A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A ÁGUA OS ÁTOMOS DE HIDROGÊNIO E OXIGÊNIO ESTÃO LIGADOS POR COVALÊNCIA NORMAL. POR SER UMA MOLÉCULA ANGULAR ELA TEM UM CARÁTER POLAR,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A ÁGUA OS ÁTOMOS DE HIDROGÊNIO E OXIGÊNIO ESTÃO LIGADOS POR COVALÊNCIA NORMAL. POR SER UMA MOLÉCULA ANGULAR ELA TEM UM CARÁTER POLAR,"— Transcrição da apresentação:

1

2

3

4

5

6

7

8

9 A ÁGUA OS ÁTOMOS DE HIDROGÊNIO E OXIGÊNIO ESTÃO LIGADOS POR COVALÊNCIA NORMAL. POR SER UMA MOLÉCULA ANGULAR ELA TEM UM CARÁTER POLAR, COM ISSO OCORREM ATRAÇÕES DE NATUREZA ELÉTRICA. ENTÃO A ÁGUA FORMA A CHAMADA LIGAÇÃO DE HIDROGÊNIO, ONDE ELA SE ASSOCIA COM ELA MESMA OU COM OUTRAS SUBSTÂNCIAS. SUA CAPACIDADE DE DISSOLVER UM GRANDE NÚMERO DE SUBSTÂNCIAS IMPEDE QUE ELA SE ENCONTRE PURA NA NATUREZA.

10 SUAS PROPRIEDADES ÍNSÍPIDA, INODORA E PRATICAMENTE INCOLOR- EM GRANDES VOLUMES APRESENTA AQUELE TOM AZULADO. Ponto de ebulição (°C) 100 Ponto de fusão (°C) 0 Densidade (g/ml a 4°C) 1,000 Peso fórmula  18

11 PROPRIEDADES FÍSICAS TEMPERATURA  Varia com a fonte, ou com a região.
TURBIDEZ  quantidade de material particulado COR  é consequência de substância dissolvidas SABOR  dependem de sais e gases dissolvidos ODOR  dependem de sais e gases dissolvidos CONDUTIVIDADE ELÉTRICA  é proporcional a quantidades de teor de sai dissolvidos e ionizados na água DUREZA  é a dificuldade de uma água em fazer espuma pelo efeito do cálcio e magnésio combinados a outros elementos SÓLIDOS - EM SUSPENSÃO  carga sólida em suspensão e que pode ser separada por simples filtração ou decantação; SÓLIDOS - TOTAIS DISSOLVIDOS  soma dos teores de todos os constituintes minerais presentes.

12 PROPRIEDADES QUÍMICAS
Em transformações químicas a água pode funcionar, principalmente como solvente e como reagente. AÇÃO IONIZANTE  alguns compostos covalentes, com caráter polar, quando colocados em água, podem reagir transformando-se de moléculas em íons. DESPREENDIMENTO DE HIDROGÊNIO  com metais e hidretos de metais alcalinos e alc. terrosos. AÇÃO DA ÁGUA SOBRE SAIS  a hidrólise ou hidratos. DECOMPOSIÇÃO  térmica ou elétrica. ALCALINIDADE  é a quantidade de substâncias presentes numa água e que atuam como tampão. ACIDEZ  acidez total representa o teor de dióxido de carbono livre, ácidos minerais e sais fortes, os quais por dissociação resultam em íons hidrogênio na solução. pH  É a medida da concentração de íons H+ na água.

13 Grave é a poluição das águas pelas bactérias de origem intestinal
PROPRIEDADES MICROBIOLÓGICAS Salvo certas águas de fontes profundas, as águas naturais quase sempre contêm microrganismos retirados do ar e da superfície do solo (vegetação), que elas lixiviam antes de se infiltrar. Deve-se distinguir entre os germes comuns que dentro de certos limites, não têm importância, dos germes resultantes de contaminação fecal. Uma água natural pode conter algumas ou milhares de bactérias por litro sem ser por isso impura. Grave é a poluição das águas pelas bactérias de origem intestinal Coliformes Totais = indicador de poluição por fezes na água.

14 A ÁGUA NO MUNDO A MEDIDA DE CONSUMO DE ÁGUA/HABITANTE/DIA CONSIDERADA IDEAL PARA REGIÕES DE CLIMA TROPICAL É DE DUZENTOS LITROS.

