A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Informática Aplicada à Radiologia Prof. Marcus Cota.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Informática Aplicada à Radiologia Prof. Marcus Cota."— Transcrição da apresentação:

1 Informática Aplicada à Radiologia Prof. Marcus Cota

2 Conceitos Básicos BIT: Armazena uma informação binária (0 ou 1). Todos os dados são recebidos, arquivados, processados e transmitidos de forma binária. Ex: 1 BYTE: Junção de 8 (oito) bits. Maneira pela qual os dados são manipulados. Ex: Múltiplos: Representação usada na manipulação de grande quantidade de bits e bytes. SímboloNomePotência de 2EquivalênciaValor (aprox) KKilo Mil MMega KMilhão GGiga MBilhão TTera GTrilhão

3 Conceitos Básicos Hardware: Refere-se à parte física da máquina (PC). Tudo que pode ser tocado. Ex: CPU, mouse, memória, monitor, etc. Software: Refere-se aos programas instalados na máquina. Ex: Sistema Operacional (SO), aplicativos, ferramentas, etc.

4 Conceitos Básicos Unidade Central de Processamento (CPU): Unidade física que contém circuitos controladores de interpretação e execução de instruções. Dividida em Unidade Lógica e Aritmética e Unidade de Controle.

5 Conceitos Básicos Memória Principal: Armazena programas e dados que estão sendo executados no momento (ROM, RAM e Cache). Memória ROM Memória RAM Memória Cache Como elas funcionam? São voláteis? Por quê não temos mais cache no PC?

6 Conceitos Básicos Memória Secundária: Responsável pelo armazenamento de dados em meio magnético, óptico ou digital. HDCDPen DriveFita DAT (Backup) Como elas funcionam? Quais são os custos? (mostrar, se possível) São voláteis?

7 Conceitos Básicos PERIFÉRICOS São equipamentos distintos da CPU que se conectam aos PC´s com a finalidade de fazer algum serviço complementar, geralmente a entrada ou saída de dados (dispositivos de entrada e saída). Esses equipamentos devem estar em perfeita harmonia com os softwares instalados na máquina, de maneira a se evitar a ocorrência de conflitos, que se caracterizam pelo funcionamento irregular ou pelo não funcionamento de uma determinada parte do hardware.

8 Conceitos Básicos PERIFÉRICOS Normalmente são instalados através de drivers próprios ou reconhecidos diretamente pelo SO. Contudo, dependendo da aplicação, certas configurações devem ser feitas por técnicos e/ou especialistas.

9 Conceitos Básicos Mouse: Dispositivo de entrada que trabalha em superfície lisa, sendo o responsável por mover o cursor na tela. Recebe sinais de maneira analógica ou digital e transmite através de um fio ou através de ondas. Mouse Analógico Mouse Analógico (aberto) Mouse Óptico Trackball Mouse Óptico sem fio Como eles funcionam?

10 Conceitos Básicos Teclado: Dispositivo de entrada de dados que os recebe de maneira analógica e os codifica, retransmitindo ao PC de forma digital, através de um fio ou através de ondas. Teclado Comum Teclado Multimídia Teclado sem fio Teclado Flexível Como eles funcionam?

11 Conceitos Básicos Kit multimídia: Conjuntos responsáveis pelo processamento de áudio. Compostos por um drive de CD/DVD, placa de som (off board ou placa integrada) e caixas de som. Drive Placa de Som Como funcionam? Placa Mãe (integrada) Caixa de Som

12 Conceitos Básicos Monitores de Vídeo: Dispositivo de saída onde as informações processadas e armazenadas podem ser vistas em forma de texto ou gráfica. Monitor de Fósforo Verde Como funcionam? Monitor CRT Tubo de Raios Catódicos Monitor LCD Display de Cristal Líquido Monitor PlasmaMonitor CardíacoMonitor Radiológico

13 Conceitos Básicos Impressoras: Dispositivo de saída destinado a imprimir marcas gráficas sobre surperfícies (papel, plástico ou assemelhados). Impressora Laser Impressora Laser: Envia tinta seca (tonner) para o papel. Utiliza um feixe de laser e cilindros para fixar a tinta no papel. Vantagens: rapidez; qualidade de impressão superior; economia (até pág); silenciosa. Desvantagens: Cara (colorida chega a R$ ,00).

14 Conceitos Básicos Impressora Jato de Tinta Impressora Jato de Tinta: Impressora de não impacto, ou seja, a tinta é jateada sobre o papel. Vantagens: Mais barata; qualidade de impressão razoável; recarga de cartucho fácil. Desvantagens: Qualidade ruim de impressão com cartucho desgastado; ruim para fotografias; necessita de uso constante (entupimentos).

15 Conceitos Básicos Impressora Matricial Impressora Matricial: Impressora de impacto. Pequenas agulhas são usadas para pigmentar o papel. Vantagens: menor custo de impressão; pode trabalhar com formulário continuo. Desvantagens: barulhenta; baixa qualidade de impressão; péssima qualidade para gráficos e fotos.

