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Desafios da Responsabilidade Social Empresarial Paulo Itacarambi.

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Apresentação em tema: "Desafios da Responsabilidade Social Empresarial Paulo Itacarambi."— Transcrição da apresentação:

1 Desafios da Responsabilidade Social Empresarial Paulo Itacarambi

2 Missão: Mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade sustentável e justa. Empresas Associadas:

3 PERFIL DAS ASSOCIADAS

4 Contribuições das empresas associadas Patrocínios às atividades Apoios de Fundações estrangeiras Sustentabilidade

5 Empresas PrivadasLideranças...identificar e fortalecer os dirigentes do processo de mudança de mentalidade e comportamento...desenvolver ferramentas, estimular inovações e intercâmbio...criar um ambiente favorável, facilitar o diálogo social e as parcerias Incentivos ao mercado Mudança Social Estratégia

6 70 Nacionais Federações de Indústrias e Comércio, entidades de ensino e pesquisa, ONGs, Universidades, veículos de comunicação etc. 25 Internacionais Business for Social Responsibility (EUA) - BSR (EUA); Harvad (EUA); Sustainability (UK); Prince of Wales (UK); Business in the Community (UK); Global Compact (ONU); GRI (EUA); AccountAbility - AA1000 (UK); International Transparency (Alemanha); United Nations Volunteers - UNV (Alemanha); Fórum Empresa (America Latina) Apoio institucional Empresas associadas; Fundação Hewlett, ICCO, AVINA, Inter American Foundation, IFC e outras Parceiros

7 O que queremos mudar

8 Os ativos das 3 pessoas mais ricas do mundo equivale à renda das 600 milhões de pessoas pobres - IPEA 2001 Estima-se que cerca de 3,8 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 16 anos trabalhem no Brasil – Unicef 2001 A comparação de renda, escolaridade e analfabetismo entre brancos e negros revela desigualdade e preconceito - IPEA 2001 O Brasil é o quarto país em desigualdade de renda no mundo, depois da Suazilândia, Nicarágua e África do Sul - PNUD 2001 Panorama Social

9 Panorama Ambiental A cada dia são descartados 2 milhões de toneladas de lixo domiciliar no mundo. Isso equivale a dez montanhas do tamanho do Pão de Açúcar - Cartilha Sou Mais Nós Instituto Akatu/ 2002 Dentro de 20 anos, 2/3 da população mundial não terá acesso a água - Relatório ONU/2000 A temperatura da terra poderá aumentar entre 1,4 a 5,8 ºC até o final deste século - Lester Braun, Eco-Economia

10 Panorama Econômico A produção mundial de bens e serviços cresce de 6 para 43 trilhões de US$ entre o ano de 1950 e E... Aumenta desemprego estrutural; Aumenta a desigualdade entre países ricos e pobres; 1/3 das áreas agrícolas perdem a camada superior do solo As florestas mundiais encolhem pela metade ; 2/3 dos sítios pesqueiros oceânicos estão sendo explorados além de sua capacidade ; Aumenta o uso inadequado da água com consumo superior à capacidade de renovação dos reservatórios naturais.

11 Isto é sustentável?

12 Conceito de Sustentabilidade Desenvolvimento Sustentável é o que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as futuras gerações satisfazerem suas próprias necessidades. Comissão Brundtland, 1987 Sustentabilidade Empresarial assegura o sucesso do negócio a longo prazo e ao mesmo tempo contribui para o desenvolvimento econômico e social da comunidade, um meio ambiente saudável e uma sociedade estável. Qual o papel da empresa diante destas questões ?

13 É a forma de gestão que se define pela relação ética, transparente e solidária da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a erradicação das desigualdades sociais Conceito – Responsabilidade Social Empresarial

14 acionistas funcionários prestadores de serviços fornecedores consumidores governo meio ambiente comunidade Investimento Social Privado Ação social Filantropia Fonte: - GIFE/2003 RSE e Filantropia

15 Atitude estratégica, vai além da postura legal, filantropia e cidadania empresarial Compromisso com os efeitos sócio-ambientais das atividades da empresa Compromisso com a prática de princípios e valores éticos humanitários Postura ética e transparente nos negócios Cria valor para todas as partes envolvidas Responsabilidade Social Empresarial

16 Estratégia de transformação social Estratégia empresarial Sustentabilidade Da Sociedade Dos Negócios Responsabilidade Social Empresarial

17 Desenvolvimento de comportamento responsável em relação aos efeitos socioambientais Construção de compromissos entre as partes diretamente envolvidas nas atividades Atitudes e qualificação das relações como fatores indutores de mudanças efetivas Desenvolvimento de novos padrões de exigências da sociedade Fortalecimento de controles sociais sobre as atividades econômicas: –controle direto das partes interessadas –autoregulação do mercado –regulamentação pública (efetividade) Visão de Processo

