A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA E COOPERAÇÃO A CONSTRUÇÃO DO PRESENTE E DO FUTURO COM O RECURSO AO CONHECIMENTO DO PASSADO Victor Luís Gaspar Rodrigues e Maria.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA E COOPERAÇÃO A CONSTRUÇÃO DO PRESENTE E DO FUTURO COM O RECURSO AO CONHECIMENTO DO PASSADO Victor Luís Gaspar Rodrigues e Maria."— Transcrição da apresentação:

1 INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA E COOPERAÇÃO A CONSTRUÇÃO DO PRESENTE E DO FUTURO COM O RECURSO AO CONHECIMENTO DO PASSADO Victor Luís Gaspar Rodrigues e Maria Manuel Ferraz Torrão Os Dias do Desenvolvimento, IPAD, 6 de Maio de 2011 IICT – Cooperação e Colecções Históricas e Científicas OBJECTIVO: O objectivo central do projecto da História Geral de Cabo Verde foi a elaboração da história deste novo país africano, colónia portuguesa até 1975, através da cooperação entre investigadores cabo-verdianos e portugueses, o que representa uma solução a nível humano sem precedentes na historiografia europeia/colonial. A ideia inicial da execução desta História Geral remonta a 1986, quando as autoridades caboverdianas demonstraram ao Presidente do IICT interesse em contar com a experiência científica desta instituição, no sentido de elaborarem conjuntamente uma história geral do seu país, dada a inexistência de uma obra com estas características em Cabo Verde. 1.História Geral de Cabo Verde Planta da Cidade da Ribeira Grande, da Ilha de Santiago (século XVIII)

2 INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA E COOPERAÇÃO A CONSTRUÇÃO DO PRESENTE E DO FUTURO COM O RECURSO AO CONHECIMENTO DO PASSADO Victor Luís Gaspar Rodrigues e Maria Manuel Ferraz Torrão Os Dias do Desenvolvimento, IPAD, 6 de Maio de 2011 IICT – Cooperação e Colecções Históricas e Científicas 1. História Geral de Cabo Verde ENQUADRAMENTO: Havia estudos importantes sobre o passado destas ilhas elaborados por Christiano José de Senna Barcellos e António Carreira, entre outros, abordagens interdisciplinares história/geografia de Ilídio do Amaral e Orlando Ribeiro, mas não havia uma História Geral actualizada recorrendo ás novas metodologias das ciências sociais. Estava-se perante um pedido inédito: era a primeira vez que uma ex-colónia solicitava a colaboração à antiga metrópole para a elaboração da sua história, cujo percurso era indiscutivelmente comum e necessariamente conflituoso em várias épocas da sua história.

3 INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA E COOPERAÇÃO A CONSTRUÇÃO DO PRESENTE E DO FUTURO COM O RECURSO AO CONHECIMENTO DO PASSADO Victor Luís Gaspar Rodrigues e Maria Manuel Ferraz Torrão Os Dias do Desenvolvimento, IPAD, 6 de Maio de 2011 IICT – Cooperação e Colecções Históricas e Científicas 1. História Geral de Cabo Verde EQUIPA: Coordenado pelo Professor Doutor Luís de Albuquerque (infelizmente desaparecido em Janeiro de 1992) e pela Investigadora Coordenadora Maria Emília Madeira Santos, o projecto foi executado por uma equipa mista que, através do cruzamento de experiência particulares e abordagens específicas tentou apreender e transmitir a história de Cabo Verde na dupla vertente europeia e africana que a marcou indelevelmente. Membros da equipa portuguesa: Ângela Domingues, Maria João Soares e Maria Manuel Torrão. Membros da equipa caboverdiana: António Correia Silva, Ilídio Baleno, Iva Cabral e Zelinda Cohen Registos da deslocação de toda a equipa a Cabo Verde, em Junho de 1989, para discussões científicas com os investigadores e estudiosos locais.

