A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

(roselobato@gmail.com) Informática Básica Sistema Operacional Profª.: Rose Lobato http://roselobato.wordpress.com (roselobato@gmail.com)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "(roselobato@gmail.com) Informática Básica Sistema Operacional Profª.: Rose Lobato http://roselobato.wordpress.com (roselobato@gmail.com)"— Transcrição da apresentação:

1 (roselobato@gmail.com)
Informática Básica Sistema Operacional Profª.: Rose Lobato

2 Sumário Sistema Operacional Windows - Introdução
Inicializando e Fechando o Windows Usando o Mouse Área de Trabalho ou Desktop O Menu Iniciar Painel de Controle Acessórios Windows Explorer Lixeira

3 Introdução – Windows Produzido pela Microsoft
Milhões de usuários em todo o mundo Interface possibilita fácil utilização Multitarefa

4 Inicializando e Fechando

5 Usando o Mouse Botão da Esquerda (o mais usado e responsável pelas operações mais comuns no computador): Executar / abrir um programa ou arquivo Selecionar um ou mais ícones, texto ou região na tela Arrastar ícones ou trecho selecionado para outro local ou para dentro de uma pasta ou mesmo para dentro do menu iniciar. Botão da Direita Abre um menu flutuante com varias opções de ações permitidas dentro de um contexto da área de trabalho ou janela de algum aplicativo qualquer. Estas ações podem ser por exemplo: executar um programa, copiar, colar ou recortar arquivos ou textos, criar novas pastas, excluir, renomear ou mostras as propriedades dos arquivos selecionados, configurações diversas e muitas outras opções.

6 Usando o Mouse Usado para comunicação
Substitui o teclado em muitas tarefas Pode se adequar a usuários destros e canhotos Termos usuais: Clicar; Clicar duas vezes; Clicar com o botão direito; Arrastar e soltar.

7 Área de Trabalho ou Desktop
Área de Trabalho ou Desktop: é o local onde será iniciado as janelas que executarão os aplicativos. Lá encontramos ícones, menus, barra de tarefa, área de notificação, papel de parede. Janela: Local gráfico onde são executados os aplicativos Ícone: é a representação gráfica de um arquivo de computador (aplicativos, atalhos, documentos, etc.) e se clicado em cima com o botão esquerdo do mouse, normalmente o programa é executado. Botão: é a representação gráfica de uma ação ou comando que podemos clicar com o mouse em cima (imprimir, salvar, abrir, atualizar,etc.) Menu: Apresenta em formas de listas escritas organizadas por grupos, todas ou quase todas as operações e ações possíveis do programa que pertence. O Menu Iniciar é o principal menu do Sistema Operacional com muitas opções. Barra de Ferramentas: é um conjunto de botões que executam em um único clique as ações mais utilizados e comuns do Menu. Normalmente é altamente configurável (quais botões devem aparecer, em que posição eles se encontram, onde a barra de ferramentas deve ser posicionada, etc.).

8 Área de Trabalho ou Desktop
Estes são Objetos ou Ícones, e representam programas que estão à disposição. Esta é a Área de Trabalho do Windows. Aqui suas Janelas de Programas abrem para trabalharmos neles. Esta é a Barra de Tarefas, e mostra os programas que estão abertos para você.

9 Janelas do Windows Barra de Título
Botão MAXIMIZAR. Botão FECHAR. Botão MINIMIZAR.  Maximizar-Faz a janela do programa ocupar toda a Área de Trabalho de nosso monitor  Minimizar -Faz a janela do programa virar apenas um botão na Barra de Tarefas. O programa não é fechado, mas desaparece da tela.   Fechar -Faz o Windows encerrar o programa, tirando-o da memória. Restaurar -Faz o programa virar uma janela em nossa Área de Trabalho O Botão MAXIMIZAR virou Botão RESTAURAR.

10 Área de Trabalho ou Desktop
Organizar várias janelas abertas: Clicar com o botão direito na barra de tarefas.

11 Área de Trabalho ou Desktop
Organizando ícones: Mover arrastando com o mouse Clicar com o botão direito e escolher as opções:

12 Área de Trabalho ou Desktop
Adicionar um novo atalho Clicar com o botão direito do mouse na área de trabalho:

13 Área de Trabalho ou Desktop
Propriedades da Área de Trabalho: Clicar com o botão direito > Propriedades

14 O MENU INICIAR Menu dos programas instalados na maquina
Sites e Arquivos adicionados a pasta favoritos Menu dos últimos 15 arquivos abertos Menu de Opções de configuraçao do Windows Menu Opções para localizar arquivos/pastas Menu Opções de ajuda do Windows Opções para executar diretamente um programa Iniciar uma nova conexão da rede Opção para Desligar o computador Um menu é uma lista de software aplicativo, documentos e outras opções disponíveis em seu computador.

