A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA FINANCEIRO INFO LIVRE Para navegar clique sobre as setas ou utilize o teclado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA FINANCEIRO INFO LIVRE Para navegar clique sobre as setas ou utilize o teclado."— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA FINANCEIRO INFO LIVRE Para navegar clique sobre as setas ou utilize o teclado

2 A imagem acima mostra a tela de login do sistema. Esse acesso é feito de forma individual por cada operador do programa, com seu código e senha pessoais. O operador de código 1 (Administrador) já vem cadastrado e possui a senha tdi (assim mesmo, minúsculo). Por questões óbvias de segurança, essa senha deverá ser alterada logo no primeiro acesso. Informe o código 1 e senha tdi e clique em acessar.

3 Pronto. Você agora está na tela principal do Sistema Financeiro Info Livre. Antes de prosseguirmos com a descrição dos módulos que compõem o sistema, vamos analisar algumas funções, teclas e botões que são genéricas, ou seja, estão presentes em várias telas do programa e se comportam igualmente em todas. São elas: Todas as telas do sistema podem ser acessadas utilizando-se somente o teclado. Todos os itens de menu têm uma letra sublinhada. O pressionamento simultâneo das teclas Alt + tecla da letra sublinhada, aciona aquele menu; Grande parte dos itens de menu têm atalho. Para verificar qual é esse atalho, basta abrir o menu. Por exemplo: Cadastro de Clientes CTRL+L; Tecla F1: aciona a ajuda do sistema; Tecla F2: usada para incluir itens nos módulos de vendas, compras, orçamentos, consignações, pedidos de compra, compras e ordens de serviço; Tecla F4: usada para excluir itens nos mesmos módulos; Tecla F5: usada para editar itens nos mesmos módulos; Tecla F6: usada para gravar o registro em edição; Tecla F8: chama a tela de pesquisa de cadastros. O cadastro a ser pesquisado dependerá de qual módulo se está editando; Tecla F9: usada para selecionar vendas, compras, orçamentos, consignações, compras, pedidos de compras ou ordens de serviço; Tecla F10: usada para se alternar entre as guias da tela, nos módulos onde a tela é dividida em guias. Por exemplo: no cadastro de clientes há as guias Seleção, Cadastro Geral e Outras Informações; Tecla F11: abre a calculadora do Windows; Tecla espaço: Estando num campo onde se deva informar o nome de um cliente, vendedor, fornecedor ou outro, ao pressionar essa tecla, o sistema abre a lista de cadastros existentes para aquele campo. Por exemplo, estando no campo Cliente de uma venda e pressionar a barra de espaço, o sistema disponibilizará a lista de clientes cadastrados para que seja selecionado um para aquela venda.

4 Botões (imagem acima): Incluir (acionável através de clique ou teclas Alt+I): Inicia a inclusão de um novo registro; Alterar (acionável através de clique ou teclas Alt+A) : Inicia a edição de um registro já existente; Excluir (acionável através de clique ou teclas Alt+X); Deleta o registro selecionado; Sair (acionável através de clique ou tecla ESC): Fecha a tela atual; Gravar (acionável através de clique ou tecla F6): grava um registro iniciado pelo botão incluir ou alterar; Cancelar (acionável através de clique ou tecla F3): cancela as informações registradas após o acionamento do botão incluir ou alterar. OBS: Os botões gravar e alterar só ficam disponíveis após o acionamento do botão incluir ou alterar; Todos os relatórios têm a possibilidade de se gerar um arquivo.pdf,.doc,.html ou.xls para serem abertos e editados por outros aplicativos como Word, Excel, Acrobat Reader, etc. Todos os relatórios têm a possibilidade de serem enviados por diretamente pelo programa. As mensagens serão colocadas na caixa de saída do Outlook Express.