18 Resultados para a Empresa Maior produtividade –Clima organizacional –Atração e retenção de talentos Maior competitividade –Confiabilidade e reputação –Fortalecimento da marca –Melhor gestão dos riscos –Menor custo de acesso à capitais e outros mercados –Reconhecimento do valor social e ambiental agregado Maior rentabilidade

19 Fundo ABN AMRO ETHICAL Retorno acumulado -20% 0% 20% 2002 Jan 2002 Jul 2003 Jan 2003 Jul EthicalIbovespa vs. 21,5% 10,2% novembro 2001 Valorização da aplicação

20 DJSI World – USD Performance and Risk (I) December June 2004, USD, Total Return Index DJSI World / DJGI World: Correlation: Tracking Error: 4.30% DJSI Volatility:15.86%DJGI Volatility:14.66% 149 % 109 % Valorização das ações

21 12,4% Rentabilidade das 500 maiores empresas do país 12,4% 17,2% Rentabilidade das 150 melhores empresas para trabalhar 17,2% 20,7% Rentabilidade das 10 melhores empresas para trabalhar 20,7% A comparação entre a rentabilidade média sobre o patrimônio alcançado em 2003 pelas 500 maiores empresas do país e a do grupo das 150 e das 10 melhores empresas para trabalhar no Brasil mostra que as companhias que se relacionam bem com seus funcionários levam vantagem (1) Nas listas das 150 e 10 melhores empresas para trabalhar foram consideradas apenas as companhias que também estão entre as 500 maiores e melhores, de EXAME Lucros maiores aqui… Fonte: Melhores Melhores e Maiores, Fipecafi e The Great Place to Work Institute, publicado na Revista Exame, 15/09/04

22 … Na Inglaterra Comparação entre o desempenho das ações das 50 melhores empresas para trabalhar e o da carteira FTSE All Share, que reúne as empresas de capital aberto da Inglaterra, no período de março de 1999 a março de 2004 FTSE All Share 57,5 % Melhores empresas para trabalhar Fonte: Great Place to Work Institute, publicado na Revista Exame, 15/09/04 -19,8%

23 ...E NOS ESTADOS UNIDOS Quanto ganharia um investidor que tivesse colocado seu dinheiro nas 100 melhores empresas americanas para trabalhar e nas 500 companhias cotadas pelo índice Standard & Poors no período de janeiro de 1998 a janeiro de 2004 S&P melhores para trabalhar (2) 134% 25% Fonte: Frank Russel company, publicado na Revista Exame, 15/09/04 (2) Carteira atualizada anualmente, conforme a lista na revista Fortune

24 Sociedade Sustentável Sociedade Sustentável Comportamento Socialmente Responsável Comportamento Socialmente Responsável Negócios Sustentáveis Negócios Sustentáveis Matriz De Evidências Indicadores Ethos RSE Metas Do Milênio

25 CONTRIBUIÇÃO DAS EMPRESAS COM AS METAS DO MILÊNIO Maio 2004

26 Exemplos Crescimento de receita e acesso ao mercado Economia de custos e produtividade Acesso a capital Gestão de riscos e credibilidade Capital humano Valor da marca e reputação Native – Produto: açúcar orgânico Premio de preço por ser orgânico: 60% Petrobrás – Acidente na P36 em 2001 Preço da ação caiu de R$90 para R$65 Aracruz – Programa de Fomento Florestal Licença ambiental Itaú – Conselho Adminnistração independente e criação`de área de RI Marca Valiosa Muana Alimentos – Fornecedora de palmito orgânico – paga 28% a mais de salário Aporte de R$1,5 milhões

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32 O Instituto Ethos oferece um conjunto de ferramentas para atender às necessidades da empresa nas etapas do processo de gestão da RSE Visão geral do processo de Gestão Diagnóstico Planejamento Implementação das ações de RSE Divulgação para os públicos de interesse, transparência e aprendizagem Divulgação para os públicos de interesse, transparência e aprendizagem Prática da RSE Indicadores Ethos de RSE 2004 Relatório de desempenho de indicadores Localizador de Ferramentas Guia de Compatibilidade de Ferramentas Banco de Práticas Guia de Elaboração de Balanço Social Banco de práticas Manuais

33 Implantação dos Princípios Ethos de RSE Implantação de Sistema de boa governança Diálogo com as partes envolvidas Gestão participativa Promoção da diversidade e equidade na empresa Combate sistemático da corrupção pública e privada Investimento social articulado com políticas públicas e em parceria com OSCs Implementação de Boas Práticas

34 Considerando que nossa Empresa é associada ao Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e que compartilhamos a visão de que cabe às empresas o desafio de aperfeiçoar suas práticas de gestão, de modo a gerar impactos sociais e ambientais positivos e a reduzir e minimizar eventuais impactos negativos, resolvemos adotar os seguintes princípios: CARTA DE PRINCÍPIOS