15 O Menu Iniciar Programas:
Submenu que exibirá os programas instalados em seu computador. Documentos: Registra os últimos quinze documentos abertos pelo usuário.

16 Janela Meu Computador Lembre-se: para ativar um objeto na Área de Trabalho basta clicar duas vezes com o ponteiro do mouse sobre ele. Ativando Meu Computador, uma janela semelhante a esta irá aparecer: Cada uma de suas Unidades de disco irá aparecer na Janela de Meu Computador. Esta é a Barra de Status, onde aparecerá a situação da Unidade selecionada.

17 O Menu Iniciar Configurações:
Permite que você altere as principais configurações através do Painel de Controle; Adicionar ou remover uma impressora, através da opção Impressoras; Personalizar o seu Menu Iniciar através da opção Barra de Tarefas; etc.

18 O Menu Iniciar Localizar: Arquivos ou pastas

19 O Menu Iniciar Executar Permite abrir aplicativos ou documentos

20 O Menu Iniciar Ajuda Conteúdo - a ajuda é exibida por tópicos;
Índice - a ajuda é dada em ordem alfabética; Localizar - digita-se uma palavra chave e a Ajuda localiza os tópicos relacionados à palavra.

21 Painel de Controle Iniciar > Configurações > Painel de Controle

22 Painel de Controle Data e Hora:

23 Painel de Controle Mouse:

24 Acessórios Iniciar > Programas > Acessórios
Ferramentas do Sistema: Desfragmentador de Disco reorganiza os arquivos no disco ScanDisk verifica e recupera problemas com os discos, diretórios e arquivos

25 Acessórios Calculadora

26 Acessórios Bloco de Notas Editor de texto simples

27 Acessórios Paint Aplicativo para desenhar e editar figuras.
Caixa de Ferramentas Paleta de Cores

28 Acessórios Prompt do MS-DOS Acesso ao sistema operacional DOS
Através de linha de comando

29 Windows Explorer É possível ver a hierarquia das pastas em seu computador e todos os arquivos e subpastas localizados em cada pasta selecionada É especialmente útil para copiar e mover arquivos.

30 Árvore de diretórios Menu Principal Arquivos e pastas

31 Aparência É possível alterar a aparência dos itens de uma pasta, para isso, escolhe-se dentre as opções: Ícones Grandes Ícones Pequenos Lista Detalhes

32 Arquivos As informações usadas pelo computador são armazenadas em arquivos. Cada arquivo é identificado com um nome de até 256 caracteres e uma extensão com até 3 . A extensão identifica o tipo do arquivo. Arquivos de programas .EXE, .COM, .DLL Arquivos de dados .DOC, .TXT, .PPT, ...

33 Criando pastas Criando pastas: Seleciona o diretório > Arquivo (menu principal) > Novo > Pasta > Digitar o nome desejado > aperta a tecla ENTER

34 Renomeando arquivos/Pastas
Renomeando: Seleciona o arquivo ou a pasta > Arquivo (menu principal) > Renomear > Modificar o nome do arquivo ou pasta

35 Movendo, Copiando e Excluindo Arquivos/Pastas

36 Movendo e Copiando Arquivos/Pastas
Copiar arquivo ou pasta: Seleciona o arquivo ou pasta > Editar (menu principal) > Copiar. Seleciona o diretório desejado > Editar (menu principal) > Colar Mover arquivo ou pasta: Seleciona o arquivo > Editar (menu principal) > Recortar.

37 Excluindo Arquivos/Pastas
Excluir arquivo ou pasta: Seleciona o arquivo ou pasta > aperta a tecla DELETE Se o arquivo deletado for uma pasta todo o seu conteúdo será apagado. Estes arquivos ainda não foram apagados definitivamente, eles foram apenas movidos para a lixeira

38 Excluindo Arquivos/Pastas
Excluir arquivo ou pasta: Para excluir definitivamente, sem que os arquivos vão para a lixeira aperte a tecla DELETE com a tecla SHIFT pressionada. A forma de criar pastas, renomear arquivos ou pastas e ainda copiar e excluir arquivos ou pastas no disquete é igual a forma vista acima.

39 Lixeira Tem como finalidade guardar os arquivos apagados por um determinado tempo de forma a permitir uma recuperação segura destes arquivos caso o usuário se arrependa de tê-los apagado. Mini-curso: Informática Básica/PET-Computação/UFCG

40 Lixeira Para restaurar um arquivo que está na lixeira: Seleciona o arquivo > Arquivo (menu principal) > Restaurar OBS.: O arquivo será colocado imediatamente no local de onde foi apagado. Para excluir definitivamente tudo que está dentro da lixeira: Arquivo (menu principal) > Limpar Lixeira.


Carregar ppt "(roselobato@gmail.com) Informática Básica Sistema Operacional Profª.: Rose Lobato http://roselobato.wordpress.com (roselobato@gmail.com)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google