5 Cadastro de Clientes Módulo para se cadastrar os dados dos clientes da empresa. É possível impostar diversos dados, conforme se pode conferir nas telas acima. Apenas os campos código (que o sistema gera automaticamente, mas que pode ser alterado) e nome são obrigatórios. Através dessa tela também é possível acessar o módulo para enviar s em massa a todos os clientes ou apenas aos aniversariantes de determinado dia/mês; Outro módulo que pode ser acessado a partir desta tela, é o de Ocorrências, onde podem ser registradas diversas informações a respeito do cliente, como por exemplo, o histórico de negociações de dívidas em atraso. Caso queira, você poderá estabelecer um limite de crédito para o cliente, bloqueá-lo para que não seja possível registrar uma venda à prazo ou mesmo colocá-lo como inativo. Neste último caso, o cliente continuaria em sua carteira, mas não apareceria mais nas listas de consultas do cadastro e só retornaria a essas consultas quando fosse novamente ativado.

6 Cadastro de Fornecedores Módulo para se cadastrar os dados dos fornecedores da empresa. Apenas os campos código (que o sistema gera automaticamente, mas que pode ser alterado) e nome são obrigatórios. Através dessa tela também é possível acessar o módulo para enviar s em massa a todos os seus fornecedores; Clicando no botão Ocorrências, você acessa o módulo onde podem ser registradas diversas informações a respeito do fornecedor, como por exemplo, o histórico de cotações de preços efetuadas com cada fornecedor. Você pode deixar um fornecedor como inativo. Neste caso, ele continuaria em sua carteira de fornecedores, mas não apareceria mais nas listas de consultas do cadastro e só retornaria a essas consultas quando fosse novamente ativado.

7 Operadores do Sistema Módulo destinado ao registro das pessoas que irão operar o sistema. Não confunda operador com vendedor. Operador é a pessoa que vai acessar o programa para efetuar os registros (cadastros, vendas, compras, etc.). O operador 1 (Administrador) já vai previamente cadastrado pelo sistema e tem a senha de acesso tdi. Por questões óbvias de segurança, essa senha deverá ser alterada para uma senha que só você saiba. Após efetuada a alteração de sua senha, analise com atenção todos os itens desse módulo e só então, cadastre os demais operadores que utilizarão o programa na sua emrpesa. Perceba que em cada módulo há três níveis de acesso: 1) acesso inibido (o operador não consegue abrir a tela daquele módulo; 2) Somente leitura (o operador acessa a tela, mas não consegue alterar, inserir ou excluir um registro); e 3) Acesso irrestrito.

8 Mesmo que um operador tenha nível 3 em todos os módulos, haverá algumas funções que ele não poderá acessar ou alterar se não tiver o status de Super Operador. Por exemplo: somente um super operador pode alterar o limite de crédito de um cliente; somente um super operador pode excluir um lançamento do livro caixa; mesmo que um operador tenha nível 3 para o módulo vendas, para dar descontos numa venda, é preciso uma autorização especial adicional para isso. Todas essas autorizações especiais podem ser conferidas na guia outros poderes (imagem abaixo)

9 Ocorrências de Clientes e Fornecedores Aqui você registra fatos ocorridos na vida de seu cliente ou fornecedor na sua empresa. Exemplos: um cliente está em atraso com a empresa. Você poderá registrar cada contato, com dia e hora, que efetuar com ele para negociar a regularização da dívida; outro exemplo: você precisa cotar preços com seus fornecedores com freqüência. Cada contato que fizer com cada fornecedor sobre uma cotação, você poderá registrar nesse módulo.

10 Cadastro de Funcionários e Vendedores Módulo destinado ao registro das informações cadastrais de seus funcionários e/ou vendedores. Se você paga comissão aos vendedores, estabeleça o percentual pago sobre as vendas à vista e à prazo. Também é possível definir se o vendedor vai ou não receber comissão nas vendas (útil para empresa que paga comissão parar alguns vendedores e para outros não). Se você paga a comissão sobre um percentual diferente em cada produto, não se preocupe, o sistema também faz esse controle. Essa configuração você fará em outro módulo.

11 Cadastro de Tipos de Serviços Cadastra os serviços prestados pela empresa, que serão utilizados posteriormente nas OS. Ao gravar o sistema solicitará o preço de custo do produto. Com o valor informado, será gerada a tabela de preços de compra. Esse valor também servirá de base para a geração das tabelas de preços de venda que estiverem cadastradas. Também é possível informar a comissão do vendedor sobre o serviço prestado.

