A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BROADCAST PODCAST Luís Belo Lopes 2009313 Odair Lisboa 2009312.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BROADCAST PODCAST Luís Belo Lopes 2009313 Odair Lisboa 2009312."— Transcrição da apresentação:

1 BROADCAST PODCAST Luís Belo Lopes Odair Lisboa

2

3 Broadcasting – O que é? Broadcast
É a transmissão ou distribuição de informação através da rádio, televisão ou outros meios de transmissão digital. Broadcast Broadcast (do Inglês, "transmitir") tem como nome em Português, Radiodifusão, e é o processo pelo qual se transmite ou difunde determinada informação.

4 Broadcast Têm como principal característica o envio de informação para muitos receptores ao mesmo tempo. Este processo é utilizado em rádio, televisão e na informática, por exemplo.

5 Broadcast O telefone foi o primeiro aparelho electrónico que permitiu a Radiodifusão. Começou com a criação do “Théâtrophone” (”Telefone do teatro"), criado por Clément Ader. Foi posto em prática pela primeira vez em 1881, a invenção consistia permitindo que os assinantes desta invenção ouvissem ao vivo, peças ópera e teatro através da linhas telefônicas.

6 Broadcast Com o avanço da tecnologia e o aparecimento do rádio e da televisão, estes foram os aparelhos ao qual permitiram expandir o processo de broadcast. As suas transmissões efectuadas normalmente através antenas de transmissão enviam o sinal televisivo (ou, radiodifusor) através de ondas eletromagnéticas (ou cabo) e qualquer aparelho de TV (ou, rádio) que conseguir captar poderá sintonizar o sinal.

7 Broadcast Em informática, o broadcast é utilizado em hubs (concentradores) ligados em redes LAN, MAN, WAN e TAN. Em redes de computadores, um endereço de broadcast é um endereço IP (e o seu endereço é sempre o último possível na rede ou sub-rede) que permite que a informação seja enviada para todas as máquinas.

8 Esquema de ligações de Radiodifusão.
Broadcast Esquema de ligações de Radiodifusão.

9 Broadcast Através da Internet temos hoje em dia o Webcasting, que nos permite a transmissão ou distribuição de informação (áudio ou vídeo) via Internet, com a possibilidade de ser armazenada/publicada para posteriormente ser acedida, como é o caso do Podcasting.

10 Podcast O que é? ?

11 Podcast O que é? Podcast é o nome dado a uma série de ficheiros de áudio digital, geralmente em formato MP3 ou AAC (este último pode conter imagens estáticas e links), publicados através de podcasting na internet, que permite actualizações automáticas, através de “feeds” RSS (Real Simple Syndication).

12 Podcast O que é? Podcast é o nome dado a uma série de ficheiros de áudio digital, geralmente em formato MP3 ou AAC (este último pode conter imagens estáticas e links), publicados através de podcasting na internet, que permite actualizações automáticas, através de “feeds” RSS (Real Simple Syndication).

13 Podcast O que é? Podcast é o nome dado a uma série de ficheiros de áudio digital, geralmente em formato MP3 ou AAC (este último pode conter imagens estáticas e links), publicados através de podcasting na internet, que permite actualizações automáticas, através de “feeds” RSS (Real Simple Syndication).

14 Podcast O que é? Podcast é o nome dado a uma série de ficheiros de áudio digital, geralmente em formato MP3 ou AAC (este último pode conter imagens estáticas e links), publicados através de podcasting na internet, que permite actualizações automáticas, através de “feeds” RSS (Real Simple Syndication).

15 Podcast O início O termo "podcast" é relativamente novo e é atribuído a um artigo do jornal britânico The Guardian publicado em 12 de Fevereiro de 2004, mas, nesse primeiro momento, o termo não se referia ao formato de transmissão com RSS.

16 Isso só veio a acontecer, em Setembro daquele ano, quando Dannie Gregoire usou o termo para descrever o processo utilizado por Adam Curry (apresentador da MTV americana e VJ), que juntamente com Dave Winer (engenheiro de software) criou um programa, que permitia descarregar automaticamente transmissões de rádio na Internet para os iPod’s. (leitor de MP3 da Apple)

17 Isso só veio a acontecer, em Setembro daquele ano, quando Dannie Gregoire usou o termo para descrever o processo utilizado por Adam Curry (apresentador da MTV americana e VJ), que juntamente com Dave Winer (engenheiro de software) criou um programa, que permitia descarregar automaticamente transmissões de rádio na Internet para os iPod’s. (leitor de MP3 da Apple)

18 Podcast

19 A palavra Podcast, é uma junção de:

20 A palavra Podcast, é uma junção de:
iPod

21 A palavra Podcast, é uma junção de:
iPod "Personal On Demand" (algo pessoal e sob demanda)

22 A palavra Podcast, é uma junção de:
iPod "Personal On Demand" (algo pessoal e sob demanda) +

23 A palavra Podcast, é uma junção de:
iPod "Personal On Demand" (algo pessoal e sob demanda) + Broadcast

24 A palavra Podcast, é uma junção de:
iPod "Personal On Demand" (algo pessoal e sob demanda) + Broadcast (transmissão de rádio ou televisão)