15

16 ONZE PAÍSES DA ÁFRICA E NOVE DO ORIENTE MÉDIO JÁ NÃO TÊM ÁGUA.
DEFICIÊNCIA DE ÁGUA ONZE PAÍSES DA ÁFRICA E NOVE DO ORIENTE MÉDIO JÁ NÃO TÊM ÁGUA. A SITUAÇÃO TAMBÉM É CRÍTICA NO MÉXICO, HUNGRIA, ÍNDIA, CHINA, TAILÂNDIA , ESTADOS UNIDOS E NO DESERTO DO ATACAMA NO CHILE.

17 CONSUMO DE ÁGUA PARA CADA LITROS DE ÁGUA UTILIZADA PELO HOMEM RESULTAM LITROS DE ÁGUA POLUÍDA  (ONU, 1993) AO FAZER BARBA E ESCOVAR OS DENTES EM 5 MINUTOS COM A TORNEIRA MEIO ABERTA, VOCÊ GASTA ATÉ 12 LITROS. UMA DUCHA DURANTE 15 MINUTOS CONSOME 135 LITROS DE ÁGUA. LAVAR O CARRO COM A TORNEIRA MEIA VOLTA ABERTA GASTA-SE ATÉ 516 LITROS. UMA LAVADORA DE 5 QUILOS DE CAPACIDADE GASTA 135 LITROS DE ÁGUA.

18 OS ESTADOS DA ÁGUA ÁGUA EM ESTADO GASOSO - NA ATMOSFERA, PROVENIENTE DA EVAPORAÇÃO DE TODAS AS SUPERFÍCIES ÚMIDAS - MARES, RIOS E LAGOS E EVAPOTRANSPIRAÇÃO, PROVENIENTE DAS PLANTAS; ÁGUA EM ESTADO LÍQUIDO - NOS OCEANOS (ÁGUA SALGADA), RIOS E LAGOS (ÁGUA DOCE) E NO SUBSOLO, CONSTITUINDO OS CHAMADOS LENÇÓIS FREÁTICOS. ÁGUA EM ESTADO SÓLIDO - NAS REGIÕES FRIAS DO PLANETA, NOS PÓLOS

19 OS DESTINOS DA ÁGUA AS ÁGUAS TÊM 3 DESTINOS DIFERENTES:
ÁGUAS ATMOSFÉRICAS águas superficiais, que não escoam e que serão evaporadas (dos rios, charcos, lagos, oceanos e das plantas), ÁGUAS DE ESCOAMENTO SUPERFICIAL OU RUN-OFF se desloca pela superfície do terreno ÁGUAS SUBTERRÂNEAS OU DE INFILTRAÇÃO penetra no solo.

20 O CICLO DA ÁGUA

21 A ÁGUA DISPONÍVEL NA NATUREZA
COMO ELAS ESTÃO DISPONÍVEL PARA USO: OCEANOS e MARES a evaporação de suas águas nos fornece chuva e através da dessalinização temos água potável. RIOS e LAGOS  suas águas são captadas diretamente para fornecimento público, eles abastecem os aquíferos (principalmente por infiltração) e são abastecidas principalmente pelas fontes das águas subterrâneas. AQUÍFEROS  águas subterrâneas que através de fontes ou poços pode-se captá-las.

22 OS DIVERSOS USOS DA ÁGUA
ABASTECIMENTO PÚBLICO  Uso doméstico, vias públicas, recreativo e jardins. DESSALINIZAÇÃO  transformação de águas salinas em potável. TRATAMENTO DE ESGOTO E EFLUENTE  Na diluição e tratamento de efluentes. ÁGUAS PARA AGRICULTURA E PECUÁRIA  principalmente para irrigação e para tratamento e cultivo de animais. ÁGUAS DE GRAUS PURÍSSIMOS  uso farmacéutico, analítico, hospitalar, cosméticos e alimentícios. PARA CLIMATIZAÇÃO  manter ambientes com temperatura constante. COMO COMBUSTÍVEL  através da queima do hidrogênio. USO VIÁRIO  águas usadas para transporte. GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA  as hidrelétricas.