12 Cadastro de Bens Patrimoniais Tem por objetivo registrar os dados relativos aos bens patrimoniais da empresa. Aqui você informará os bens como imobilizado, ações, títulos, etc. O valor registrado para cada bem será computado para formação do relatório financeiro estatístico que o sistema grava no início de cada mês.

13 Cadastro de Formas de Recebimentos de Vendas Nesta tela você pode cadastrar as formas de recebimentos de vendas, com um percentual à vista e o saldo em determinado número de parcelas. Isto facilita no momento da venda, pois na tela inicial você informará a forma Financiamento Master Lucas (como vemos na figura), e na tela de recebimento automaticamente o sistema calculará 10% do valor total da venda colocando-o no campo à vista e gerará mais 12 parcelas a vencer, sem que você precise informar nada. Esses valores/parcelas também poderão ser alterados manualmente, no momento de gravar a venda. Esta forma de recebimento pode ser indicada como padrão para que seja inserida automaticamente a cada venda efetuada no sistema.

14 Cadastro de Categorias de Produtos A categoria serve para sua empresa organizar os produtos por espécie (exemplos: eletrônicos, tecido, eletrodomésticos, perecíveis, cozinha, etc.). Este módulo não deve ser utilizado para a separação dos produtos por setores de localização, pois há um módulo específico para isso. A categoria será útil na hora de extrair um relatório de produtos, pois será possível filtrar o relatório e extrair apenas os cadastros / movimentos de uma determinada categoria.

15 Cadastro de Setores de Localização de Produtos Módulo destinado ao cadastro de setores de localização de produtos. Com isso será possível organizar os produtos por setores internos ou mesmo externos da empresa. Ao extrair determinados relatórios você poderá filtrá-los por setores de localização dos produtos.

16 Cadastro de Classes de Clientes Módulo destinado ao cadastro de classes de clientes, utilizado para filtragens em relatórios.

17 Cadastro de Produtos Destinado ao cadastro de produtos. Os campos margem de lucro, ICM, outros custos e comissão de vendedores serão utilizados na composição do preço das tabelas de vendas que são configuradas em outro módulo (tabela de preços). Ao cadastrar o produto você pode ou não informar o estoque inicial dele. Quando clicar em Gravar, o sistema solicitará o preço de compra do produto. Com o valor informado, será gerada a tabela de preços de compra. Esse valor também servirá de base para a geração das tabelas de preços de venda que estiverem cadastradas. Note que o estoque pode ter mais de duas casas decimais. A quantidade de casas decimais do estoque de produtos e também a quantidade de casas decimais dos preços dos produtos pode ser 0,1,2,3 ou 4. Isso você define em outro módulo: Parâmetros da empresa.

18 Cadastro de Contas Caixa As contas caixa servem para diferenciar (na hora de lançar e, principalmente, quando se extrair relatórios) tipos de receitas e despesas que são lançadas automaticamente pelo sistema - no caso de uma venda, compra, etc - ou mesmo aquelas lançadas manualmente no livro caixa e bancos, pelo usuário. O objetivo principal desse módulo é permitir a extração de relatórios das entradas e saídas (tanto do livro caixa, como dos lançamentos bancários) financeiras da empresa. É possível saber quanto se gasta ou se arrecada em cada item. Exemplo: dentro de "Despesas Operacionais" poderíamos ter uma conta (subgrupo) "Pagamento de Salário"; dentro de "Receitas Operacionais" poderíamos ter uma conta (subgrupo) "Venda de Mercadorias" e assim por diante.

19 Cadastro de Veículos Módulo destinado ao cadastro de veículos para controle (financeiro e média de consumo) de gastos com combustível da frota da empresa.

20 Abastecimento de Veículos Neste módulo, você poderá lançar todos os abastecimentos de combustível dos veículos que são utilizados em trabalhos na empresa. O sistema fará o débito no caixa ou gerará uma conta pagar e também fará o cálculo da média de consumo de cada veículo.

