A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Magalhães.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Magalhães."— Transcrição da apresentação:

1 Magalhães

2 Componentes O Magalhães é um computador portátil com funcionalidade iguais às de qualquer outro computador portátil. O que o torna especial é a sua elevada robustez, o seu peso reduzido (1,4 Kg), a consequente facilidade de transporte e a sua aparência. É extremamente atractivo para as crianças... As suas características principais são: Processador: Intel Atom de 1.60 MHz, Memória RAM de 1GB, Disco rígido de 30 GB (particionados do seguinte modo - 10GB Windows; 10GB Linux CM; 10GB Dados do utilizador) Ecrã de 9 polegadas com uma resolução de 1024 × 600 pixels. O Magalhães não tem Drive de CD-ROM, nem saída VGA (normalmente utilizada para ligação a vídeo ou datashow). Para colmatar este último aspecto sugere-se a aquisição de um cabo vga-usb

3

4

5

6

7 Ambientes de trabalho O Magalhães disponibiliza dual boot, ou seja, tem instalados dois sistemas operativos: Windows XP e o Caixa Mágica (Linux) e é possível escolher em qual dos dois se quer iniciar o trabalho com o computador. Depois de ligar o Magalhães o primeiro ecrã que surge revela um conjunto de opções que permitem escolher o sistema operativo ou a reposição de qualquer um dos sistemas.

8 Software | Caixa Mágica
O sistema operativo Linux Caixa Mágica, uma das opções de utilização do Magalhães, é uma solução baseada em software livre e aberto. O ambiente gráfico disponibilizado inclui diversas aplicações organizadas em 4 áreas (sala e aula, intervalo, lá fora… e mochila) que permitem às crianças usar o computador em várias áreas de trabalho.

9 Sala de aula Texto - Processador de texto
Matemática - Folha de cálculo Apresentações - Apresentação electrónica Todas estas ferramentas fazem parte do OpenOffice.org e importam documentos do Microsoft Office 95/98/2000 XP/Vista mantendo as características dos documentos iniciais, salvo algumas excepções relacionadas com a formatação dos documentos.

10 Intervalo Pintar - acesso ao programa de pintura (Tux Paint) para crianças dos 3 aos 12 anos, com uma interface bastante simples e com diversas ferramentas que incentivam a criatividade. Este software é livre. Supertux - Jogo de destreza semelhante ao "Super Mário” Aprender - conjunto de programas educativos (GCompris) para crianças a partir dos 2 anos. Inclui propostas de actividades diversificadas

11 Lá fora… Internet - Acesso à Internet através do navegador de Internet Mozilla Firefox – aplicação que permite o acesso, gestão e configuração de contas de correio electrónico Mensageiro - mensageiro instantâneo que permite a ligação à rede MSN (programa de conversação) Estas aplicações só funcionam com ligação à Internet e depois de serem configuradas pelos pais e encarregados de educação.

12 Mochila Agenda - agenda electrónica Multimédia - leitor multimédia
Contactos - aplicação que permite guardar, organizar e personalizar o correio (só funciona se existir acesso à Internet e se o programa for configurado pelos encarregados de educação)

13 Sítio do Linux Caixa Mágica dedicado ao Magalhães
.pt/

14 Windows No sistema operativo Microsoft Windows XP, estão instalados programas e utilitários dos quais se destacam: Word – programa de processamento de texto (Microsoft Office Word 2007) Excel – Programa de folha de cálculo (Microsoft Office Excel 2007) Power Point - programa de apresentações electrónicas (Microsoft Office Power Point 2007) Paint - programa de desenho (Acessório do Windows)

15 Neste sistema, o Magalhães traz igualmente instalado o seguinte software educativo:
À Descoberta do Ambiente - actividades e informações relacionadas com temas ambientais A Cidade do Faz de caso - actividades interactivas para o apoio desenvolvimento de competências no 1º ciclo

16 English is Fun - actividades de sensibilização à língua inglesa através de histórias, canções, jogos e palavras num dicionário interactivo ClicMat - inclui 32 actividades interactivas de matemática dirigidas a alunos desde o 1.º ao 9.º ano Este software pode ser descarregado para qualquer computador a partir do sítio da DGIDC: edu.pt/recursos_multimedia/recursos_cd.asp

17 Eu Sei Actividades de apoio ao trabalho realizado nas diferentes áreas curriculares do 1º ciclo. Está organizado por anos de escolaridade. Disponível em:

18 MINGOVILLE Programa interactivo de aprendizagem do Inglês, dirigido a crianças entre os 5 e os 12 de idade. (é possível ver a demonstração e tomar contacto com algumas das suas potencialidades Disponível em:

19 Tuxpaint Programa de desenho para crianças. Possui funcionalidades interessante, tais como, efeitos sonoro e carimbos. (Este software é livre. O programa e respectivos carimbos podem ser descarregados gratuitamente. Disponível em:

20 Aprendizagem e Desenvolvimento de Competências
MS Movie Maker 2.6 (Português) (Programa que permite criar filmes) Ensinar e Aprender com o Office para Professores e Estudantes MS Media Player (Programa que permite ouvir música e ver filmes) MS Photo Story 3 (Programa que permite criar filmes através de fotografias) MS Popfly (online)

21 Aprendizagem e Desenvolvimento de Competências
MS PhotoSynth (apenas online) World Wide Telescope (apenas online) Curriculum Microsoft Literacia Digital (apenas online) MS Encarta on LineMS Virtual Earth (apenas online)

22 Segurança e Anti-virús
Avast (anti-vírus) Parents Carefree (programa de controlo parental)

23 Proposta de trabalho inicial na sala de aula
Criar / negociar um regimento de utilização do Magalhães na sala de aula: Definir um horário de utilização (ex: uma vez por semana) Estabelecer o tempo de cada utilização Definir quanto tempo é dedicado a actividades lúdicas e quanto tempo ao desenvolvimento de actividades escolares.

24 Exemplo de regimento para os alunos
À quarta-feira é o dia Magalhães Primeiro aprender depois brincar Trazer sempre o Magalhães com a bateria carregada de casa Quando terminar as tarefas, desliga sempre o Magalhães Apenas devo usar o meu Magalhães 1 hora seguida

25

26 Proposta de actividade Segurança na Internet
Introduzir o tema ao alunos através do site Distribuir as regras por grupo de alunos, cada grupo poderá construir um cartaz com a regra atribuída Juntar todos cartazes e criar um painel com todas as regras

27 Reunião com os pais Informar acerca do tipo de utilização irão fazer do Magalhães na sala de aula Informar sobre as regras definidas com os alunos Tentar que tenham as regras em consideração também em casa Sensibilizar para o uso do Magalhães em conjunto com os filhos Divulgar a secção Magalhães do site do Agrupamento

28 Folheto para os pais Criar um folheto com as informações mais importantes para entregar aos pais


Carregar ppt "Magalhães."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google