23 A GESTÃO DA ÁGUA “A NOSSA PALAVRA”.
··A escassez e o uso abusivo da água doce, constitui hoje, uma ameaça crescente ao desenvolvimento e à proteção do meio ambiente.·A saúde e o bem estar de milhões de pessoas, a alimentação, o desenvolvimento sustentável e os ecossistemas estão em perigo.·É necessário e urgente que a gestão dos recursos hídricos se efetue de forma mais competente e eficaz do que vem sendo feita até hoje.·Essa conclusão não é apenas teórica, nem se refere a um futuro remoto.·O problema é atual e afeta a humanidade de hoje.·A sobrevivência de milhões de pessoas exige uma ação imediata, competente e eficaz.·Mas, se de um lado, o problema das águas representa uma ameaça à humanidade, de outro, ele representa aspectos altamente promissores.·A água é um valioso elemento promotor do desenvolvimento e do progresso.·A água se presta a múltiplas utilizações da maior importância econômica e social: o abastecimento das populações e das indústrias, a irrigação das culturas, multiplicando sua produtividade, meio de transporte, com diferentes tipos de hidrovias, produção de energia, através das grandes e pequenas usinas hidroelétricas, fator de alimentação, com o desenvolvimento da pesca, ambiente para o esporte, o turismo, o lazer. Franco Montoro. Extraído do texto "A Água é a riqueza mais importante", da publicação Qualidade e Gestão da Água – ILAN Julho/1993

24 GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS
CONJUNTO DE TÉCNICAS, NORMAS OPERACIONAIS E ADMINISTRATIVAS UTILIZADAS NO USO DOS RECURSOS HÍDRICOS DE UMA REGIÃO. DO PONTO DE VISTA DA AUTO-SUSTENTABILIDADE, O MELHOR GERENCIAMENTO É OBTIDO A PARTIR DE UMA VISÃO INTEGRADA E COMPLEMENTAR DE TODOS OS RECURSOS HÍDRICOS DISPONÍVEIS NA ÁREA EM ESTUDO: CHUVAS, ÁGUAS SUPERFICIAIS, ÁGUAS SUBTERRÂNEAS.

25 MEDIDAS DE CONSERVAÇÃO QUE DEVEM SER ADOTADAS
REUSO E RECICLAGEM DE ÁGUAS; RECARGA ARTIFICIAL DOS AQÜÍFEROS; MEDIDAS QUE AUMENTEM OU MANTENHAM A INFILTRAÇÃO DA ÁGUA NO SOLO; REPRESAS DE INFILTRAÇÃO AO LONGO DA DRENAGEM; REPRESAS ACUMULADORAS DE GRANDES VOLUMES DE ÁGUA, BARREIRAS SUBTERRÂNEAS; TRATAMENTOS DE EFLUENTES DOMÉSTICOS E INDUSTRIAIS; ESTRITO CONTROLE DA EXPLORAÇÃO DOS AQÜÍFEROS, EVITANDO SEU ESGOTAMENTO OU INTRUSÃO DE ÁGUA SALGADA; LEGISLAÇÃO ADEQUADA AOS FINS SOCIAIS PROPOSTOS E PODER PÚBLICO CAPAZ DE FAZER CUMPRIR A LEGISLAÇÃO EXISTENTE.

26 LEGISLAÇÃO ADEQUADA AOS FINS SOCIAIS PROPOSTOS
NO BRASIL A LEI NR DE 08 DE JANEIRO DE ESTABELECE NORMAS, CONDUTAS E PUNIÇÕES PARA O GERENCIAMENTO DOS RECURSOS HÍDRICOS. INSTITUI A POLÍTICA NACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS E CRIA O SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS A LEI N.º 9.984, DE 17 DE JULHO DE 2000 CRIA A AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS – ANA- ENTIDADE FEDERAL DE IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS, INTEGRANTE DO SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS, ESTABELECENDO REGRAS PARA A SUA ATUAÇÃO, SUA ESTRUTURA ADMINISTRATIVA E SUAS FONTES DE RECURSOS.

27 CONAMA E MS A resolução nº 20 do CONAMA- considera ser a classificação das águas doces, salobras e salinas como essencial à defesa de seus níveis de qualidade, avaliados por parâmetros e indicadores específicos, de modo a assegurar seus usos preponderantes (BRASIL,1986). Nesta resolução em seu artigo primeiro classifica os recursos hídricos, segundo seus usos preponderantes, em nove classes, as águas doces, salobras e salinas do Território Nacional. A seguir alguns Parâmetros físico-químicos e microbiológicos da classe 3 da Resolução do CONAMA nr. 20 e da Portaria nr. 1469, do Ministério da Saúde, de 29 de dezembro de 2000. Esta norma trata somente de águas potáveis, excluídas as minerais.