21 Cadastro de Contas Bancárias Módulo para se cadastrar as contas bancárias que a empresa possui e que serão utilizadas posteriormente para lançamentos diretos e baixa de contas a pagar e contas a receber.

22 Lançamentos Bancários Módulo destinado ao registro dos lançamentos relativos à movimentação das contas bancárias. Lançamentos oriundos de contas a receber ou pagar baixadas, bem como os valores recebidos à vista em vendas e pagos à vista em compras e direcionados à contas bancárias, são lançados automaticamente pelo sistema na conta corrente selecionada naquele módulo. Entradas e Saídas Tela de lançamento de transferência entre duas contas da empresa. Gera simultaneamente um lançamento de débito na conta de origem e um lançamento de crédito na conta destino. Transferência entre Contas

23 Caixa Diário Efetue aqui os lançamentos de seu caixa diário. O fechamento e abertura do caixa o sistema faz automaticamente. Lançamentos oriundos de contas a receber ou pagar baixadas, bem como os valores recebidos à vista em vendas e pagos à vista em compras, são lançados automaticamente pelo sistema. Transferência Caixa/Banco Para transferências caixa/banco ou banco/caixa.

24 Lançamentos de Contas a Receber Módulo destinado ao registro das contas a receber da empresa. Não é necessário inserir as contas oriundas de vendas com pagamento parcelado, pois essas contas o sistema gera automaticamente.

25 Baixa de Contas a Receber Como o próprio nome já diz, este módulo serve para você registrar as contas recebidas, ou seja, baixar as contas a receber. Pode ser registrado um recebimento parcial ou total de uma conta. O valor recebido pode ser creditado no caixa ou em uma conta bancária. O sistema calcula automaticamente os juros de contas vencidas e registra em Projeção de Juros. Você pode acrescer esse juro ao saldo devedor da conta clicando no botão Debitar Juros Projetados. Pode ser baixada apenas uma conta ou várias contas de uma só vez. A apresentação das contas na tela, pode ser filtrada por cliente, conta caixa, número ou tipo de documento e ainda vencimento.

26 Contas Recebidas Apresenta as contas a receber que foram baixadas. Você pode imprimir um recibo da conta do sistema ou, na guia Recibo de Contas Extra Sistema, preencher e imprimir um recibo de outras contas. Também é possível fazer o estorno da conta recebida. Nesse caso, o sistema retornará a conta à carteira de contas a receber e também excluirá o lançamento do caixa ou da conta bancária, relativo ao crédito do recebimento.

27 Lançamentos de Contas a Pagar Módulo destinado ao registro das contas a pagar da empresa, lançadas diretamente neste módulo (ex.: contas de luz, água, etc) ou oriundas do módulo de compras (nesse caso sem a necessidade de novo lançamento).

28 Baixa de Contas a Pagar Módulo para você registrar as baixas de contas de fornecedores, quando efetuar o pagamento. Pode ser registrado um pagamento parcial ou total de uma conta. É possível baixar várias contas de uma só vez. O valor pago pode ser debitado no caixa ou em uma conta bancária. A apresentação das contas na tela, pode ser filtrada por fornecedor, conta caixa, número ou tipo de documento e ainda vencimento.

29 Contas Pagas Apresenta as contas a pagas a fornecedores. É possível fazer o estorno da conta paga. Nesse caso, o sistema retornará a conta à carteira de contas a pagar e também excluirá o lançamento do caixa ou da conta bancária, relativo ao débito do pagamento.

30 Baixa de Comissão de Vendedor Apresenta os lançamentos das comissões a pagar aos vendedores, geradas nos módulos de vendas de produtos e/ou Ordem de Serviço. Você pode selecionar apenas um ou vários lançamentos para serem baixados de uma só vez, separadamente dos valores à vista e à prazo. O débito gerado pela baixa, será lançado no caixa.