25 Podcasting - Qual a origem do nome?

26 Podcasting - Qual a origem do nome?
A primeira ideia, surgiu numa das discussões dos Podcasts, seria um acrónimo da expressão

27 Podcasting - Qual a origem do nome?
A primeira ideia, surgiu numa das discussões dos Podcasts, seria um acrónimo da expressão “Print On Demand”,

28 que faz parte do vocabulário de artes gráficas, ou
Podcasting - Qual a origem do nome? A primeira ideia, surgiu numa das discussões dos Podcasts, seria um acrónimo da expressão “Print On Demand”, que faz parte do vocabulário de artes gráficas, ou

29 Podcasting - Qual a origem do nome?
A primeira ideia, surgiu numa das discussões dos Podcasts, seria um acrónimo da expressão “Print On Demand”, que faz parte do vocabulário de artes gráficas, ou “Publishing On Demand”.

30 Podcasting - Qual a origem do nome?
A primeira ideia, surgiu numa das discussões dos Podcasts, seria um acrónimo da expressão “Print On Demand”, que faz parte do vocabulário de artes gráficas, ou “Publishing On Demand”. Uma outra possibilidade, que deriva das outras duas citadas anteriormente, seria a expressão

31 Podcasting - Qual a origem do nome?
A primeira ideia, surgiu numa das discussões dos Podcasts, seria um acrónimo da expressão “Print On Demand”, que faz parte do vocabulário de artes gráficas, ou “Publishing On Demand”. Uma outra possibilidade, que deriva das outras duas citadas anteriormente, seria a expressão “Production On Demand”.

32 Estas três expressões são as mais adequadas ao campo do áudio,
já que podemos relacionar as palavras “Publicação” e “Produção” com a acção de “produzir” programas de rádio personalizados com conteúdo áudio e “publicá-los” na Internet, disponibilizando-os para download a partir da demanda (on demand) da rede, sem compromissos ou obrigações corporativas.

33 Isto é o que melhor caracteriza o Podcasting:
Uma forma de distribuição de conteúdos sonoros através da Internet. (actualmente, também de imagem “videocast”)

34 A sua grande finalidade,
é permitir descarregar ou receber esses conteúdos, para serem utilizados num computador pessoal ou num dispositivo portátil, como um leitor de mp3 (ou mp4, no caso do videocast), telemóvel (que suporte formato mp3), ipod, etc., para serem ouvidos/vistos quando o usuário bem entender. Pode, por exemplo, subscrever-se o podcast das sessões “À conversa com…” e recebê-las automaticamente.

35 O que é preciso fazer? 1º - É fundamental a instalação de um programa agregador, que irá funcionar como um gestor dos conteúdos  dos podcasts que formos subscrevendo. Existem diversos de acesso livre disponíveis para download, como no exemplo o iTunes.

36 O que é preciso fazer? 2º - Depois de instalarmos o programa-agregador escolhido, acrescentamos o código RSS , das sessões “À Conversa com…”  (onde aparece "add feed" ou apenas "add").

37 O que é preciso fazer? 2º - Depois de instalarmos o programa-agregador escolhido, acrescentamos o código RSS , das sessões “À Conversa com…”  (onde aparece "add feed" ou apenas "add"). A partir daqui, sempre que surgirem novas sessões, iremos recebê-las automaticamente no agregador escolhido, sempre que nos ligarmos à Internet.

38 iTunes – Este software gratuito da Apple, permite uma boa gestão de todos os conteúdos de podcast, que formos subscrevendo. Pode ser utilizado por quem não possua um leitor ipod. Para quem possuir um destes leitores, a sincronização do iTunes e dos seus conteúdos (podcasts, músicas, etc.), será automática sempre que se liga o ipod ao computador.

39 A utilização do podcast pode ser feita de duas formas:

40 A utilização do podcast pode ser feita de duas formas:
1 - Interacção directa através da Internet (O utilizador escuta os conteúdos directamente no computador)

41 2 - Através do descarregamento dos ficheiros
Assim, a utilização do podcast pode ser feita de duas formas: 1 - Interacção directa através da Internet (O utilizador escuta os conteúdos directamente no computador) 2 - Através do descarregamento dos ficheiros (Para os dispositivos de reprodução digital de áudio mais conhecidos como IPod, leitores de MP3, MP4, etc.)

42 Este fenómeno tem vindo a alargar-se, dada a utilização do Podcasting em várias áreas do saber, seja eles no âmbito dos:

43 Este fenómeno tem vindo a alargar-se, dada a utilização do Podcasting em várias áreas do saber, seja eles no âmbito dos: Negócios, para disponibilizar reuniões, reportagens de telejornais e entretenimento, programas de carácter científico e actualmente, utilizado na educação, para transmissão de aulas e formação à distância.

