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Nome. Neste caderno de exercícios você pode escrever nestas caixas. Note que Isto só é possível no modo de apresentação. Se o tamanho da caixa parecer.

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1 Nome

2 Neste caderno de exercícios você pode escrever nestas caixas. Note que Isto só é possível no modo de apresentação. Se o tamanho da caixa parecer pequeno para o que você pretende escrever, não se preocupe pois ela irá se adequar ao texto. Para salvar o que escreveu você deve: 1 - Sair do modo de apresentação clicando no botão esc ; 2 – Salvar. Para continuar trabalhando: Para recomeçar do início da apresentação: clique na tecla F5. Para continuar do ponto onde parou: clique shift + F5

3 Computador é uma máquina (hardware) que processa dados e é passível de ser programada, ou seja, comandada por um conjunto de programas (software). Teclado Monitor Placa-Mãe Processador Memória Placas de Rede, Som, Vídeo, Fax Fonte de Energia Leitor de CDs e/ou DVDs Disco Rígido (HD Mouse

4 Os dados do mundo real são codificados para serem processados pelo computador. Os dados são então armazenados em dispositivos adequados aos quais os computadores têm acesso O processamento (manipulação dos dados), armazenamento e acesso aos dados obedecem aos comandos de um programa. O comportamento do computador depende do software que ele está executando, no momento

5 Um programa é uma sequência de instruções (ou comandos) que dizem exatamente o que o computador deve fazer. O programa está escrito em uma linguagem de programação. Em java, geralmente, um programa é uma classe. Um conjunto de programas que se relacionam é um software. Em java, um software é um conjunto de classes que se relacionam.

6 Uma linguagem de programação tem regras, palavras-chave, e outros elementos necessários para formar os comandos. Permite que o programador refira-se à memória do computador através de variáveis

7 O programador deve enxergar o computador como uma máquina que será por ele programada e recebe comandos que atuam em diferentes unidades. Inicialmente podemos nos preocupar com apenas três unidades: memória Unidade de entrada: teclado Unidade de saída: tela Através da unidade de entrada há a comunicação do meio externo para o computador. Através da unidade de saída, o computador comunica-se com o meio externo. Na memória são armazenados, temporariamente, programas em execução e dados. A memória consiste em uma sequência de posições de armazenamento.

8 Dois aspectos de um comando em uma linguagem de programação: Sintaxe Semântica é a forma: Como escrever o comando é o significado: O que faz o comando Não consegue fazer nada certo?

9 Os comandos básicos (ou instruções) de uma linguagem de programação pertencem a uma das categorias abaixo: comandos de entrada comandos de controle comandos de saída comandos de atribuição Um comando de entrada faz com que o computador realize uma leitura dos dados provenientes de uma unidade de entrada. O programador deve usar este comando para captar os dados da unidade de entrada e armazenar na memória. Um comando de atribuição armazena valores na memória. O programador deve usar este comando para armazenar resultados de cálculos, de leituras, etc. na memória. Os comandos de controle servem para determinar o fluxo de execução de um programa. Lembrando que um programa consiste em uma sequência de comandos que serão executados pelo computador, o programador deve usar estes comandos para alterar a ordem de execução, seja para repetir a execução de um ou mais comandos, seja para condicionar a execução de um ou mais comandos Um comando de saída faz com que o computador realize uma escrita em uma unidade de saída. O programador deve usar este comando para mostrar dados e resultados (que estão armazenados na memória) e mensagens, na unidade de saída.

10 variávelexpressão; A expressão é avaliada e o resultado é armazenado na variável int x = 5; 5 int res = x + 2 * 3 Memória res = res +1; 12 x res Clique para executar comando de atribuição Um comando de atribuição armazena valores na memória. O programador deve usar este comando para armazenar resultados de cálculos, de leituras, etc. na memória.

11 Os comandos (ou métodos) que realizam a entrada de dados, captam os dados digitados no teclado e enviam para a memória. Ler num Digitar os dados no teclado Memória comandos de entrada num

12 Os comandos (ou métodos) que realizam a saída de dados exibem, na tela, os valores armazenados na memória. Exibir num 25num 25 Saída de dados Memória

13 Coloque um V para as frases verdadeiras e um F para as falsas Computador é uma máquina que processa dados sob o controle de um programa armazenado O computador é capaz de processar somente dados numéricos. O cálculo da média de um aluno é um exemplo de processamento de dados. O programador escreve uma sequência de comandos e o computador determina, no momento da execução, qual comando será executado primeiro. A classificação, em ordem alfabética, dos nomes dos clientes de uma empresa é um exemplo de processamento de dados.

14 Associe as colunas A forma de escrever o comando Uma sequência de comandos Os dados são armazenados. O que um comando faz O teclado O computador exibe os resultados semântica sintaxe [ a ] memória unidade de saída unidade de entrada programa variável linguagem [ b ] [ c ] [ d ] [ e ] [ f ] Observe que nem todas as caixinhas são preenchidas

15 Um trecho de programa para exibir na tela o nome de um funcionário acompanhado de seu salário atual e seu salário reajustado em 5%, poderia ter a seguinte sequência de comandos? i. leia nome, salario ii. salario salario + salario * 0.05 iii. exiba nome, salario i. leia nome, salario ii. salario salario + salario * 0.05 iii. exiba nome, salario i. leia nome, salario ii. salarioReajustado salario * 1.05 iii. exiba nome, salário, salarioReajustado i. leia nome, salario ii. salarioReajustado salario * 1.05 iii. exiba nome, salário, salarioReajustado i. leia nome, salario ii. exiba nome, salarioReajustado i. leia nome, salario ii. exiba nome, salarioReajustado i. leia nome, salario ii. salarioReajustado salario +salario * 0.05 iii. exiba nome, salario, salarioReajustado i. leia nome, salario ii. salarioReajustado salario +salario * 0.05 iii. exiba nome, salario, salarioReajustado i. leia nome, salario ii. exiba nome, salario, salario * 1.05 i. leia nome, salario ii. exiba nome, salario, salario * 1.05 i. leia nome ii. salarioReajustado salario * 1.05 iii. exiba nome, salario, salarioReajustado i. leia nome ii. salarioReajustado salario * 1.05 iii. exiba nome, salario, salarioReajustado a a b b c c d d e e f f Sim Não Justifique o não Sim Não Justifique o não Sim Não Justifique o não Sim Não Justifique o não Sim Não Justifique o não Sim Não Justifique o não

16 Preencha a memória a 5 b 3 Soma a + b d soma/2 d d + 1 a 5 b 3 Soma a + b d soma/2 d d + 1 a a soma b b d d

17 5) Mostre a memória e a tela, após a execução dos comandos abaixo: salario reajuste salario * 0.05 salReaj salario + reajuste exiba salario atual:, salario exiba salario reajustado:,salReaj salario reajuste salario * 0.05 salReaj salario + reajuste exiba salario atual:, salario exiba salario reajustado:,salReaj salario reajuste salReaj Memória


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