31 Orçamentos Registra orçamentos feitos aos clientes da empresa. Pode ser feito o orçamento somente de peças como misto (peças e serviços). É possível imprimir o orçamento ou gerar um arquivo.doc do mesmo. O sistema tem também a opção para você transformar o orçamento em venda efetiva, o que dispensa a necessidade de se digitar os dados novamente, quando o cliente decidir pelo fechamento do negócio. Você também pode gerar um arquivo.html,.pdf ou.xls ou ainda enviar o orçamento por e- mail.

32 Saídas em Consignação Registra saídas temporárias de mercadorias que seus clientes levam em consignação para depois decidirem pela compra ou não das mesmas. É possível imprimir um termo para o cliente assinar, constando os itens de mercadorias que ele levará para avaliar. Quando o cliente decidir pela compra, o sistema transforma a consignação em venda automaticamente, sem a necessidade de digitar os dados novamente.

33 Pedidos de Compra Registra pedidos de mercadorias feitos a fornecedores. É possível imprimir o pedido ou enviá-lo por . Pode-se também definir se o pagamento das mercadorias será feito no momento da gravação do pedido (nesse caso, o sistema solicitará que você informe as condições de pagamento – valor à vista e valor à prazo) ou quando a mercadoria for recebida. Quando a mercadoria for efetivamente recebida o sistema transformará o pedido em compra definitiva automaticamente, sem a necessidade de digitar os dados novamente.

34 Compra de Mercadorias Módulo destinado ao registro das compras efetuadas, podendo as mesmas serem à vista ou à prazo. A compra pode ser impressa, e também cancelada estornando o estoque, as contas a pagar e/ou lançamentos no caixa.

35 Altera Tabela de Preços de Vendas e Compras Para todas as tabelas de preços, tanto de compra como de venda, você pode configurar o sistema para que todos os produtos tenham seu preços alterados automaticamente, sempre que for feita uma nova compra e/ou venda. Esta tela serve para que possa alterar manualmente o preço de venda e de compra de um determinado produto.

36 Ordens de Serviço Neste módulo são efetuadas as aberturas de ordens de serviços. Se você paga comissão a vendedores, poderá definir um vendedor para as peças que forem utilizadas no conserto do equipamento e outro vendedor para a mão-de-obra aplicada na OS. A OS poderá ser interna (o cliente traz o equipamento e você registra a recepção) ou externa (você registra o chamado de atendimento).

37 Depois de efetuada a abertura da ordem de serviço, você fará os registros nos sub- módulos de inclusão de serviços, inclusão de peças, inclusão de ocorrências diversas que ocorrem com o equipamento enquanto ele está em conserto (um exemplo de ocorrência: o técnico detecta o problema no equipamento e você orça o conserto. Contata-se o cliente informando o valor. O cliente por sua vez, se compromete a fazer uma análise dar um retorno. Aí você registra isso no sub-módulo ocorrências, para que fique gravado quando você avisou ele do orçamento). Quando for efetuar o fechamento final do serviço, você acessa o sub-módulo Fechamento e, quando o cliente vier retirar o equipamento, registra-se no sub-módulo Entrega. O sub-módulo Atendimento Externo, destina-se a registrar a saída e retorno do técnico a campo.

38 Venda Normal de Produtos Módulo destinado ao registro das vendas efetuadas, podendo as mesmas serem à vista ou à prazo, em parte ou no total. É possível imprimir diversos relatórios relativos à venda através do menu Opções que está presente nesta tela, como por exemplo: ticket da venda, duplicatas, promissórias, etc. O valor recebido à vista pode ser creditado no caixa ou numa conta bancária. As parcelas de contas a receber relativas ao valor à prazo, o sistema gera automaticamente.

39 Contrato de Manutenção Módulo para controle de serviços cuja cobrança é feita mensalmente. Por exemplo, contratos de manutenção de suporte técnico, manutenção de softwares, manutenção de web sites, etc. Ao gravar um contrato, o sistema gerará tantas contas a receber quantos for o valor informado no campo "Qtde Meses". No menu "Opções / Gerar Contrato" dessa tela, você poderá gerar um contrato que será exportado no formato.doc e que poderá ser aberto no Microsoft Word. É preciso que esse software esteja instalado. Esse contrato contém algumas cláusulas pré- definidas pelo sistema, mas você pode incluir outras cláusulas. O contrato também pode ser cancelado ou rescindido. E ainda em seu término ser renovado.