35 Primazia da ética O princípio ético do recíproco respeito aos direitos de cidadania e à integridade física e moral das pessoas constitui a base que orienta e fundamenta nossas relações com toda e qualquer pessoa envolvida e/ou afetada por nossas ações. Responsabilidade social Reconhecemos a responsabilidade pelos resultados e impactos das ações de nossa empresa no meio natural e social afetados por nossas atividades empresariais e envidaremos todos os esforços no sentido de conhecer e cumprir a legislação e de, voluntariamente, exceder nossas obrigações naquilo que seja relevante para o bem-estar da coletividade. Procuraremos desenvolver e divulgar a todas as partes interessadas um programa ativo e contínuo de aperfeiçoamento ético de nossas relações com as pessoas e entidades públicas ou privadas envolvidas em nossas ações. CARTA DE PRINCÍPIOS

36 Confiança A confiança recíproca entre as partes envolvidas é um valor básico e fundamental sobre o qual se assentam todas as nossas relações. A observância aos compromissos assumidos e a sinceridade em assumir apenas aqueles compromissos que somos capazes de cumprir são condições que sempre podem ser cobradas de nós e que cobraremos dos demais. Procuraremos identificar, discutir e agir em situações, atuais ou potenciais, que ponham em risco a coerência e a consistência de nossos princípios e valores. Integridade Procuraremos conduzir todas as nossas atividades com integridade, combatendo a utilização do tráfico de influência e o oferecimento ou o recebimento de suborno ou propina por parte de qualquer pessoa ou entidade pública ou privada; buscaremos influenciar nossos fornecedores e parceiros para que também combatam práticas de corrupção, nas esferas pública e privada. CARTA DE PRINCÍPIOS

37 Valorização da diversidade e combate à discriminação Respeitamos e valorizamos as diferenças como condição fundamental para a existência de uma relação ética e de desenvolvimento da humanidade. Procuraremos estimular a promoção da diversidade cultural, social e étnica como um diferencial positivo de desenvolvimento da nossa missão. Não toleraremos a discriminação sob qualquer pretexto. Diálogo com as partes interessadas Acreditamos que o diálogo é o único meio legítimo de realização da persuasão, superação de divergências e resolução de conflitos. Buscaremos identificar e atender aos legítimos interesses das várias partes interessadas - pessoas ou grupos de pessoas e organizações afetadas pela nossa atuação – de maneira equânime, transparente e sem subterfúgios, garantindo-lhes veracidade e objetividade nas informações. CARTA DE PRINCÍPIOS

38 Transparência Consideramos indispensável que a sociedade tenha acesso às informações sobre o comportamento ético e responsável das empresas. Buscaremos disponibilizar, de forma satisfatória e acessível, os dados e informações que permitam a avaliação das contribuições e impactos sociais e ambientais de nossas atividades, ressalvadas as informações confidenciais. Marketing responsável Buscaremos orientar nossa política de marketing e comunicação pelo respeito à veracidade, consistência e integralidade das afirmações, refletindo nossos valores e estimulando o comportamento ético e responsável do público. CARTA DE PRINCÍPIOS

39 Interdependência Consideramos que o sucesso do nosso empreendimento é interdependente com o bem-estar da sociedade. A saudável disputa nos negócios deve promover a sustentabilidade social, econômica e ambiental. Comunidade de aprendizagem Somos parte de uma comunidade em processo de aprendizagem e evolução baseada no contínuo aperfeiçoamento das práticas e processos de gestão das empresas. Participar do Instituto Ethos é participar desta comunidade. CARTA DE PRINCÍPIOS

40 Avanços da Responsabilidade Social no Brasil

41 Instituto Ethos: +891empresas Global Compact: +200 empresas brasileiras +500 Práticas empresariais (10% são relacionadas ao público interno) Políticas Públicas: Presença nas agendas CDES - Conselho para o Desenvolvimento Econômico e Social Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. UNCTAD- Confederação Nações Unidas para Comércio e Desenvolvimento. Novo Mercado Bovespa classificação para companhias (governança corporativa + ética) Principais avanços

42 Programa de RSE dos Fundos de Pensão critérios de RSE para seus investimentos e gestão Fundo Ethical do ABN-Amro Brasil SA 8000: +40 empresas brasileiras (70 até final 2004) Balanço Social Prêmio Balanço Social (Ibase;Aberje;Ethos; Fides; Apimec) Envolvimento das entidades empresariais e sindicais (Federações de industrias; Cut- Observatório Social)

43 3Internalizar conceitos e práticas nas empresas e na cadeia produtiva; 3Aprofundar conhecimento sobre processos de gestão e impactos da RSE; 3Engajar agentes indutores de mercado públicos e privados; 3Articular RSE com políticas públicas Principais desafios

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45 Obrigado pela sua atenção!


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