A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MÉTODO EDUCACIONAL MONTESSORI. MÉTODO MONTESSORI MENU ALDEIA MONTESSORI Missão Projeto Pedagógico Atividades MATERIAIS MONTESSORIANOS FINALIZAR MARIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MÉTODO EDUCACIONAL MONTESSORI. MÉTODO MONTESSORI MENU ALDEIA MONTESSORI Missão Projeto Pedagógico Atividades MATERIAIS MONTESSORIANOS FINALIZAR MARIA."— Transcrição da apresentação:

1 MÉTODO EDUCACIONAL MONTESSORI

2 MÉTODO MONTESSORI MENU ALDEIA MONTESSORI Missão Projeto Pedagógico Atividades MATERIAIS MONTESSORIANOS FINALIZAR MARIA MONTESSORI MÉTODO MONTESSORI EDUCAÇÃO DOS SENTIDOS PRINCIPIOS BÁSICOS DO MÉTODO MONTESSORI

3 Maria Montessori ( ) Médica e educadora. Contexto: Itália, início do séc XX. Movimento da Escola Nova. Pedagogia Científica. Criou a Casa del Bambini (Casa da Criança). MENU

4 Método Montessori Objetivo: promover atividades motoras e sensoriais. Ambiente escolar: objetos que estimulem os sentidos. Utilizando-se de jogos e materiais pedagógicos. Criança: ser com grande potencial de construção do conhecimento. Aprendizagem se dá por fases. MENU

5 Educação dos sentidos: concentração e disciplina 1.Educação básica ou de peso -feita através de tabelinhas de diferentes qualidades, pesando 24, 18, 12 gramas. 2.Educação estereognóstica - reconhecimento de objetos pelos sentidos musculares e táteis, através de exercícios feitos com os olhos fechados.

6 3.Educação do olfato e do paladar São apresentadas várias substâncias diferentes as quais as crianças cheiram ou provam, com os olhos vendados para identificá-las.

7 4.Educação táctil e térmica Consiste em desenvolver as habilidades pelo tato, a agilidade, noções de higiene, sensibilidade do calor, sentidos térmicos e táteis. Para isso utilizavam-se materiais de diferentes superfícies, tecidos diferentes, tigelas cheias de água em temperaturas diferentes

8 5.Educação da vista Tem como objetivo conduzir a criança a observar e perceber distâncias e cores, utilizando os seguinte materiais: caixas com cartões, encaixes sólidos, objetos de diferentes tamanhos e espessuras.

9 6.Educação do ouvido Realizada através de exercícios que servem para a aquisição da linguagem treinando a atenção e reconhecimento dos sons, utilizando apitos, caixinhas cheias de material diferentes e campainhas. Com educação do ouvido, cria-se um introdução para a iniciação musical, gestual e de atitudes.

10 7.Lição do silêncio Em que as crianças são levadas a observar ruídos. MENU

11 Princípios básicos do Método Montessori Liberdade Atividade Individualidade MENU

12

13 EDUCAR em sua forma mais plena vida transformação harmonia espírito corpo TRABALHAR emoção mente intelecto MENU

14 Educação Infantil Creche Pré-Escolar Ensino Fundamental Berçário Agrupada I Agrupada II Agrupada III Agrupada IV MENU

15 BERÇÁRIO organização dos espaços escolha de cada objeto rico de estímulos + = ambiente acolhedor 4 meses a 17 meses Idade:

16 afetivos estéticos higiênicos psicológicos pedagógicos nutricionais Cuidados: provêm condições para atender às particulares exigências desta etapa do desenvolvimento BERÇÁRIO

17 AGRUPADA I 1 ano e 6 meses a 2 anos e 11 meses mais espaço favorece Pouco a pouco adquirem autonomia para o trânsito pelos diferentes espaços da Creche. para explorar capacidade de locomoção novas conquistas Idade:

18 AGRUPADA I rico em estímulos cuidadosamente organizado organização em bases científicas áreas de trabalho definidas orientar nas explorações e escolhas desenvolver o vocabulário aprimorar motricidade fina Habilidades e competências que vão permitir novos avanços quanto à independência.