16 Conceitos Básicos Impressora de Cera Impressora de Cera: Utiliza diversas tecnologias para derreter a cera no papel. Vantagens: cópias de altíssima qualidade (jornal e folder). Desvantagens: muito cara; difícil reposição de suprimento, lenta.

17 Conceitos Básicos Impressora Térmica Impressora Térmica: Utilizam papel especial (em bobinas) e imprimem através de pequena carbonização do papel. Vantagens: custo de impressão moderado; não desbota a cor; silenciosa. Desvantagens: qualidade de impressão baixa.

18 Conceitos Básicos PERIFÉRICOS DE ARMAZENAMENTO Conceitos Gerais São os responsáveis por armazenar as informações a serem processadas no computador ou, simplesmente, manter um banco de dados de informações a serem manipuladas posteriormente.

19 Conceitos Básicos PERIFÉRICOS DE ARMAZENAMENTO Conceitos Gerais

20 Conceitos Básicos PERIFÉRICOS DE ARMAZENAMENTO Formas de Acesso Sequencial: Quando são acessados na mesma sequência em que foram gravados. (lentos)

21 Conceitos Básicos PERIFÉRICOS DE ARMAZENAMENTO Formas de Acesso Randômica: Quando são acessados em qualquer sequência. (rápidos)

22 Conceitos Básicos PERIFÉRICOS DE ARMAZENAMENTO Drive Drive de disco Flexível: Disco magnético flexível, envolto por um envelope plástico que protege a mídia. Disco com diâmetro de 3 ½. Gravação magnética. Mostrar, se possível.

23 Conceitos Básicos PERIFÉRICOS DE ARMAZENAMENTO Drive Disco Winchester (HD): Disco rígido coberto com material magnético. A leitura e gravação dos dados é feita por um braço (agulha). Conjunto selado. Mostrar, se possível.

24 Conceitos Básicos PERIFÉRICOS DE ARMAZENAMENTO Drive CD-ROM: Disco que armazena os dados em forma óptica. Emprega laser para fazer a leitura e gravação dos dados. Necessita HW e SW específicos.

25 Conceitos Básicos PERIFÉRICOS DE ARMAZENAMENTO Drive CD-ROM: HW e SW específicos.

26 Conceitos Básicos PERIFÉRICOS DE ARMAZENAMENTO Drive CD-ROM: Mídias (CD-R e CD-RW). 700 Mb

27 Conceitos Básicos PERIFÉRICOS DE ARMAZENAMENTO Drive DVD-ROM: Sistema de gravação semelhante ao dos CD`s. Tem maior armazenamento (4,7 Gb). Necessita HW e SW específicos.

28 Conceitos Básicos PERIFÉRICOS DE ARMAZENAMENTO Drive Fita DAT: Fita plástica recoberta por material magnetizável. É o principal meio de armazenamento magnético. 24 Gb = 40 CDs.

29 Conceitos Básicos PERIFÉRICOS DE ARMAZENAMENTO Drive Fita DAT: É altamente empregada por organizações que precisam de meios de grande quantidade de armazenamento (banco, servidores, etc). Como vantagem, apresenta baixo custo de armazenamento e, como desvantagem, apresenta o acesso aos dados mais lento, devido os mesmos serem gravados na fita de forma sequencial e seu acesso também sequencial.

30 Conceitos Básicos DISPOSITIVOS PARA COMUNICAÇÃO MODEM: Tem a função de servir de interface com equipamentos de processamento de dados e converter dados a uma forma compatível com a recepção e o envio das linhas de transmissão (linhas telefônicas). Este equipamento também é responsável por controlar as funções do processo de transmissão de dados.

31 Conceitos Básicos DISPOSITIVOS PARA COMUNICAÇÃO MODEM

32 Conceitos Básicos DISPOSITIVOS PARA COMUNICAÇÃO CABLE MODEM: Equipamento que proporciona o acesso às redes de banda larga. Emprega cabos do tipo RJ-45, o que lhe permite maior velocidade de transmissão em decorrência de maior quantidade de fios. Podem permitir o acesso via cabos ou sem cabos (wireless). Tem as vantagens de terem maiores velocidades e de manter a linha telefônica livre.

33 Conceitos Básicos DISPOSITIVOS PARA COMUNICAÇÃO CABLE MODEM

34 Conceitos Básicos DISPOSITIVOS PARA COMUNICAÇÃO CABLE MODEM

35 Conceitos Básicos DISPOSITIVOS PARA COMUNICAÇÃO PLACA DE REDE: É o equipamento que permite a conexão entre o cable modem e o computador (PC). Seu funcionamento é semelhante ao da placa de fax modem. Pode ser integrada à placa-mãe do PC (on board) ou independente (Off board) – por conexão com fio ou wireless.

36 Conceitos Básicos DISPOSITIVOS PARA COMUNICAÇÃO PLACA DE REDE

37 Conceitos Básicos DISPOSITIVOS PARA COMUNICAÇÃO PLACA DE REDE


Carregar ppt "Informática Aplicada à Radiologia Prof. Marcus Cota."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google