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Avaliação, comunicação e desenvolvimento

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Apresentação em tema: "Avaliação, comunicação e desenvolvimento"— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação, comunicação e desenvolvimento
Leiria, Abril de 2007 Isabel Galhardo

2 . Professora de Ensino Especial do Ministério da Educação
(23 anos em trabalho na educação e saúde) . Investigação na área da surdez e Responsável de Projectos na área da surdez, da criança e sua família . Professora do Instituto Politécnico de Setúbal Curso de Educação de Infância para Apoio à Comunicação Bilingue da Criança Surda . Associada da Associação Portuguesa de Surdos, Associação de Famílias e amigos dos Surdos e Presidente da Luz Mater Associação

3 Consulta multidisciplinar
- Otorrinolaringologista - Professor Ensino Especial - Educadores de infância - Técnicos de audiologia - Terapeutas da fala - Psicólogo - Técnico de Serviço Social - Enfermeiros - Técnico de audiovisual - Pessoal administrativo

4 Surdez - caracterização
. Idade em que surgiu surdez (período pré ou post linguístico) . Tipo de perda auditiva (surdez) . Grau . Causa

5 . Período pré-linguístico
Idade . Período pré-linguístico . Post linguístico

6 Tipo . Surdez de condução ou transmissão
. Surdez sensorioneural ou de percepção . Surdez mista

7 Surdez de Condução Ouvido médio
. Problema de transmissão da onda sonora

8 Surdez Sensorioneural
Ouvido interno . Problema na perceção do som

9 Surdez Mista . Problema na transmissão e na perceção do som

10 Surdez sensorioneural profunda
1: 1000 nascimentos Surdez condução (otite média c/ derrame) 1: 100 (10% da população escolar)

11 Avaliação Desenvolvimento Geral
Desenv. Psico-Motor: (Ex. Motric.grossa, fina) Audição (Ex.Volta a cabeça, distingue sons?) Visão (Ex: Segue objectos? Aproxima mto objectos?) Desenv. Social (Ex. Interage? Procura comunicação?) (avaliação / observação – registo / alerta) RN 6 meses meses 18 meses anos

12 Surdez – Avaliação (exames mais comuns)  Jogos Sonoros
 Timpanometria  Oto emissões acústicas (OEA)  Potenciais evocados auditivos (BERA) tonal simples Audiograma c/ condicionamento vocal

13 Audiograma Tonal Audição normal

14 Surdez sensorioneural profunda bilateral
Audiograma Tonal Surdez sensorioneural profunda bilateral

15 Grau de surdez Perda em dB = perda auditiva em dB a
Hz / 4 (Bureau International the Audiophonologie - BIAP Jan/98)

16 Grau de surdez Audição normal: perda auditiva inferior a 20 dBs
. Surdez Ligeira (entre 21dB e 40 dB) . Surdez Média (entre 41 dB e 70 dB) . Surdez Severa (entre 71 dB e 90 dB) . Surdez Profunda (entre 91 dB a 119 dB) . Cofose (perda média igual ou superior a 120 dB)

17 Surdez - Causas mais frequentes
1) Congénita . Hereditária: sindrómica / não sindrómica . Infecção na gravidez: rubéola / toxoplasmose / viral . Problema no parto . Outros 2) Adquirida . Infecção: meningite, otite média . Traumatismo craneano . Sarampo / papeira . Ototóxicos . Ruído

18 ou Surdez Sensorioneural (grau ligeiro a médio)
Surdez Condução ou Surdez Sensorioneural (grau ligeiro a médio) . Língua Portuguesa . Resolução clínica do problema (s. condução) Não Implica: grande mudança do tecido familiar . Apoio escolar especializado e/ou medidas adaptativas . Terapia da fala . Em alguns casos aconselha-se LGP

19 (severo a profundo bilateral)
Surdez Sensorioneural (severo a profundo bilateral) Implica – MUDANÇA de vida familiar . Aceitação da surdez e Identidade . Adaptação e aprendizagem de uma nova língua . Mudança familiar: de vida, pensamento e atitude perante os outros familiares e amigos Mudança tecido social . Mudança de escola: Modelos surdos, Formadores LGP, Intérpretes . Convívio c/ grupos “diferentes”: modelo de identificação, movimento Associativo, ...

20 Surdez Precoce: Diagnóstico Habilitação e desenvolvimento precoce:
- Comunicação - Língua (LGP) - Estimulação (auditiva; modelo educativo- família / escola; regras) - Escolaridade - Convívio c/ outros surdos (modelos) - Família: habilitação familiar e trabalho com a família

21 Ajudas Técnicas (alguns exemplos) Ajuda técnica individual:
prótese digital, implante coclear, aparelho FM No domicílio, na escola Serviços Públicos: fax ou tlm sms, avisos escritos, sinalética, interpretação (...)  Computador - Internet  Telemóvel: msg; 3ª geração (3G)  Televisão: interpretação LGP, legendagem, Digital  Câmara video, DVD (...)

