe Perrenoud (2000), cada aluno vivencia a aula em função do seu humor e de sua disponibilidade, do que ouve e compreende... O que interessa, faz sentido para ele, relaciona-se com outros saberes. Nesse estágio da reflexão o professor terá de ter sabedoria para demonstrar para o aluno que ele não sabe grande coisa a respeito das situações de aprendizagem que cria... Capítulo 1 Organizar e dirigir situações de aprendizagem.

4 Eu como professor ensino, mas eles aprendem? Em quanto praticarem uma pedagogia magistral e pouco diferenciada, os professores não dominarão verdadeiramente as situações de aprendizagem. No máximo podem velar, usando meios disciplinares clássicos, para que todos os alunos escutem com atenção e envolvam-se ativamente, pelo menos aparentemente, nas tarefas atribuídas. Capítulo 1 Organizar e dirigir situações de aprendizagem.

5 Essa competência global mobiliza várias competências mais específicas. Conhecer, os conteúdos a serem ensinados e a sua tradução em objetivo de aprendizagem. Trabalhar a partir das representações dos alunos. Trabalhar a partir dos erros e dos obstáculos dos alunos. Construir e planejar dispositivos e sequências didáticas. Envolver os alunos em projetos de pesquisa e conhecimento. Capítulo 1 Organizar e dirigir situações de aprendizagem.

6 Conhecer, os conteúdos a serem ensinados. Não basta fazer com que se aprenda a estruturar o texto e depois lê-lo de modo inteligível, ainda que isso já requeira talentos didáticos.

7 Trabalhar a partir das representações dos alunos. A competência do professor é, então, essencialmente didática. Ajuda-o a fundamentar-se nas representações prévias dos alunos, sem se fechar nelas, a encontrar um ponto de entrada em seu sistema cognitivo, uma maneira de desestabilizá-los apenas o suficiente para levá-los a restabelecerem o equilíbrio.

8 Trabalhar a partir dos erros. Deparar-se com obstáculo é, em um primeiro momento, enfrentar o vazio, a ausência de qualquer solução, até mesmo de qualquer pista ou método, sendo levado à impressão de que jamais se conseguirá alcançar soluções.

9 Construir e planejar dispositivos e sequências didáticas. A construção do conhecimento é uma trajetória coletiva que o professor orienta. Dispositivos e sequências didáticas buscam, fazer com que se aprenda, mobilizar os alunos, seja para compreenderem, seja para terem êxito.

10 Envolver os alunos em projetos de pesquisa e conhecimento. O papel do professor é, envolver os alunos em atividades de pesquisas e em projetos de conhecimentos, relacionar os momentos fortes, assegurar a memória coletiva ou confiá-la a certo aluno, por a disposição de certos alunos, fazer buscas ou confeccionar os matérias requeridos para certos experimentos.

11 Atividade Proposta.

12 Esta competência já está inclusa no ofício do professor? Organizar e dirigir situações de aprendizagem.

13 OBRIGADO!!!


Carregar ppt "Acadêmicos: Marconi Mendes e Sidnei Coelho. Docente: Paula Reis de Miranda."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google