A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL 1914-1918. MAPAS DA PRIMEIRA GUERRA ANTES DE 1914 DEPOIS DE 1918 Após 4 anos de batalha, a Tríplice Entendente (Reino Unido, França.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL 1914-1918. MAPAS DA PRIMEIRA GUERRA ANTES DE 1914 DEPOIS DE 1918 Após 4 anos de batalha, a Tríplice Entendente (Reino Unido, França."— Transcrição da apresentação:

1 PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

2 MAPAS DA PRIMEIRA GUERRA ANTES DE 1914 DEPOIS DE 1918 Após 4 anos de batalha, a Tríplice Entendente (Reino Unido, França e Rússia), vencedora da guerra,determinou os termos de paz, impondo severas penas aos perdedores (Áustria-Hungria, Italia e principalmente a Alemanha = Triplice Aliança)

3 consequências 1. A PARTILHA DA ÁFRICA E DA ÁSIA (PROCESSO NEO-COLONIAL) TRAZ A INSATISFAÇÃO DA ITÁLIA E ALEMANHA QUE FICARAM COM TERRITÓRIOS PEQUENOS E DESVALORIZADOS. 2. FORTE CONCORRÊNCIA ECONÔMICA ENTRE AS POTÊNCIAS EUROPÉIAS. 3. ACONTECE A FAMOSA CORRIDA ARMAMENTISTA ENTRE AS NAÇÕES. 4. FORTALECIMENTO DO NACIONALISMO: PAN-GERMANISMO (ALEMANHA) E PAN-ESLAVISMO (RUSSO) ORIGINAM RIVALIDADES.

4 Situação da Alemanha Tratado de Versalhes (Culpada do conflito) Alemanha situação humilhante = despertou sentimento revanchista na população = Problemas economicos Adolfo Hitler chegou ao poder e retomou o projeto militar no pais Hitler e o ideal nazista: a mobilização de uma nação em torno de um governo totalitário.

5 2ª Guerra Mundial a 1945 Força Húngara na Guerra

6 2ª Guerra Mundial a 1945 Expansão territorial alemã 1939 invasão da Polonia = Reino Unido e França declaram guerra à Alemanha (Apoio dos EUA). Potencias do Eixo = Alemanha unindo-se a Italia e ao Japão. Japão ultimo a se render =ataque nuclear dos EUA.

7 A segunda guerra mundial foi o cenário para um dos maiores desenvolvimentos da Eletrônica aplicada para fins bélicos. Os engenheiros lograram criar os mais precisos sistemas de navegação, novos métodos de detecção de submarinos como o SONAR, além de sofisticar a inteligência eletrônica, através de complexos métodos de criptografia e contra-medidas eletrônicas. rádio-receptor modelo SLR-M, também fabricado na versão SLR-F. Destinado a instalação em navios ou estações costeiras. Era conhecido como receptor moral, ou seja um receptor destinado ao entretenimento de tropas em áreas em conflito. Quando instalado em navio

8 ( Rádiorreceptor modelo BC-348 fabricado para as forças armadas americanas em várias versões Transmissor portátil de emergência modelo SCR-578 conhecido no jargão militar americano como Gibson girl. à esquerda, telefône de campanha modelo EE-8-B e, à direita, um modelo mais moderno, TA 43/PT, fabricados respectivamente pela Kellog Corporation e W.Electric, EUA Microfone modelo nº 7 para uso em transceptores de carros de combate do exército americano.

9

10 Alemanha (Crise de Berlim) 1949: República Federal da Alemanha (RFA – Capitalista) e República Democrática da Alemanha (RDA – Comunista) Crise de Berlim: Bloqueio de todas as vias de acesso terrestre ao lado ocidental de Berlim pela URSS (crise de suprimentos – corredor aéreo) 1961: Muro de Berlim

11

12 Guerra fria A Guerra Fria estabeleceu um clima tenso entre as grandes potências do pós-Segunda Guerra.

13 Definição: conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências do pós-2ª Guerra Mundial: EUA CAPITALISMO URSS COMUNISMO X

14 Corrida armamentista Processo pelo qual um país busca armar-se com o intuito de proteger-se de outro. Ao mesmo tempo, um país sente-se ameaçado pelo aumento do poder militar do outro, investindo em seu aparato de defesa. Com isso, surge um círculo vicioso, no qual ambos países se armam em decorrência da desconfiança mútua. A exemplo disso: os Estados Unidos e a União Soviética, disputavam poder tanto em armas, quanto em tecnologia diversificada, como por exemplo: foguetes. Enquanto um país fabricava um foguete para chegar à Lua, o outro preparava outro foguete, melhor, para levar um homem à Lua.

15 O MUNDO DIVIDIDO:

16 Ícones da felicidade: – Nos EUA: valorização da riqueza material, individualismo, consumismo, democracia. – Na URSS: bem estar social, igualdade, simplicidade, glorificação do stalinismo, censura a arte ocidental (burguesa), coletivismo.

17 Características gerais da Guerra Fria: Disputa tecnológica. Corrida espacial. Espionagem (CIA X KGB). Busca de aliados. Conflitos regionalizados. Difamações.

18 Na noite de 13 de Agosto de 1961, um muro de 4 metros de altura e 155 km de comprimento começou a dividir Berlim. Tornou-se numa das fronteiras mais bem guardadas do mundo, com postos de vigia protegidos a arame farpado eletrificado.

19 Cidadão do lado Oriental ajudam a construir o Muro de Berlim em 1961 O "muro da vergonha" dividiu a Alemanha e o mundo

20

21 Fim da Guerra Fria A queda do muro de Berlim: celebração de uma Nova Ordem Mundial.

22


Carregar ppt "PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL 1914-1918. MAPAS DA PRIMEIRA GUERRA ANTES DE 1914 DEPOIS DE 1918 Após 4 anos de batalha, a Tríplice Entendente (Reino Unido, França."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google