A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Instituto de Educação Sagarana

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Instituto de Educação Sagarana"— Transcrição da apresentação:

1 Instituto de Educação Sagarana
Ondulatória Física Prof. Diones Charles

2 Ondas

3 1. Definição • “No estudo da Física, onda é uma pertubação, abalo ou distúrbio que se propaga através de um meio gasoso, líquido ou sólido, ou no caso de algumas ondas, a propagação se dá no vácuo”. • Uma onda transfere energia de um ponto para outro, mas nunca transfere matéria entre dois pontos.

4 2. Classificação das ondas
Quanto a direção de propagação de energia: Unidimensionais; Bidimensionais; Tridimensionais. b) Quanto à natureza: Ondas mecânicas; Ondas Eletromagnéticas. c) Quanto a direção de propagação: Ondas tranversais; Ondas longitudinais.

5 a) Direção de propagação de energia
Unidimensionais: propagam-se em uma únida dimensão. Bidimensionais: propagam-se num plano. Tridimensionais: propagam-se em todas as direções.

6 b) Quanto à natureza Onda Mecânicas: são aquelas que necessitam de um meio material para se propagar como, por exemplo, a onda de uma corda ou ondas sonoras. Ondas Eletromagnéticas: são aquelas que não necessitam de meio materias para se propagar. Exemplo: ondas de rádio, raio X.

7 c) Quanto à direção de propagação
Onda transversais: são aquelas que tem a direção de propagação perpendicular à direção da vibração, como por exemplos, as ondas eletromangéticas. Ondas longitudinais: o Nessas ondas a direção de propagação coincide com a direção de vibração. Nos líquidos e nos gases as ondas se propagam dessa forma.

8 3. Grandezas Para descrever um onda é necessário uma série de grandezas físicas, entre elas temos: velocidade, amplitude, frequência, período e comprimento de onda. Grandeza Símbolo Unidade no SI Abreviatura Período T segundo s Frequência f Hertz = 1/s Hz Comprimento de onda λ metro m Amplitude A Velocidade v metro/segundo m/s

9 4. Pulso e trem de ondas Um pulso de onda é uma pertubação que se propaga através do meio. Quando as pertubações são produzidas periodicamentes, temos um trem de ondas períodicas, ou simplesmente ondas períodicas.

10 5. Comprimento de onda Na Física, comprimento de onda é a distância entre valores repetidos num padrão de onda. É usualmente representado pela letra grega lambda (λ).

11 v= λ∙f Comprimento de onda Onde: v = velocidade da onda;
f = frequência

12 Exemplo e exercício 1) Em uma corda esticada, propaga-se uma onda períodica de frequência f = 60 Hz e velocidade v = 15 m/s. Qual o comprimento de onda dessa onda? 2) Uma onda períodica de frequência f= 50 Hz propaga-se em uma corda esticada de modo que o comprimento de onda é λ = 4,0 m. Calcule a) a velocidade da onda;

13 Fim


Carregar ppt "Instituto de Educação Sagarana"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google