19 AGRUPADA II 3 a 6 anos Idade: rodeado por árvores jardins radioso rico de estímulos exploração experiência construtiva às atividades de movimento às atividades de descoberta troca e de comunicação autonomia livre-escolha privilegiado para a sob o olhar atento dos adultos que respeitam a necessidade de agir da criança em cada etapa do desenvolvimento

20 educação sensorial desenvolvimento da linguagem matemática educação do movimento descoberta do mundo jogos música cozinha experimental oficina de criação ATIVIDADES favorecer a socializaçãodesenvolver a confiança em si mesmoauto-estimagosto por aprender caráter Construir auto disciplina AGRUPADA II

21 Idade: AGRUPADA III 6 a 8 anos cultura atividade aprendida através Materiais natureza de sua mente leis que regem o desenvolvimento IMPELIDO AMBIENTE DE TRABALHO AMBIENTE DE DESCOBERTA absorve experiências pessoais

22 AGRUPADA III Instrumentos conquista CULTURAISDE TRABALHO explorar o mundo Exercícios materiais iniciativa livre-escolha autodisciplina busca do conhecimento Tudo o que circunda o ambiente cidade museus televisão filmejornal internet jardim livros

23 Idade: AGRUPADA IV 8 a 10 anos Como? Porquê? visão cósmica Ciência história geografia matemática língua portuguesa consciência corporal oficina de música oficina de artes iniciação esportiva natação língua inglesa Projeto transdisciplinar Completam o currículo

24 OFICINA DE CRIAÇÃO (ARTES) CONSCIÊNCIA CORPORAL INFORMÁTICA INGLÊS INICIAÇÃO ESPORTIVA NATAÇÃO BALLET CAPOEIRA JAZZ ATIVIDADES MENU

25 OFICINA DE CRIAÇÃO (ARTES) Espaço movimento Comunicação linguagemser criativo Conquista doda Exemplos: História dramatização Geografia escultura Matemática música apropriando-se do conhecimento de forma criativa e efetiva VOLTAR

26 Exercícios de Linha CONSCIÊNCIA CORPORAL movimentoscorposuas possibilidades Tomar consciência criatividade auto conhecimento Desenvolve auto-estimaconstrução da identidade VOLTAR

27 JAZZ equilíbrio corporal postura coordenação Exercício aeróbico ativa circulação aumenta a resistência física proporciona maior agilidade desenvolve VOLTAR

28 INFORMÁTICA O uso do computador é a partir dos 3 anos uma ferramenta de trabalho que desenvolve atitudes de aprendizagem bastante valiosas VOLTAR

29 INGLÊS Agrupada IIIAgrupada IV para que a criança tenha seu interesse despertado VOLTAR

30 bagagem histórico-cultural desenvolver a força velocidade resistência muscular cardiorrespiratória equilíbrio coordenação motora situações lúdicas energias criativas ativando CAPOEIRA VOLTAR

31 INICIAÇÃO ESPORTIVA Formar Cidadãos saibam agir em sociedade conscientes responsáveis independentes Os jogos promovem e incentivam relações e reações com um forte componente sócio- afetivo VOLTAR

32 NATAÇÃO Crawl Peito Costas Golfinho Quatro estilos Objetivo: criança sinta confiança e prazer em nadar VOLTAR

33 BALLET Despertar o gosto pela dança de atividades lúdicas e descontraídas do próprio corpo a partir Desenvolver capacidades e habilidades da criança como um todo. VOLTAR

34 Os Materiais Montessorianos

35 5 grupos de materiais didáticos: -Exercícios para a vida cotidiana; -Material sensorial; -Material de linguagem; -Material de matemática; -Material de ciências.

36

37

38 O Material Dourado Constituído por cubinhos, barras, placas e cubão Auxiliam o ensino e a aprendizagem do sistema de numeração decimal- proporcional e das operações fundamentais

39 MENU Componentes do Grupo: Tábata Bergonci Sandra Gomes de Oliveira Marina Rodrigues da Silva Kelli Cristina Alves da Silva Joselaine Andréia de G. Stênico


Carregar ppt "MÉTODO EDUCACIONAL MONTESSORI. MÉTODO MONTESSORI MENU ALDEIA MONTESSORI Missão Projeto Pedagógico Atividades MATERIAIS MONTESSORIANOS FINALIZAR MARIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google