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APRESENTAÇÃO DO PROJECTO. O QUE É O ENERGYPROFILER? É um estudo sobre os padrões de consumo de energia dos consumidores portugueses com base na realização.

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1 APRESENTAÇÃO DO PROJECTO

2 O QUE É O ENERGYPROFILER? É um estudo sobre os padrões de consumo de energia dos consumidores portugueses com base na realização de um questionário nacional O QUE PRETENDE AVALIAR? Percepções Atitudes Competências Padrões de uso de energia Introdução

3 OS PRINCÍPIOS ORIENTADORES PERMITIRÃO AUXILIAR EM: Definição de políticas orientadas para os perfis identificados Programas de comunicação e promoção de eficiência energética Apoiar a ERSE e outras entidades na tomada de decisão Fundamentar futuros projectos de investigação Introdução QUAIS OS PRINCIPAIS OBJECTIVOS? Identificar perfis de utilização de energia Identificar condicionantes ao consumo de energia Definir princípios orientadores de medidas

4 Introdução O conhecimento do perfil energético dos consumidores é fundamental para a eficácia das medidas e acções de sensibilização para um consumo mais sustentável de energia.

5 Metodologia O inquérito foi realizado a uma amostra representativa dos agregados familiares portugueses, através de entrevistas telefónicas nos vários segmentos de população.

6 Através de entrevistas telefónicas a uma amostra de 1019 inquiridos e caracterizada pelo grupo etário, sexo, localização geográfica e classe socio-económica. Metodologia Com base na construção de escalas específicas e em instrumentos de medida nacionais e internacionais.

7 Metodologia 1.Validação psicométrica das escalas do questionário 2.Análise estatística dos dados: Descritiva - caracterização de percepções, atitudes, competências e padrões de uso de energia Inferencial - determinação dos factores diferenciadores de cada perfil, e a contribuição de cada variável para a definição dos perfis.

8 Metodologia Comunicação e divulgação, através de: Website Relatório de resultados Publicações Conferências e seminários Questionário online Comunicação social Registo contínuo de indicadores de desempenho do projecto e reporting periódico à ERSE.

9 Resultados QUAIS AS PRINCIPAIS RAZÕES / MOTIVAÇÕES PARA A POUPANÇA DE ENERGIA? 3º Poupar recursos 2º Razões ambientais 1º Razões económicas

10 Resultados QUAIS AS PRINCIPAIS BARREIRAS À POUPANÇA DE ENERGIA? 3º N sei o q fazer mais 2º Já poupo bastante 1º Já faço tudo o que posso

11 Resultados QUAIS AS PRINCIPAIS FONTES DE INFORMAÇÃO SOBRE MEDIDAS POUPANÇA ENERGÉTICA? 3º Não procura informação 2º Internet 1º Comunicação social

12 Resultados QUAIS OS PRINCIPAIS COMPORTAMENTOS DE POUPANÇA DE ENERGIA? 3º Usar lâmpadas eficientes 2º Desligar equipamentos sem ser em stand-by 1º Desligar as luzes quando não está ninguém

13 Resultados QUAIS OS PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS UTILIZADOS PARA AQUECIMENTO DOMÉSTICO? 3º Aquecimento central eléctrico 2º Radiador eléctrico 1º Lareira

14 Resultados Equipamentos a gás: - esquentador - aquecimento central - caldeira QUAIS OS PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS UTILIZADOS PARA AQUECER ÁGUA DO BANHO?