40 Venda Balcão Neste módulo é possível realizar vendas de forma muito rápida e simples. É parecido com a venda normal. Porém, com bem menos informações. O cliente, o vendedor, a conta caixa e a tabela de preços são previamente configuradas nos parâmetros da empresa. Se sua empresa trabalha com produtos que tenham etiqueta de código de barras, o processo para se registrar a venda será ainda mais rápido. Basta iniciar a venda (estando na tela principal do programa, pressionar F7), ir passando os produtos no leitor e depois pressionar F6 e F6 novamente, ou seja, você faz uma venda de dezenas de itens pressionando apenas três teclas. Bem em baixo, à direita desta tela, há duas opções que você pode configurar: imprimir ticket após finalizar a venda (o ticket é impresso automaticamente) e tela cheia. Habilitando esses itens uma vez, o sistema trará eles sempre habilitados nos próximos acessos a essa tela. É claro que poderão ser novamente desabilitados.

41 Tabelas de Preços de Venda Por outro lado, existem as tabelas de preços de venda. Essas tabelas de venda, você cria, altera e exclui como desejar, ou seja, você pode ter várias tabelas de venda, cada uma com um percentual de lucro, ICM, outros custos e comissão de vendedores diferentes. O preço de cada produto em cada tabela de preços de venda é calculado pelo sistema considerando-se o preço de compra do produto mais os percentuais de ICM, lucro, comissão e outros custos que você definir neste módulo de tabelas de preços de venda. A margem de lucro pode ser uma única para toda a tabela ou uma margem diferente para cada produto. Tudo isso é você que definirá neste módulo, conforme as particularidades e necessidades de sua empresa. Por exemplo, você pode criar uma tabela chamada preços à vista, outra, preços para 30 dias, para 90 dias, promoção de fim de ano, promoção do dia dos pais, etc. Quando você for efetuar uma venda, orçamento, consignação ou ordem de serviço, será solicitado que você escolha uma das tabelas de venda que estão configuradas no sistema. Aí, cada item que você inserir na venda, compra, etc., o sistema utilizará o preço final de venda desse item naquela tabela selecionada. Ao definir uma tabela como Padrão, sempre que se iniciar uma venda, orçamento, consignação ou ordem de serviço, o sistema já selecionará essa tabela padrão automaticamente. O preço de um produto não faz parte do módulo de cadastro de produtos. Esse campo faz parte do módulo de tabelas de preços. Existe a tabela de preços de compra que o sistema cria automaticamente. O valor de cada produto nessa tabela de compra, é o valor que você informa quando cadastra o produto.

42 Consulta Rápida de Produtos Nesta consulta rápida, o sistema mostra vários campos dos produtos, inclusive o preço de venda em cada tabela de preços que você tiver cadastrada. Com o pressionamento da tecla CTRL, é possível ver a foto do produto.

43 Outras Consultas Rápidas

44 Relatórios Diversos O sistema possui mais de 80 relatórios que disponibilizam em tela ou em papel todas as informações (cadastros e movimentações) registradas em qualquer período. Todos os relatórios podem ser enviados por ou salvos em arquivo no formato.doc,.xls,.html ou.pdf. No cabeçalho dos relatórios é impresso o logotipo (tamanho 3cm x 4cm) personalizado de sua empresa. Conforme pode ser verificado na tela abaixo, o sistema tem diversas opções de filtragem dos dados a serem impressos: por período, somente de um determinado cliente, produto, fornecedor, vendedor, tipo de documento, de uma determinada conta caixa, entre outras opções.

45 Relatório de Contas a Receber Lista as contas a receber e já calcula (projeta, mas não debita no saldo devedor da conta) os juros das contas vencidas. A taxa de juros a ser considerada nesse cálculo, você informa no módulo parâmetros da empresa.

46 Envio de s em Massa Aqui você pode enviar uma mensagem a todos os seus clientes ou fornecedores; Pode-se enviar a mensagem a apenas um cliente ou fornecedor, a todos eles ou apenas aos aniversariantes de determinado dia/mês. Também é possível gerar um arquivo.txt com todos os s cadastrados.