44 Este fenómeno tem vindo a alargar-se, dada a utilização do Podcasting em várias áreas do saber, seja eles no âmbito dos: Negócios, para disponibilizar reuniões, reportagens de telejornais e entretenimento, programas de carácter científico e actualmente, utilizado na educação, para transmissão de aulas e formação à distância. A popularidade desta tecnologia é cada vez mais crescente nos EUA, Europa e até mesmo nos países em desenvolvimento.

45 - tanto presencial como à distância,
O podcast surge como uma tecnologia alternativa de auxílio ao ensino, - tanto presencial como à distância,

46 pois permite disponibilizar materiais didácticos como:
O podcast surge como uma tecnologia alternativa de auxílio ao ensino, - tanto presencial como à distância, pois permite disponibilizar materiais didácticos como:

47 pois permite disponibilizar materiais didácticos como:
O podcast surge como uma tecnologia alternativa de auxílio ao ensino, - tanto presencial como à distância, pois permite disponibilizar materiais didácticos como: Aulas, documentários e entrevistas (em formato áudio),

48 pois permite disponibilizar materiais didácticos como:
O podcast surge como uma tecnologia alternativa de auxílio ao ensino, - tanto presencial como à distância, pois permite disponibilizar materiais didácticos como: Aulas, documentários e entrevistas (em formato áudio), que podem ser ouvidos a qualquer hora e em diferentes espaços geográficos.

49 pois permite disponibilizar materiais didácticos como:
O podcast surge como uma tecnologia alternativa de auxílio ao ensino, - tanto presencial como à distância, pois permite disponibilizar materiais didácticos como: Aulas, documentários e entrevistas (em formato áudio), que podem ser ouvidos a qualquer hora e em diferentes espaços geográficos. O Podcast tem uma série de atributos que podem ser aproveitados por uma grande quantidade de pessoas, que precisam de se formar, mas que dispõem de pouco tempo para leitura e formação.

50 Podcast, Podcaster, Podcasting... !?!?!

51 Podcast, Podcaster, Podcasting... !?!?!
Podcast é um arquivo áudio; é o registo sonoro produzido pelo Podcaster,

52 Podcast, Podcaster, Podcasting... !?!?!
Podcast é um arquivo áudio; é o registo sonoro produzido pelo Podcaster, (Este, no caso de criar um programa, não segue necessariamente o modelo de um programa de rádio convencional. )

53 Podcast, Podcaster, Podcasting... !?!?!
Podcast é um arquivo áudio; é o registo sonoro produzido pelo Podcaster, (Este, no caso de criar um programa, não segue necessariamente o modelo de um programa de rádio convencional. ) Quando um utilizador produz o seu programa, com conteúdo personalizado, escolhido por ele, totalmente desvinculado de padrões radiofónicos e o disponibiliza num arquivo MP3 na Internet em protocolo RSS com endereço XML para ser utilizado por qualquer outro utilizador na rede

54 A este utilizador chamamos Podcaster.
Podcast, Podcaster, Podcasting... !?!?! Podcast é um arquivo áudio; é o registo sonoro produzido pelo Podcaster, (Este, no caso de criar um programa, não segue necessariamente o modelo de um programa de rádio convencional. ) Quando um utilizador produz o seu programa, com conteúdo personalizado, escolhido por ele, totalmente desvinculado de padrões radiofónicos e o disponibiliza num arquivo MP3 na Internet em protocolo RSS com endereço XML para ser utilizado por qualquer outro utilizador na rede A este utilizador chamamos Podcaster.

55 A este utilizador chamamos Podcaster.
Podcast, Podcaster, Podcasting... !?!?! Podcast é um arquivo áudio; é o registo sonoro produzido pelo Podcaster, (Este, no caso de criar um programa, não segue necessariamente o modelo de um programa de rádio convencional. ) Quando um utilizador produz o seu programa, com conteúdo personalizado, escolhido por ele, totalmente desvinculado de padrões radiofónicos e o disponibiliza num arquivo MP3 na Internet em protocolo RSS com endereço XML para ser utilizado por qualquer outro utilizador na rede A este utilizador chamamos Podcaster. Podcasting é o meio de difusão de arquivos de áudio e a relação entre os seus utilizadores.

56 Segundo Vilatte (2005) “Cada ano os nossos alunos estão mais motivados para as tecnologias informáticas e menos motivados para os métodos tradicionais de ensino. Para conseguir cumprir a nossa missão de formar os alunos, temos a obrigação de adaptar os nossos métodos de ensino às novas tecnologias”


Carregar ppt "BROADCAST PODCAST Luís Belo Lopes 2009313 Odair Lisboa 2009312."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google