28 REUSO E RECICLAGEM É O PROCESSO PELO QUAL A ÁGUA, TRATADA OU NÃO, É REUTILIZADA PARA O MESMO OU OUTRO FIM. Alguns exemplos: -NA ÍNDIA, ALGUNS PRÉDIOS UTILIZAM ÁGUA DE REUSO (OBVIAMENTE, TRATADA E SEM CHEIRO) EM SEUS SISTEMAS DE AR CONDICIONADO. -NA CALIFÓRNIA, A AGRICULTURA ESTAVA DIMINUINDO DRASTICAMENTE O VOLUME DE ÁGUA NOS LENÇÓIS SUBTERRÂNEOS. FOI DESENVOLVIDO UM PROCESSO DE TRATAMENTO DO ESGOTO PARA O REUSO. DESSA FORMA, A ÁGUA FOI UTILIZADA PARA REABASTECER OS LENÇÓIS FREÁTICOS -NO BRASIL, O ASSUNTO COMEÇA A SER DISCUTIDO DE FORMA SÉRIA. A SABESP JÁ FORNECE ÁGUA DE REUSO PARA UTILIZAÇÃO EM PROCESSOS INDUSTRIAIS, LAVAGEM DE CALÇADAS,AGRICULTURA, O LODO, RESULTANTE DO TRATAMENTO DO ESGOTO É USADO COMO FERTILIZANTE.

29 PADRÕES DE POTABILIDADE PELO CONAMA X MS
PARÂMETROS CONAMA 20 Classe 3 Ministério Da Saúde Sabor/odor Não objetável pH 6,0 – 9,0 6,5 – 8,5 Cor aparente (mgPt/L e uH) 75 15 Oxigênio dissolvido (mg O2/L) >4 - Turbidez (UT) <100 5 DBO5 (mg O2/L) 10 Cloretos (mg Cl-/L) 250 Nitratos (mg/L) Nitrito (mg N/L) 1 1,0 Ferro solúvel (mg Fe/L) 5,0 0,3 0,1 Manganês (mg Mn/L) 0,5 Sólidos dissolvidos (mg/L) 500 1000 Dureza (mg CaCO3/L) Sulfatos (mg SO4-2/L) Cloro residual (mg Cl2/L) >0,2 Coliformes totais (UFC/100mL) 20000 Ausência Coliformes fecais (UFC/100mL) 4000

30 ESGOTO RECICLADO DA DISNEY
REUSO E RECICLAGEM ESGOTO RECICLADO DA DISNEY

31 RECARGA ARTIFICIAL DOS AQÜÍFEROS

32 REUSO E RECICLAGEM

33 REPRESAS ACUMULADORAS DE GRANDES VOLUMES DE ÁGUA

34 ESTRITO CONTROLE DA EXPLORAÇÃO DA ÁGUA DOCE

35 TRATAMENTOS DE EFLUENTES DOMÉSTICOS

36 BARREIRAS SUBTERRÂNEAS

37 COLETA ALTERNATIVA DE ÁGUA

38 TRATAMENTO EFLUENTE INDUSTRIAL
Nas Estações de Tratamento de Esgotos (ETE´s), todos os componentes poluidores são separados da água antes de retornarem ao meio ambiente. O Esgoto Bruto que chega às Estações passa por diversas etapas de tratamento, que acontece em duas fases, a sólida e a líquida.

39 ÁGUA - NÓS PRECISAMOS DELA
A ÁGUA POTÁVEL É NECESSÁRIA À VIDA, À SAÚDE E À SOBREVIVÊNCIA O HOMEM PODE PASSAR ATÉ 28 DIAS SEM COMER. MAS APENAS 3 DIAS SEM ÁGUA. A HUMANIDADE TEM SE ILUDIDO, PENSANDO QUE A ESCASSEZ DE ÁGUA É RESULTADO DE PROBLEMAS TEMPORÁRIOS DE DISTRIBUIÇÃO. A ILUSÃO DA ABUNDÂNCIA TEM MASCARADO A REALIDADE DE QUE A ÁGUA DE BOA QUALIDADE ESTÁ CADA DIA MAIS ESCASSA. SOLUÇÕES SIMPLES PODEM MUDAR ESTE QUADRO ! COMECEMOS POR NÓS !

40 COLETA ALTERNATIVA DE ÁGUA


Carregar ppt "A ÁGUA OS ÁTOMOS DE HIDROGÊNIO E OXIGÊNIO ESTÃO LIGADOS POR COVALÊNCIA NORMAL. POR SER UMA MOLÉCULA ANGULAR ELA TEM UM CARÁTER POLAR,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google