22 Ajuda técnica domicílio

23 Cada criança, jovem ou adulto surdo é um ser único

24 Surdez: Problema Comunicativo

25 (oral / gestual) Provoca: Ausência de comunicação precoce
. Isolamento, dor, sofrimento, agressividade . Barreira linguística e incorrecto modelo linguístico . Alterações comportamento . Grave probl psicológico, problema do foro mental- psiquiátrico- social e escolar . Doença . Morte

26 Presente desde período embrionário
Comunicação Presente desde período embrionário

27 Do som à palavra (1) Vínculo/ Relação: Mãe, Pai Filho
Fase embrionária: Acalma-se c/ voz conhecida: materna / paterna c/ música suave e relaxante

28 Do som à palavra (2) Quando bébé nasce reconhece: 1) voz materna
2) voz feminina 3) voz paterna 4) língua materna

29 Comunicação não verbal
É a base sobre a qual a linguagem vai ser construída

30 Linguagem Condição central para a estruturação do funcionamento psíquico da criança

31 Comunicação . Comunicação receptiva . Comunicação expressiva

32 Comunicação da criança surda
(Recepção) Visão Audição (resídios auditivos; ajudas técnicas...) Escrita . Colocação Distância . Iluminação . Ruído ambiente

33 Criança ouvinte Criança surda
1 Balbúcio Balbúcio 2 Lalação Lalação 3 Vocalização Vocalização 4 Gesto: próprio; familiar Gesto: próprio; familiar 5 Língua Portuguesa Língua Gestual Portuguesa Oral e Escrita Escrita e Oral

34 Criança Surda . Modalidade Gestual . Modalidade Oral

35 . Língua “natural” (filhos de pais ouvintes)
Criança surda Língua Gestual - Língua de identificação . Língua “natural” (filhos de pais ouvintes) . Língua materna (filhos pais surdos)

36 A criança surda (Aos 6,10 e 12 meses de idade) Filha pais Surdos Filha Pais ouvintes * Produzem - 2 tipos de movimentos c/ mãos - *1 tipo de movimento c/ mãos Inv. Laura Petitto, Canadá

37 Ensino de LGP a crianças ouvintes
Língua gestual Ensino de LGP a crianças ouvintes Melhoria competência linguística (oral) * Estudos científicos EUA, Reino Unido e Portugal

38 Educação multidisciplinar
Família: Pais, irmãos, outros Escola: . Educador creche, Jardim de Infância . Educador Ensino Especial, de Apoio . Outros Técnicos: Formador de LGP, Terapeuta da fala, Psicólogo,Terapeuta ocupacional Associação: Modelos surdos, referência cultural

39 Aprendizagem / evolução na língua
Modelos Ouvintes e Modelos Surdos (identificação e língua) . Estimulação 1: “banho” de língua- gestual; oral . Ensino curricular da língua: gestual; escrita e oral . Importância da Família – amor, comunicação e partilha: Aceitação e identidade - pais, irmãos, avós, tios, primos, amigos, visitas da família, vizinhos ... . Comunidade surda: identidade, partilha cultural, modelos: correctos e menos correctos . Estimulação 2: Livros, jornais, cinema, rádio, tv, música, software, internet, telemóvel, fax... . Estimulação 3: Brincar, Férias, passeios, compras, ...

40 Pais de criança surda . Aceitação surdez . Identidade
. Regras e comunicação . Estimulação linguística (bilingue) . Promover o Brincar

41 Aceitação Criança surda - Sentir-se amada - Alta auto estima
- Confiante nas suas capacidades - Pais equilibrados - Boa comunicação em família

42 . Recepção e expressão da língua
Identidade Tudo é visual: . Recepção e expressão da língua . Sentimentos e emoções

43 Fundamental no desenvolvimento
Brincar Fundamental no desenvolvimento afectivo, cognitivo, imaginário e linguístico da criança

44 Preferencialmente na comunicação que ambas entendam
A Criança Surda -Brinca . C/ Crianças ouvintes . Crianças surdas Preferencialmente na comunicação que ambas entendam

45 Variedade de recursos linguísticos usados: Olhar
Como brinca a criança surda Variedade de recursos linguísticos usados: Olhar - Expressão facial e corporal – Mímica – Gestos familiares – Sons – Palavras soltas – Língua Gestual Portuguesa Língua Portuguesa

46 – Língua Gestual Portuguesa
Como brinca a criança surda Variadas formas de uso simultâneo das mãos: Brinquedo - Gestos – Expressão corporal – Língua Gestual Portuguesa

47 Através de LGP: Apresenta capacidades
Como brinca a criança surda Através de LGP: Apresenta capacidades e recursos imaginativos diversificados Fundamental Relação entre cognição e linguagem

48 Profissional Conhecimento e reciclagam em Língua Gestual (LGP)
Trabalho em Equipe: família, colegas (...) Encarar profissão não como emprego mas como Serviço

49 Sociedade Civil Ouvintes e surdos O que nos compete fazer?
- Mudança de atitude - Restabelecer nossos laços familiares Partilha de línguas e culturas Criar novos projectos - Sermos solidários e socialmente intervenientes

50 Se oiço, esqueço Se vejo, lembro Se faço, compreendo
Provérbio Chinês

51 Isabel Galhardo T:


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