A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS BIOMAS BRASILEIROS Geografia – 7º Ano

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS BIOMAS BRASILEIROS Geografia – 7º Ano"— Transcrição da apresentação:

1 OS BIOMAS BRASILEIROS Geografia – 7º Ano

2 Os Biomas Brasileiros O Brasil possui grande diversidade climática e por isso apresenta várias formações vegetais. Tem desde densas florestas tropicais/equatoriais até formações xerófilas, como a caatinga. Existem formações típicas de clima temperado como as matas de araucárias. No centro do país temos o cerrado e o pantanal e no litoral, os mangues e a mata atlântica

3 Bioma Caatinga Bioma Amazônia Bioma Pantanal Bioma Mata Atlântica
Bioma Pampa

4 BIOMA AMAZÔNIA

5 Amazônia A floresta Amazônica é a maior floresta tropical/equatorial do mundo e representa mais de 25% do total dessas florestas. Ela corresponde a 35% das áreas florestais do planeta englobando vários países da América do Sul como: Peru, Colômbia Guiana Suriname, Venezuela e Guiana Francesa.

6 Guiana Francesa. Suriname Venezuela Guiana Colômbia Equador Peru
Bolívia

7 Mapa da Amazônia Legal ou Brasileira
Área: Km2

8 Características da Amazônia:
É composta por florestas latifoliadas, é perene, heterogênea e densa. Possui um clima equatorial úmido, apresentando solos com baixo nível de nutrientes, desfazendo a ideia de que a exuberância da floresta Amazônica seria produto da grande fertilidade.

9 Distingue-se em três níveis em relação ao relevo: a mata de igapó, a mata de várzea e a mata de terra firme.

10 Mata de Igapó: Mata submersa, permanentemente alagada pelos rios. Por exemplo, a vitória-régia.

11 Mata de várzea: alagada durante as cheias.

12 Alagada durante as cheias.
Mata de várzea: Alagada durante as cheias.

13 Mata de terra firme Representa a maior parte da região e não são inundadas pelas cheias dos rios.

14 É uma formação densa, úmida e escura (a copa das árvores forma um telhado que pode reter até 95% da luz solar). Por exemplo, a castanha-do-pará e o guaraná.

15

16 Várzea e igapó

17 FRUTO DO GUARANÁ PEIXE BOI

18 Mata Atlântica: O Domínio da Mata Atlântica ou Bioma Mata Atlântica engloba uma área de km², cerca de 15% do território nacional, cobrindo total ou parcialmente 17 estados brasileiros. Esse bioma vem sofrendo a ação humana desde de1500, período de ocupação territorial do Brasil.

19 Características da Mata Atlântica:
A sua área original estendia-se desde o Rio grande Norte até o Rio Grande do Sul. Sua formação vegetal é latifoliada, perene, heterogênea, densa e higrófila.

20 Em relação a floresta Amazônica ela se diferencia pela sua localização em maiores altitudes, pelos diferentes tipos climáticos; tropical úmido de altitude e subtropical e também pelo fato de ter maior biodiversidade. Em novembro de 2002, a mata Atlântica teve toda a sua extensão declarada Reserva da Biosfera pela Unesco Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura.

21 Mata Atlântica Original
Mata Atlântica Atual

22 MATA ATLÂNTICA

23 MATA ATLÂNTICA

24 ANIMAIS DA MATA ATLÂNTICA
TATU BOLA

25 MICO LEÃO DOURADO SAÍRA

26 TAMANDUÁ MIRIM PREGUIÇA

27 Mata de Araucária: Conhecida como mata dos pinhais , ocupava originalmente a região Sul do Brasil, com cerca de 185 mil km2.

28 MATA DE ARAUCÁRIA

29 Campos Sulinos É uma vegetação predominantemente herbácea, comuns em áreas planas e de clima subtropical.

30 BIOMA DOS PAMPAS ou CAMPOS SULINOS
Característica: Vegetação aberta, com poucas variedades de espécies, com destaque para o pinheiro. O clima típico da região é o subtropical e localiza-se em terrenos de planalto e na chapada da Bacia do Paraná.

31 Caatinga: Estende-se por todo interior do nordeste oriental, é marcada pelo clima semiárido, com chuvas irregulares. O cenário árido é uma descrição da Caatinga - que na língua indígena quer dizer Mata Branca.

32

33 Características: Sua vegetação é constituída por arbustos tortuosos que perdem as folhas na estação seca, cactáceas e bromeliáceas (xerófitas), e por vegetação rasteira que surge na estação chuvosa.

34 O solo é rico em sais minerais e paupérrimo em matéria orgânica, pouco profundo e pedregoso. As plantas possuem raízes superficiais para o máximo de absorção destas águas. O relevo é formado por planaltos e depressões e morros isolados ("inselbergs"). BIOMA CAATINGA

35 O Cerrado: É o segundo bioma mais extenso do Brasil, localizado nas regiões Centro-oeste, Nordeste e Sudeste. A região se tornou um grande produtora de soja, porém os impactos ambientais são desastrosos. Cactos xiquexique  MANDACARÚ

36 Características: A sua formação vegetal está associado ao clima tropical continental. Sua forma está apresentada por árvores de pequeno porte com galhos retorcidos e também vegetação rasteira. PREÁ PERIQUITO DA CAATINGA

37 Ser "celeiro do Brasil" devasta o Cerrado.
Enquanto o país bate recordes de produção e exportação de grãos, cursos d'água são contaminados, animais entram em listas de extinção e uma área do tamanho do Estado de Alagoas é desmatada, anualmente, no Cerrado. Fonte:

38 O Pantanal O pantanal encontra-se na faixa de transição entre as formações vegetais do floresta Amazônica e o cerrado. Devido a diversidade de sua vegetação, utiliza-se a expressão complexo do pantanal para designar o ecossistema em conjunto. Ocupa as terras do Paraguai, da Bolívia e Brasil ( estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul).

39 O PANTANAL

40 O JACARÉ A SUCURÍ

41 CAPIVARA VEADO CAMPEIRO

42 O CERRADO Muito parecido com a savana africana, o cerrado é constituído por uma vegetação caducifólia. Predominantemente arbustiva, de raízes profundas, galhos retorcidos e casca grossa( que retém mais água). Caducifólia: Plantas que perdem as folhas em épocas muito frias ou secas do ano.

43 Zonas Costeiras: Os manguezais são típicos de regiões tropicais. No Brasil, abrange uma área que vai de Santa Catarina até o Amapá.

44 Biomas Costeiros São ecossistemas formados por dunas, praias e restingas. A vegetação típica é o capim-da-praia, capim-da- areia e a salsa da praia.


Carregar ppt "OS BIOMAS BRASILEIROS Geografia – 7º Ano"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google