A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 7 Objetivos Analisar as informações dispostas em diferentes tipos de gráficos. Perceber a importância dos gráficos na comunicação de informações.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 7 Objetivos Analisar as informações dispostas em diferentes tipos de gráficos. Perceber a importância dos gráficos na comunicação de informações."— Transcrição da apresentação:

1 Aula 7 Objetivos Analisar as informações dispostas em diferentes tipos de gráficos. Perceber a importância dos gráficos na comunicação de informações. Utilizar informações provenientes de diferentes tipos de gráficos para a resolução de situação problema. Identificar e interpretar tendências num gráfico de linhas. Analisar o comportamento de dados apresentados identificando padrões e prevendo resultados.

2 Conteúdos Estimativas Gráficos de linhas Gráficos de barras
Gráficos de pizza

3 Parte 1- Previsões e estimativas
Previsão para este ano é de demanda de 84,6 mi de barris por dia, 200 mil a mais do que a projeção anterior. < Estima-se que até o ano de 2025 ocorrerá um aumento de 30% na população de idosos do primeiro mundo o que representará cerca de 25% da população de adultos. < Ao contrário das previsões divulgadas anteriormente, José Graziano da Silva, diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), afirmou que o mundo precisará de menos alimentos do que se pensava em 2050. < Apple dominará mercado de tablets até 2012, venderá meio bilhão de iPads até 2016. < Bolsa cairá muito mais, dizem analistas gráficos <

4 Qual relação esses assuntos possuem com o estudo dos gráficos?
Previsões Suposições Hipóteses Tomada de decisões Teoria cuja verdade é admitida provisoriamente, pois constitui um ponto de partida útil para a investigação adicional, apesar da limitada evidência para provar sua validade. (BUCKINGHAM et al., 2011.)

5 Figura 1 - Somos 7 bilhões. Fonte: MING, 2011. Analisando esse gráfico de linhas, podemos estimar o ano em que chegaremos a 8 bilhões de pessoas?

6 Intervalo 1950 – 2100 - similar a uma reta crescente
? Intervalo 1950 – similar a uma reta crescente Podemos associar à uma função do 1º grau Utilizando essa função do 1º grau podemos determinar o ano em que atingiremos os 8 bilhões. Refinando os dados teríamos realmente uma reta crescente?

7 Pesquisando a evolução do numero de pessoas no planeta, ano a ano...

8 Parte 2- Previsões e mercado financeiro
A analise através dos gráficos possibilita o trabalho com dados reais para a previsão de valores futuros (mercado de ações). Mercado de ações Não se move de forma linear por um grande período de tempo. É composto de “altos” e “baixos” que, de acordo com a direção a qual seguem compõem uma tendência. A união dos altos e baixos forma a linha de tendência. Utilizando a linha de tendência acompanha-se o movimento das ações, por exemplo, e as expectativas do mercado. Figura 5 - Variação dos valores de ações da Bolsa de Valores de São Paulo. Fonte: ECONOMIA EM DIA, 2012.

9 Ao analisar os dados ocorre monitoramento do preço das ações
Ao analisar os dados ocorre monitoramento do preço das ações. Isso permite ao investidor visualizar o desempenho das ações, por exemplo, de uma empresa, no cenário financeiro e refletir sobre os risco de sua compra ou venda. possíveis cenários que levam em consideração os riscos envolvidos mercado de ações técnicas estatísticas A sistematização dos dados geralmente é feita sob a forma de gráficos de controle que objetivam facilitar a visualização dos resultados. Com essa visualização compara-se continuamente os resultados, a partir dos dados estatísticos do processo, procuram-se padrões, identificam-se tendências para variações significativas, eliminam-se variações, que vão possibilitar a tomada de decisão com menor possibilidade de perdas.

10 Parte 3- Previsões e gráficos de barras e de pizza
Os gráficos de barras e os gráficos de pizza podem ser utilizados para tomada de decisões associadas à previsões e estimativas. Gráficos de barras (ou colunas): podem ser utilizados quando seu objetivo for mostrar a evolução de um fenômeno em determinado período de tempo.

11 Gráficos de pizza (ou setores): podem ser utilizados para previsões quando se deseja a comparabilidade entre o todo e suas partes em diferentes períodos de tempo. Evolução da estrutura de oferta de energia elétrica no Brasil.

12

13

14 Parte 4- Leituras complementares
O sismógrafo Figura 10 – Sismógrafo. Fonte: FLORIN, 2012. E a previsão do tempo?

15 Figura 4 - O Facebook cresce.
Parte 5 - Revisão Figura 1 - Somos 7 bilhões. Fonte: MING, 2011. Figura 4 - O Facebook cresce. Fonte: MEDINA, 2012.


Carregar ppt "Aula 7 Objetivos Analisar as informações dispostas em diferentes tipos de gráficos. Perceber a importância dos gráficos na comunicação de informações."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google