15 Resultados QUAIS OS PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS UTILIZADOS PARA COZINHAR? 3º Placa e forno eléctricos 2º Placa a gás c/ forno eléctrico 1º Placa e forno a gás

16 Resultados QUAIS OS FACTORES QUE INFLUENCIAM A ESCOLHA DE ELECTRODOMÉSTICOS?* * Resultado correspondente à frequência da resposta. Estudos específicos sobre aquisição de electrodomésticos revelam como ordem de importância a qualidade, o preço e a energia. 3º Relação qualidade/preço 2º Classe energética 1º Consumo de energia

17 IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DOS PERFIS DE CONSUMIDORES Tipologia dos perfis Psicossociais Psico-Socio-Demográficos Variáveis definidoras dos perfis Atitude face à conservação de energia Conhecimento sobre o uso eficiente de energia Responsabilidade face ao uso de energia Comportamento Ecológico Socio-demográficas: Idade, Sexo e Área geográfica Consumo de Energia: Competência comportamental em eficiência energética Psicossociais: - Atitude face à conservação de energia - Conhecimento sobre o uso eficiente de energia - Responsabilidade na conservação de energia a nível doméstico - Comportamento ecológico Perfis de consumidores Energeticamente Eficientes Energeticamente Responsáveis Difusores de Responsabilidade Orientados para a Acção Receptivos à Eficiência Energética Foram identificados 5 cinco grupos Psico-Socio- Demográficos com base na relação entre as variáveis psicossociais e a demografia nacional. Nível de intervenção Macro / Nacional Local / Regional Resultados

18 PERFIS PSICOSSOCIAIS (aplicabilidade à escala nacional) Classificação dos Perfis nas diferentes Variáveis Definidoras Receptivos à Eficiência Energética Orientados para a acção Energeticamente Eficientes Energeticamente Responsáveis Difusores de Responsabilidade Comportamento ecológico Conhecimento sobre medidas de conservação de energia Responsabilidade face ao uso de energia Atitude face à conservação de energia

19 Resultados PERFIS PSICO-SÓCIO-DEMOGRÁFICOS (aplicabilidade à escala regional) GrupoSexo e IdadeRegião VARIÁVEIS PSICOSSOCIAIS Responsabilidade na conservação de energia Realização de comportamentos ecológicos Conhecimento sobre o uso eficiente de energia Atitude face à conservação de energia 1 Mulheres jovens e até 45 anos Continente e Ilhas MÉDIO-ALTO ALGUMAS VEZES A FREQUENTE MÉDIO-ALTO MUITO POSITIVA 2 Homens e mulheres adultos e acima de 45 anos Ilhas e Norte ALTOALGUMAS VEZES 3 Homens adultos e acima de 45 anos ContinenteALTO ALGUMAS VEZES A FREQUENTE 4 Homens jovens até 25 anos Continente e Ilhas MÉDIO-ALTO ALGUMAS VEZES A FREQUENTE 5 Mulheres acima de 45 anos Centro e Sul ALTOALGUMAS VEZES

20 Resultados PERFIS PSICO-SÓCIO-DEMOGRÁFICOS (São indicados apenas os aspectos diferenciadores entre perfis) Grupo PERCEPÇÕES, ATITUDES E COMPETÊNCIAS FACE À CONSERVAÇÃO DE ENERGIA Conhecimento e atitude global ambiental Risco percebido quanto às alterações climáticas Conservação de energia a nível doméstico Motivações para poupar energia Barreiras à poupança de energia Fontes de informação sobre medidas 1Melhor Razões ambientais; Poupar recursos; Gerações futuras; Alterações climáticas Gostaria de fazer mais mas não sei como Internet; Universidades/ Professores 2 Maior competência Razões económicas Já faço tudo o que posso; Não tenho tempo para mais Governo regional /local 3Não é preciso/ Não é necessário Organizações Não Governamentais 4Razões ambientais Reduziria o conforto; Não quero saber/ Não me preocupa; Não faria qualquer diferença Internet 5MelhorMais elevadoRazões sociais Já faço tudo o que posso; Não noto qualquer redução na conta Comunicação social; Família/vizinhos/ amigos