4 INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA E COOPERAÇÃO A CONSTRUÇÃO DO PRESENTE E DO FUTURO COM O RECURSO AO CONHECIMENTO DO PASSADO Victor Luís Gaspar Rodrigues e Maria Manuel Ferraz Torrão Os Dias do Desenvolvimento, IPAD, 6 de Maio de 2011 IICT – Cooperação e Colecções Históricas e Científicas 1. História Geral de Cabo Verde :METODOLOGIA: Os coordenadores optaram pela execução de monografias que se destinavam a exercer um papel intermediário entre a análise das fontes primárias e a redacção de uma história geral. Assim, cada membro da equipa foi encarregue de elaborar uma ou mais monografias que esclarecessem temáticas fulcrais de cada capítulo, constituindo pontos de apoio para se poder ligar o fio condutor de uma história geral. Esta solução metodológica faz com que do projecto, resultasse a publicação de um conjunto de mais de 60 monografias a par da edição dos 3 volumes da História Geral de Cabo Verde.

5 INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA E COOPERAÇÃO A CONSTRUÇÃO DO PRESENTE E DO FUTURO COM O RECURSO AO CONHECIMENTO DO PASSADO Victor Luís Gaspar Rodrigues e Maria Manuel Ferraz Torrão Os Dias do Desenvolvimento, IPAD, 6 de Maio de 2011 IICT – Cooperação e Colecções Históricas e Científicas 1. História Geral de Cabo Verde RESULTADOS: Em 1991, publicou-se o I volume da História Geral de Cabo Verde que cronologicamente abarca o século XV e a 1ª metade do século XVI. Embora com reorganizações internas da equipa, o II volume saiu em 1995, cobrindo a centúria de 1560 e 1650, e em 2002 o III volume, cujo âmbito cronológico se estende até ao último final do século XVIII, ficou igualmente disponível ao público. No sentido de proporcionar a acessibilidade e divulgação das fontes a todos os interessados foram ainda publicados Corpos Documentais das principais fontes de apoio da elaboração da História Geral, opção igualmente inédita e inovadora a nível da historiografia e cooperação lusófona..

6 INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA E COOPERAÇÃO A CONSTRUÇÃO DO PRESENTE E DO FUTURO COM O RECURSO AO CONHECIMENTO DO PASSADO Victor Luís Gaspar Rodrigues e Maria Manuel Ferraz Torrão Os Dias do Desenvolvimento, IPAD, 6 de Maio de 2011 IICT – Cooperação e Colecções Históricas e Científicas 1. História Geral de Cabo Verde : UTILIDADE DO PROJECTO: Estas obras não pretendem ser, de forma alguma, um estudo final, completo e acabado sobre a História de Cabo Verde. Ao invés, estes trabalhos pelo seu carácter pioneiro e sem precedentes, estão provavelmente sujeitos a críticas e erros que só no futuro poderão ser emendados; constituem, todavia, um ponto de partida válido para subsequentes investigações e interpretação da história de Cabo Verde e fomentaram um indiscutível aumento da produção historiográfica sobre estas ilhas dentro da comunidade científica caboverdiana. Os seus resultados têm uma utilidade imediata para Cabo Verde: a possibilidade de dispor de uma história científica e documentada, como nação que é, a qual também está à disposição de toda a comunidade científica em geral. Saiu recentemente um outro trabalho profundamente interligado com este: a História Concisa de Cabo Verde, uma síntese em linguagem mais acessível do conteúdo dos 3 volumes da HGCV. Financiada pelo IPAD, esta obra procura chegar a um maior número de leitores, e demonstra que este projecto deu variados resultados que se estendem a várias camadas da sociedade civil.


Carregar ppt "INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA E COOPERAÇÃO A CONSTRUÇÃO DO PRESENTE E DO FUTURO COM O RECURSO AO CONHECIMENTO DO PASSADO Victor Luís Gaspar Rodrigues e Maria."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google