A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Décima sexta aula Exercícios de instalações de bombeamento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Décima sexta aula Exercícios de instalações de bombeamento."— Transcrição da apresentação:

1 Décima sexta aula Exercícios de instalações de bombeamento

2 1- Na instalação da figura óleo ( kgf/m³e = 0,01 (kgf*s/m²) escoa de A para B. A instalação é constituida de uma tubulação de diâmetro igual a 10 cm do reservatório A até a entrada da máquina M e outra, com diâmetro igual a 5 cm da saída da máquina M até o reservatório B e onde a carga cinética é igual a 0,8 m. Sabendo-se que a perda de carga do nível (0) até a entrada da máquina é igual a 4 m, que a perda da saída da máquina até o nível (1) é igual a 80 m e que a aceleração da gravidade é igual a 9,8 m/s², pede-se: a. a vazão do escoamento; b. a carga manométrica da máquina; c. a potência fornecida ao fluido pela máquina.

3 primeira possibilidade de instalação do tubo de Pitot

4 2 - Quando R 2, R 3, R 4, R 5 e R 6 encontram-se totalmente fechadas e R 1 totalmente aberta o tanque A, cuja a área da seção transversal A A é igual a 1 m 2, atinge a altura de 40 cm (h 1 ). Nesta situação abre-se totalmente os registros R 2, R 3 e R 4 o que leva o nível do tanque A permanecer constante em h 1. Sabendo-se que o tempo gasto para encher o tanque B é ¼ (um quarto) do tempo para encher o tanque C, pede-se: a. a vazão bombeada pela bomba; b. o tipo de escoamento na tubulação que contém a válvula R 2 após ter-se estabelecido o escoamento em regime permanente; c. as vazões que passam respectivamente pelas válvulas R 3 e R 4 também para o escoamento em regime permanente.

5 Nota: O tempo gasto para se obter h 1 no tanque A com R 2, R 3 e R 4 fechadas foi de 200 segundos. Os tanques B e C são idênticos, ou seja, além de A B = A C, apresentam a mesma altura. Todas as tubulações que passam pelas válvulas R 2, R 3 e R 4 tem diâmetro interno igual a 26,6 mm e transportam água com viscosidade cinemática igual a m²/s e peso específico igual a 1000 kgf/m³.

6 local onde a placa de orifício será instalada R6R6 R5R5 bomba Quando todas as válvulas encontram-se abertas os níveis permanecem constantes o que garante o escoamento em regime permanente

7 3 - Para a situação descrita pelo esquema no próximo slide, pede-se: a) a vazão do escoamento sabendo que o nível do tanque que alimenta o canal permanece constante e que o diâmetro interno D 1, igual a 26,6 mm, é o máximo diâmetro para que o escoamento seja considerado turbulento, ou seja, Re D1 = 4000; b) o diâmetro hidráulico do canal, cuja seção transversal é representada pelo corte A-A; c) o tipo de escoamento no canal sabendo que a viscosidade cinemática do fluido em questão é igual a m²/s.

8

9 4- Na instalação da figura a máquina M 2 fornece ao fluido uma energia por unidade de peso (carga manométrica) igual a 15 m e a perda de carga total do sistema é 16 m. pede-se: a. a potência da máquina M 1 sabendo que seu rendimento é igual a 75%; b. a pressão na seção (2); c. a perda de carga de (0) a (2). Importante: o sentido de escoamento não é dado. Dados:

10


Carregar ppt "Décima sexta aula Exercícios de instalações de bombeamento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google