47 Envio de Pedido de Suporte Disponibiliza a opção para envio de pedido de suporte técnico para o Clube, diretamente pelo sistema, sem necessidade de se acessar o site ou enviar mensagens por outro meio.

48 Cálculo de Parcelamento Muito útil para calcular valores de prestações fixas em vendas à prazo. Basta informar os dados (valor total da venda, prazo e taxa de juros) que o sistema calcula o valor da parcela fixa.

49 Histórico de Operações Lista detalhadamente o que e quando cada operador fez no sistema.

50 Tela Principal do Sistema A imagem que aparece nessa tela poderá ser personalizada, substituindo-a por uma imagem de sua empresa ou outra de sua preferência.

51 Backup Adicional Sempre que fechar o programa, no servidor, o sistema fará automaticamente uma cópia de segurança adicional (além da cópia manual que pode ser feita através do menu Utilidades / Segurança dos Dados). Serão gerados sempre dois arquivos: um com extensão.fck e outro com extensão.utl. Ambos devem ser armazenados em mídias seguras e diferentes do HD (disco rígido) em que o programa está sendo executado. Na primeira vez que você faz esse backup, o sistema armazena o destino (caminho) que você indica no campo Destino do Backup dessa tela e, nas futuras operações, utilizará o mesmo caminho até que você opte por mudá-lo novamente. É possível desabilitar essa função nos parâmetros da empresa, mas, por motivos óbvios, não recomendamos fazê-lo.

52 Parâmetros da Empresa Inúmeras configurações de como o sistema se comportará, são feitas nesta tela. Aqui você estabelece inclusive se vai ou não pagar comissão a vendedores, bem como a forma de cálculo (com base percentual de cada vendedor ou com base no percentual de cada produto) dessa comissão. Nas telas abaixo, é possível ter uma noção da flexibilidade do sistema, ou seja, permite que você mesmo configure a forma com que o programa vai trabalhar em vários de seus módulos.

53 Exclusão de Movimentos Antigos Este módulo serve para se excluir movimentações antigas. É possível excluir os lançamentos de um módulo específico (vendas por exemplo) ou de todos os módulos, permanecendo apenas os cadastros. Essa tela tem essas cores um pouco berrantes justamente para chamar a atenção e ligar o alerta do operador. Exclusões feitas nesse módulo não poderão ser recuperadas.

54 Agenda do Dia Essa tela é mostrada logo no início do sistema. Serve para lembrá-lo dos compromissos que estão vencendo naquele dia. Tanto compromissos da agenda, como as contas a pagar. Também são listados os produtos que atingiram o estoque mínimo que você estabeleceu.

55 Agenda de Compromissos Agende seus compromissos neste módulo e o sistema lembrá-lo-á no dia marcado. Os contatos pós-venda são agendados automaticamente pelo sistema se assim você configurar no módulo de parâmetros da empresa. Os compromissos vencidos são listados na cor vermelha e os a vencer, em azul.

56 Tela de Ajuda Acesse essa tela pressionando a tecla F1 em qualquer tela do sistema ou através do menu Sistema / Ajuda. A tela de ajuda será sempre aberta no tópico correspondente ao módulo a partir do qual a ajuda foi chamada. Todos os módulos e funções do programa estão discriminados nessa ajuda. Também pode-se localizar um tópico por termos que você mesmo digitar. Esse módulo funciona de forma similar ao help do Windows.

57 Atualização Através deste recurso você pode atualizar o programa Financeiro Info Livre diretamente do software, sem precisar acessar o site, tanto no servidor como na estação. Recomendamos sempre a leitura das novidades do software antes da atualização.