21 Resultados PERFIS PSICO-SÓCIO-DEMOGRÁFICOS (São indicados apenas os aspectos diferenciadores entre perfis) Grupo PADRÕES DE UTILIZAÇÃO DE ENERGIA Conservação de energiaAquecimento da casa Aquecimento da água do banho CozinharFactura do gás 1 Desligar equipamentos sem ser em stand-by; Usar baixas temperaturas nas máquinas de lavar; Secar roupa na corda; Tomar um duche rápido Caldeira de biomassa Fogão a lenha pouco considerado 2 Desligar as luzes quando não está ninguém 3 Aquecimento central a electricidade; Aquecimento a gás Têm a maior despesa com gás 4 Desligar equipamentos sem ser em stand-by 5 Usar máquinas de lavar na carga total; Instalação de painéis solares Lareira; Radiador a gás. Fogão /caldeira de biomassa; Equipamento solar

22 Resultados PERFIS PSICO-SÓCIO-DEMOGRÁFICOS (São indicados apenas os aspectos diferenciadores entre perfis) GrupoSexo e IdadeRegião FACTORES QUE INFLUENCIAM A ESCOLHA DE ELECTRODOMÉSTICOS 1Mulheres jovens e até 45 anos Continente e Ilhas Compraram mais electrodomésticos; Preço; Design/cor/decoração 2 Homens e mulheres adultos e acima de 45 anos Ilhas e Norte Potência/Qualidade/ Consumo de água; Capacidade de carga 3Homens adultos e acima de 45 anosContinente Preço; Design/cor/decoração pouco considerados 4Homens jovens até 25 anos Continente e Ilhas Compraram mais electrodomésticos; Classe energética pouco considerada 5Mulheres acima de 45 anosCentro e SulConsumo de energia

23 Princípios de intervenção SENSIBILIZAÇÃO / PROMOÇÃO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA menos sensibilizado: homens, de todas as idades e regiões mais sensibilizado: mulheres jovens e até 45 anos de todas as regiões menos competente na conservação de energia: homens jovens até 25 anos, de todas as regiões mais competente na conservação de energia: homens e mulheres adultos e acima dos 45 anos, do Norte e Ilhas

24 Princípios de intervenção SENSIBILIZAÇÃO / PROMOÇÃO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA (cont.) As razões económicas são a principal motivação para poupar energia para qualquer público-alvo, no entanto as razões ambientais são muito valorizadas pelo público jovem e em especial por mulheres jovens e até 45 anos de todas as regiões O público-alvo com maior necessidade de ultrapassar barreiras e obstáculos à poupança energética são os homens de todas as idades, mas especialmente, homens jovens até 25 anos de todas as regiões Como fazer chegar a informação? A comunicação social é o principal meio de informação para os homens e mulheres acima de 25 anos, mas para o público jovem, a internet é o principal meio informativo

25 Princípios de intervenção COMERCIAL / VENDA DE ELECTRODOMÉSTICOS Principais factores que influenciam a escolha dos electrodomésticos: consumo de energia; classe energética e relação qualidade/preço O consumo de energia é especialmente valorizado por mulheres acima dos 45 anos, da região Centro e Sul mais compra electrodomésticos: homens jovens até 25 anos e mulheres jovens e até 45 anos, de todas as regiões menos compra electrodomésticos: homens e mulheres acima de 25 anos, do Norte e Ilhas, e mulheres acima dos 45 anos da região Centro e Sul

26 Princípios de intervenção COMERCIAL / VENDA DE ELECTRODOMÉSTICOS (cont.) Os homens jovens até 25 anos não valorizam muito a classe energética na escolha de equipamentos Factores que influenciam a escolha das mulheres jovens até 45 anos: o preço e design/cor/decoração dos electrodomésticos. Estes factores não são muito valorizados pelos homens acima de 25 anos, do Continente Factores que influenciam a escolha dos homens e mulheres acima de 25 anos, do Norte e Ilhas: potência, qualidade, consumo de água e capacidade de carga.

27 Promotor: Em parceria com: VISITE O WEBSITE DO PROJECTO Saiba qual o seu perfil energético Informações/Novidades/Contactos Contacte-nos:


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