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Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE

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Apresentação em tema: "Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE"— Transcrição da apresentação:

1 Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE
PIBID Pedagogia. Portfólio – Março/ 2013 Acadêmica Bolsista: Mara Regina Gularte Villalba Coord. Institucional: Cíntia Metzner de Sousa. Supervisora: Jeisiane Erthal.

2 Formação com Caroline Carvalho
Cronograma de março de 2013 09/03 Formação com Caroline Carvalho Ampliar o conhecimento em leitura e contação de histórias. Centro universitário de Brusque – UNIFEBE 15/03 Realização da ação – aplicação da cesta de tesouros. Ampliar na criança suas experiências sensoriais através de diversos objetos, com diversas texturas. CEI Emília Floriani de Oliveira 22/03 Leitura do mês Leitura do artigo – O cotidiano na Educação Infantil Explorar material, para ampliar o conhecimento sobre o Cotidiano da Educação Infantil.

3 Formação com Caroline Carvalho.
Neste dia aprimoramos mais o conhecimento da importância da contação de história e rodas de conversas na Educação Infantil. Foi possível constatar a importância de contar histórias para as crianças pequenas desde que elas ainda são bebês, pois desta forma a criança estará conhecendo o mundo em que vivemos, interagindo com o mundo social e criando diversas habilidades. Além do mais, com a leitura a criança estará desenvolvendo a fala, a imaginação, o lúdico, entre muitos outros inúmeros benefícios deste bem, que as vezes tão deixado de lado na educação infantil.

4 Para uma contação ser agradável deve ter um local silencioso, confortável, deve ser contada com ritmo e entusiasmo, porém calmamente. Se possível o professor poderá marcar com algum objeto “a hora da leitura”, como uma colcha de retalhos, uma caixa de tesouros em que os tesouros serão os livros, entre outros. Com essa atitude o professor irá aos poucos fazendo daquele momento um momento mágico, esperado pela criança. O contador da história não precisa chamar a atenção com adornos, fantasias, pirucas, mascaras, etc. pois o foco será a história contada e não o contador. O contador também deverá saber escolher um bom livro, um que tenha inicio, meio e fim, e que não sejam contos muito antigos, pois não devemos confinar a imaginação das crianças ao passado e sim trazer contos atuais, como por exemplo: chapeuzinho amarelo. As histórias precisam ter autor conhecido e editora, pois, assim terá alguém comprovando aquela obra, que já é um indicio para ser de qualidade. Contudo posso concluir que esse dia de formação foi de extrema importância, pois, colaborou para o conhecimento na área da leitura e contação de história, contribuindo muito para as ações que iremos desenvolver no CEI Emilia Floriani.

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6 Ações realizadas no dia 15 e 22 de março no CEI Emilia Floriani
Na aplicação da cesta de tesouros, foi possível despertar muito interesses das crianças. Todas ficaram curiosas ao ver a diversidade dos objetos da cesta, querendo logo tirar tudo da mesma e explorá-los. As crianças pegavam os objetos, algumas sabiam para que os objetos serviam, como por exemplo a colher de plástico para dar comida, imitando até mesmo o movimento até a boca. Outras usavam os objetos para fazer barulhos diferentes, batendo por exemplo a colher de pau em um pote de plástico e logo em seguida em uma de metal, fazendo aleatoriamente as batidas nos diferentes potes.

7 As crianças menores do Berçário I e II, no inicio ficaram um pouco apreensivas, pois nós éramos estranhas no ambiente, mas em pouco tempo todas já estavam enturmadas e querendo explorar todos os objetos possíveis. Já as crianças do Infantil I, logo que entramos na sala já foram todas sentando ao lado das cestas, pegando o máximo de objetos possíveis, jogando, explorando, mostrando muito interesse pelos objetos levados. Alguns já iam nomeando os objetos, outros com o celular fazia que estava ligando para o pai ou a mãe, interagindo com os objetos e brincando ludicamente. Houve momentos que algumas crianças colocaram objetos na boca para experimentar, em que quebraram, jogaram, bateram, em fim exploraram todos os objetos de maneiras diferentes, até mesmo brincaram interagindo com os outros amiguinhos.

8 Com as ações realizadas no CEI Emilia Floriani, foi possível observar o como é importante levar diferentes objetos para a sala de aula, para que as crianças possam estar explorando as diferentes texturas, os diferentes sons que os objetos podem proporcionar e as diferentes possibilidades para se brincar com um diferente objeto. Sendo também essa uma ferramenta de fácil fabricação para o professor e com um resultado muito bom e diferenciado.

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11 Leitura do capitulo IV do artigo: “A BRINCADEIRA COMO ENCONTRO DE TODAS ASARTES”.
Com essa leitura foi possível confirmar a importância de oferecer desde cedo a arte para as crianças, mostrando a elas elementos diferentes da arte, sendo que essa arte está presente na cidade/bairro em que moram como, museus, exposições, concertos, performances, entre outras. Despertando assim desde cedo conhecimento sensível e precioso, insubstituível da condição humana, entre muitos benefícios de proporcionar a arte desde cedo as crianças. “A brincadeira é uma manifestação singular da constituição infantil. Uma experiência criativa que favorece a descoberta do eu e dos outros, através do recriar e do repensar sobre os acontecimentos naturais e sociais” (MOURA, Maria Teresa de Jaguaribe)


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