A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Geopolítica Geopolítica das Regiões Polares. Prof. Elielton Fucks.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Geopolítica Geopolítica das Regiões Polares. Prof. Elielton Fucks."— Transcrição da apresentação:

1 Geopolítica Geopolítica das Regiões Polares. Prof. Elielton Fucks

2

3 Acompanhar em tempo real fenômenos e o tempo na estação de Neumayer.

4 Antártida A Antártica tem um papel essencial nos sistemas naturais globais. É o principal regulador térmico do Planeta, controla as circulações atmosféricas e oceânicas, influenciando o clima e as condições de vida na Terra.   Ao longo das últimas décadas, importantes observações científicas, dentre as quais, as relativas à redução da camada protetora de ozônio da atmosfera, à poluição atmosférica e à desintegração parcial do gelo na periferia do continente, evidenciaram a sensibilidade da região polar austral às mudanças climáticas globais.

5 Qual é a forma correta: "Antártida" ou "Antártica"?
 As duas formas são usadas e estão corretas. Antártica é uma palavra de origem grega que reúne os termos anti (oposto) e arktos (urso), sendo que este último termo refere-se à estrela polar da constelação de Ursa Menor ou Little Bear. O primeiro homem a atingir o Pólo Sul foi ROALD AMUNDSEN, norueguês, em 11 de dezembro de 1911.

6 O Continente Antártico.
    Abrange todas as terras ao sul do paralelo de 60º S. A área é de cerca de 14 milhões Km2, o que equivale à área correspondente aos territórios do Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Peru e Bolívia. Possui a maior camada de gelo do mundo, que cobre cerca de 98% do Continente Antártico.

7 O continente Antártico
A capa de gelo tem uma espessura média de 2.000m, variando entre os limites de e 4.800m. Esse gelo, cerca de 35 milhões de Km3, representa cerca de 70% de água doce do planeta.  O gelo não só cobre a Antártica, mas também a circunda. No inverno, forma um cinturão de cerca de 1000 Km (Pack - ice), aumentando a superfície em 18 milhões de Km2, enquanto que, nos meses de verão, recua praticamente até o litoral. Temperaturas: de 0ºC e -15ºC no litoral e de -32º e ºC no interior. Já registrou - 89,2ºC em 1983.

8 O Continente Antártico
. Os blocos de gelo que se desprendem das geleiras flutuam no mar formando os icebergs que são levados pelas correntes marinhas até desaparecerem devido à ação mecânica das águas e da elevação de temperatura em mais baixas.

9 Convergência Antártica:
O verdadeiro limite da Antártida é a Convergência Antártica, que é uma zona definida nos extremos sul dos oceanos Atlântico, Indico e Pacífico, entre os 48º e os 60º latitude Sul. Neste ponto, as correntes frias que fluem ao Norte desde a Antártica se misturam com correntes mais quentes em direção Sul. A Convergência Antártica marca uma clara diferença física nos oceanos. Por estas razões a água que rodeia ao Continente Antártico se considera um oceano em si mesmo, às vezes chamado oceano Glacial Antártico ou Meridional. É rica em nutrientes e permite a proliferação do Krill.

10 Flora Antártica. É constituída basicamente por algas, fungos e a vegetação de tundra (musgos e líquens e algumas gramíneas). Somente 2% do continente acha-se descoberto de gelo e neve. Neste pequeno espaço ocorre competição da flora terrestre com colônias de animais.

11 Fauna Pinguins, focas, leões marinhos, focas, aves e krill, entre outros.

12 O Tratado Antártico O Tratado da Antártida - que regulamenta o uso do continente Antártico - foi firmado em 1º de dezembro de 1959 e envolveu países interessados em explorar ou pesquisar a região. O Tratado torna a região Antártica uma RESERVA NATURAL CONSAGRADA À PAZ e À CIÊNCIA, e proíbe até 2047 a exploração econômica de seus recursos minerais (petróleo, ferro,carvão,cobre e manganês). Também regulamenta e controla as atividades humanas no local: turismo e pesquisa.

13 Tratado Antártico Entrou em vigor em 23 de junho de 1961, abrangendo e destinando a área abaixo de 60° Sul  para fins pacíficos e livre para pesquisa científica em cooperação internacional, respeitando códigos de bioética, conservação e preservação do ecossistema. Proíbe atividades com finalidade militar, explosões nucleares e despejo de lixo radioativo. 

14 Tratado Antártico  Inicialmente 12 países faziam parte do Tratado e mantém atividades de pesquisa na região antártica. São eles: África do Sul, Argentina, Austrália, Bélgica, Chile, Estados Unidos, França, Japão, Nova Zelândia, Noruega, Reino Unido, e URSS. Hoje existem duas modalidades de membros, os consultivos, que aderiram ao tratado e realizam efetivamente pesquisas na região Antártica e os não-consultivos, que aderiram, mas não realizam pesquisa na região.

15 Brasil no Tratado Antártico.
O Brasil assinou o tratado em 16 de maio de 1975 e tornou-se membro consultivo após participar da primeira pesquisa científica realizada no verão no Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR). O Protocolo de Madri - uma emenda ao tratado – foi assinado em 1991 e estabelece normas para a conduta de pesquisadores, turistas e pessoal de apoio logístico na região antártica. Os impactos negativos sobre o meio ambiente devem ser evitados sem exceção.

16 Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF).
Foi inaugurada em 06/02/1984 , abrindo o caminho para a pesquisa científica brasileira na Antártica.   Em 25/02/2012 , a EACF foi destruída por um incêndio gerando crise no Programa Antártico Brasileiro. 

17 REGIÃO POLAR ÁRTICA.

18 Ártico e aquecimento global
O Ártico é a região no Pólo Norte que se encontra dentro do Círculo Polar Ártico (paralelo que limita o Pólo Norte do planeta) e abrange algumas localidades ao redor onde a temperatura no verão é inferior a 10ºC. Fazem parte da região Ártica territórios da Rússia, Escandinávia, Alasca, Canadá, Groenlândia e o Oceano Ártico. A imagem mostra a evolução do degelo, em amarelo o que era o ártico em 1979, e em branco o Ártico em 2005.

19

20 Passagem de NW e NE. Recuo da geleira por aquecimento global abre passagens para ligar o Atlântico ao Pacífico em rotas marítimas mais curtas denominadas: Passagem de NE – contornando a costa da Sibéria - Estreito de Bering – Pacífico Norte. Passagem de NW– passando por ilhas setentrionais do Canadá - costa do Alaska – Estreito de Bering – Pacífico Norte.

21 Novas rotas marítimas

22 Por que o Ártico aquece rapidamente?
O Ártico está esquentando três vezes mais rápido do que o restante da Terra, em parte por causa da reflexão ou o efeito do feedback albedo de gelo. À medida em que mais e mais gelo derrete, faixas maiores de água marinha escuras são expostas. Elas absorvem mais luz solar do que o gelo e provocam o aquecimento mais rápido da água, e, portanto, derretem mais gelo. ( (Infográfico da Folha de S.Paulo)

23 Nova Geopolítica no Ártico
Energia sob o gelo Estima-se que imensas reservas de petróleo e gás, antes inatingíveis, passem a ganhar viabilidade econômica com o degelo. Diante de novas possibilidades econômicas, zonas antes ignoradas agora são reivindicadas por países da região ártica. (fonte:

24 http://revistaescola. abril. com

25


Carregar ppt "Geopolítica Geopolítica das Regiões Polares. Prof. Elielton Fucks."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google