58 Resumo de todas as funções e módulos do sistema Nesta apresentação, mostramos boa parte dos módulos que compõem o Sistema Financeiro Info Livre – FIL, mas há outros módulos e opções que o programa possui e que relacionamos abaixo. São eles:Opções Como a própria palavra já diz, é opcional, ou seja, você é que definirá se o programa executará a função ou não: Logoff automático do operador após decorrido um determinado tempo que é definido nos parâmetros da empresa; Impressão do ticket de venda e OS em impressora 40 colunas (mini impressora); Bloquear para vendas à prazo, todos os clientes que estiverem inadimplentes; Pagar comissão pelo percentual estabelecido no produto ou no cadastro do vendedor ou ainda, não pagar comissão; Cálculo/projeção automático dos juros de contas a receber vencidas; Alteração automática dos preços da tabela de compra sempre que for registrada uma compra com preço diferente daquele constante da tabela de compra; Bloqueio de determinado operador para que ele não conceda descontos em vendas ou orçamentos, mas permitindo que ele execute normalmente outras funções no sistema; Bloqueio de determinado operador para que ele não altere manualmente o preço praticado em uma compra ou venda, mas permitindo que ele execute normalmente outras funções no sistema;

59 Mostrar a agenda de compromissos sempre que o programa for iniciado; Alterar a aparência da tela principal, colocando uma imagem de sua empresa; Alterar o logotipo impresso nos relatórios para um personalizado de sua empresa; Deixar automaticamente somente a inicial maiúscula em cadastros, independente de como tenha sido digitado. Exemplo: digitando VALDIR ALBERTO DILL, sistema formatará para Valdir Alberto Dill; Emitir aviso quando, em uma venda, consignação, orçamento ou OS, estiver sendo movimentado um produto cuja quantidade não exista no estoque físico; Não permitir que um cliente compre à prazo acima de seu limite de crédito; Utilizar fotos nos cadastros de clientes e produtos; Definir em 0, 1, 2, 3 ou 4 casas decimais nos preços e estoques/unidades de venda dos produtos; Definir o número de dias de intervalo das parcelas a receber e pagar geradas automaticamente pelo sistema nos módulos de vendas e compras; Inserir automaticamente um lançamento na agenda de compromissos com a descrição Contato Pós venda Fulano de Tal, no prazo que você definir; Utilização do sistema em rede sem limite de máquinas estações; Suporte técnico via , telefone, msn, skype e telefone.

60 Clientes Fornecedores Vendedores / Funcionários Operadores do sistema Categoria de produtos Setores de Localização de Produtos Contas caixa Classes de clientes Abastecimento de veículos Formas de recebimentos de vendas Grupo de contas de caixa Contas bancárias Produtos Tipos de serviços Imobilizado da empresa Compras de produtos Pedidos de compras Vendas normais de produtos Venda balcão Ordens de serviço Consignação / Pré-venda Orçamentos Ajuste de estoques Lançamentos no livro caixa Transferências entre caixa e contas bancárias Lançamentos bancários Lançamentos contas a pagar Baixa de contas a pagar Lançamentos de contas a receber Baixa de contas a receber Contas pagas Contas recebidas Baixa de comissão de vendedores Criação de tabelas de preços Alteração de preço de venda Alteração de preço de compra Consulta caixa diário Consulta contas bancárias Consulta produtos Relatórios Cópia e restauração de dados (backup) Agenda de compromissos Parâmetros da empresa Calculadora Cálculo de parcelamentos Apagar movimento antigo Históricos de operações Reparação da base de dados Verificação on line de disponibilidade de nova versão do sistema Chat para conversar com outros usuários do programa na rede local Ajuda do programa Dicas úteis Suporte técnicoMódulos

61 Outras Informações Chegamos ao final de nossa apresentação. Mais uma vez queremos agradecer por tê-la assistido. Temos certeza que o ajudará no uso do sistema FIL. Gostaríamos que você nos enviasse sua opinião através de um dos canais abaixo relacionados. Se desejar, poderá fazer um teste, baixando e utilizando o sistema de forma completa e gratuita durante um período de 60 acessos. Outras dúvidas você pode dirimir diretamente em nosso site Representante autorizado Clube Info Livre ( 0455 ) Contatos: | Marcio | Fabiano Suporte: Clube Info Livre


Carregar ppt "SISTEMA FINANCEIRO INFO LIVRE Para navegar clique sobre as setas ou utilize o teclado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google